29 setembro 2008

Cheiro de Chuva no Crato... - Primeiro rebento da chuva do caju

O tempo fechou...
Tarde cinzenta...
Cheiro de chuva que não se vê...
Acho que o calor estava tão grande que aconteceu aqui a mesma coisa do deserto. A chuva evapora antes de chegar ao solo. Mas ainda choveu aqui na Vilalta por aproximadamente 5 minutos. O calor continua recorde, até agora, 30 graus.

Abraços,

Dihelson Mendonça

História - Várzea Alegre Uma viagem no Tempo - Por Antonio Alves de Morais



VARZEA-ALEGRE.

Este texto conta a origem de Varzea-Alegre e Sitio Cristo Rei que pertencia aos avós de Dr. Flavio e o Sanharol ao meus avós.‏

Os irmãos portugueses Capitão Agostinho Duarte Pinheiro e o Alferes Bernardo Duarte Pinheiro, associados ao cearense Vasco da Cunha Pereira, solicitaram umas datas de sesmarias as margens do riacho do Machado. Por despacho de 23 de fevereiro de 1718 foi-lhes concedido a data citada numa extensão de nove léguas, com uma légua para cada lado do riacho. Dois anos depois acompanhados de familiares resolveram fazer uma excursão a propriedade. Quando chegaram no local onde existia uma lagoa, toda circundada por floresta virgem, ficaram a contemplar aquela paisagem maravilhosa escutando o cantar de pássaros que voavam nos galhos de arvores frondosas. Admirado com aquele magnífico panorama um dos componentes proferiu essa concisa e significativa frase: Mas que Várzea-Alegre! Sendo sugerida a escolha do nome da fazenda. O Capitão Agostinho retornou para Portugal e o Alferes Bernardo permaneceu na localidade que nunca mudou de nome até hoje. De Raimundo Duarte Bezerra, papai Raimundo, neto do português descende grande parte da população de Várzea-Alegre. Os seus filhos Major Joaquim Alves Bezerra e o Major Ildefonso Correia Lima tiveram grande participação e influencia na historia de Várzea-Alegre e Lavras da mangabeira. O Major Joaquim Alves Bezerra nunca se afastou do município de Várzea-Alegre, ele e seus descendentes eram pessoas pacatas, calmas e não há registro de contendas ou desavenças em suas trajetórias de vida. Os seus descendentes ocuparam o executivo municipal desde a criação do município em 10.10.1870 até o ano de 1962, quase cem anos. O Major Ildefonso Correia Lima matrimoniou-se com Dona Fideralina de Lavras da Mangabeira. Deste casamento originou-se uma das famílias mais tradicionais e importantes do Ceara. Conhecida nos segmentos do direito, política, cultura, economia e valentia. Conta-se que por obra do diabo é que Lampião foi parar por aquelas bandas. Em Várzea-Alegre foi recebido com honras e festas. Foram três dias e três noites de dança. Um fiota das bandas do sitio Cristo Rei, dançava solto que parecia uma carrapeta, quando Lampião perguntou quem é você? Se identifique cabra? Ele se engasgou e respondeu: Êeeeu sou o finado Zezin! Já um sujeito desassombrado das bandas do Sanharol, fumava seu cigarro de fumo brabo, parecendo mais um tirador de abelha, ao ser perguntado por Lampião: Você fuma cabra? Respondeu: fumo mais se seu Lampião quiser eu largo agora mesmo! Não rapaz eu quero é um cigarro! O medo foi tamanho que não conseguiu fechar o fumo na palha de milho.

De passagem por Lavras da Mangabeira a conversinha foi outra. Quando a bala cantou Lampião meteu a cara no mato como era costume fazer sempre que o perigo o ameaçava. E já um pouco distante os seus capangas cantavam:

Nós íamos relando o chão,
Temendo a bala ferina.
Mas quando Lampião viu
Que lá havia ruína
Correu com medo dos cabras,
De Dona Fideralina.

E já no Barro, mais distante ainda, cantavam:

Bem que Lampião dizia,
Que deixasse de asneira.
Que passasse bem longe
De Lavras da Mangabeira.

Antonio Alves de Morais
.

Futebol - Atualização - por: Amilton Silva

O Palmeiras é novo líder da Séria A

Com um empate de 0 X 0 obtido ontem (28) , em Recife contra o Náutico, o Palmeiras lidera a competição com 50 pontos ganhos, mesmo número de pontos do Grêmio,que foi derrotado pelo arquirival o Internacional por 4 X 1 no Beira Rio.O verdão lidera pelo critério de desempate.outros resultados de ontem:

YPATINGA 3 X 1 VASCO
CORITIBA 1 X 1 ATLETICO PR

SAO PAULO 2 X 0 CRUZEIRO
BOTAFOGO 1 X 1 FLUMINENSE
SANTOS 1 X 1 PORTUGUESA

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes.