13 outubro 2008

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

Amigos Vestibulandos, os relógios deverão ser adiantados em uma hora à 0h do próximo dia 19 (domingo), quando começa o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A medida ficará em vigor até 15 de fevereiro de 2009.
A mudança afeta os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
A partir deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fixou datas para o início e para o término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com decreto publicado em setembro último, a medida entrará em vigor sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro seguinte. Há, no entanto, uma ressalva: caso o terceiro domingo de fevereiro seja o de Carnaval, o encerramento do horário de verão fica para o próximo domingo.
Horário de verão
O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Saudações Geográficas!

João Ludgero


2a. EXPOFAM - Por: Amilton Silva

Foi realizada de 09 a 12 do corrente, a 2ª EXPOFAM(Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base familiar), no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. Segundo informações do coordenador geral da EXPOFAM, Expedito Guedes, houve um grande avanço, tendo em vista a participação de quase tres mil pessoas por dia no evento. Durante os quatro dias, foram expostos produtos agrícolas, artesanato e produtos da flora além do funcionamento do Engenho e a casa de Farinha. Na parte social, foram realizados vários shows folclóricos e artisticos. Houve também mesas de debates sobre cooperativismo, economia solidária, programas de reform agrária,produtos orgânicos e ecológicos entre outros.

Artigo e Fotos: Amilton Silva




TRANSNORDESTINA - Apenas 100Km em construção

Clique para Ampliar

Em Brejo Santo foi iniciada a terraplanagem em alguns pontos por onde passará a ferrovia. A construtora está abrindo um corte no serrote de pedra ao lado da cidade. Caminhões continuam o trabalho para a ferrovia (Foto: Antônio Vicelmo)

Dos 1.700Km da ferrovia, apenas o trecho entre Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE) está em obras

Crato. As frentes de trabalho que estão construindo a Ferrovia Transnordestina já se encontraram no município de Brejo Santo. A via férrea passará na periferia da cidade, ao lado do campo de futebol e do parque de vaquejada. Dos 1.700 quilômetros previstos no projeto da Ferrovia Transnordestina, que deverá ligar o Interior do Nordeste aos portos do Pecém (CE) e Suape (PE), apenas o trecho de 100 quilômetros entre os municípios de Salgueiro, em Pernambuco, e Missão Velha, no Ceará, está em obras. Nos outros trechos, nenhuma obra foi iniciada ainda.

O trecho de 100 quilômetros, que liga as cidades de Missão Velha (CE) e Salgueiro (PE) transformou-se em um canteiro de obras. Em alguns pontos está sendo feita a imprimação, que é a aplicação de uma camada de óleo asfáltico para colocação dos trilhos. Mesmo assim, a primeira parte do projeto ainda está longe de ser concluída. Falta a maioria das pontes e dos bueiros. Em Brejo Santo, por exemplo, foi iniciada a terraplanagem em alguns pontos. A construtora está abrindo um corte no serrote de pedra ao lado cidade. Ainda não foi aberto o túnel que passará por baixo da estrada “Unha de Gato”, que liga Missão Velha à BR-116, agora denominada de Rodovia Santos Dumont, na localidade de “Café da Linha”.

A ordem para o início da construção da ferrovia foi dada há dois anos, e a previsão é de que ela esteja pronta em 2010. A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) aumentou em 20% o preço da Ferrovia Transnordestina, que agora vai custar R$ 5,4 bilhões. Até a semana passada, o custo para a implantação do empreendimento, um dos maiores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), era R$ 4,5 bilhões.

Ao longo do trecho em obras, surgem os primeiros benefícios para a população. São as estradas de acesso aos canteiros de obras que melhoram o acesso às fazendas e sítios cortados pela ferrovia, e aos pequenos açudes, decorrentes dos aterros.

Denominado pela Companhia Ferroviária Nacional (CFN), de “Nova Transnordestina”, o projeto envolve a construção de 680km de novos segmentos, 600km de reconstrução com alargamento de bitola e 500km de recuperação, restauração e implantação de bitola mista (três trilhos).

