05 outubro 2008

EXTRA ! - O Otimismo Venceu o Mêdo ! - Samuel Araripe Vence as Eleições em Crato - 2008 em maioria esmagadora !


IMG_5604b

Samuel Araripe é o novo Prefeito do Crato !

Em uma campanha brilhante e firme, procurando não atacar os adversários com baixarias em palanque, e seguindo à risca um programa de governo muito bem traçado, com metas na área de educação, cultura, saneamento, saúde pública, etc, o Prefeito de Crato Samuel Araripe consegue se reeleger, contrariando todas as opiniões mais pessimistas. Na verdade, o termo "otimismo", que caracteriza a esperança de dias melhores, foi o estandarte de toda a sua campanha, que se definiu por princípios sólidos e contra o seu principal adversário Walter Peixoto, cuja candidatura apresentou problemas desde cedo com o seu envolvimento em diversos processos jurídicos por improbidade administrativa. Samuel, construindo alianças importantes com personalidades importantes para o municpício como os ex-prefeitos como Ariovaldo Carvalho, Zé Adega e Antonio Primo de Brito, dentre outros, Samuel, com um carisma quase insuperável, segundo palavras de Tasso Jerreissati: "Samuel Araripe se firma cada vez mais como um dos mais promissores políticos da nova geração."

Seus discursos são firmes, fala com a autoridade de quem conhece a fundo os problemas da sua cidade e do seu povo, e possui resposta para qualquer pergunta. Grande debatedor, procurou insistentemente debater com todos os seus adversários e pessoas que lhe desafiaram, tendo sempre dados estatísticos à ponta da língua, e enumerando de cor, todas as suas mais de 170 obras realizadas no município. Uma das coisas muito importantes também, segundo muitos, foi a feliz escolha do seu candidato a Vice-Prefeito, RAIMUNDO FILHO, que é filho do querido ex-prefeito Raimundo Bezerra, um homem simples, muito correto em suas ações, e dedicado desde cedo ao bem-estar da população do Crato. A escolha não poderia ter sido mais feliz. Os números oficiais confirmaram esse favoritismo para a opinião pública Cratense.


Acima: Foto da Bênção - Ex-governador por 12 anos, e hoje Senador Tasso Jereissati abençoa a união Samuel Araripe - Raimundo Filho.

Ouça Agora:

Primeiro pronunciamento de Samuel Araripe depois de eleito, mais ou menos às 19:00 do dia 05, quando a vitória já era dada por certa, com a falta de abertura de poucas urnas ( entrevistado por: Antonio Vicelmo ) - Clique no Player abaixo:



Vereadores Eleitos em 2008 ( pode haver alguma pequena discrepância. Dados tomados da Rádio Educadora do Cariri durante as apurações ) :

Guer - 2787
Carlos Orlando - 2286
Nadelson lopes de Morais ( Dedé da Granja ) - 1949
Dácio Luiz - 1686
Florisval Coriolano - 1542
Francisco Ailton Esmeraldo - 1395
Joana Pedrosa - 1382
José Nilton Brasil - 1376
Jales Veloso - 1332
Mara Guedes - 1030
Luiz Cory - 1021

19:30 - Uma enorme multidão já se concentra no Bairro Caixa D´Água, próximo à residência do Prefeito Samuel Araripe para daqui a poucos instantes sair em carreata pelas ruas do crato em comemoração.

Maiores informações mais tarde aqui no BLOG DO CRATO.
Estamos saindo agora para fazer a cobertura da carreata.

Dihelson Mendonça
.

Aquilo que seria o primeiro gol




.:.
Na infância, o hoje Sr. Mundico, nunca teve tempo nem condições de se deleitar com as inesquecíveis partidinhas de futebol, com as famosas peladas que quase todas as crianças do mundo têm a grata satisfação de jogar. Ao contrário, dispendeu toda a infância e grande parte da adolescência auxiliando o pai – o insubstituível Aldo – nos afazeres da roça: brocar, capinar, colher e, quando chovia, auxiliar nas coivaras.

Quando adolescente, aos quatorze anos, mais precisamente, o pequeno moço Mundico saiu dos cuidados dos pais, aventurando uma vida na capital.

No primeiro emprego, trabalhou numa mercearia como auxiliar de balcão. Era ele quem recolhia as garrafas vazias dos refrigerantes, das cervejas e das cachaças que os fregueses, normalmente caminhoneiros, bebiam. Pensava mesmo em seguir essa profissão andarilha, mas, quando observava alguns velhos caminhoneiros, já em fim de carreira, desdentados, maltrapilhos, barbados... projetava-se no tempo, imaginando-se como um deles num futuro distante e incerto e isso o fez pensar diferente.

