07 setembro 2008

POLÍTICA NÃO É CRENÇA

Uma sociedade revolucionária e uma outra conservadora. Ambas intervêm na reprodução humana então existente. Ambas com impacto demográfico. Uma, a revolucionária, de natureza explícita, objetivava reduzir a fertilidade e com isso o crescimento populacional. A outra, andou mais por uma plataforma de ordem moral, num ambiente em que o rumo, também, era a redução da reprodução humana.

Na sociedade revolucionária, a China dos anos 60 e 70, através do planejamento nacional e com uma ação direta sobre as famílias foi limitado o número filhos que cada família poderia ter. Os métodos de redução incluíam as pílulas anticoncepcionais então já produzidas em escala, educação sexual, o uso de contraceptivos mecânicos e, claro, o aborto numa escala sem precedente anterior.

Na sociedade conservadora, a dos EUA, havia dois movimentos em choque, mas o ambiente, então, do ponto de vista da cultura da fertilidade já era outro. Os EUA já eram uma sociedade urbana, a dinâmica demográfica totalmente distinta da sociedade rural. As famílias nucleares, não se precisava, nem no campo, de muita mão-de-obra para produzir. Então os métodos anticoncepcionais já eram de escala ampla. Inclusive o aborto.

Quando a China marcha para as cidades numa economia capitalista de controle estatal e nacional, alguns efeitos inesperados surgiram. Um deles na confluência da nova tecnologia da assistência reprodutiva com a tradição cultural. Como o aborto para reduzir a natalidade era parte do seu programa de controle, juntou-se a tradição cultural em que os filhos masculinos eram mais desejados que os femininos com a ultra-sonografia que revela precocemente o sexo do feto e ocorreu um aborto seletivo. Resultado, em certas províncias e regiões existem mais homens que mulheres. Nesta diferença a raiz de conflitos iguais aqueles da história ocidental do Rapto das Sabinas.

Os conservadores que impuseram uma certe hegemonia nos EUA desde os anos 80 e especialmente nos anos do Bush Jr. tentaram abafar a sexualidade do jovem americano com uma espécie de retorno ao puritanismo sexual. Acontece que o casamento, a matriz conservadora da reprodução, especialmente em relação aos jovens era consoante com a sociedade rural. O casamento era quase um valor de terra, a família também o era e a reprodução apenas dentro do matrimônio tinha conexão com isso tudo. A reprodução ocorria nos primeiros anos do jovem adulto. Não agora, nas sociedades urbanas. As famílias desejam menos filhos, a reprodução pode ocorrer com mais idade.

Ao lado da reprodução, a sexualidade humana ultrapassou qualquer referência animal. A humanidade faz sexo muito além da reprodução. O ato sexual é um ato de identidade, de socialização, de prazer, até de conflito, inclusive para reproduzir. A prática sexual, com os modernos meios de anticoncepção, se tornou democrática e ampla e aí surgiram outras questões, especialmente quanto a higiene e saúde pública. Neste contexto é que passou a fazer parte da formação dos adolescentes os conhecimentos e informações sobre a prática sexual e os modos de prevenir problemas de saúde e de reprodução.

Os conservadores dos EUA puseram de ponta cabeça o que menos desejavam. O efeito inesperado de suas políticas de incentivo á abstinência sexual se tornou um cavalo de Tróia. Segundo o último censo americano, uma de cada três adolescentes americanas têm filhos antes dos 20 anos. Mais ainda, estudos comparativos entre os estados que adotaram o programa de incentivo à abstinência sexual com aqueles que não o fizeram, mostram efeito contrário. O programa ao aumentar a desinformação do jovem aparentemente os expôs a maior gravidez e maior risco de doenças sexualmente transmissíveis.