O projeto ensejará o desenvolvimento regional, social e econômico dos Estados nordestinos, a partir do transporte de cargas, na geração de empregos e de receita fiscal. Neste sentido, merecem destaque como principais méritos da Ferrovia Transnordestina: aumento de competitividade do Pólo Gesseiro do Araripe; viabilização do escoamento de grãos do cerrado brasileiro (Elizeu Martins-PI); viabilização econômica dos portos de Suape-PE e Pecém-CE; nova opção para escoamento da produção do pólo de fruticultura irrigada de Petrolina e Juazeiro; conexão da malha nordeste com as regiões sudeste, centro-sul e hidrovia do São Francisco.

Empresa responsável

O projeto de construção da ferrovia é executado pela Empresa Industrial Técnica (EIT), que não fornece nenhuma informação sobre o andamento das obras. Nos escritórios regionais da construtora, a informação é de que somente a Companhia Ferroviária Nacional (CFN), que agora mudou a razão social para Transnordestina Logística S/A, está autorizada a falar sobre o assunto. A assessoria de imprensa da CFN, prometeu conceder entrevista ao jornal Diário do Nordeste. No entanto, o telefone celular da assessoria de imprensa permaneceu na caixa de mensagem até o fechamento da edição.

ANTÔNIO VICELMO

Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

.

CRATO - Pela primeira vêz na história, um prefeito da Modernidade !

Samuel, Um Prefeito Internético !


Alguem imaginaria...

- Um prefeito que acessa e participa da Internet ?
- Que escreve nos Blogs da cidade ?
- Um homem que gosta de debater os problemas com o povo ?
- Uma pessoa revestida de Otimismo e Entusiasmo ?

Se há algumas palavras no dicionário que se possa usar para definir o novo prefeito do Crato, e que causa a todos grande admiração, certamente que 2 delas bastariam para definir: Entusiasmo e Dinamismo. Vendo a postagem escrita de próprio punho pelo Prefeito da cidade, Samuel Araripe e da Primeira Dama aqui no Blog do Crato, algumas mensagens abaixo, para quem quiser ver, fiquei muito feliz com os rumos que as coisas aparentemente estão se encaminhando aqui no Crato, e gostaria de dizer que fico muito contente quando pela primeira vez na história do Crato, nós vemos um prefeito municipal e uma primeira dama participando ativamente do site mais visitado da cidade, no corpo-a-corpo com o povo. O Blog do Crato, que é visto por milhares de pessoas no país inteiro, assistiu ao prefeito agradecer e mais do que isso, dar satisfações e se comprometer com o povo que o elegeu. Cheguei agorinha de Fortaleza, aonde fui a trabalho e estou a ler o Blog do Crato. Posso dizer que em Fortaleza, fui por diversas vezes, abordado calorosamente pelos Cratenses que ali se encontram, e por gente que nem é do Crato, mas que acompanha o que aqui publicamos diariamente! Isso é algo de maravilhoso e inédito.

Portanto, dá-me contentamento em ver que o Crato está nas mãos de um prefeito diferente, eu diria "Internético", integrado à "Modernidade", quando o seu gestor vem a público manifestar pessoalmente sua nota de agradecimento pela vitória alcançada, e mais ainda, manifestando um comprometimento para com o povo, mostrando uma imensa vontade de trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade, já falando em indústrias, recursos, empregos, apoiando a cultura, defendendo o patrimônio histórico, as tradições, etc. Isso na verdade, é o que o Crato está precisando. De lutadores firmes, dinâmicos, independentes de qualquer partido político. A nossa cidade, certamente que é maior do que as picuinhas de campanha, e que esse é o momento maior para agora arregaçarmos as mãos e juntos, construir o nosso futuro.