Um dos filhos do dono do bar era sargento do Exército Brasileiro e prometia conseguir uma vaga no recrutamento do EB para o nosso Mundico, tão logo este completasse a idade exigida para o serviço militar. E assim o fez no período oportuno.

Mundico, tentando servir numa condição especial se fosse convocado, falou, durante a entrevista que antecede a convocação definitiva, que era músico e foi destacado na banda de música. No primeiro ensaio o maestro descobriu que o jovem recruta sabia, e muito mal, apenas afinar o violão. Dispensou-o, levando-o para as fileiras operacionais do EB. – Músico! Bradara o maestro. Esse pessoal pensa que fazer música é moleza.

Agora sim. Mundico começa o real período de adaptação da vida de caserna: flexões, apoios ao solo, abdominais, corrida... Flexões, apoio ao solo, abdominais, corrida...

Os dois primeiros meses foram horríveis. É o que chamam de período de adaptação quando os paisanos incorporam os fundamentos e as posturas do militar. É um período difícil e demorado, mas é também o que nos deixa as melhores recordações quando saímos, quando damos baixa das fileiras das Forças Armadas. Ah! Se todo brasileiro tivesse a oportunidade de passar por isso!

Num belo dia de sexta-feira, o tenente Mota, da turma de Aspirantes do ano anterior, convoca os recrutas para uma atividade física mais amena. Pede algumas sugestões:

– Tenente! Vamos jogar um futebol americano.

– É melhor um tartaruga-bol – interpela o recruta 626, sorridente.

– Vamos apostar um cabo de guerra, tenente. Quem perder paga cinqüenta – sugere um vibrador de caserna.

Por fim, na mais pura democracia, sentencia o tenente:

– Tudo bem. Já decidi. Vamos bater uma pelada.

Os times são formados. Onze de cada lado.

Durante toda a discussão, Mundico ficou calado, não opinou em nada. Na hora da escolha foi “convocado” para o time do tenente.

Que sorte! Pensou Mundico aliviado. No time do tenente, somente ele poderá reclamar da minha bola.

Começa a primeira partida. O time do tenente ganha de dois a zero. Até aquele determinado instante, Mundico ainda não havia tocado na bola e já percebiam a sua inimizade com a redondinha mais cobiçada do planeta. Tudo bem. Afinal, o time estava ganhando; o tenente estava satisfeito com o desempenho de todos.

De repente, a oportunidade mágica aparece. Num daqueles momentos quando se está no local certo e na hora exata, a bola sobra, sozinha, para Mundico. Está somente ele e a trave. O goleiro já havia sido driblado pelo recruta 608, à Ronaldinho.

Mundico suspira fundo e pensa vaidoso:

É agora ou nunca.

Prepara-se para o chute. Bate com tanta força que consegue fazer a bola subir, mas subir tão alto, que sequer sai. Os demais não acreditam no que vêem.

Como é que se consegue perder um gol feito como aquele.

Alguns xingam, outros sorriem. O tenente põe a mão na cabeça e o jovem atacante permanece inerte como um centroavante de boa estirpe que é obstruído por um zagueiro intrépido na hora do chute final, no crucial e decisivo momento mágico do gol.

Mundico não suporta a dor que invade o dedão do pé direito quebrado pela violência do chute. Sob o aspecto traumatológico, o chute saíra perfeito, irretocável. Os companheiros de caserna retiram-lhe a chuteira com dificuldade e observam o dedão do pé direito do recruta Mundico adquirindo um aspecto de cogumelo com uma chapeleta enorme e meio arroxeada...

Nosso jovem artilheiro é carregado e, já na enfermaria do quartel, sentencia:

Fica para a próxima vez. Ai...

Nijair Araújo Pinto

Do meu livro ‘Crônicas e mais um conto’

.:.
A hipocrisia é o clímax do cinismo. O hipócrita é, portanto, o seu grão-mestre.
(Nijair Araújo Pinto)
.:.

