18 setembro 2008

Hoje, 18 horas - Encerramento da Feira de Livros do SESC

Encerramento da Feira de LIvros do SESC Crato com a Cia Taba de Pirulito no Calçadão da REFFESA as 18h. Levem a garotada.

Apareçam por lá...

Cinemania Cariri Divulga - O Filme mais esperado do Ano: - BLINDNESS - Por: Demétrius Tarantino.



Ensaio Sobre a Cegueira estreou no mundo todo no último dia 12 de setembro. Sem dúvida um dos filme mais esperados do ano traz o nosso Fernando Meirelles de volta a Hollywood adaptando a obra de José Saramago. Blindness, o seu título original tem no elenco Julianne Moore, Danny Glover, Gael Garcia Bernal e Mark Ruffalo, dentre outros. Alguns críticos apontaram o filme como algo angustiante e perverso como retratado no livro. Tal linguagem colocada na literatura acabou que chocando grande parte daqueles que viram o filme denso demais, torcendo o nariz de muita gente. Em breve estarei colocando meu humilde ponto de vista desta obra aqui no nosso blog que sinceramente caro leitor, não vejo a hora de fazer esta postagem.


Veja o trailer do filme.



Demétrius Tarantino.
Visite:
www.cinemaniacariri.blogspot.com
.

Blog "Bote o Corrupto pra Correr" divulga formulário para colher assinaturas para Banir candidatos "Ficha Suja".


O
website "Bote o Corrupto pra Correr", da autoria do "Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral", iniciativa da juíza eleitoral, Geritza Montezuma, e do promotor de Justiça, Elder Ximenes, que tem por objetivo o combate à corrupção e a promoção da cidadania, divulga em sua página principal, formulário em arquivo PDF que pode ser baixado pelos eleitores, e busca a coleta de assinaturas para um projeto de lei que irá banir os candidatos com "ficha suja".

Segundo o próprio website:

"Dê seu recado ao Congresso Nacional. Participe da coleta de assinaturas para o Projeto de lei de Iniciativa Popular que irá banir os candidatos com "ficha suja". Basta imprimir UM OU MAIS formulários no "link" abaixo, preencher com seus familiares e amigos e trazer para a Promotoria Eleitoral."

http://www.lei9840.org.br/formulario.pdf

Visite:
Blog Bote o Corrupto pra Correr
http://boteocorruptopracorrer.blogspot.com/

Continua a greve dos funcionários da Viação Brasília

Continua a greve dos funcionários da Viação Brasília. A categoria reivindica o pagamento de salários atrasados e das horas-extras. A última negociação não avançou e os trabalhadores resolveram continuar o movimento paredista. Cerca de 100 mil pessoas são prejudicadas com a greve dos rodoviários no Cariri. A última proposta da empresa foi a de pagar uma quinzena dos meses de julho e agosto. Os trabalhadores consideraram a proposta inaceitável.

Fonte: Tarso Araújo.

CRATO SELECIONADO NO SELO MUNICÍPIO VERDE

Crato - Busto a Siqueira Campos

O Selo Município Verde é um programa de certificação pública do Governo do Estado do Ceará que classifica, anualmente, os municípios cearenses que atendem a critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo melhor qualidade de vida para presentes e futuras gerações. No ano de 2007, o Crato foi premiado com o Selo Município Verde. Para este ano de 2008, a cidade passou pela primeira etapa onde mais de 100 municípios se inscreveram porém, apenas 42 se qualificaram após responderem o Questionário de Avaliação da Gestão Ambiental, respondendo a questões referentes a legislação ambiental, instrumentos de gestão, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental. No momento, o município do Crato encontra-se organizando documentação para a próxima etapa, respondendo o Questionário de Mobilização Ambiental, onde se analisará as formas e os níveis da organização da sociedade civil, tais como: conselhos municipais, associações, audiências públicas, abaixo-assinados, plebiscitos e ações compartilhadas. Este questionário deverá ser respondido até o final do mês de outubro.

Fonte: Blog do Tarso
Foto: Dihelson Mendonça
.

Não Vote em Candidatos que promovem a BAIXARIA NAS RUAS !



É sempre assim, passa eleição, vem eleição, e certas pessoas não aprendem que o povo detesta candidatos que apelam para a baixaria às vésperas da eleição para tentar conquistar eleitores. No Crato alguns têm apelado para o ridículo, soltando panfletos até indecorosos atacando a vida privada dos adversários, APELANDO para esse tipo de coisa nefasta, achando que a população se deixará convencer por eles.