Eu nunca vi antes um prefeito do Crato vir participar de debates, como os que certamente haverão aqui no Blog, e é para nós do Blog do Crato motivo de contentamento, sempre receber a figura ilustre do prefeito da cidade, e que espero que agora, mais do que nunca, possamos ter a presença do Samuel, da Mônica, do Raimundo Filho e de outros responsáveis pela administração direta, sempre respondendo às perguntas do povo, mostrando como solucionar os problemas da cidade, e quero que o povo, sabendo que o prefeito é leitor e frequentador do Blog do Crato, que passe a fazer perguntas também, participar, e mostrar os problemas e apontar soluções.

Vamos tentar fazer com que o Blog do Crato seja uma espécie de ponte entre o POVO e o Poder Público. Um fórum permanente, de debates, aonde o povo dessa cidade, como numa praça virtual, possa se reunir de igual pra igual, e discutir a vida e os destinos da nossa cidade que tanto amamos.

Abraços a todos. Estou de volta ao Crato.
Parabéns a Samuel Araripe, Mônica, Raimundo Filho e os demais pela vitória.
Permaneçam sempre conosco atendendo às reivindicações dos nossos leitores.
O Blog do Crato está sempre de portas abertas para receber as pessoas dessa cidade que têm verdadeiramente boa vontade.

Dihelson Mendonça


Crato - O Asfaltamento Continua... Bairro Seminário

Concluído no bairro Seminário, no município do Crato, o asfaltamento da rua Duarte Júnior, dando continuidade aos trabalhos do Programa no bairro Muriti. O contorno do Muriti de baixo será concluído hoje. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está realizando o trabalho de colocação de lombadas em várias ruas. Uma delas será a ladeira que segue para Vila Lobo, que recebeu asfaltamento, e próximo a ponte que segue do Pimenta para o Lameiro. Os redutores de velocidade são reivindicações da própria comunidade, atendidas pelo Departamento, após estudos dessas áreas, no intuito de proporcionar maior segurança aos pedestres.

Por: Tarso Araújo

CRATO: PROGRAMA DE ESTÁGIO DO AGENTE JOVEM COMEÇA NESTA SEGUNDA

A terceira turma do Programa Agente Jovem, do Município do Crato, implantado por meio da Secretaria da Ação Social, começa a realizar estágios nas repartições públicas, a partir da próxima segunda-feira (13).

Cerca de 200 jovens, de 15 a 17 anos, desde o início do ano vem recebendo formação na área de cidadania, através dos educadores e orientadores do projeto. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Dalva Silva Ribeiro, o estágio será realizado de 13 de outubro até 27 de novembro, perfazendo sete semanas.

Ela explica que o estágio é a finalização e aplicação prática dos trabalhos enfocados no projeto. Uma forma de levar aos integrantes os mecanismos de captação dos direitos adquiridos. Uma forma de perceber a construção da cidadania, através do cumprimento dos direitos do cidadão. Entre as instituições que receberão os alunos estão a Universidade Regional do Cariri (URCA), onde estarão realizando estágios 21 alunos; o Programa de Saúde da Família (PSF), Escolas Municipais e Estaduais, Biblioteca Pública, Secretaria de Ação Social e Conselho Tutelar.

Por: Tarso Araújo.

Notícias da Semana no Cariri - Coluna Tarso Araújo - Jornal "O Povo".

SOLIDARIEDADE

A Pró-Reitoria de Extensão da Fundação Universidade Regional do Cariri (Urca) está promovendo uma campanha de solidariedade do Dia da Criança em prol dos filhos dos presidiários do Crato. Nesse sentido, está sendo feito um trabalho de arrecadação de brinquedos. Com esse gesto de sensibilização, há um despertar maior da sociedade em relação aos filhos que no momento se encontram distantes dos seus pais. Os interessados deverão encaminhar sua solidariedade com brinquedos para Proex, na Urca, até as 16 horas de hoje.

