25 setembro 2008

SELO CULTURAL - Secult

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura - Secult, lançou a edição 2008 do Selo de Responsabilidade Cultural, com o objetivo de incentivar as artes e as manifestações populares e investir em atividades culturais que contribuam com o crescimento social. Além disso, o Selo irá destacar o compromisso e a seriedade da empresa ou instituição que investe em cultura no Estado. Com inscrições abertas até o dia 15 de outubro, o Selo de Responsabilidade Cultural é um instrumento da política pública estadual para incentivar ações voltadas para a cultura, promovendo e valorizando o setor. O Selo é concedido anualmente a empresas, organizações e governos municipais, incentivando práticas de responsabilidade cultural que estejam em consonância com as diretrizes do Plano Estadual da Cultura.
Dividido em duas categorias – Maiores Apoiadores e Apoiadores – o Selo identifica as nove organizações que mais contribuíram durante o ano, além de reconhecer todas as outras que tiveram bom desempenho no setor.
Na categoria Maiores Apoiadores, sete subcategorias abrem espaço para os diferentes perfis de organizações, premiando desde empresas privadas de grande porte até projetos de pequenos empreendedores e empresas públicas. Prefeituras e órgão municipais também podem se inscrever concorrendo à categoria Maiores Apoiadores Governamental.
Para receber o selo na categoria Apoiadores, concedido a um número ilimitado de entidades, a organização deve atingir uma pontuação mínima estipulada em edital - julgada de acordo com o desenvolvimento das instituições. A solenidade de outorga do Selo de Responsabilidade Cultural será realizada no dia 05 de dezembro de 2008.
Para mais Informações, acesse o edital em www.secult.ce.gov.br
Fonte: Secult

Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Os Quebra-Molas nas calçadas existem e infelizmente SÃO NECESSÁRIOS.

"numa cidade em que o cidadão honesto, civilizado precisa conviver com marginais voando em 2 rodas em suas motos, bêbados e drogados, a população não sabe mais a quem recorrer! "


Há poucos dias, alguns leitores do Blog do Crato reclamaram que na cidade haviam alguns quebra-molas em certas calçadas e que isto supostamente estaria prejudicando os deficientes físicos que se locomovem em cadeiras-de-rodas. Alguns nos pediram para ir até os locais registrar em fotos a veracidade da informação.

Pois bem, hoje à noite fui até um dos locais mencionados, à Rua Carolina Sucupira, e pude constatar que lá existe de fato um quebra-molas na rua que se estende até uma das calçadas. Logo em seguida procurei entrevistar os moradores para saber do motivo.

Segundo Dna. Fátima, uma senhora que mora defronte ao quebra-molas ele é muito necessário e foi preciso fazer um abaixo-assinado de mais de 70 moradores para conseguir colocar aquele quebra-molas no local, tendo que reivindicar ao prefeito, ao detran, e a quem mais...
O motivo da colocação do quebra-molas segundo os moradores é devido ao enorme volume de acidentes envolvendo principalmente motos e motoristas que descem a ladeiraque vem do Grangeiro, bêbados, e a toda velocidade. "Houve um período em que todo dia havia acidentes aqui", diz Fátima, afirmação comprovada por vários moradores do trecho. Com o quebra-molas na rua, os motoqueiros e mototaxistas doidos ( que são uma praga nessa cidade ), passaram a invadir as calçadas ameaçando os pedestres. Foi colocado um quebra-molas em uma das calçadas. Agora os mototaxistas sobem a calçada do lado oposto, chegando a bater nos transeuntes, pulam a toda velocidade para o meio da rua logo em seguida. "Eles não respeitam ninguém", afirma uma das moradoras.

Acima: de tanto subir nas calçadas, motoqueiros e mototaxistas já quebraram as mesmas. Notar a pedra enorme que foi colocada entre o quebra-molas e a calçada para evitar que as motos subam na calçada.

Diante disto tudo, pude compreender que o malefício do quebra-molas na calçada é infinitamente inferior ao benefício que este traz aos que residem no local, pois força os motoqueiros a ir para o lugar correto, que é o meio da rua. "No fim de semana, eles descem bêbados sem nenhum controle"...