Agora compreendemos o motivo de tanto alarde para a gravidez de Bristol, a adolescente grávida de 17 anos da conservadora governadora do Alasca candidata a vice na chapa McCain. A governadora Sarah Palin, evangélica fervorosa, antifeminista, contra o aborto e o casamento gay, cortou verbas de programas assistenciais para adolescentes grávidas e as transferiu para o programa de abstinência sexual. Como todos no mundo repetem: não funcionou nem para sua filha.

Os RastreadoreS de ImpurezaS Orgulhosamente Convidam:

CONVITE – DEBATE – ELEIÇÕES

Vote? Não vote? Vote Nulo?

Comemorando o quase 1 ano de Blog dos RastreadoreS

Dia: 09/setembro/08 - Horas: 09:30h e 19:00h

Debatedores:
Rosa Fonseca (Crítica Radical)
Maria Luíza Fontenele (Crítica Radical)
Prof. Josênio Parente (UECE)
Prof. Lucili Grangeiro Cortez (UECE)

Mediador:
Arminda Serpa

Lugar: Debate no Auditório do Centro de Humanidades – UECE
CH Av. Luciano Carneiro, 345 – Fortaleza

Informações:
criticaradical@criticaradical.org / rastreadoresdeimpurezas@yahoo.com.br /
Contato: 3081.2960/3081.2956

http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/

Futebol - Atualização - Por: Amilton Silva



A 24ª rodada do Brasileirão Série A, foi iniciada na quarta-feira, dia 03/09/2008, com os seguintes jogos:

Goiás 4 X 0 Atlético PR
Atlético MG 1 X 1 São Paulo
Figueirense 2 X 3 Flamengo
Santos 2 X 0 Vítória

Prosseguiu na quinta- feira dia 04/09/2008 com mais dois jogos:

Palmeiras 0 X 3 Sport
Vasco 1 X 3 Cruzeiro

foi finalizada neste sabado dia 06 com quatro jogos:

Fluminense 0 X 0 Grêmio
Coritiba 0 X 1 Botafogo
Náutico 2 Z 0 Ypatinga
Internacional 1 X 0 Portuguesa

Por: Amilton Silva, editor de esportes do Blog do Crato.

Empresas Parceiras do Blog do Crato que tornam Sonhos em Realidade

Foto acima: "Boris", músico e comerciante da cidade.


Parceria. Esse é um termo sempre em moda, e muito importante. Principalmente quando se pretende montar um Portal para uma cidade, voltado para a divulgação das notícias, a cultura, a história e os valores de um povo. O Blog do Crato tem feito investimentos elevados em equipamentos para podermos manter toda essa estrutura funcionando e com ampliações que se farão notar em breve, como o nosso canal de TV, a TV Chapada do Araripe ( TVCrato ), o primeiro canal de webTV da região. Já estão sendo produzidos vários documentários para alimentar esse canal de TV, com programas semanais, videoclips, etc. Algumas reportagens já tem ido ao ar, e podem ser vistas na página da TVCrato, mas seguramente, o melhor ainda está por vir, quando inaugurarmos o nosso estúdio B, um estúdio completamente dedicado à produção audiovisual, com todo o aparato necessário: Câmeras, Tripés, Cenários, Iluminação... equipamentos que custam caro ao cidadão comum, e que só nos é possível adquirir mediante o auxílio de patrocinadores. [ Ao lado - Foto de Araújo da AraújoSAT ].


Com a TVCrato, esperamos produzir inúmeros documentários e a construção de um acervo audiovisual para o Museu da Imagem e do Som, e a preservação da memória da nossa era. Inúmeras personalidades de todas as áreas: Artísticas, Políticas, Históricas serão convidadas a ser entrevistadas, e sua vida e obra registradas em DVDcom a máxima qualidade. É um projeto ambicioso ? Definitivamente, É.
Mas alguém tem que fazer. Já era pra ter sido feito.



Acima: Amilton da loja "Amilton Som", proprietário da maior loja de CDs e DVDs do Cariri.

Alguém precisa registrar em vídeo o trabalho das pessoas da nossa geração. Com o ambiente apropriado do estúdio, e iluminação controlada, será possível realizarmos também shows e programas de auditório e portanto, valorizar o trabalho dos nossos artistas.

