03 outubro 2008

Além-mar


.:.


Perdoem-me!
Sou fraco
Farrapos em busca do amor.

Esperança.
Sou eu?
Serei traidor?!

Que é esperança além de ilusão?
De eterna desculpa para não lutar
Não propagando a palavra vitória
Que ao longo da História
Nos fez ascender?

É viver
Por acreditar
Que bem longe, além-mar:
Há paz,
Há bonança,
Pujança e prazer.

Quão longe, porém, estão
As terras do além-mar;
Distantes do homem vivo
Que sonha um dia encontrar.

Que sonha
Um dia
Que sonha um dia
Encontrar.

Do meu livro ‘Anversos de um versador’

Nijair Araújo Pinto

Major do Corpo de Bombeiros
Especialista em Matemática
Adesguiano
Escritor
Compositor
Estudante de Enga Civil – UFC
Acadêmico de Direito – URCA


.:.

INSERÇÃO

Caro Dihelson.

Acho que, agora, estou inserido no blogdocrato.

Aglezio de Brito.

RESPOSTA:
Olá, Amigo Aglézio. Agora sim, com certeza!
Seja muito Bem-Vindo ao Blog do Crato, com certeza, uma grande aquisição para nós.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça
.

Cada membro só poderá postar 2 fotos suas por semana...

Olá, Pessoal,

Devido a algumas reclamações que têm chegado até mim alegando que alguns de nós estão tentando promover a própria imagem, inclusive eu sendo um dos acusados, resolvi fazer da seguinte forma: Cada membro poderá postar sua própria foto ( inclusive Eu ), até 2 vezes por semana. As mensagens da página principal ficam por 6 dias. Quer dizer que no espaço de 1 semana, cada um pode até aparecer 2 vezes no Blog, o que acho uma boa média, não ?. Já pensou se todos resolvem colocar suas fotos em toda postagem ? Então, como meio de democratizar as coisas para TODOS, vamos tentar seguir essa regrinha básica. Pior é lá no ZoomCariri, site de fotos, que as regras são bem mais rígidas. Espero contar com a colaboração e compreensão de todos.

Abraços,

Dihelson Mendonça ( sem fotos dessa vêz ).
.

II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente

O Centro Cultural banco do Nordeste - CCBNB Informa os nomes dos artistas que estarão realizando shows no mês de outubro pelo projeto II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente. Vale a pena conferir !

OUTUBRO 2008

Dia 08
18h Isaac Cândido (CE)
19h30 Fhátima Santos (CE)

Dia 09
18h Ângela Diel (RS)
19h30 Karine Cunha (RS)

Dia 15
18h David Duarte (CE)
19h30 Maria Eugênia (GO)

Dia 16
18h André Rio (PE)
19h30 Gustavo Travassos (PE)

Dia 22
18h Ciribáh Soares (CE)
19h30 Milton Dornellas (PB)

Dia 23
18h Humberto Pinho (CE)
19h30 Khrystal (RN)

Dia 29
18h Eliahne Brasileiro (CE)
19h30 Simone Guimarães (SP)

Dia 30
18h Valéria Oliveira (RN)
19h30 Lula Ribeiro (SE)

NOVEMBRO 2008
Dia 05
18h Valerie Mesquita (CE)
19h30 Lupe Duailibe (CE)

Dia 06
18h Neo Pi Neo (CE)
19h30 Lucas Santtana (BA)

Dia 07
18h André Marinho (RJ)
19h30 Daúde (BA)

Dia 08
18h Alegoria da Caverna (CE)
19h30 Wado (AL)

Dia 11
19h Vitor Ramil (RS)
Papo XXI - Programa de Debates
Tema: "A Estética do Frio"

Dia 12
18h Parahyba (CE)
19h30 Vitor Ramil (RS)

Dia 13
18h Eliane Printes (AM)
19h30 Moacyr Luz (RJ)

Dia 14
18h Rubi (SP)
19h30 Fred Martins (RJ)

Dia 19
18h Pingo de Fortaleza (CE)
19h30 A Quatro Vozes (MG)

Por: André Marinho
.

Pensamento do dia

As idéias apaixonam; os corpos, apenas sentem os reflexos dessa paixão.