Conclusão:

No Crato hoje em dia existem uma série de problemas que precisam ser resolvidos urgentemente. A solução mais correta para esse problema dos quebra-molas nas calçadas e locais perigosos seria a colocação de foto-sensores espalhados pela cidade, assim resolveríamos muitas coisas de uma só vez. Infelizmente, em período eleitoral, ninguém quer tomar medidas antipáticas aos segmentos da população, para não perder votos. Infelizmente, nessa época as leis são afrouxadas com receio de medidas impopulares, mas eu aqui faço um apelo ao prefeito Samuel Araripe que tão logo passe essa eleição, já que ele ainda será o administrador pelo menos até o final do ano, que possa ser austero.

Acima: contramão que muitos não respeitam no final da ladeira da Carolina Sucupira no Pimenta, em Crato.

Depois do dia 05 de outubro, por favor, acionem o Demutran, acionem o Detran, acionem quem de direito, vamos moralizar essa cidade, pois a população "sadia" do crato não tem que conviver com esses "marginais" de duas rodas que aterrorizam a população com suas motos barulhentas, e sem a mínima responsabilidade. Espero que em breve, a ordem normal das coisas volte a se estabelecer aqui, e doa em quem doer, com ou sem medidas impopulares, a cidade precisa ter ordem, para ter progresso.

Numa cidade onde o povo joga lixo nas ruas deliberadamente, queima o lixo, entope os esgotos. Numa cidade em que as pessoas reclamam dos candidatos e se vendem por um pedaço de pão. Numa cidade aonde o povo sonega os impostos mas quer os benefícios da administração. Numa cidade em que as pessoas coadunam com a corrupção, mas exigem melhorias no município, fazer o quê?

Deve-se fazer o que ninguém quer ouvir, mas é preciso:

MORALIZAR A COISA PÚBLICA.

Dihelson Mendonça

BlogHumor: A Morte do Senador - Texto enviado por Samuel Teles

Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre.
A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

-"Bem-vindo ao Paraíso!"; diz São Pedro
-"Antes que você entre, há um probleminha
Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que
fazer com você.
-"Não vejo problema, é só me deixar entrar", diz o antigo senador.

-"Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o
seguinte:
Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde
quer passar a eternidade.
-"Não precisa, já resolvi. Qu ero ficar no Paraíso diz o senador.

-"Desculpe, mas temos as nossas regras. "
Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o
Inferno.
A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.
Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os

quais havia trabalhado.
Todos muito felizes em traje social.
Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos
em que ficaram ricos às custas do povo.
Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.

Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o
tempo todo dançando e contando piadas.
Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir
embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.

Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando
por ele.
Agora é a vez de visitar o Paraíso.
Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem
em nuvem, tocando harpas e cantando.

Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro
retorna.
-" E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.
Agora escolha a sua casa eterna." Ele pensa um minuto e responde:

-"Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar
melhor no Inferno."
Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o
Inferno.
A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de

lixo.
Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e
colocando em sacos pretos.
O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador.
-" Não estou entendendo", - gagueja o senador - "Ontem mesmo eu estive aqui

e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos
divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e
meus amigos arrasados!!!"
O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:

-"Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto..."

Texto enviado por Samuel P. Teles


.

Futebol - Atualização - Por: Amilton Silva

Jogando na noite de ontem (24) no Pacaembu, diante de mais de 13 mil pagantes, o Corinthians venceu a equipe do Bragandino por 2 X 0 . Com essa vitoria o Corinthians assumiu a liderança da série B com 61 pontos ganhos, e esta a 16 pontos do quarto colocado.Os gols da partidas foram anotados por Dentinho aos 23 minutos do primeiro tempo e Andre Santos aos sete minutos do segundo tempo.

Pela copa Sul -Americana tres clubes jogaram na noite de ontem(24).O Botafogo perdeu de 1 X 0 para o América de Cáli, o Palmeiras empatou em 0 X 0 com o Sport Ancach e o Atlético do Paraná empatou com o Chivas de Guadalajara do México.Todos os clubes brasileiros jogaram fora do país

Por: Amilton Silva, editor de esportes do Blog do Crato.

