13 setembro 2008

PRAÇA BRASIL - O Ceará em primeiro lugar.


Dois dias especiais viveu a população de Brasília,
nesse feriado da Semana da Pátria.
O Ceará foi o Estado escolhido, para abrir o projeto
“PRAÇA BRASIL”, projeto esse que mensalmente
acompanhará a troca da Bandeira Nacional,
na Praça dos Três Poderes em Brasília.
O clima foi de grande festa e confraternização ,
de toda comunidade cearense radicada na Capital Federal.
O Cariri foi mais do que bem representado, com a
participação especial dos Zabumbeiros Cariris, empolgando
a platéia, e arrastando o público num grande cortejo festivo.
As atrações foram do mais alto nível, tendo a participação
do Reisado de Mestre Pio, Banda Dona Zefinha, Skolástica,
Maracatu Az de Ouro , os cantadores Beija Flor e Vem Vem,
George Durand, Myrlla Muniz, Nilson Lima, Tino Freitas,
Ocelo Mendonça, Marcilio Homem, Zabumbeiros Cariris,
Arraiá do Zé Testinha, Zé do Pife, Expedito Seleiro,
Tânia Peixoto ( na retaguarda), entre outros.
Dois programas implantados pelo Governo do Estado do
Ceará, fizeram sucesso para os visitantes, o Programa
Alfabetização na Idade Certa–PAIC, tão bem apresentado
pela Professora Lucidalva Pereira Bacelar e sua equipe,
e o Programa Ronda do Cidadão apresentado pelos oficiais
Torres, Roselly e De Paula.
A Cultura Brasileira Para Todos, através do PRAÇA BRASIL,
foi um evento de uma grandeza ímpar, e que ganhou um
grande espaço, na programação cultural
da Capital da República.













Nova e Surpreendente teoria sobre o desaparecimento dos Dinossauros!


O missionário RR Soares, em suas inúmeras pregações na TV.

Embora a ciência ao longo do século XX tenha formulado várias teorias sobre o desaparecimento dos dinossauros da terra, ainda não se chegou a um veredito definitivo. A teoria mais aceita na comunidade científica é de que o extermínio dos grandes répteis teria se dado com a possível colisão de um asteróide com o nosso planeta, o que teria causado um cataclisma sem precedentes.


Diferentemente do que acredita a ciência, em uma nova e controversa teoria ( ou pelo menos o que se pode chamar de uma nova luz sobre o assunto ), foi lançada uma nova idéia sobre o assunto pelo pastor RR Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, em um dos seus inúmeros programas de TV. O Pastor, que comanda uma legião imensa de fiéis, ainda é cunhado de outro pastor bem mais conhecido: Edir Macedo, o chefe da Igreja Universal. RR Soares também ficou famoso por ser talvez a pessoa com maior permanência na televisão Brasileira.

Segundo RR Soares, em seu programa de TV, a ciência está errada quanto à questão do desaparecimento dos dinossauros. Ele diz em tom de deboche:

"...eles ficam aí dizendo que os dinossauros foram extintos por um cometa ou um asteróide que teria caído na terra... tsc tsc..."

"eu estive pensando sobre o assunto e finalmente descobri o porque do desaparecimento dos dinossauros e cheguei à conclusão de que não foi nada de asteróide, nada de cometa algum. A verdade é que os Dinossauros foram extintos porque não couberam na Arca de Noé!"



Nota:

Depois que eu ouvi essa explicação do eminente RR Soares, eu fiquei aqui a imaginar a cena de Noé tentanto dar um jeito de por um casal de Brontossauros dentro da Arca. Na verdade, bastaria um deles para afundar o enorme barco. Sem falar no trabalho colossal que seria ter de capturar um casal de Tiranossauros Rex para levar em cativeiro. Imagine também o trabalho da equipe de limpeza necessário para recolher todo dia os dejetos deixados em suas celas pelos grandes dinossauros.

Porém nessa nova e "incrível" idéia de Soares, o que mais me chamou a atenção foi ele não ter explicado como teria sido a extinção dos dinossauros marinhos e dos voadores. Os marinhos, com a subida das águas do dilúvio não seriam extintos, mas os voadores, dada a extensão das águas devem ter se cansado de voar, voar ...voar, até que caíram no mar...