O brinde da Miolo

O Miolo Wine Group, empresa formada pelas vinícolas Miolo e Lovara, do Rio Grande do Sul, e Osborne, da Espanha, fechou na noite de domingo a compra da Almadén, marca de vinhos que estava sob controle da francesa Pernod Ricard. Com a aquisição, o Miolo torna-se o maior grupo de vinhos finos do Brasil, com faturamento de aproximadamente 120 milhões de reais, superando a vinícola Aurora. O negócio é parte da estartégia de expansão da empresa, que recentemente contratou o executivo Marcelo Toledo, ex-Kaiser e Ambev, para assumir o comando de suas operações. A Almadén deverá ser usada como marca de entrada do grupo que já possui vinhos mais sofisticados.

Fonte Exame

Faça sua Doação para o BLOG DO CRATO - Contribua para manter o site !

.

Nos países civilizados, milhões de websites sobrevivem de doações espontâneas de pessoas que acreditam e acham que o trabalho voluntário do administrador e os serviços do site, merecem. Nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, grandes sites são mantidos dessa forma.

O Blog do Crato, após 3 anos mantido quase que exclusivamente por meu bolso, hoje toma um novo rumo. Estamos aceitando doações das pessoas que acham que nosso trabalho é válido e que contribui para termos um veículo de união e divulgação da cidade do Crato. Hoje, creio que quase 3 anos depois de lançado, o Blog do Crato é uma referência quando o assunto são os problemas da cidade, e a divulgação dos seus encantos e a integração dos seus filhos espalhados por todo o Brasil e até de diversas partes do mundo. Nossos gastos com manutenção de reportagem, Rádio Chapada do Araripe, Servidor Dedicado, linha Velox de 1mb, backups, trabalho de procurar reportagem, escrever matérias, gastar gasolina com reportagem e dormir pouco deve ter algum valor para a cidade. E estamos expandindo para melhorar os serviços.

É compreensível portanto, que uma coisa que sirva à coletividade deva ser mantida pela coletividade, e não precisa ser mantida por um homem só, já que os nossos parceiros até agora, são parceiros de troca de serviços, e não de pagamentos. Por isso, estou lançando essa campanha de doações e de patrocínio, para que as empresas possam participar divulgando seus produtos e serviços com patrocínio e pessoas comuns fazendo doações.

Se alguém se sensibiliza com nosso trabalho, e o acha válido, e acha que merecemos patrocínio ou doação, estamos à inteira disposição para contatos.

Nosso e-mail:
blogdocrato@hotmail.com

Doações podem ser feitas por depósito no banco BRADESCO ou pelo sistema PAYPAL, de forma totalmente segura.

BRADESCO
Agência: 0771-4
Conta Corrente: 10.558-9
Depósito Identificado.

Sua ajuda é muito importante para nós, seja de 10 reais, 100 ou 200 reais.
O importante é manter a regularidade sempre, se possível, todo mês.
Os doadores, irão para nossa galeria de Sócios Beneméritos.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato.

Hoje o destino do Crato estará em nossas mãos !


Praça Francisco Sá


VOTE CONSCIENTE !

Confira se você está preparado para votar !


Crato, a cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara, está para decidir quem a governará nos próximos 4 anos HOJE. 4 candidatos a prefeito se propõe a conduzir os rumos da nossa cidade. Será que eles estão mesmo preparados para esta tarefa monumental ? E será que nós eleitores estamos preparados para escolher o melhor ? Já ficou provado que o político perfeito não existe. O máximo que o cidadão pode fazer, é votar no candidato que apresente as melhores propostas, o mais íntegro, o mais honesto, e o que seguramente fará algo de bom para a sua cidade.

Mas afinal, como descobrir qual é o candidato ideal para se votar ?

Escolher o melhor candidato é coisa relativamente simples. Basta examinar a vida do candidato, suas ações, e sobretudo as propostas que eles apresentaram durante toda a campanha. Elaborei aqui um questionário genérico que vem para mostrar a nossa ignorância acerca do que acreditamos ser o melhor para a cidade. Esse questionário é apenas para reflexão. Não pode e nem deve ser respondido no site. Deve servir apenas para reflexão individual para que cada um saiba se está pronto para votar conscientemente nas eleições de hoje, e se vota pelo bem da sua cidade. Responda interiormente cada uma das perguntas abaixo, e confira a vida dos 4 candidatos à prefeitura do Crato, e você certamente descobrirá no final, o melhor ( ou o menos pior ), que lhe parecer:

01 - O que o seu candidato pensa sobre a Arte e Cultura do Crato ? Ele entende alguma coisa sobre nossa história, nossas tradições, sabe respeitá-las, honrá-las, preservando a nossa cultura e incentivando as artes ? Quais são os projetos concretos do seu candidato para a Arte e a Cultura? O que ele realmente falou à respeito disso durante toda a campanha ? Você se lembra ?