Circuito SESC de Incentivo à Leitura terá encerramento amanhã, dia 26.

O Circuito SESC de Incentivo à Leitura prossegue em Juazeiro do Norte até amanhã, sexta-feira dia 26 de setembro, com uma programação cultural que visa despertar o interesse pela leitura. Neste ano de 2008 o Circuito SESC de Leitura, antes denominada Feira de Livros, abre o espaço para o incentivo à leitura em todas as faixas etárias. O Circuito, que faz uma homenagem aos 100 anos do falecimento do escritor Machado de Assis através de uma exposição realizada no Restaurante Popular de Juazeiro do Norte, também traz uma programação diversificada para o público infantil com espetáculos teatrais e contações de história. Também estão sendo realizadas oficinas destinadas à educadores e ao publico em geral. A programação deste ano tem outro diferencial importante que é a circulação do caminhão BiblioSESC (uma biblioteca ambulante) em diversos bairros de Juazeiro do Norte, como o Horto, João Cabral e a praça da Prefeitura, além de visitas à diversas escolas da cidade.

Entre os parceiros do SESC na realização desse evento estão o Restaurante Popular, o Centro Educacional Moreira de Sousa, Poço de Jacó (Horto), e a UVA (Universidade Vale do Acaraú), entre outros. O encerramento do circuito SESC de Leitura se dará com a realização de um espetáculo infantil intitulado 'Super Fantástico', de Marcelino Câmara, no Teatro Patativa do Assaré (SESC Juazeiro), nesta sexta-feira, às 15h, com entrada franca. A programação completa do circuito SESC de Leitura está anexada a essa mensagem.

Para mais informações:

Biblioteca SESC Juazeiro
Rua da Matriz, 227. Centro, Juazeiro do Norte – CE.
Fone: 3512.3355.


Texto enviado por Tânia Peixoto
.

EDITAL: Revela Ceará Jovem

Em recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Região Nordeste apresentou maior participação de jovens entre os ocupados no setor cultural (31,9%). Para fomentar a produção destes jovens e revelar novos talentos cearenses, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) torna público o I Edital Revela Ceará Jovem, com inscrições até 31 de outubro.

O edital garante a premiação de 50 iniciativas, totalizando recursos diretos de R$ 500.00,00 (quinhentos mil reais) do Tesouro Estadual. Assim, o I Edital Revela Ceará Jovem amplia o investimento do governo estadual em cultura, passando a usar recursos além dos oriundos das leis de incentivo fiscal (no Ceará, a lei 13.811 do Sistema Estadual da Cultura), como o investimento direto de recursos do Tesouro Estadual.

Jovens de 16 a 30 anos - com ou sem experiência – podem inscrever seus projetos para as seguintes áreas:

a) Primeiro filme – Nesta categoria, serão contemplados vinte (20) projetos no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para a produção de curta-metragem de ficção, documentário ou animação. Esta categoria tem premiação total de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais)

b) Primeiro álbum – Nesta categoria, serão contemplados dez (10) projetos de publicação para álbuns de história em quadrinhos, no valor de R$ 10.00,00 cada. Esta categoria tem premiação total de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

c) Primeiras mídias experimentais – Nesta categoria, serão contemplados vinte (20) projetos para conteúdos audiovisuais em mídias móveis – podendo ser fotografia, vídeos, conteúdo instalativo e experimentações em linguagens híbridas, com premiação individual de R$ 5.000,00. Esta categoria tem premiação total de R$ 100.000,00 (cem mil reais), sendo a primeira vez que o Governo do Estado investe nas mídias móveis como possibilidade de produção de novos conteúdos, com objetivo de revelar novos olhares sobre o Ceará.