O Povo do Crato quer saber de Propostas concretas, não de baixaria !
Outro dia estava eu na loja do Amilton Som, quando alguém telefonou para lá, atrás de músicas como "arruma a mala aí" e "pode arrumar as suas malas" para usar em campanha política. Já há também um carro volante circulando nas ruas do Crato de um candidato a prefeito ! ( Isso mesmo, a Prefeito ), que fica debochando do outro candidato, gargalhando do "porque ninguém vai votar no outro lado..."

Acho que política é uma coisa tão séria...
Deveria ser para pensar corretamente e decidir os rumos de um povo, e escolher o candidato que tem melhores propostas, o mais esforçado em prol da cidade, a pessoa mais dinâmica para conseguir recursos na esfera Federal e Estadual, a mais esclarecida, a mais culta, e que possa defender e zelar pelo nosso patrimônio Material e IMATERIAL ( As Artes e a Cultura ) do nosso povo.

Ser prefeito ou mesmo vereador de uma cidade histórica e cultural como o Crato, exige méritos que vão além da formação medíocre de alguns pretendentes aos cargos. E apelar para a baixaria e ofensas pessoais certamente que não levará ninguém a lugar algum...até porque em política, muitas vezes os inimigos de hoje serão os "amigos" de amanhã.

ÉTICA NA POLÍTICA DO CRATO JÁ !

Dihelson Mendonça
.

Prorrogado prazo para retirada de encanação ilegal

Fonte de baterias ( acho que o Jornal quis dizer Batateiras )

Clique para Ampliar

Bica de Água da Fonte da Batateira tem, entre as suas utilizações, propiciar lazer para os moradores locais e turistas. A atividade, entretanto, não é prioridade (Foto: Antônio Vicelmo)

O uso racional das fontes da Área de Proteção Ambiental do Araripe ainda aguarda definição prática

Crato. Prorrogado o prazo para a retirada dos canos da fonte da Batateiras. Cerca de 80 ambientalistas, proprietários de fontes e representantes de órgãos ligados ao meio ambiente se reuniram no Balneário da Nascente, ao lado da antiga hidroelétrica que fornecia energia para o Crato, com a finalidade de discutir o Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta, objetivando a retirada da tubulação que sai da nascente. A medida deveria começar já nesta sexta-feira. De acordo com levantamento feito por ambientalistas, 17 canos saem da boca da fonte. Este tipo de coleta de água pode obstruir as nascentes e facilita o desmatamento, segundo advertem os técnicos.

Os participantes da reunião chegaram à conclusão de que não foram cumpridas as determinações impostas pelo Ministério Público para a desobstrução da fonte. Na oportunidade, foi nomeada uma comissão composta por três engenheiros para elaboração de um projeto de distribuição d’água, sem prejuízos para os usuários.

Dos 17 canos que coletam água na fonte da Batateiras, nove receberam outorgas. Mesmo assim, a retirada é feita irregularmente porque as tubulações são injetadas dentro da fonte. A orientação legal é no sentido de que a água seja distribuída e controlada pela Sociedade Autônoma de Água a Esgotos do Crato (Saaec), a partir de uma caixa-d’água construída para este fim.

As águas das nascentes do Cariri vêm sendo utilizadas por proprietários rurais e clubes serranos, enquanto a população pobre que mora no sopé da Serra do Araripe passa sede. Os ambientalistas defendem a construção de um cerca de arame em volta da fonte e a construção de uma caixa-d’água, numa distância média de 50 metros da nascente, para a distribuição da água com os usuários, por meio de outorgas, instrumento legal que permite a concessão do recurso hídrico de acordo com o projeto apresentado pelo outorgado.

Abastecimento

A idéia é construir uma caixa de distribuição numa altura que permita o abastecimento, por gravidade, de todos os sítios e residências beneficiadas com a água da nascente. O líquido seria liberado de acordo com as outorgas feitas junto ao escritório da Companhia de Gerenciamentos dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A representante da Cogerh, Claudiane Viana, explicou que a prioridade das outorgas é para o consumo humano. Em seguida vem o consumo animal, irrigação e, por último, as atividades de lazer.

“Os clubes serranos que utilizam a água para o lazer não pediram outorgas”, disse a representante da Cogerh, acrescentando que estão ocorrendo outras irregularidades. “Um produtor solicitou água para um projeto de piscicultura, criação de peixes. Nós recebemos denúncias de que este usuário está especulando com a água, isto é, vendendo”.