E para que isto tudo funcione na prática, é preciso investimentos, parcerias. Estamos começando uma grande campanha para conseguir parcerias para custeio das grandes despesas do investimento, ou pelo menos para a manutenção e ampliação do que temos realizado.

Cada parceiro do Blog do Crato, terá direito à sua própria Home-Page, seu endereço www, por um preço praticamente simbólico, pois toda a estrutura na web já está interligada. Possuímos servidores ligados 24Hs que garantem a manutenção do nosso sistema e através de uma parceria com ARAÚJOSAT, estamos ampliando a conexão, além do tradicional acesso de 1 megabit atual.

Portanto, quero convidar mais empresas e pessoas que se interessarem por nosso projeto de patrocínio, para que nos procurem, e que possamos explicar em detalhes os benefícios de ser um patrocinador, um parceiro do Blog do Crato.

Acima: Dr. José Flávio Vieira, médico e escritor, e um grande apoiador do Blog do Crato, atendendo no seu consultório.


Acima: "Seu Chico" da Ábaco informática, uma das empresas que mais cresce na cidade, com bons serviços e ampliando sempre o seu ramo de atuação no setor de gráfica.


Gostaria de agradecer aos meus parceiros, ainda poucos, mas valiosos.
Ao francinée Ulisses ( Boris ), Dr. José Flávio Vieira, Araújo Sat, e Ábaco Informática, que sem eles, seria muito mais difícil manter o Blog do Crato no ar durante todos esses anos.

Por: Dihelson Mendonça
.

José Bizerra de Britto - Nossa Homenagem !

.


Professor Zuza Bizerra foi uma das maiores glorias de nossa terra, um extremado defensor da educação, conselheiro de alma pura e emanada da divindade, cidadão prestimoso cuja campa regamos com as lagrimas da gratidão e da saudade.
Deste sem igual, deste coração magnânimo, destas mãos benfazejas que derramaram o bem, desta cabeça onde germinaram os mais elevados pensamentos em prol da humanidade, deste todo que formava um grande homem, o amigo verdadeiro, temos apenas sua memória, a grata memória, que jamais morrerá, para aqueles que tiveram a ventura de conhecê-lo. Memória que honrosa passará para a posteridade, quando a historia lhe fizer a devida justiça.

Temo não proferir o seu nome, seu venerando nome, com todo o respeito que é devido. Este vulto prestimoso que honrou nossa terra como jamais teve outro. Foi um estudioso de nossa família, nosso leme, nosso ponto de partida, nenhum varzealegrense, fosse Meneses, Brito, Morais, Rego, Bezerra, Costa, Sátiro, Primo, Mendes, Correia, Bitu, Silva etc, tomava qualquer decisão sem antes ouvi-lo. Muitos foram os vencedores que seguiram os caminhos indicados por tio Zuza.

Nossa gratidão e reconhecimento.
Antonio Alves de Morais
.

TRE MANTÉM IMPUGNATURA DA CANDIDATURA DE WALTER PEIXOTO NO CRATO

O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) manteve por seis votos a zero a impugnação da candidatura de Walter Peixoto (PMDB) à prefeitura do Crato. A decisão do TRE surpreendeu os aliados de Walter Peixoto que estavam convencidos de reverter no Tribunal a impugnação imposta pela Justiça no Crato. Agora, Walter Peixoto está dividido em insistir na candidatura e enfrentar o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) ou renunciar permitindo ao PMDB lançar uma nova candidatura.

Walter Peixoto convocou o deputado estadual Sineval Roque (PSB) que estava no Rio de Janeiro a regressar com urgência ao Crato. Roque chegou na madrugada e já na tarde desse sábado se reuniu com Walter Peixoto para analisar o melhor caminho a ser adotado. Se Walter Peixoto recorrer da condenação no TRE poderá continuar em campanha.

Fonte: Ceará Agora.