Autor: Nijair Araújo Pinto

A amnésia das três estrelas


.:.
– Olá, meu grande amigo Jurandir! Como o senhor tem passado?

– É Amaury, capitão.

– Oh! Desculpe-me. Eu tenho esse triste hábito de confundir o nome das pessoas. É possível o senhor desconsiderar minha gafe, professor Jurandir?

– É Amaury, capitão.

Esse rápido bate-papo, descontraído e cheio de desencontros, passou-se nos corredores duma universidade. Os interlocutores, dois professores bacharéis.

O professor Amaury é um cidadão brasileiro de excelente lábia – prolixo, pra ser sincero. É boa gente, de boa estirpe. O capitão é o inconfundível Capitão Aurélio, oficial ímpar das fileiras de uma briosa instituição militar. Homem culto, carismático é um excelente professor de Comunicação Social.

Resolveu plenificar seus estudos em Matemática, acreditando ser menos traumático e vergonhoso passar por situações do tipo: ‘professor: resolva esta questão aqui, por favor...’ E, depois de muita suadeira em busca de uma solução intangível aos saberes do mestre, dizer que não sabe responder.

– O senhor já pensou um aluno olhar pra mim e comentar com outro colega que eu não respondi corretamente ou mesmo que não sabia uma questão de Português!? Como é que pode um professor de Português não saber Português!? Matemática não... É difícil mesmo! Ninguém nem nota... (e tome n) – dizia o bom capitão Aurélio, justificando sua opção de plenificar em Matemática.

O que, porém, mais chamava a atenção no capitão Aurélio era a sua enorme capacidade de esquecer nomes e fisionomias. Havia outros relances de amnésia em sua história de vida. Já esquecera diversas vezes assuntos e tarefas bem claras e explicadas a ele anteriormente, mas trabalhar com nomes e fisionomias para ele era o fim.

Certo dia, quando se dirigia à universidade, esqueceu para onde ia. Vendo-se ‘perdido’, utilizou-se da tática militar do ESAON: estacionar, sentar-se, alimentar-se, orientar-se e navegar. Parou e ficou matutando: Para onde eu vou, afinal de contas!? Pensava. Pensou. Pensou. E nada. Até que, olhando para o banco da moto em que estava, viu a apostila da professora Carol de Psicologia. – Ah, rapaz! Estou indo à Universidade! Essa minha cabeça! – E seguiu.

Até aqui, tudo bem. Agora escutem essa:

Quando ainda cadete, o hoje capitão, durante uma folga, tomou uma condução para a sua residência. Ao tomar o segundo coletivo, sentou-se ao lado de um rapaz que começou a observá-lo atentamente, em silêncio. Cadete vibrador de Academia Militar começou a suspeitar do jovem, passando, a partir de então, a olhar de soslaio de quando em vez para o rival em potencial.

Num determinado trecho do itinerário, levantou-se. O garoto fez o mesmo. Dirigiu-se para perto do motorista. O jovem o acompanhou, sempre atrás dele. Na segunda parada, dá sinal para descer. A mesma atitude é executada pelo companheiro de viagem.

A essa altura, o então Cadete Aurélio já estava com uma pulga atrás da orelha: Isso não vai acabar bem – pensava.

Desceu do coletivo. O garoto o acompanhava. Sempre atrás. O Cadete Aurélio apressa o passo. Dobra numa esquina, à direita, como se estivesse num filme de faroeste americano e fica à espreita do jovem que teimava em segui-lo. Tão logo este aparece, segura firmemente o estranho à altura do antebraço e pergunta, exasperadamente:

– Por que você está me seguindo, hein!? Não tem medo de levar um tiro não, rapaz!? O que você quer atrás de mim, fala!?

– Eu tô indo pra casa. Esqueceu que sou teu irmão?

Fortaleza-CE, 03 de novembro de 1999, às 23h15min.

Do meu livro ‘Crônicas e mais um conto’

Frase do dia 2


"Aquele que nada possui é menos pobre do que aquele que muito deseja"

Sêneca.

Frase do dia!

Viva de forma que, quando seus filhos pensarem em
justiça, carinho e integridade, pensem em você.

Veja como Políticos Corruptos tentarão Comprar Votos!