Quem pode se inscrever – As inscrições estão abertas do dia 18 de setembro até 31 de outubro e estão voltadas para pessoas físicas, residentes no Ceará, que tenham entre 16 a 30 anos, sendo necessário o preenchimento dos anexos do edital (ficha de inscrição e termo de compromisso), disponível com o regulamento do edital na página www.secult.ce.gov.br

O certame tem por objetivo promover processos de formação na área cultural, por meio de oficinas e orientações aos contemplados, como o estímulo à produção para novos realizadores. Desta forma, é necessária a adesão do participante às oficinas de formação que serão iniciadas em 2009. Ao todo, cinqüenta iniciativas devem passar por cursos realizados em parcerias com organizações sociais sem fins-lucrativos.

:: Edital

:: Inscrição
:: Projeto Técnico
:: Declaração

Texto enviado por Agenda Cultural do Cariri
.

Abanda: músicos e gestores culturais rumo à Itália


Banda formada por meninos da Fundação Casa Grande fará intercâmbio promovido pelo Setor de Atividades Internacionais da Região Toscana. Abanda teve sua origem ainda quando criança na bandinha de lata Os Cabinha , no laboratório de iniciação musical da Fundação Casa Grande e vem se dedicando desde então ao estudo instrumental de fusões rítmicas da cultura brasileira. Cabinhas crescidos, os músicos de Abanda preparam-se para mais uma turnê internacional. Eles viajarão em cinco de outubro para a Toscana, na Itália, onde participarão de uma série de atividades relacionadas à programação inaugural do Teatro de Pontedera, cidade da região. Serão 15 dias no país, em que iniciarão o projeto de intercâmbio com os jovens italianos, aprendendo com a realidade local, e passando adiante os conhecimentos de gestores culturais adquiridos na Casa Grande. Serão encontros com alunos de escolas de ensino Fundamental e Médio (Scuola Media 1, 2 e 3), além de audiências com prefeitos e secretários e prefeitos de cidades da região de Pontedera.

Dia 16 um momento especial: eles conhecerão o Teatro del Sale , em Florença, onde farão um recital para convidados. Toda a passagem de Abanda pelo país será custeada pelo Setor de Atividades Internacionais da Região Toscana. O registro, em vídeo, será feito por Rodrigo Alves, de 11 anos, integrante da atual formação de Os Cabinha e da TV Casa Grande, onde é editor dos vídeos 100 Canal, veiculados no teatro da Fundação e pelo Centro Cultural Banco do Nordeste.

Histórico

Ainda empunhando guitarras e baixos de madeira, como cabinhas, os hoje integrantes de Abanda acompanharam o coreógrafo Ivaldo Bertazzo na turnê do espetáculo Mãe Gentil, na qual se apresentaram ao lado de Zeca Baleiro. A convivência com a música "plugada" fez com que tivessem a curiosidade de aprender a tocar instrumentos de verdade, e assim surgiu a banda dos "mais velhos", que até 2008 era conhecida como Os Meninos da Casa Grande. Já crescidos e plugados, dividiram o palco – algumas vezes o do próprio Teatro Violeta Arraes, na sede da Fundação, em Nova Olinda-CE – com artistas consagrados como Arnaldo Antunes, Lobão, Margareth Menezes, Jefferson Gonçalves e Gilberto Gil. Ligados à composição de trilhas sonoras para os vídeos produzidos na TV Casa Grande, desenvolveram o espetáculo Trilhas U Som, com o qual excursionaram por cidades do nordeste, como Recife, Fortaleza, Natal e Salvador, além de duas passagens por São Paulo. Em 2006 os três Franciscos, Aécio, Hélio e Samuel, embarcaram para a Alemanha, onde se apresentaram na Popkomm, importante feira da indústria fonográfica mundial. Utilizando a experiência multimídia que adquiriram na Fundação, os meninos aproveitam os ensaios do novo show para gravarem seu primeiro cd, no estúdio da instituição. Foi lá, também, que gravaram e editaram o documentário que apresenta da nova fase da banda, e que pode ser visto em www.myspace.com/aabanda, com tradução para o Italiano.