No entanto, já foram feitas solicitações de outorgas para engarrafamento. Outro agricultor pediu a metade da vazão da fonte, quase 200 metros cúbicos por hora. “Claro que estes pedidos foram negados”, disse Claudiane, explicando que a Cogerh sabe qual é a quantidade de água necessária para determinado tipo de irrigação por hectare, devendo adotar as medidas conforme os critérios técnicos considerados.

A reunião de ontem contou com a participação de representantes da Companhia de Gerenciamentos dos Recursos Hidrópicos (Cogerh), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (Ibama), Comitê da Bacia do Salgado, Floresta Nacional do Araripe (Flona), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Prefeitura Municipal do Crato e Associações Comunitárias dos sítios Coruja e Belmonte, além de proprietários de fontes, os mesmos que concordaram em assinar o Termo de Compromisso.

Código da Água

Preocupado com esta situação, o promotor de Justiça do Crato tomou a iniciativa de cumprir o Código da Água que assegura o uso gratuito de qualquer corrente ou nascente do recurso hídrico para as primeiras necessidades da vida e permite a todos o uso de águas públicas, conformando-se com os regulamentos administrativos.

O Código Impede a derivação das águas públicas para aplicação na agricultura, indústria e higiene, sem a existência de concessão previamente acordada, no caso de utilidade pública, e de autorização nos outros casos; em qualquer hipótese, dá preferência à derivação para abastecimento das populações, especialmente nas áreas de maior demanda.

Enquete
Na sua opinião, como deve ser o processo?

Claudiane Viana
Representante da Cogerh
'A prioridade das outorgas d´água que jorram das fontes da Chapada do Araripe é para o consumo humano.'

Nivaldo Soares
Secretário de Meio Ambiente
'É fundamental um projeto técnico para que ninguém seja prejudicado nesse processo de disciplinamento ambiental.'

José Pedro da Silva
Pequeno produtor rural
'Eu não estou entendendo nada de toda essa discussão, mas espero que o pobre não seja prejudicado.'

ANTÔNIO VICELMO
Repórter


Mais informações:
Escritório responsável pela Área de Proteção do Araripe
Praça Joaquim Fernandes Teles, bairro Pimenta
(88) 3521.5138

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.

Célia Dias - Tempo da Delicadeza

Clique na imagem para ampliar:


Imagem enviada por Tânia Peixoto
.

Tiago Araripe relança seu álbum "Cabelos de Sansão" em CD

Um dos marcos da música recente do Ceará, o compositor Tiago Araripe relança pela Saraiva Discos, o seu grande sucesso "Cabelos de Sansão". Lembrando a todos que esse trabalho já se encontra sendo divulgado na Rádio Chapada do Araripe, e brevemente estaremos realizando um especial sobre o mesmo.


Dia 22/09/2008 - Segunda-Feira
Local: SESC Iracema - Fortaleza.

No Crato, o povo pensa que calçada foi feita para os carros...



Tente ser motorista em uma cidade como o Crato, e você certamente irá encontrar este problema: As pessoas trocam a calçada pelas ruas. Mesmo alunos de muitas escolas, pessoas esclarecidas preferem trocar a segurança das calçadas para caminhar pelas ruas, ao lado dos automóveis, peturbando o trânsito, e correndo o risco de serem atropeladas. Acho que elas pensam que "calçada foi feita pra carro"... e certamente que nesses casos, os motoristas em dado momento já devem ter pensado em subir à calçada para se livrar dos pedestres. Na Segunda-Feira o problema é ainda maior, pois ainda temos que enfrentar o afluxo de pessoas menos esclarecidas no trânsito que vêm da zona rural e de outras cidades em plena feira do Crato. Sem falar dos bêbados, que na Segunda-Feira é uma coisa alarmante...

Creio que precisamos de uma campanha educativa para essas pessoas.
Foto Ilustrativa: albertomarques.blogspot.com ( Carro na Calçada )

Dihelson Mendonça
.

Blog do Crato - Notícias o Tempo Todo... - Todo Dia...


Olá, Amigos e fãs do Blog do Crato.
Bom Dia!