Cidadania

Conversando ontem com um amigo meu, soube de uma coisa muito interessante, que repasso para vocês, a fim de que as próprias autoridades tomem conhecimento, e possamos impedir tal manobra dos corruptos.

Dizem por aí que em muitas localidades do interior, Crato incluso, certos VEREADORES já tem os eleitores como cartas marcadas. Mas como eles comprariam os votos ? Alguém poderia receber dinheiro do político, por exemplo e votar em outro candidato.
Acontece que quando o político faz a compra do voto, ele toma nota da seção eleitoral em que o cara vota, e passa a ter um controle de quantos votos ele deverá ter naquela seção. Se não tiver o resultado esperado, é porque ALGUÉM mentiu para o político. No interior, mentir para o Coronel, dizendo que vai votar e na hora não votar, é caso grave...o matuto costuma seguir os ditames do maldito clientelismo.

É preciso que a sociedade tome alguma providência no sentido de coibir esses abusos, e evitar a compra de votos!

Abraços,

DM.

Utilidade pública Blog do Crato: Veja o que você precisa saber antes de ir às urnas

Você ainda tem dúvidas sobre quais documentos levar na hora de votação ou como justificar a ausência no dia da eleição?

A eleição de domingo vai ter segurança reforçada em mais de 300 cidades. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê uma apuração rápida, até meia-noite.

O documento que o eleitor não pode esquecer é o título de eleitor. Mas quem perdeu o título pode levar um documento de identidade com foto. O voto é obrigatório. Um lembrete importante: o eleitor deve cuidar também do que vestirá no domingo. O uso de short e bermuda é permitido, mas se evitar trajes de banho.

Em todo o Brasil, estão sendo disputadas 5.563 vagas para prefeito e vice, e 52.137 para vereador. Só em Fernando de Noronha e no Distrito Federal, não haverá votação. No resto do país, 128 milhões e 806 mil eleitores vão às urnas no domingo, entre 8h e 17h. Quem está no exterior não pode votar.

O eleitor que estiver fora de sua cidade tem que fazer a justificativa, no domingo mesmo ou em até dois meses. Para isso, basta ele pegar o formulário nos cartórios eleitorais ou imprimir um da internet, acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois, ele deve levar até uma seção eleitoral ou posto do Tribunal Regional Eleitoral.

A urna eletrônica não é mais novidade. Desde o ano 2000, em todos os municípios do país, o voto é digitado em máquinas. O TSE estima que a votação vá ser rápida. Cada eleitor deve levar, em média, 40 segundos para concluir o voto. Até a meia-noite de domingo, os novos prefeitos e vereadores já serão conhecidos.

Mesmo na urna eletrônica, é possível votar em branco ou anular o voto. Mas tanto o branco quanto o nulo não são considerados votos válidos.

As Forças Armadas vão atuar em 341 municípios para ajudar a inibir atos de violência no dia da eleição. Para evitar qualquer tipo de pressão para que o eleitor prove em quem votou, o que é ilegal, o Tribunal Superior Eleitoral proibiu o uso de celulares, câmeras fotográficas e filmadoras na cabine de votação.

“O voto de cabresto é um voto controlado, um voto monitorado. Resolvemos reagir com firmeza, porque isso desnatura o voto. É da natureza do voto o segredo. Isso também violenta a consciência do eleitor”, explica o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto.

A lei proíbe que candidatos e partidos políticos ofereçam transporte a eleitores entre amanhã e segunda-feira. Apenas, a Justiça Eleitoral pode fazer isso no dia da eleição.

Candidatos também são proibidos de fornecer alimentação a eleitores no domingo. Nas cidades onde houver segundo turno, os eleitores voltarão às urnas no dia 26 de outubro, último domingo deste mês.


Fonte: G1

Por favor, escrevam meu nome direito !

Por gentileza, gente!
Escrevam meu nome direito. Há muitos anos que eu vejo isso errado, mas um dia a gente tem que falar. O nome certo é:

DIHELSON

DIH
e não o contrário. Muita gente me escreve, mas coincidentemente, só escreve com as letras invertidas. Agradeço por escrever meu nome corretamente.