Seminário São José

02 - O que seu candidato pensa sobre SANEAMENTO ? Numa cidade como o Crato, em que o saneamento é uma coisa importantíssima, o que o seu candidato pretende fazer pelo saneamento de uma cidade que vive com um canal poluído a céu aberto ? quais são seus planos para os próximos 4 anos ? Você se lembra ?

03 - Obviamente, derivando da pergunta anterior, seu candidato deve ter algum plano para controlar esse esgoto a céu aberto, chamado Canal do Rio grangeiro. Você sabe explicar exatamente o que seu candidato falou sobre como pretende resolver esse problema que já vem de muitas gerações ? Ele apresentou algum plano para resolver o problema ?

04 - Como é o passado do seu candidato ? Ele é um homem ÍNTEGRO ? Honesto ? ou paira alguma dúvida sobre sua honestidade ? Existe algum processo judicial contestando a honestidade do seu candidato por autoridades competentes ? Você já parou para analisar o teor de honestidade do seu candidato e se isso tem fundamento ? Qual a importância disto para você ?

05 - Seu candidato trata as pessoas bem ? É uma pessoa acessível SEMPRE, ou ele é daqueles que só procura o povo em época de eleição ? Se já assumiu algum cargo administrativo, tratava bem as pessoas que lá o procuraram ?


06 - Seu candidato mentiu em algum ponto durante a campanha ? Você conseguiu flagrar o seu candidato em alguma inverdade por ele dita durante a campanha que posteriormente você percebeu que não era verdade ?

07 - Você notou se seu candidato têve algum tipo de enriquecimento exagerado desde que entrou para a política ? Notou algum crescimento exagerado nos bens dele e da família, de antes da política e depois da política ? Notou por exemplo se ele comprou mansões, fazendas, apartamentos, carros importados, passou a morar em locais privilegiados sem se saber explicar exatamente de onde saiu o dinheiro para estas coisas ?

Crato - CE - Visto da Vilalta

08 - Seu candidato se cerca de pessoas de bem, ou está sempre acompanhado de pessoas de natureza duvidosa à sociedade, e que indiscutivelmente são mau-caráter ? Se já exerceu algum cargo público, seu candidato assumia tudo o que fazia ele mesmo, ou dependia de outras pessoas, parentes e amigos que controlavam sua administração ?

09 - Seu candidato sabe cuidar do patrimônio histórico da sua cidade ? O que ele já fez em defêsa da preservação do patrimônio histórico da mesma ? Quais são os planos dele para preservar o patrimônio imaterial do seu município ?

10 - Seu candidato, se já exerceu algum cargo administrativo, empregou parentes ? Empregou pessoas apenas por se tratar de amigos, ao invés de preferir optar pela competência de cada um dos seus auxiliares ?

11 - Seu candidato é afeito a clientelismos ? Ele é daqueles que prestam pequenos favores para conseguir votos ? Possui redutos na zona rural de onde costuma fazer favores para buscar votos em época eleitoral ?


12 - pense agora: Você vota em seu candidato por ser amigo dele, ou por achar que ele é a melhor escolha para gerir os destinos da sua cidade ?

13 - Seu candidato realizou uma campanha íntegra e sem baixarias, ou ele fez campanha denegrindo a imagem dos outros candidatos para tentar se auto-promover ? ele distribuiu algum panfleto malicioso denegrindo a imagem e a honra dos outros candidatos ?

14 - Seu candidato já foi em outras épocas flagrado comprando votos junto à população humilde ?


Centro do Crato

15 - Seu candidato já exerceu algum cargo público, prometeu muita coisa e não conseguiu realizar nem a metade ? E quando saiu, deixou o município melhor ou pior do que o encontrou ?

16 - Seu candidato criou propostas "de última hora" para ganhar as eleições, ou ele já possui um plano sólido e opiniões concretas sobre certos assuntos básicos para o município ? Tome um papel e anote os projetos do seu candidato para os seguintes temas.

- Saneamento
- Investimento na Educação - Salário do Funcionalismo
- Enxugamento da folha de pagamentos do município
- Urbanismo
- Saúde pública
- Cultura
- Empregos
- Projetos para famílias carentes
- Limpeza Pública - O problema do LIXO da cidade
- O problema do Canal do Rio grangeiro
- Asfaltamento, Calçamento e manutenção do que já foi feito.
- Propostas concretas para o crescimento do município fomentando o desenvolvimento, e a implantação de indústrias e ampliação do comércio ?