Muitas pessoas me contactam nas ruas e dizem que ao acordar, ligam seus computadores e conectam-se à internet, vêem as últimas novidades aqui do Blog do Crato...depois os jornais, etc, para começar o dia. Logicamente esperam ver sempre as últimas notícias sobre o Crato no seu "café da manhã". Acontece que um Blog não funciona como um jornal, onde as notícias saem de uma só vez. Os fatos vão acontecendo ao longo do dia, e vão sendo postados na sequência em que eles chegam até nossa redação. Então, não se decepcionem se ao acordar, vocês não conseguem vêem muitas notícias de uma só vez. Provavelmente às 08 ou 09 horas da manhã já teremos várias novidades, e ao longo do dia, outras tantas. O certo é que no Blog do Crato, as novidades acontecem o tempo todo, então, se vocês acessarem no fim do dia, provavelmente irão encontrar muitas coisas que não foram vistas pela manhã.

Um grande abraço para todos
Um abraço especial para nossos fãs:
Ronalda ( Naldinha ), Laércio Vasconcelos ( da Farmácia ), Paulo ( da Farmácia Vasconcelos ), Dr. Valdetário, Amilton Silva, Pedro Paulo, Inácio Ferreira Teles, e a todos que acompanham sempre o Blog, mas que eu ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente...

E tenham um Bom Dia!!! ( se puderem, neste calor de setembro )

Dihelson Mendonça
.

A Medicina e seus Mitos - Dr. valdetário Siebra

A mídia vende a idéia de que a Medicina está muito evoluída. Que o
médico dispõe de tecnologia de ponta para tratar qualquer mal. A todo
instante a mídia alimenta a idéia de que você pode levar o tipo de
vida que bem quiser. Brinque, beba, fume, coma de tudo, seja
sedentário, curta todas as paradas, pois temos um grande arsenal
médico garantindo-lhe a vida. Tome este comprimido, de preferência em
dose única, e pronto, todos os seus problemas estão resolvidos. Não é
bem assim. Não existe solução mágica.

É comum as revistas eletrônicas semanais apresentarem os mais
fantásticos e espetaculares casos cirúrgicos. Coisas do tipo, " na
África do Sul uma equipe de cientistas realizou uma cirurgia tripla de
coração, pulmões e fígado com sucesso" ou "uma equipe de cirurgiões da
Alemanha trocou o coração e o fígado de um bebê por órgãos de um
porco"... Normalmente quando estas notícias estão indo ao ar os
pacientes já foram a óbito; mas a mídia nunca vem dizer, na semana
seguinte, que o paciente morreu. Qual é a verdadeira finalidade de se
divulgar este tipo de notícia? Apenas uma, reforçar o mito de que a
Medicina está avançadíssima. Quem banca ou a quem interessa esse
discurso falso de que existe uma super-medicina? São muitos os
setores da economia que saem lucrando com esse discurso e, muito
provavelmente, são estes setores que bancam este tipo de mídia. A
indústria de bebidas, a indústria do tabaco, a indústria de
entretenimento, a indústria farmacêutica, a indústria do diagnóstico,
os planos de saúde e muitos outros setores da economia estão muito
interessados em reforçar este discurso.

Mas se a gente observar bem acaba percebendo que a própria mídia nega
esse aforismo. O que é que também está dizendo a televisão quando
afirma que Ronaldinho não participará de um jogo por estar gripado?
Está confirmando que a Medicina não pode curar uma simples gripe. E é
verdade, as viroses são "tratadas" pelo próprio organismo. Nosso corpo
dispõe de mecanismos de defesa capazes de debelarem a imensa maioria
das doenças, principalmente as causadas por vírus. A Medicina
participa apenas com medidas de suporte, sintomáticos, a cura mesmo
provém de outro plano. Observe, o primeiro remédio produzido em
escala industrial, a Aspirina, tem pouco mais de um século de
existência. Os tão famosos antibióticos surgiram um dia desses, são do
tempo da segunda grande guerra. E quanto tempo faz que o homem habita
a Terra? Se as "drogas" fossem tão fundamentais assim a espécie humana
não teria sobrevivido a tantas guerras, epidemias e desastres
naturais.

Não estou negando os avanços da Medicina que acabaram por dobrar a
expectativa de vida do homem nos últimos 50 anos. Estou apenas
alertando que não estamos a todo instante carecendo deste arsenal todo
para se praticar uma Medicina de qualidade. Não nego a importância de
um tomógrafo; mas nunca concordaria ser necessário solicitar uma
tomografia do crânio para toda e qualquer cefaléia. E isso é o que
acaba ficando no imaginário das pessoas e em conseqüência aumentando
os gastos com a Saúde Pública. A Medicina tem avançado muito e na
maioria das vezes com medidas muito simples. Um exemplo clássico é o
simples fato de lavar as mãos.

Dr. Valdetário.
Crato (CE), 17 de setembro de 2008.