Sobre a Casa Grande

A Fundação Casa Grande é uma escola de gestão cultural localizada no sertão do Cariri, Ceará, e trabalha com quatro áreas: Memória, Comunicação, Artes e Turismo. Nasceu oficialmente em 19 de dezembro de 1992, idealizada pelo músico Alemberg Quindins e pela arqueóloga Rosiane Limaverde, teve início em uma velha casa no município de Nova Olinda, Ceará, que havia pertencido ao avô de Alemberg, Neco Trajano. Esta foi reformada e passou a abrigar o Memorial do Homem Kariri, espaço que guarda o acervo arqueológico recolhido pelo casal em dez anos de caminhada e estudo na Chapada do Araripe. A iniciativa gerou interesse das crianças que viviam na zona urbana da cidade. Elas foram se achegando, dando novas idéias e demanda para ampliação. De forma natural, as áreas de atuação da Fundação foram aumentando, conforme eles sentiram a carência cultural da cidadezinha. Em 1998 foi anexado o prédio da primeira escola da cidade, o Educandário. Tornou-se a Escola de Comunicação da Meninada do Sertão. Em 2002, foi a vez do Teatro Violeta Arraes – Engenho de Artes Cênicas ser inaugurado. O fluxo de curiosos foi aumentando e a necessidade de um programa de turismo surgiu. Foram criadas pousadas domiciliares no fundo das casas dos meninos, administradas pela Cooperativa dos Pais e Amigos da Casa Grande (Coopagran). No total, são 10 pousadas com 40 leitos. Memória, Comunicação, Artes e Turismo são hoje as áreas de abrangência da Casa Grande, que aos 15 anos de existência, chega à adolescência. Seus primeiros meninos já são adultos, trilham seu caminho paralelo e começam a levar seus filhos para brincarem no parquinho da Fundação. Os mais velhos ensinam os mais novos, sempre dispostos a ouvir. Essa geração de jovens com formação de qualidade superior à encontrada na maioria das escolas regulares faz com que a instituição seja, além de um projeto bem sucedido, um marco histórico para a região em que está inserida. Mais do que uma escola de comunicação, um centro cultural, ou uma instituição para crianças, a Casa Grande é hoje um laboratório de convivência social onde aprende-se a ter responsabilidade sem perder a alma infantil. Ou, como Alemberg bem resumiu: "Não queremos formar comunicadores, e sim futuros gestores do país".

--
:: Mariana Albanese ::
Assessoria de comunicação
Fundação Casa Grande - Nova Olinda - CE
88 9622-0999
88 3521-8133
www.fundacaocasagrande.org.br

NEOLIBERALISMO AFUNDOU OS EUA - Carta do leitor

Deu ontem na GloboNews, ao vivo e em cores o pronunciamento do Bush. Ele afirmou que os EUA estão imersos em uma grave crise financeira e assumiu que o neoliberalismo foi o responsável por isso. Aqui no Brasil, houve uma guinada dos governos anteriores que adotaram uma política econômica pautada pelo o neoliberalismo. Todo o nosso patrimônio foi vendido a preços irreais, as importações foram liberadas ao extremo, a ponto de importarmos até lápis de grafite da China e simples canetas esferográficas da Itália, de qualidade bem inferior do que as que são aqui produzidas. A conseqüência foi desemprego em massa. É claro que o mundo todo será afetado pelo que ocorrer no império do norte. Infelizmente tem muita gente torcendo para que o Brasil seja duramente afetado pelos respingos da crise americana.

Fonte: Adaptado de nota postada por Jussara Seixa no Blog Por Um Novo Brasil Matéria enviada por Carlos Eduardo Esmeraldo.

O Pensamento do Dia ...

.

"O tolo possui uma grande vantagem sobre o homem de espírito; Está sempre satisfeito consigo mesmo."

Napoleão Bonaparte.

Aonde flagrar a COMPRA DE VOTOS...

Aonde Flagrar a Compra de Votos !

Vendo a matéria logo abaixo do Jornal Diário do Nordeste, em que o Movimento do Voto Consciente ganha as ruas do Crato, percebi que o promotor Elder Ximenes e a Juíza Geritza Montezuma estão já fazendo um belo trabalho no sentido da conscientização do voto, e como diz na própria reportagem, orientando os jovens e os idosos no sentido de votar consciente.