17 - Procure comparar todos os candidatos, não veja apenas o seu. Examine as propostas dos outros candidatos, mesmo daqueles que você não tem afeição. Examine e compare com as do seu candidato. Não custa nada dar uma olhada no programa de governo de todos. Assim, você estará sendo imparcial, e como conhecedor do passado, do presente, poderá escolher o que possui em todo o conjunto, o melhor perfil para administrar a cidade pelos próximos 4 anos.

18 - Seu candidato durante a campanha se manteve fiel em seus propósitos e alianças, ou saiu pulando de galho em galho tentando costurar alianças para ganhar as eleições ? E o mais importante: Você acha isso certo ?

Praça da Sé por você.

19 - Você vota no candidato porque ele vai bem nas pesquisas, ou vota pela sua consciência de que ele é o que melhor representaria sua cidade ? Você seria capaz de votar em um candidato que só possuísse o seu voto por acreditar nele ?

20 - Você vota porque sua família ou amigos votam, ou chegou à sua decisão por uma conscientização somente sua ?

Lembre-se: 4 anos é muito tempo!
Em 4 anos, uma cidade pode evoluir muito, ou entrar num atraso de desenvolvimento social e urbano com administradores inadequados.

Como o leitor pode ver, essas são perguntas genéricas, que podem servir em qualquer eleição de qualquer época, e que só nos mostra o quão despreparados nós estamos sempre, sem o devido conhecimento necessário para votar. Pois embora algumas coisas saibamos sobre os candidatos, na hora "H" vemos que não sabemos direito quais são os reais planos destes para a cidade. Somente alguns deles. Mas não se preocupe! Nem alguns candidatos sabem direito quais são seus próprios planos. É por isso que é preciso votar com consciência. Parar e pensar. Anote todas as respostas do questionário numa folha de papel, e certamente, após comparar todos, ficará muito mais fácil decidir em quem votar conscientemente pelo destino da sua cidade.

4 Anos é muito tempo. Voto não tem preço. Tem consequências!

Boa Eleição. E que vença o melhor para a cidade!


Fotos: Cartões Postais do Crato - Dihelson Mendonça
.

Torne sua empresa parceira do Blog do Crato ! - Buscamos Patrocinadores e DOADORES.

Torne-se parceiro do BLOG DO CRATO !
Ajude a manter quem divulga, promove e enobrece a cidade do Crato.

O Blog do Crato está procurando empresas ou mesmo pessoas físicas que queiram ser nossos parceiros para manutenção e crescimento do nosso website. Oferecemos em troca publicidade, espaço para hospedagem de homepages, e se quiser, até website personalizado com www e tudo, depende do cliente. E aos amigos, estamos adotando o modelo de milhões de sites espalhados pelo mundo afora: Aceitamos DOAÇÕES via Banco ou cartão de Crédito com transação segura.

Estas poderão ser feitas através de depósito em banco ou via PAYPAL, que é um sistema muito seguro e qualquer pessoa que tem cartão de crédito pode fazer. Aceitamos qualquer valor para doações, de 10, 20 a 100 reais ou mais. Depende da sua generosidade. Na verdade, para manter um site deste tamanho e contendo Rádio Online, servidor dedicado, linha de alta velocidade é preciso muito dinheiro. Temos hoje 4 parceiros, mas pretendemos aumentar esse número para uns 12 a 14. Pretendemos investir na criação de um Museu da Imagem e do Som se todos colaborarem, além da contratação de profissionais como repórteres, cinegrafistas que tornará realidade nossa TV Chapada do Araripe em breve.

Por isso, conclamo todos: Apostem nessa idéia !
Seja um patrocinador, um Colaborador, ou Doador do Blog do Crato.

Doações em conta podem ser feitas pelo:

BRADESCO
Agência: 0771-4
Conta Corrente: 10558-9
Crato - CE

Depósito identificado, de preferência.

Faça como AraujoSat, Empório dos Freios, AmiltonSOM, Dr. josé Flávio Vieira, venha ser parceiro nesse empreendimento que divulga, promove e enobrece a cidade do Crato: BLOG DO CRATO.
Foto acima: "Boris", músico e comerciante da cidade.