Perguntando a um amigo meu, muito gaiato por sinal, sobre o que ele achava que teria acontecido aos dinossauros marinhos, chegamos à conclusão que os marinhos e os voadores provavelmente teriam se suicidado, em solidariedade aos dinossauros terrestres, já que estes devem ter ficados muito tristes pelo fato de haverem sido deixados de fora da Arca de Noé...

...

Mas na verdade, com toda essa "estorinha" no mínimo engraçada, mas dita em tom de seriedade por RR Soares, é que o missionário não sabe que a distância temporal em que os dinossauros viveram sobre a superfície da terra e a chegada do primeiro ser humano dista de alguns milhões de anos, de modo que mesmo se for um dia comprovado o evento da Arca de Noé e o dilúvio, não haveria ainda a mínima possibilidade destes haverem se encontrado face a face. Mas ... dito da forma que foi dita, provavelmente muita gente que ali estava deve ter acreditado na estória do missionário... OU NÃO...

Dihelson Mendonça

.

Acontecimento, CAIXA ECONÔMICA DE CRATO, comemora 30 anos...

Sessão inicial com a execução dos Hinos: Nacional e do Crato, pela Banda de Música sob a regência do Maestro Bonifácio.

Com o auditório do Cine-Teatro repleto de convidados, a Caixa contou a sua história!

O Superintendente Odilon ressaltou o papel da CAIXA para a comunidade cratense em todos os aspectos!

Muitos foram os homenageados! Simbolizamos a imagem de amor à CAIXA na pessoa de Roberto Jamacaru, aqui representando clientes e funcionários que vestem a camisa e a marca X.
Madre Feitosa e o mais novo Poupançudo, simbolizaram gerações...
Coquetel servido aos clientes e funcionários.

Fotos: Pachelly J.

O Anonimato é a Primeira Arma dos Covardes !

Nota:

Aqui no Blog do Crato, com o objetivo de facilitar a postagem das pessoas que ainda não possuem contas no Google, necessárias para que as postagens fiquem automaticamente identificadas, estamos tendo uma onda de postagens totalmente e irresponsavelmente anônimas. Indivíduos que não tem coragem de mostrar a própria cara, atacam pessoas idôneas, suscitam problemas de toda espécie, desvirtuando o real propósito do Blog, da abertura, da liberdade que lhes foi concedida para que a postagem pudesse ser fácil, desde que assinada embaixo, ao final.

Um leitor ( possivelmente o anônimo que gerou a polêmica num tópico do Dr. José Flávio ), se irritou quando eu disse numa postagem, que todo anônimo é essencialmente, um "MERDA". Eu afirmo e repito, que todo anônimo é antes de tudo um "Merda", um "frouxo" mesmo, no sentido pejorativo da palavra, e explico o fato, porque não têm a devida coragem de se identificarem e virem a público assumir seus atos. Todas as pessoas de bem, possuem nome, sobrenome e endereço. Não convém que alguns teimem em querer atirar pedras no telhado dos outros e se esconder no anonimato.

Já não é a primeira vez que me proponho a acabar com a postagem anônima, e vou bem mais longe, qualquer postagem inclusive defendendo o anonimato poderá também nem ser aprovada. Para quem não sabe, cada comentário antes de aparecer por aqui, passa pelas mãos dos moderadores, e certamente que teremos mais cuidados para que nem os comentários elogiosos anônimos cheguem a passar. Ao chamar o comentarista anônimo de um "merda" estou até sendo generoso para com os anônimos, e me colocando em plena defêsa dos que assumem aquilo que escrevem, pois todo anônimo é essencialmente um covarde, que não tem coragem de mostrar a própria face, e merece TODO O NOSSO MAIS PROFUNDO DESPRÊZO ! Reitero meu propósito de tornar este um ambiente de respeito aos nossos leitores corretos, que agem de boa fé, e todo anônimo desrespeita os leitores honestos do Blog, quando não assumem o que escrevem. o fazemos a mínima questão de leitores anônimos, nem de comentaristas anônimos, pois o anonimato é essencialmente desprezível.

Em corroboração a este posicionamento contra o anonimato, fato que invariavelmente vem se repetindo aqui no Blog do Crato, reproduzo aqui um texto da minha autoria publicado meses atrás, sobre este mesmo assunto:

O Anonimato é a Primeira Arma dos Covardes !