PROJETOS

O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Plácido Cidade Nuvens (foto), a vice-reitora Otonite Cortez, além de chefes de departamento, participam em Fortaleza de reunião, com equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), sobre Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários (Mapp), no sentido de agilizar os projetos a serem desenvolvidos em várias áreas da universidade, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

PROMOÇÃO

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL) vai realizar uma ampla campanha publicitária para ampliar as vendas no comércio da cidade. Ao final da promoção, um consumidor será sorteado e ganhará um caminhão de prêmios. Os lojistas já começam a realizar promoções para este final de ano.

HISTÓRIA

Apontamentos para a História do Cariri, de João Brígido, está circulando em bancas de revistas e livrarias do Cariri. Trata-se de um dos mais antigos e significativos trabalhos sobre a história do Cariri, escrito no século XIX. João Brígido é tido como um dos mais importantes homens da história e do jornalismo cearense.

ESPECIALIZAÇÃO

A Coordenação do Curso de Especialização em Administração Hospitalar informa que terá início a sua 4ª Turma, em Crato, Campus do Pimenta, no próximo dia 24 de outubro às 13h30min, na Sala do 2º Semestre do Curso de Enfermagem.

VISITA

O prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, e o prefeito eleito da cidade, Manoel Santana estiveram na quinta-feira última, em Brasília, quando foram recebidos pelo presidente Lula. O presidente parabenizou Santana pela vitória em Juazeiro. Essa é a primeira vez que um petista irá conduzir os destinos da terra de Padre Cícero. Além dos dois, estava no encontro o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), um dos grandes articuladores da vitória de Santana nas eleições deste ano.

RUMO

O prefeito Raimundo Macedo não disse ainda qual será seu destino político. Nos bastidores apontam que ele irá para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), e será candidato a deputado federal em 2010. Terá um confronto direto com Arnon Bezerra (PTB) e Manoel Salviano (PSDB), dois políticos derrotados nas eleições deste ano.

DERROTA

Outros políticos foram derrotados nestas eleições de 2008. Em Crato, Walter Peixoto e Fabíola Alencar devem estar encerrando suas carreiras políticas. Já Sineval Roque (PSB) terá muito trabalho para repetir os votos que teve em 2006 para deputado estadual no Crato.

LIDERANÇA

O prefeito de Barbalha Rommel Feijó (PTB) também foi derrotado. Após três mandatos à frente da Prefeitura de Barbalha, foi preterido pelo petista Zé Leite. A responsabilidade de Zé Leite é muito grande. Terá que se firmar como uma liderança política barbalhense.

VITÓRIA

O prefeito Afonso Sampaio (PSDB), de Nova Olinda, pode se sentir um vitorioso. A campanha em Nova Olinda foi complicada, com acusações de ambos os lados. Ao final, triunfou. A ex-prefeita Fábia Brito vendeu cara a vitória.

ANOTE: MESTRES DE MUNDO

Aconteceu na última quarta-feira, 8, reunião de trabalho sobre o IV Encontro Mestres do Mundo. A reunião, que aconteceu no Crede 19, em Juazeiro do Norte, contou com as presenças de representantes do Ministério da Cultura e a secretária adjunta da Cultura do Estado, Delânia Azevedo. O IV Encontro Mestres do Mundo está inserido nas ações do projeto Cultura em Movimento - Secult Itinerante, que acontece nas macro-regiões do Ceará e consiste em estabelecer relações institucionais, mapear o patrimônio material e imaterial, prestar serviços institucionais, oferecer programas de capacitação e promover a difusão cultural. Além da democratização dos saberes e fazeres culturais, esse projeto visa trocar experiências entre os agentes participantes, através de cursos, oficinas, seminários e atividades de promoção, gerando produtos e serviços para a área da cultura em todo o Estado. O Encontro será realizado de 2 a 6 de dezembro, no Crato, e paralelamente acontecerá, também em Juazeiro do Norte, o III Seminário Nacional de Culturas Populares, antes sediado em Brasília. Mestres da Cultura de várias partes do mundo participarão do encontro. Segundo os organizadores, serão mais de 400 mestres.

Coluna Cariri, publicada na edição de Domingo, 12 de Outubro - jornal O Povo.

.