Parceria. Esse é um termo sempre em moda, e muito importante. Principalmente quando se pretende montar um Portal para uma cidade, voltado para a divulgação das notícias, a cultura, a história e os valores de um povo. O Blog do Crato tem feito investimentos elevados em equipamentos para podermos manter toda essa estrutura funcionando e com ampliações que se farão notar em breve, como o nosso canal de TV, a TV Chapada do Araripe ( TVCrato ), o primeiro canal de webTV da região. Já estão sendo produzidos vários documentários para alimentar esse canal de TV, com programas semanais, videoclips, etc. Algumas reportagens já tem ido ao ar, e podem ser vistas na página da TVCrato, mas seguramente, o melhor ainda está por vir, quando inaugurarmos o nosso estúdio B, um estúdio completamente dedicado à produção audiovisual, com todo o aparato necessário: Câmeras, Tripés, Cenários, Iluminação... equipamentos que custam caro ao cidadão comum, e que só nos é possível adquirir mediante o auxílio de patrocinadores. [ Ao lado - Foto de Araújo da AraújoSAT ].


Com a TVCrato, esperamos produzir inúmeros documentários e a construção de um acervo audiovisual para o Museu da Imagem e do Som, e a preservação da memória da nossa era. Inúmeras personalidades de todas as áreas: Artísticas, Políticas, Históricas serão convidadas a ser entrevistadas, e sua vida e obra registradas em DVDcom a máxima qualidade. É um projeto ambicioso ? Definitivamente, É.
Mas alguém tem que fazer. Já era pra ter sido feito.



Acima: Amilton da loja "Amilton Som", proprietário da maior loja de CDs e DVDs do Cariri.

Alguém precisa registrar em vídeo o trabalho das pessoas da nossa geração. Com o ambiente apropriado do estúdio, e iluminação controlada, será possível realizarmos também shows e programas de auditório e portanto, valorizar o trabalho dos nossos artistas.

E para que isto tudo funcione na prática, é preciso investimentos, parcerias. Estamos começando uma grande campanha para conseguir parcerias para custeio das grandes despesas do investimento, ou pelo menos para a manutenção e ampliação do que temos realizado.

Cada parceiro do Blog do Crato, terá direito à sua própria Home-Page, seu endereço www, por um preço praticamente simbólico, pois toda a estrutura na web já está interligada. Possuímos servidores ligados 24Hs que garantem a manutenção do nosso sistema e através de uma parceria com ARAÚJOSAT, estamos ampliando a conexão, além do tradicional acesso de 1 megabit atual.

Portanto, quero convidar mais empresas e pessoas que se interessarem por nosso projeto de patrocínio, para que nos procurem, e que possamos explicar em detalhes os benefícios de ser um patrocinador, um parceiro do Blog do Crato.

Acima: Dr. José Flávio Vieira, médico e escritor, e um grande apoiador do Blog do Crato, atendendo no seu consultório.


Acima: "Seu Chico" da Ábaco informática, uma das empresas que mais cresce na cidade, com bons serviços e ampliando sempre o seu ramo de atuação no setor de gráfica.


Gostaria de agradecer aos meus parceiros, ainda poucos, mas valiosos.
Ao francinée Ulisses ( Boris ), Dr. José Flávio Vieira, Araújo Sat, e Ábaco Informática, que sem eles, seria muito mais difícil manter o Blog do Crato no ar durante todos esses anos.

Por: Dihelson Mendonça
.

MORRE O PAI DE DR. SANTANA

Lamento informar que na madrugada deste sábado, 04 de outubro, faleceu o Sr. Manuel Raimundo Santana Filho, 75 anos, funcionário público, vítima de complicações em pós-operatório de cirurgia para correção de uma hérnia estrangulada. Este senhor era o pai do companheiro e candidato a prefeito de Juazeiro de Norte, Dr. Santana.

Neste momento de tristeza quero compartilhar com o companheiro Santana e com todos os seus familiares e amigos a dor pela lamentável perda e pedir que DEUS conceda ao Dr. Santana o equilíbrio e a força necessária para transpor mais esta barreira.

Dr. Valdetário.

Futebol - Atualização - por: Amilton Silva

Jogos realizados ontem dia 04,pelas séries A e B do Brasileirão 2008

SERIE A

SERIE B

  • 16:00
  • 16:00
  • 20:30

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes.