Obrigado,

Dihelson Mendonça

UM GOLPE NO ORGULHO DE SER CRATENSE

Carlos Eduardo Esmeraldo

Atenção amigos! Mais uma coisa saiu do Crato! A nossa rede telefônica. Mantive por vários meses o meu telefone bloqueado para ligações interurbanas, somente tendo desbloqueado nesse mês de agosto. Ao receber a fatura de setembro, um susto muito grande. Ou os meus familiares se mudaram todos para o Juazeiro, ou o Crato perdeu sua rede telefônica para aquela cidade. Senhor prefeito, faça alguma coisa, pelos menos ressuscite o nosso querido Crato que parece ter sido incorporado ao Juazeiro. Alguém ai no Crato sabia disso?

RESPOSTA:
Há MUITOS ANOS a Rede telefônica saiu do Crato. E nao foi para Juazeiro, foi para Fortaleza, com a centralização da TELEMAR, hoje OI. E não foi culpa de ninguém, são decisões internas da empresa para diminuição de custos. Os escritórios aqui só funcionam como manutenção das antenas. A Embratel sempre foi em juazeiro.

Não há o que reclamar, pois Fortaleza engoliu o interior!
E a empresa telefônica há uns 5 ou 7 anos atrás, fechou as portas dos escritórios do interior. A Telemar não existe aqui no Crato há mais de 5 anos. Começou com uma faixa nas ruas que dizia:
"Negócios de telefone se resolve por telefone". Todo número de reclamações e reparos cai em Fortaleza. Tudo agora VEM de Fortaleza, escritório central, na Av. Borges de Melo!

Abraços,

Dihelson Mendonça

Tréplica de Carlos Eduardo Esmeraldo:

Prezado Dihelson
O que eu quis dizer é que tomei um susto porque as ligações telefônicas que
fiz para meus familiares no Crato saíram na conta mensal como sendo ligações
para o Juazeiro. Não houve nenhum bairrismo de minha parte e nada contra o
Juazeiro. Aliás, sou com muito orgulho, um dos poucos cratenses que tem o
título de cidadão juazeirense. Apenas gostaria que constasse na conta que
aquelas ligações fossem para o Crato, pois não fiz ligação para o Juazeiro. O
meu pedido ao prefeito, a quem não tenho nenhuma crítica a fazer, foi para que
ele consiga junto a OI (Ô nominho horrível!) voltar a constar nas contas
telefônicas realizadas para o Crato o nome da cidade. Aqui de Fortaleza,
quando ligo para Aquiraz, Caucaia ou Maranguape, não a consta que aquela
ligação foi feita para Fortaleza.E ninguém melhor para nos representar nessa
demanda que o nosso prefeito.
Apresento-lhes minhas desculpas se não me fiz bem entendido.

Nota:

Ok, Carlos Eduardo, vamos investigar o que houve com a sua conta telefônica junto à "OI".

Botando o Corrupto pra Correr... colhendo assinaturas pelo Brasil.



Eleições Limpas Já !

Um grande movimento de coleta de assinaturas está sendo realizado no sentido de se criar um Projeto de Lei que viria a BANIR os candidatos com "FICHA SUJA" ( Aqueles que têm processos por Improbidade administrativa e outras falcatruas, já amplamente divulgados na imprensa nacional durante o ano que se passou. Somos da opinião também, de que qualquer candidato que apresente um passado duvidoso, com problemas de improbidade, ou seja, o famoso "candidato ficha suja" seja prontamente banido da política. Aqui em Crato, há um excelente movimento, encabeçado pelo emérito Promotor Elder Ximenes, e a Juíza Geritza Montezuma e diversos outros setores nesse sentido, tendo sido encenadas inclusive peças teatrais que alertam a população para um voto consciente, uma eleição sem compra de votos, eleições limpas e com pessoas de passado limpo. Creio que é da opinião de muitos brasileiros que qualquer candidato "Ficha Suja" não deveria concorrer no pleito, e mais ainda, seus bens confiscados, e suas ações muito bem averiguadas. Os Brasileiros já estão cansados de tanta corrupção! E creio que todo e qualquer movimento de combate à corrupção deve ser encorajado pelos setores da imprensa e afinal de contas, por toda a Sociedade pensante desse país tão massacrado por corruptos.