O Anonimato é a primeira arma dos Covardes!

Aqueles que defendem o anonimato, defendem os covardes, e são cúmplices da covardia dos que anônimos, praticam atacar tudo e a todos e se esconder impunemente nas sombras.

Pois quem é verdadeiro, não precisa ser anônimo. Quem tem coragem de olhar olho no olho e tem luz própria não precisa do anonimato. Somente as larvas pusilânimes mais primitivas e fracas podem valer-se do anonimato para atacar os outros, porque não tem caráter e coragem para assumir aquilo que são.

O valor de um homem está no seu caráter. Toda pessoa que se esconde no anonimato É ANTES DE TUDO, UM MAU CARÁTER ! Ninguém que possui bom caráter precisa se esconder de nada nem defende o anonimato! Morre-se até para defender um ideal! Um anônimo prova que não é digno nem de morrer. É abaixo do que se pode considerar um homem.

A tática de atacar nas sombras é uma tática que foi adotada por arruaceiros em décadas anteriores para jogar pedras e paus quebrando vitrines das pessoas e depredando o patrimônio público em nome de falsos ideais, de pessoas cujo único compromisso na verdade, era e é com seu próprio EGO e o cult à própria personalidade, com falácias, seduzindo o povo para uma luta, mas na hora de lutar, se escondendo atrás, nas últimas fileiras, por medo das balas.

É esse tipo de gente que por ter a personalidade de um covarde, faz alianças nas sombras, para conseguir galgar aquilo que pretende. São bôbos-da-corte, disfarçando-se de filósofos, para conduzir multidões inteiras ao precipício sob pretexto de progresso. São enfim, gente que definitivamente, não merecem a nossa confiança, traiçoeiras, víboras que podem nos atacar à primeira oportunidade disponível. Todo aquele que se utiliza do anonimato para atacar alguém é necessariamente um frouxo, um covarde, assim como é cúmplice da covardia, e do Mau-Caratismo aqueles que a defendem. Eu diria em resumo a tudo isso: "um merda"...

Falamos, e mostramos a cara!
Não somos anônimos.
Não precisamos nos esconder nas sombras.
Alguns é que precisam, pois tem suas ações questionáveis. Sua irresponsabilidade.

Falamos, e ASSINAMOS EMBAIXO.
Não devemos, não tememos,
acima de tudo, não somos anônimos!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

.

Hoje no DN - Fotografia popular tem encontro

CARIRI

Clique para Ampliar

Na segunda edição, o evento reúne fotógrafos renomados e tem programação até amanhã (Foto: Elizângela Santos)

Juazeiro do Norte. A arte da fotografia nas ruas e centros de exposição do Cariri. No momento em que acontece uma das maiores romarias do ano no município, a de Nossa Senhora das Dores, acontece o II Encontro de Fotografia Popular, aberto na noite de anteontem, no Centro Cultural do BNB – Cariri, em Juazeiro, com a presença de fotógrafos renomados do Estado do Ceará e os fotopintores ou retratistas, poucos restantes nesse tipo de arte fotográfica na região.

Das ruas, ao espaço da Lira Nordestina e residências como a da fotopintora clássica Telma Saraiva, no município do Crato, onde acontece uma das exposições, pela primeira vez na região. São auto-retratos sob a imagem de um dos ícones do cinema, Marylin Monroe.

Sobrevivência

A exposição já percorreu o Dragão do Mar, em Fortaleza, a Pinacoteca, em São Paulo e também esteve na Espanha. Agora no Cariri, no momento em que se tenta buscar a sobrevivência nesse tipo de arte.

O idealizador do encontro e um dos curadores, o alemão Titus Riedl, afirma que do primeiro encontro, ocorrido em Fortaleza, no ano de 2005, já se tem alguns resultados importantes na área. A idéia do encontro foi fazer um resgate de técnicas como a praticada pelo antigo lambe-lambe, tão presente nas praças das cidades do Interior da região Nordeste.

Ele afirma que o Cariri ainda é um centro de resistência desse tipo de trabalho, praticamente desaparecido em todo o Brasil. Em Pernambuco ainda podem ser encontrados alguns desses profissionais.