Pássaro cearense, padrinho de ouro


Um macho do Soldadinho-do-Araripe, espécie considerada criticamente ameaçada. (Foto: Ciro Albano)
Felipe Lobo
21/08/2008, 19:12

O soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni) deve estar dando pulos de alegria no cantinho do Ceará onde vive. Para entender a razão é preciso voltar no tempo e viajar até a Inglaterra, onde aconteceu a British Bird Fair – maior feira de observação de aves do mundo - entre os dias 15 e 17 de agosto. Durante o evento, o pássaro, endêmico da Chapada do Araripe, recebeu um apoio de grossíssimo calibre: Sir David Attenborough, uma das vozes mais influentes da conservação no mundo, aceitou o convite da Bird Life International para ser o patrono do bichinho, cuja espécie sobrevive à beira da extinção. Ela agora passa a estar em excelentes mãos.
Attenborough nasceu em Londres, em 1926, e se firmou como um naturalista respeitado e diretor de documentários sobre natureza que, quando vão ao ar na BBC inglesa, costumam derrubar a frequência de cinemas e restaurantes. Em 2006, uma pesquisa de opinião o elegeu como o personagem de maior credibilidade no Reino Unido. No mesmo ano, outra enquete popular o elevou à condição de maior ícone vivo dos ingleses, à frente de gente como Paul McCartney e Michael Caine. Attenborough filma bichos e plantas pelos quatro cantos do mundo há mais de meio século. Há quem jure que não há ser humano que mais tenha andado de avião do que ele.
O patrocínio do naturalista inglês à luta do soldadinho-do-araripe para se manter vivo fez a felicidade de seus defensores no Brasil, reunidos nas Ongs SAVE (capítulo da Birdlife no Brasil) e Aquasis, do Ceará, esta última responsável pela guarda da espécie. Foram seus técnicos que, no final de 2006, elaboraram o plano para sua conservação que está em vigor. A história de como o pássaro conseguiu padrinho tão poderoso começou em 2007, quando a feira inglesa decidiu pela primeira vez adotar como tema as espécies de aves criticamente ameaçadas de extinção – 189 no total – ao redor do globo.
Para escolher as cinco espécies mais representativas dessa legião de bichos despossuídos – e que levariam todo o dinheiro arrecadado com a bilheteria da feira realizada em Londres – a Bird Life convocou seus capítulos em diversos países a indicarem candidatos. Quem ganhou a distinção no ano passado também foi uma ave brasileira, o formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), que ocorre principalmente na região de Massambaba, Cabo Frio, na costa do Estado do Rio. Junto com a distinção, o formigueiro ganhou um padrinho suíço que destinou fundos para sua conservação. Logo que a feira de 2007 terminou, Pedro Develey, diretor de conservação da SAVE-Brasil, conversou com amigos e decidiu designar o soldadinho-do-Araripe para a edição de 2008.
O bichinho, além de símbolo da feira, ganhou o patrocínio de Attenborough, que assumiu a função de defender o soldadinho-do-Araripe pelo mundo e captar recursos para a guardiã da espécie, a Aquasis, prosseguir com o trabalho de conservação. “É uma personalidade mundial de comunicação, tem um poder de mobilização de milhões de pessoas no mundo inteiro. Não tem ninguém que se compare a ele no trabalho de divulgação, conservação, alerta aos problemas que estamos enfrentando. Portanto, o fato dele aderir à causa de uma espécie brasileira é muito relevante”, diz Guto Carvalho, organizador do Avistar, o encontro anual de observadores de ave do Brasil.
A história desta ave é curiosa. Em dezembro de 1996, o então estudante de biologia, Weber Girão, foi a uma expedição na Chapada do Araripe em companhia do professor Galileu Coelho, da Universidade Federal de Pernambuco. Galileu levava consigo um gravador com a voz de uma ave que nunca escutara, e perguntou para Girão se ele gostaria de acompanhá-lo no local onde havia registrado o canto. Diante da resposta positiva, os dois tocaram o canto para atrair seu autor. Quando o soldadinho-do-Araripe apareceu, os pesquisadores perceberam logo que estavam diante de uma raridade.
“A diferença entre ele e as outras espécies era tão nítida que já sabíamos se tratar de uma descoberta”, diz Girão, hoje biólogo da Aquasis. A sua descrição, no entanto, só aconteceu dois anos depois. Foi publicada na revista Brasileira de Ornitologia, que na época se chamava “Ararajuba”. Para conseguir entender a ecologia da espécie, Weber voltou para a Chapada e coletou um indivíduo de cada sexo. Eles tiveram que morrer, mas abriram espaço para um amplo trabalho de conservação. Hoje, os dois exemplares estão na coleção da Federal de Pernambuco.