Sem querer me intrometer no belo trabalho que a Justiça Eleitoral já vem executando aqui na região, e sim procurando ajudar, aqui trago uma dica importante, que pode ser até desnecessária, pois já é do conhecimento de todos, mas que vem para somar ao arsenal de que a justiça já dispõe:

Nós que moramos nesse velho Crato de guerra, sabemos que é prática muito comum se tentar ganhar as eleições aqui "no grito e na marra no dia que antecede as eleições". Se alguém da justiça quiser flagrar mesmo a compra de votos, que vá até o Bairro do Seminário fazer plantão na noite que antecede a eleição. Incrível ! - Lá ninguém dorme nesta noite! O que estariam esperando ? PAPAI NOEL ?? ficam até de manhã esperando que passe o carro que distribui ( supostamente ), envelopes com cédulas eleitorais e dinheiro dentro. Isso é só um exemplo do que se ouve falar muito e eu mesmo já vi umas coisas assim bizarras em outros tempos. Em muitos bairros do Crato isso acontece. Principalmente nos mais carentes. Agora se o pessoal da justiça quiser MESMO flagrar o clientelismo e orientar os IDOSOS e famílias inteiras a não praticarem a venda de votos, eu sugiro que montem um esquema completo para a zona rural. O clientelismo beira a loucura, e lá a compra de votos reina. Seria preciso um verdadeiro exército de espiões para conseguir flagar a hora da compra, porque o negócio todo é muito rápido.

Na época em que o Dr. Marcos Cunha foi candidato, em 1989, se não me engano, eu cheguei a presenciar coisas estranhas no bairro do seminário: De madrugada, as pessoas ficam nas calçadas esperando sabe-se lá "o quê"... até que vem um tipo camionete em alta velocidade e distribui uns "presentes". Na época, chegamos a denunciar essa prática.

De lá pra cá não participei mais de campanhas políticas, mas a dica está dada, na noite que antecede a eleição, o "fenômeno" das pessoas nas calçadas sentadas comodamente em suas cadeiras esperando, tem se repetido eleição após eleição. Todos podem comprovar isto. Não seria interessante alguém criar tipo um toque de recolher a partir das 22:00 na noite que antecede a eleição ?

Voto não tem preço. Tem consequência!

Vote Consciente.

Dihelson Mendonça

Hoje no DN - Campanha do voto consciente "No Cariri"

Eleições no Cariri

Clique para Ampliar

Eleitores do Crato participam de uma mobilização para votar com consciência, além de receberem treinamento na urna eletrônica (Foto: Antônio Vicelmo)

Eleitores promovem mobilização para aprovação de projeto de lei contra candidatos com ficha suja na Justiça

Crato. O Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE) realiza, amanhã, uma mobilização na Praça da Sé, a partir das 10h, para coletar assinaturas em prol do movimento “Ficha Limpa”. São instalados outdoors em pontos estratégicos da cidade, anunciando o “Dia D” para a coleta de assinaturas e advertindo que “Voto não tem preço, tem conseqüências”.

Paralelamente, é realizado nas escolas e praças o treinamento dos eleitores com a urna eletrônica. O objetivo, segundo os funcionários da Justiça Eleitoral, é treinar os eleitores, principalmente jovens que votam pela primeira vez e os idosos, para que não haja atraso na votação. A iniciativa é da Justiça que, este ano, intensificou o trabalho de combate à corrupção. A solenidade será aberta com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e do Crato pela Banda de Música Municipal, apresentação de repentistas e shows até o início da noite.

Além da coleta de assinaturas, que já conta com a adesão de quase mil pessoas no Crato, a juíza eleitoral, Geritsa Montezuma, e o promotor de Justiça, Élder Ximenes, participam de um programa na Rádio Educadora do Cariri, que tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral. Os eleitores são convidados a acompanhar os candidatos eleitos no cumprimento de sua missão e a valorizar os que atuam com critérios éticos.