No primeiro dia do evento foi realizada uma mesa-redonda com a presença de representantes da fotografia popular. Na ocasião, aconteceu uma retrospetiva do primeiro encontro. Estiveram participando também o mestre Júlio Santos, retratista de Fortaleza, mestre Assis Lima, de Juazeiro do Norte, a pesquisadora Valéria Laena e o fotógrafo Tiago Santana, recentemente premiado como fotógrafo documental.

No espaço da Lira Nordestina foram montadas por todas as salas 15 exposições de fotógrafos, coleções de fotopintura e trabalhos de retratistas de toda a região, além de um espaço destinado ao desenvolvimento de oficinas de fotopintura. O evento será encerrado neste domingo, com grupos de trabalho, na Lira Nordestina, apresentação de resultados e confraternização dos presentes.

Mais informações:
Editora de Cordéis Lira Nordestina
Avenida Castelo Branco, s/n (em frente à Praça do Mateu
Bairro Pirajá, Juazeiro do Norte
(88) 9201.1143

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

O Caso ZOONOSES - Centro promete suspender sacrifício


Nota do Blog do Crato:

Na edição de hoje do Diário do Nordeste, nova matéria sobre a horrível situação no Centro de Zoonoses do Crato, em que estão usando uma câmara de Gás para sacrificar os pobres animais.

CÂMARA DE GÁS

Centro promete suspender sacrifício

Clique para Ampliar

Cachorro apreendido pelo Centro de Controle de Zoonose do Crato (CCZ) (Foto: Antônio Vicelmo)

Crato. A direção do Centro de Zoonoses do Crato prometeu ontem suspender o sacrifício de cães doentes apreendidos nas ruas. O extermínio de animais pelo método da câmara de gás carbônico (CO2) deixará de ocorrer a partir da próxima semana, enquanto a instituição espera orientação oficial do Conselho Regional de Medicina Veterinária sobre a legalidade do procedimento adotado.

A reportagem publicada ontem pelo Diário do Nordeste, sobre o método de sacríficio utilizado pelo Centro de Zoonoses do Crato chocou a opinião publica, tendo repercussão nacional. O gás letal é produzido por um motor Volkswagen, que injeta CO2 num cubículo hermeticamente fechado onde os animais são sacrificados.

Dezenas de e-mails chegaram à redação do jornal com comentários sobre o fato. O leitor Francisco Antônio Sales Sabóia, do Rio de Janeiro, disse que o método usado para o sacrifício dos cães é simplesmente estarrecedor. “Não encontro adjetivo para qualificar tamanha atrocidade”, lamenta.

Para Roberto Carvalho, residente em Fortaleza, este tratamento dado aos cães é revoltante. “O que está ocorrendo é um ato de crueldade. Eles não merecem este tipo de tratamento”, afirmou. “É revoltante, me sinto com as mãos atadas por não poder ir lá e pegar todos esses cães. Não somente esses do Crato, mas de todos os lugares onde existem pessoas com a capacidade de maltratar um animal, por muitas vezes indefeso”, desafabou.

“Se nos Centros de Zoonoses ainda são utilizados métodos ultrapassados para o sacrifício de cães, imagine nas pequenas cidades do Interior, onde os cachorros abandonados são mortos geralmente com veneno que, além de exterminar os cães, mata também os urubus”. A observação é feita pelo aposentado Roberto Piancó, que pede, às autoridades, a montagem de uma estrutura que permita um tratamento mais digno para os animais.

Apesar de ser um método cruel que, para o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), já foi abolido, continua sendo utilizado, em razão da falta de divulgação da resolução 714 do CFMV, que proíbe o uso de CO2. O médico veterinário Eldon Menezes, diretor técnico do Centro de Zoonoses do Crato afirma que está fundamentado na mesma resolução. Segundo ele, o problema é que as resoluções apresentam redações diferentes. Enquanto a apresentada no site do Conselho proíbe o uso do CO2, a mesma resolução em poder do Centro de Zoonoses do Crato recomenda o uso do gás carbônico. Menezes garante, no entanto, que, antes de colocar os cães na câmara, é aplicado um anestésico.

Mais informações:
Centro de Controle de Zoonoses do Município do Crato
Avenida Thomaz Osterne, s/n
(85) 3521.2698
Região do Cariri

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.