Transcrevo aqui, a divulgação do próprio website "Bote o Corrupto pra correr" e conclamo a todas as pessoas de bem, que por gentileza, assinem esse documento importantíssimo, que precisa colher mais de 1 milhão de assinaturas pelo Brasil afora.

Do website: Bote o Corrupto pra Correr:

Dê seu recado ao Congresso Nacional. Participe da coleta de assinaturas para o Projeto de lei de Iniciativa Popular que irá banir os candidatos com "ficha suja". Basta imprimir UM OU MAIS formulários no "link" abaixo, preencher com seus familiares e amigos e trazer para a Promotoria Eleitoral.

http://www.lei9840.org.br/formulario.pdf

Fonte: Blog Bote o Corrupto Pra Correr:
www.boteocorruptopracorrer.blogspot.com

Criando nossa LISTA DE PESSOAS ILUSTRES DO CRATO

Um Pedido a Todos - Criemos a Lista dos Cratenses Ilustres !

Olá, Pessoal,

Há algum tempo eu pedi a algumas pessoas daqui que me enviassem uma lista de pessoas ilustres do Crato a fim de colocarmos nesse nosso quadro aí do lado chamado "A Nossa Homenagem". O Carlos Rafael, o Armando e o Émerson Monteiro chegaram a me enviar listas, mas como minha caixa de entrada de e-mails já conta com quase 20.000 e-mails, tá difícil localizar essas mensagens. Então, eu peço que possamos fazer tudo de novo, quem tiver aí uma listinha, dar sugestões de nomes para nossa galeria de homenageados, respondendo a essa mensagem nos comentários. Ou entre em contato de alguma forma conosco. Nosso e-mail está logo abaixo.

Vamos fazer uma grande lista e se possível, coloquem uma pequena BIOGRAFIA do Homenageado, quem foi, quando nasceu, quando faleceu ( se for o caso ), o que fêz na vida. Algo como 2 parágrafos é suficiente.

E SE POSSÍVEL, UMA FOTO DO HOMENAGEADO pode ser enviada para nosso e-mail:
blogdocrato@hotmail.com

Abraços,

Dihelson Mendonça


.

Homenagem à JOSE PINHEIRO ESMERALDO.

Na minha formação conservantista há um toque de sentimento que não prejudica ninguém. Nasce na alma e lá permanece adormecido, só se manifesta quando é insultado. A sua essência está no exemplo de personalidades que pautaram suas vidas pela dignidade, decência e honradez, diferentemente do que se costuma vê, hoje em dia, por aí afora.

No Centenário do Crato como cidade, o Jornal Folha da Semana, fez uma edição em 17.10.1953 com 108 paginas dedicadas às personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município. Transcrevo a seguir a reportagem que consta da pagina 08 do Caderno Especial com o titulo:

UMA ORGANIZAÇÃO AGRICOLA QUE SE IMPOE NO CARIRI.

Entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, num terreno apropriado para o plantio de cana de açúcar, encontramos um dos fatores de produção da zona caririense. É uma porção de terras que muito tem contribuído, muito tem pesado, a favor da riqueza destes dois municípios. Os engenhos ali localizados são o atestado frisante, patente, irrefutável da capacidade produtora do sertanejo nordestino. O Engenho Pau Seco, situado no São Jose, de propriedade do Sr. Jose Pinheiro Esmeraldo, apesar de ser um engenho igual a qualquer um difere, no entanto, nos seus princípios históricos.

O Engenho Pau Seco foi fundado em 1933. Seu solo, em questão de benfeitorias, nada tinha. Era um terreno que nunca tinha tido os cuidados, os zelos, que devia ter tido. Foi quando o Sr. Jose Pinheiro Esmeraldo, naquele ano de 1933, ficou sendo seu novo proprietário que o terreno sofreu profundas modificações. Apareceu uma casa de morada e um engenho movido à força animal. Daquele ano para cá, sucessivamente, o Engenho Pau Seco, pelo arrojo, dinamismo, trabalho sem descanso do Sr. Jose Pinheiro Esmeraldo foi progredindo, foi avançando, foi criando jeito de gente.