“O eleitor não pode ser levado por promessas mirabolantes, e sim votar em quem demonstra interesse pela coisa pública, pela qualidade de vida de nossa cidade, do nosso Estado e do Brasil”, disse o promotor Élder Ximenes, conclamando a população a comparecer à Praça da Sé para subscrever o abaixo-assinado. A campanha nacional precisa de 1,3 milhão de assinaturas.

A sociedade cratense, segundo o promotor, vem mostrando que apóia a iniciativa. Ele já esteve em colégios, entidades de classes, igrejas e sociedades de bairros, chamando a atenção de todos os segmentos para a importância do voto. “Realizamos reuniões, palestras, debates e outras mobilizações para promover a divulgação do projeto de lei e alertar às pessoas sobre a importância de combater a corrupção eleitoral, fazendo valer seus direitos como cidadãs”, defende. A campanha foi criada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e tem o apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Comissão Justiça e Paz.

Afastados da política

O projeto de lei proposto pelo MCCE altera a Lei das Inelegibilidades de 1990 e tenta impedir a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância ou com denúncia recebida pela Justiça em decorrência de crimes como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas. De acordo com o texto, essas pessoas devem ficar afastadas da política até a solução do processo na Justiça.

O projeto prevê o afastamento de parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar, ou por desrespeito à Constituição, e de pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa. Prevê ainda que os candidatos condenados fiquem inelegíveis por oito anos — dois mandatos — e que os processos judiciais, sobre abuso de poder nas eleições sejam mais rápidos, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente.

Enquete
O que acha da campanha pelo voto consciente?

Luiz Soares Figueiredo
57 ANOS
Comerciante
'A Justiça Eleitoral está ensinando o povo a votar e a escolher os melhores candidatos.'

Robério da Silva Oliveira
26 ANOS
Mototaxista
'O eleitor está aprendendo a votar e a escolher o candidato com mais consciência. É melhor para a população.'

Pedro Oliveira Carlos
36 ANOS
Motorista
'Este treinamento é muito bom, principalmente para os mais idosos que tem dificuldade para votar.'

Mais informações:
Fórum do Crato
Rua Álvaro Peixoto, s/nº
Bairro São Miguel
Crato, Cariri
(88) 3521.1221

Reportagem: Antonio Vicelmo.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 25 de Setembro.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR – SECITECE
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

CONTINUAM ABERTAS INSCRIÇÕESS PARA CONCURSO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

Continuam abertas as inscrições para concurso de Professor Substituto, na Universidade Regional do Cariri (URCA). São 19 vagas direcionadas a cinco departamentos da Universidade. As inscrições tiveram início no último dia 17 e vão até o dia 30 de setembro. A prova escrita será realizada no próximo dia 8 de outubro e a didática acontece nos dias subseqüentes, 9 e 10. Os setores de estudos nos quais se direcionam o concurso são Macroeconomia, Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação, Práticas de Ensino, Assistente de Enfermagem, Metodologia do Ensino dos Esportes, Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar, Geografia Humana, Geografia Física. As disciplinas estão ligadas aos departamentos de Ciências Econômicas, Educação, Enfermagem, Educação Física e Geociências. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da URCA, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas e são equivalentes a R$ 80,00. O valor deve ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil. O número da conta consta no edital, disponível no site da URCA, sob o endereço www.urca.br.

MELHOR ATENDIMENTO BANCÁRIO PARA UNIVERSITÁRIOS

O reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, recebeu na tarde de ontem, em seu gabinete, articuladores do Bradesco de São Paulo e de agências regionais. A finalidade da reunião foi estabelecer parceria com o banco no sentido de proporcionar melhor atendimento aos universitários.

ARTICULAÇÕES NA ÁREA DO MEIO AMBIENTE DEBATIDA ENTRE URCA E IBAMA

A sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), recebeu, na manhã de ontem, a visita do reitor da Universidade Regional do Cariri, Plácido Cidade Nuvens, acompanhado do chefe de Gabinete, Patrício Melo, e da Pró-Reitora de Planejamento e Avaliação, Carminha de Lima Macedo. Em reunião com o chefe da Área de Proteção Ambiental (APA – Araripe) e Instituto Chico Mendes, Jackson Antero, e funcionários do Ibama, foi debatida parceria com a universidade no sentido de promover articulações e, com isso, serem efetivadas ações voltadas para o meio ambiente. Uma das metas é interligar essas ações ao desenvolvimento científico e setor produtivo regional.

