Crato. Uma refeição balanceada por nutricionistas pelo preço de um saco de pipoca ou um refrigerante. Esta é a proposta do Restaurante Popular que começou a funcionar no Crato. Uma refeição com feijão, arroz, macarrão, carne, verdura, duas saladas, um suco e uma sobremesa custa apenas R$ 1. O custo final, de R$ 2,84, é subsidiado pela prefeitura municipal, que fez a doação do terreno para construção da obra. O restaurante do Crato, localizado no largo da antiga estação ferroviária, atual Centro Cultural do Araripe, faz parte do Programa Fome Zero, vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O restaurante será inaugurado oficialmente depois das eleições. O empreendimento tem o nome da socióloga cratense Violeta Arraes Gervaiseau, ex-secretária de Cultura do Estado e ex-reitora da Universidade Regional do Cariri.
O nutricionista Edson Santana de Souza diz que o restaurante popular é uma iniciativa que visa atender às necessidades nutricionais de sua clientela, adotando cardápios diversificados que obedeçam aos costumes e hábitos alimentares da população. No primeiro dia de funcionamento, foi oferecido um cardápio com alguns itens regionais, como baião-de-dois.
Monitoramento
A gestora do restaurante do Crato é a nutricionista Oliveira Galvão que, além de acompanhar o funcionamento, atendimento e qualidade da comida, fará um relatório mensal para o MDS com uma avaliação da qualidade dos serviços prestados. “Já conheço alguns dos restaurantes populares que tem pelo Brasil, mas nunca vi um tão bonito e tão moderno como esse do Crato”, ressalta a nutricionista Dennyura Oliveira Galvão. O Restaurante Popular tem 120 lugares, distribuídos em 15 mesas com pedra de granito. “É preciso muito cuidado para não deixar as pessoas em pé no salão. Já nos programamos para isso”, diz. Ela informa também que terão funcionários controlando as pessoas para ninguém ficar em pé esperando mesa e com a bandeja na mão.
Qualidade
“Um dos objetivos do Restaurante é oferecer comida de boa qualidade por um preço muito baixo”, reforçou a nutricionista, acrescentando que serão servidas mil refeições por dia. Para ela, aos poucos, as pessoas vão conhecer melhor o serviço, aumentando a procura. O programa, que é vinculado ao Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, é destinado a pessoas de baixa renda residentes do município.
Restaurante Popular
Prefeitura do Crato
Largo Júlio Saraiva - Centro
(88) 3521.7069
Nutricionista (88) 9271.6187
Reportagem: Antonio Vicelmo
.