Quando se trabalha com critério, responsabilidade, boa vontade o progresso tende a aparecer. Os frutos têm de amadurecer. A vida não para. O avanço continua sereno e outras vezes impetuoso, porem sempre avançou. O que houve com o Engenho Pau Seco foi somente isso. De nada se conseguiu o que hoje é. Graças, entretanto ao esforço sobre humano do Sr. Jose Pinheiro Esmeraldo. O Engenho Pau Seco é uma organização agrícola industrial, apesar de pequena, de invejável situação nos meios rapadureiros locais. Possui um ótimo motor de fabricação Inglesa, a caldeira foi construída pelo Sr. Francisco Leonardo Chagas com a capacidade de 42 HP. A moenda é de 24 polegadas por 20 de diâmetro.

A produção do Engenho Pau Sego consta de cana de açúcar, milho, algodão, feijão, arroz e mandioca. A básica é a produção de rapadura, cujo doce é bem agradável ao paladar. Também produz batida para exportação.

O proprietário do Engenho Pau Seco Sr, Jose Pinheiro Esmeraldo é filho de tradicional família cratense. É um homem de espírito trabalhador e de grande prestigio no seio do povo. Eleito nas eleições de três de Outubro de 1950, vereador à Câmara Municipal, pela legenda de União Democrática Nacional o Sr. Jose Pinheiro Esmeraldo tem sabido ser no Parlamento Municipal uma voz viva na defesa dos interesses cratenses. Quem acompanha suas atividades na Câmara Municipal, sempre alerta contra projetos que vêem pesar nos cofres públicos, vigilante nas questões dos cumprimentos das Leis, por está esse vereador na conta de um incansável batalhador pela causa publica. O trabalho desenvolvido, naquela casa do Povo, pelo vereador Jose Pinheiro Esmeraldo tem sido digno de elogios.

OBS: nesta reportagem de 17.10.1953 há fotos do Sr. Jose Pinheiro Esmeraldo, do Engenho Pau Seco e da casa da Fazenda. Infelizmente a ação do tem não permiti a reprodução das mesmas.

Antonio Alves de Morais.

Nota:
Seria muito bom se alguém pudesse nos prover de uma foto para ilustrar e complementar este belo texto do Antonio Morais. Algum ?


EDITORIAL: Não deixem que eles nos façam de Idiotas !

Lição # 1:

Vocês já devem ter visto certas frases babacas espalhadas por todo lugar que diz:

"Sorria, você está sendo filmado"

É revoltante ver esse tipo de humilhação. O certo seria escrever "Sorria, idiota, nós estamos te filmando e zoando da tua cara". Essa estória do "Sorria" é do tempo em que quando se tirava fotografias, para sair bem na foto algum babaca dizia: "faz um sorriso, pra sair melhor". Então gerou-se um conceito errado de que pra sair bem numa foto ou filmagem alguém deve estar sorrindo. Aproveitando-se disso, maldosamente, e para ainda tripudiar do povo, as lojas ainda colocam esses recados: "Sorria, você está sendo filmado". Então, nossa lição # 1 de hoje: Quando você ver algum desses avisos, muito mal-intencionados e que polidamente quer dizer: "Sorria, idiota, nós estamos te filmando e zoando da tua cara", faça o seguinte: Fecha a mão direita, e levanta o dedo médio e aponta na direção da câmera assim para eles, óh:

Aqui pra vocês !!



Lição # 2:

Outra imbecilidade que as lojas colocam para nós consumidores, semelhante à primeira, mas de teor muito mais malicioso:

"Para sua segurança, você está sendo filmado"

Qualé, que besteira é essa ? "para sua segurança uma ova...!" para NOSSA segurança ( deles, da loja ). Faça o mesmo procedimento anterior:

Aqui pra vocês !! Nossa segurança uma Ova! Desde quando loja se importa com nossa segurança ?