O habitat do soldadinho-do-Araripe é restrito a apenas 28 quilômetros quadrados nas encostas da Chapada do Araripe, na divisa entre o Ceará e Pernambuco. “Lá tem uma ressurgência das águas absorvidas pelo platô da chapada, o que propicia o aparecimento de uma mata bem úmida, com árvores altas, bem diferente da Caatinga e do Cerrado”, explica Thieres Pinto, biólogo do Aquasis. O pássaro se alimenta, basicamente, de frutos da mata e alguns insetos, mas coloca seus ovos apenas em galhos próximos a uma das 300 nascentes da região. Por isso, sua ligação com a água é muito importante.
Os machos da espécie, que costumam ter entre 15 cm de comprimento e 20 gramas de massa, são brancos, têm a cauda e as penas de vôo negras e um manto carmim que se estende do meio do dorso até o topo da cabeça. Territorialistas, eles não andam em bando e protegem sua companheira e filhotes dentro da faixa de terra conquistada. “É comum avistar um macho, depois andar um pouco pela floresta e, logo em seguida, encontrar outro guardando o território próximo”, diz Thieres. Já as fêmeas têm cor verde-oliva e apresentam um comportamento tímido. Quando os filhos crescem, o pai os expulsa de seus domínios.
Sexo e topete
Uma das principais diferenças entre os sexos é o topete. Enquanto ele cresce nos machos de acordo com o desenvolvimento do indivíduo (podem até ultrapassar a ponta do bico em até quatro milímetros), a fêmea sequer tem um. Mas elas possuem penas carmins isoladas no dorso e penas de vôo um pouco menores. “É uma das aves que os turistas têm maior curiosidade de observar. Vêm pessoas do mundo inteiro, Europa, Estados Unidos, e todos querem muito encontrá-la. Ela preenche todos os requisitos: é endêmica, está ameaçada e é muito bonita”, afirma Ciro Albano, ornitólogo da Aquasis e guia de abservação de aves do nordeste.
Integrante do mesmo gênero do soldadinho-do-cerrado, o pássaro cearense tem características morfológicas semelhantes, mas uma coloração bem distinta, já que o primeiro é quase totalmente negro e tem o manto carmim. Além disso, vive em todo o cerrado e entra pela Mata Atlântica e Amazônica também. Segundo senso realizado pela Aquasis, há cerca de 800 espécimes do tipo cearense na vida selvagem, e nenhuma em cativeiro. “Achávamos que ele ocorria apenas em duas ou três nascentes, mas vimos que estávamos errados. Mas é provável que a população esteja diminuindo”, diz Thieres.
O tráfico de animais selvagens é um problema sério para diversas espécies, mas não para o soldadinho do Araripe. A principal ameaça que ele enfrenta, na verdade, é a perda e a fragmentação de seu habitat. Isso acontece porque sua área de influência coincide com quatro municípios em franca ascenção na micro-região do Cariri. É lá onde estão Crato, Barbalha e Missão Velha, além de Juazeiro do Norte, a maior cidade do espaço e que necessita de muita água para a sua população. “Lá é um oásis no meio do sertão”, diz Weber Girão ao explicar o por quê da especulação no entorno dos 28 quilômetros usados pelas espécies.
A água já é usada para a irrigação há séculos, mas somente há alguns anos os cerca de 1.2 milhão de habitantes que vivem nas proximidades da floresta úmida avançam suas propriedades para o local. A busca por novas áreas para o cultivo de culturas inovadas, como uva, também pode ser um grave impasse para a conservação da espécie nos próximos anos. De acordo com o Plano de Proteção da espécie elaborado pela Aquasis, a vazão da nascente da Batateira (Crato) já reduziu em três quartos ao longo do século XX em virtude do manejo inadequado e do desmatamento do planalto e das matas das encostas.
“A população entende a importância de proteger o soldadinho, pois isso significa também conservar a água que ela usa”, diz Thieres. Enquanto os recursos captados por sir David Alttemborough não chegam, a Aquasis espera uma resposta do Instituto Chico Mendes para iniciar as conversas sobre uma unidade de conservação de proteção integral no habitat da ave e no platô da Chapada do Araripe, onde entra a água que ressurge no planalto. Mas Pedro Develey, diretor de conservação da SAVE, está esperançoso quanto à carreira internacional do nosso soldadinho-do-Araripe. “A feira na Inglaterra é uma grande vitrine, e ele conseguiu um patrono rapidamente”, completa.