DIRETOR-GERAL DO DNPM PARTICPA DE REUNIÃO COM REITOR DA URCA

O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Neri, e o Curador do Museu da Ciência, Diógenes de Almeida Campos, estarão participando de reunião, às 9 horas de hoje, com o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Plácido Cidade Nuvens, no intuito de debater questões ligadas à área da paleontologia e setor mineral da região. Além disso, estará em pauta o Museu de Paleontologia e a sua ampliação, a ser iniciada em outubro deste ano, avaliada em mais de R$ 800 mil.

Universidade Regional do Cariri - URCA
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br
Elizangela Santos (88) 9915.3450

Crato, 25 de setembro de 2008.

Texto enviado por Tânia Peixoto
.

Carta a El Rei de Portugal - Por: Nijair Pinto


“Senhor, umas casas existem no vosso reino, onde homens vivem em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em leitos iguais. De manhã, a um toque de corneta se levantam para obedecer. De noite, a outro toque de corneta se deitam, obedecendo. Da Vontade fizeram renúncia como da Vida. Seu nome é Sacrifício. Por ofício desprezam a morte e o sofrimento físico. Seus pecados mesmo são generosos, facilmente esplêndidos. A beleza de suas ações é tão grande que os poetas não se cansam de a celebrar. Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os corações mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si. A gente os conhece por militares...

Corações mesquinhos lançam-lhes em rosto o pão que comem, como se os cobres do pré pudessem pagar a liberdade e a Vida. Publicistas de vista curta acham-nos caros demais, como se alguma coisa houvesse mais cara que a servidão. Eles, porém, calados, continuam guardando a Nação do estrangeiro e de si mesma. Pelo preço de sua sujeição, eles compram a liberdade pra todos e defendem da invasão estranha e do jugo das paixões. Se a força das coisas os impede agora de fazer em rigor tudo isto, algum dia o fizeram, algum dia o farão. E, deste hoje, é como se o fizessem. Porque, por definição o homem da guerra é nobre. E quando ele se põe em marcha, à sua esquerda vai a coragem e à sua direita a disciplina.”

Colaboração:

Nijair Araújo Pinto
.

Na Lanchonete do BANTIM - Anos 70

Já que todo mundo aqui tá falando em "causos" e coisas do Crato do passado, eu me lembrei de uma história que é bem contada pelo próprio Bola Bantim.

Na década de 70, existia em Crato uma lanchonete muito conhecida, e ponto de encontro da sociedade Cratense. Era o "Bantim Lanches" . Quantos pudins deliciosos todos nós comemos ali, quanto sorvete então...

Pois bem, lá na lanchonete, certa vez uma cliente fez um pedido e este ao chegar, pelas mãos do funcionário, notou ela esmiuçando o prato, que existia uma coisa que "se parecia" com a perna de uma barata. Indignada, a senhora mandou chamar imediatamente o proprietário, "Seu" Bantim:

"Olha, Sr. Bantim, o que eu encontrei aqui no meu prato: uma perna de uma barata!"

Naquele tempo, era a época áurea do Sílvio Santos na TV e só se falava em promoções, em Baú da Felicidade...

A mulher ainda pergunta: "E aí, seu bantim, o que o Sr me diz disso, como é que isso vai ficar ?"

Ao que o Bantim responde:

"Olha, minha Senhora, não se preocupe! A senhora encontrou apenas a perna de uma barata. Quando encontrar o resto e formar a barata completa, ganha um FUSCA!"

ahahahahahahahahaahahahahhaahahaahahahahahhahah

A história é contada em detalhes no belo livro do Bola Bantim. Contei apenas "de memória"...
Abraços,

Dihelson Mendonça