Então, amigos, existe muita coisa errada nessa nossa sociedade. Certas organizações comerciais ou não tripudiam das pessoas, fazem-nos de bobos... é preciso acordar desse sono eterno em berço esplêndido e começar a reclamar nossos direitos. Parar de pensar que tudo se resolve sozinho, que é pra ser assim mesmo, deixa como está pra não ter confusão, seja aquele prestador de serviços que não acerta o trabalho antes pra te dar uma "facada" depois, aquele dedetiador sem-vergonha que acerta um prêço contigo e na hora de pagar, diz que gastou mais 3 tantos de veneno, seja do político que te engana nas eleições prometendo mundos e fundos, seja da loja que não te atende bem, seja da falta de "OBRIGADO" que as lojas não dão ao cliente quando estes fazem uma compra, seja qualquer coisa que temos certeza que temos direito. Busquemos nossos direitos. Não deixemos que eles nos façam de idiotas!

Dihelson Mendonça

Foto do Dia e Previsão do Tempo

Foto da esquina da Rua Bárbara de Alencar, próximo à Farmácia Vasconcelos. Dá pra ver do lado esquerdo até a bela silhueta do "Paulo" da farmácia...rs rs


Crato amanheceu completamente nublado hoje. Um calor insuportável. 30 graus aqui na Vilalta. Segundo o site climatempo, teremos "Sol com algumas nuvens. Não chove". Então, apesar de toda essa escuridão, parece que não será ainda hoje que irá chover por aqui. Vejam a foto do satélite GOES 10 próximo às 06 da manhã, hora local:




Dihelson Mendonça.

Arqueologia terá laboratório no Cariri

Escavações:

Clique para Ampliar

Rosiane Limaverde, arqueóloga da Fundação Casa Grande, explica a importância dos achados para os alunos de escolas públicas da região do Cariri

Clique para Ampliar

Álamo Feitosa defende realização de mais pesquisas (Foto: Elizângela Santos)

Pesquisas arqueológicas apontam que o Vale do Araripe foi habitado por outros índios além do povo Cariri

Nova Olinda. As primeiras escavações arqueológicas realizadas este ano pela equipe da Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda, foram iniciadas. A retirada de fragmentos cerâmicos e material de pedra lançados na área do Sítio São Bento, no Crato, marca o princípio de um estudo mais aprofundado com esse material, na própria região. É que está sendo montado, por meio da parceria da Fundação com a Universidade de Coimbra e Porto, em Portugal, o laboratório de análise de material coletado na região. Dessa vez, foi retirada a base de uma urna funerária, encontrada no ano passado no mesmo local, com ossos a serem estudados.

Segundo a diretora da Fundação, a arqueóloga Rosiane Limaverde, o material encontrado há cerca de um ano e meio foi levado para o museu de fósseis, no Crato. Agora será repassado para a Fundação. A notícia sobre os achados, na época, foi divulgada no Diário do Nordeste. De lá para cá, o terreno foi embargado, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Estado.

O monitoramento da área passou a ser feito pela Fundação, com todo trabalho educativo junto à comunidade. Alunos de escolas públicas da comunidade chegaram a visitar o local. Em uma semana foi feito um rastreamento do lugar, com as coletas, e no fim da semana foi retirado um bloco com a base da urna funerária.

Outras tribos

Uma das suposições a respeito do material encontrado é que o Vale da Chapada do Araripe foi habitado por outras tribos indígenas, além dos índios Cariri. No caso, os Tupi, mas não há nada comprovado ainda, conforme a pesquisadora. Material semelhante tem sido encontrado apenas nos vales, no entorno da Chapada.

De acordo com Rosiane, nesse momento é importante ter as datações do material. Mas há a possibilidade desses povos terem habitado a região no período próximo à colonização ou até mesmo antes.

Mais duas escavações estão previstas para este ano. Uma delas no Sítio Santa Fé e outra no Sítio Olho D´água, em Nova Olinda. Este ano, a entidade reuniu estudiosos da arqueologia durante o I Seminário de Arqueologia e Educação Patrimonial do Cariri, como forma de ampliar a reflexão sobre esses estudos na região.

O convênio com a Universidade de Coimbra e Porto tem sido importante para o desenvolvimento desses estudos. O laboratório é um dos resultados dessa parceria.

Desempenho

O processo de formação das comunidades é essencial para o desempenho das pesquisas. Nos locais onde são identificados os achados, é feito o trabalho de educação patrimonial, com doação de material pedagógico e levantamento do patrimônio imaterial da comunidade.

A pesquisadora salienta a parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio do Laboratório de Geoprocessamento da instituição e participação dos estagiários das áreas de Biologia e Meio Ambiente, além de dois alunos da Fundação Casa Grande.

“Esse é um trabalho de formação, envolvendo a comunidade acadêmica, para que haja um desenvolvimento científico, com novos pesquisadores da própria região”, destaca a arqueóloga Rosiane.

Elizângela Santos
Repórter

Mais informações:
Secretaria da Fundação Casa Grande
Memorial do Homem Kariri
Rua Ratisbona, 564, Centro
(88) 3521.8133

ESTUDOS CIENTÍFICOS

Criação de instituto indica avanços

Juazeiro do Norte. As comunidades científicas das áreas da Paleontologia e Arqueologia estão tendo avanços importantes nas pesquisas. O Ministério da Ciência e Tecnologia tem demonstrado interesse na criação do Instituto de Arqueologia, Paleontologia e Meio Ambiente do Semi-Árido. O projeto está em execução e foi idealizado por meio da Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), no Piauí, que tem à frente a doutora em arqueologia, Niéde Guidon. O projeto total, a ser executado em três etapas, está orçado no valor de R$ 8 milhões.

Segundo o diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, Álamo Feitosa, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, acenou positivamente para o projeto e realizou no mês passado, em Brasília, uma reunião preliminar no sentido de integrar as duas ciências. O objetivo do Instituto é proteger o patrimônio científico, além de estimular os estudos nessas áreas.

A primeira fase de implantação do Instituto ocorrerá em três anos e mais três serão direcionados ao aporte de recursos e à redefinição de metas de atuação para o desenvolvimento dos trabalhos. A verba destinada pelo Governo Federal será para compra de equipamentos, transportes e financiamento da vinda de pesquisadores das áreas para a região. Do Cariri, fazem parte dos trabalhos os professores doutores Álamo Feitosa, Alexandre Magno Feitosa Sales e Waltécio Oliveira Almeida, com participação do paleontólogo Alex Kellner, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, responsável por várias descobertas na região.

Estão sendo realizadas em Santana do Cariri escavações paleontológicas no Parque dos Pterossauros, tendo a frente o trabalho do professor Álamo. As pesquisas representam uma retomada nas atividades da área na região, no sentido de promover avanços científicos. As escavações tornaram-se forte atrativo turístico e científico para visitantes do Museu. Por ocasião desse trabalho, foram produzidos quatro artigos científicos. As escavações foram iniciadas há cerca de duas semanas. Na próxima terça-feira, participam das escavações os alunos dos cursos de Biologia e Física. Será feito estudo da composição química do material, por bolsista da Urca.

Filmagens japonesas

Os achados paleontológicos têm chamado a atenção de estudiosos do mundo e até a mídia japonesa esteve recentemente no Cariri realizando um filme documentário sobre as escavações. A emissora de televisão NHK, do Japão, fez filmagens nos últimos dias 27 e 28 de setembro.

As escavações, conforme Álamo, objetivam a realização de um perfil em micro-escala da assembléia fossilífera da Formação Romualdo para relacionar as diferentes formas de concreções encontradas. Será feito estudo da composição química do material, através de Raios X e espectroscopia de infra-vermelho, por bolsista de iniciação científica da Urca.

Mais informações:
Museu de Paleontologia de Santana do Cariri
Rua Dr. José Augusto de Araújo, 326
(88) 3545.1320

Reportagem: Alizângela Santos
Fonte: Jornal Diário do Nordeste.


Aborto - Para refletirmos...


Uma mulher chega apavorada no consultório de seu ginecologista e diz:

- Doutor, o sr. terá de me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro...

E então o médico perguntou : Muito bem. E o que a senhora quer que eu faça?

A mulher respondeu : Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda.

O médico então pensou um pouco e depois do seu silêncio disse para a mulher : Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora.

A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.

E então ele completou : Veja bem, minha senhora, para não ter de ficar com os dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, a senhora poderá descansar para ter o outro, terá um período de descanso até o outro nascer. Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco...

A mulher apavorou-se e disse : Não doutor! Que horror ! Matar um criança é um crime!.

Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la. O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito.

Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no seio materno.

Autor desconhecido

João Paulo Fernandes