Nota do Blog do Crato:

"Parece que muita água vai passar por baixo da ponte do Rio Grangeiro antes dessas eleições do Crato chegarem ao fim, e muitos fatos surpreendentes ainda poderão acontecer. Quem viver, verá..."

Desfiles de 7 de Setembro - Roteiro Crato

Intensificados os ensaios para o desfile de 7 de Setembro, no próximo domingo. De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Educação do município, mais de 10 mil alunos de 16 escolas públicas e privadas do Crato participarão da parada em comemoração à Independência do Brasil. A concentração dos alunos e professores começará às 7h na Praça da Sé. O palanque oficial é armado na Praça Siqueira Campos. O desfile percorrerá as ruas Senador Pompeu, Monsenhor Esmeraldo, Dr. João Pessoa, Praça Siqueira Campos e, ainda, Miguel Limaverde.

Fonte: Diário do Nordeste

CRATO - Restaurante Popular com refeições de 1 Real é uma Realidade !


Restaurante Popular do Crato é uma Realidade !

Inaugurado na última Sexta-Feira em Crato, o Restaurante Popular vem para corresponder a uma grande expectativa e dúvidas geradas em torno da sua realização desde que se falou da idéia. Finalmente concretizada, esperamos que a população Cratense possa e saiba desfrutar desse grande empreendimento e benefício para nossa cidade. O restaurante popular está muito bem organizado. Atendimento impecável, como mostramos nessas fotos gentilmente enviadas por Dr. Heládio que estêve no local e inclusive provou da comida e aprovou...!!
O Restaurante Popular de Juazeiro do Norte também foi inaugurado há poucos dias. Parabéns aos idalizadores e realizadores de tão feliz idéia para nossa população.







Fotos: D. Heládio.
Matéria: Dihelson Mendonça
.

Restauração ganha novo espaço de artes no Cariri

Clique para Ampliar

Restauradora egípcia Gabriela Federico, realizou a recuperação da imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade do Crato. Ela chegou ao Cariri por meio de um convite do Iphan (Foto: ANTÔNIO VICELMO)

O local vai funcionar como ateliê para exposição e espaço cultural para os artistas da Região do Cariri

Crato. Foi inaugurada, no Crato, a Casa de Artes “Olhar” que funciona na Praça da Sé. A iniciativa é da restauradora egípcia, descendente de italianos, Maria Gabriela Federico, mais conhecida por “Gabi”, e por um grupo de artistas da localidade. A Casa funciona como ateliê, exposição e espaço cultural para a apresentação de artistas regionais. As salas foram decoradas com quadros de artistas da Região do Cariri. No quintal da casa, foi construído um palco para apresentações artísticas. Ali funciona, também, um forno para queima de cerâmicas na fabricação de objetos de barro. No mesmo espaço, funciona um bar de apoio aos eventos culturais. Em breve, será implantado um restaurante.

No entanto, o projeto é muito mais amplo. De acordo com Gabi, será instalado um núcleo de turismo com o objetivo de treinar profissionais dessa área. Será a primeira casa do gênero da região. A restauradora está trazendo a proposta de um serviço refinado, exclusivo, focado na restauração e comércio de produtos com valores agregados, sejam financeiros ou sentimentais.

“Geralmente, este trabalho é feito aleatoriamente, sem o conhecimento científico”, destaca o historiador Armando Lopes Rafael, lembrando que Gabi veio para o Cariri, em 2006, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para restaurar a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade do Crato.

Em seguida, restaurou a imagem de São José, padroeiro de Missão Velha. Em Mauriti, também na região do Cariri, a restauradora trabalhou detalhadamente na escultura de Nossa Senhora da Conceição, que fica no altar principal da Igreja Matriz. Um trabalho de restauração que a impressionou, segundo Armando, foi a imagem de Jesus Cristo crucificado na Catedral da Sé, no Crato. Havia quatro pinturas que escondiam uma obra de aproximadamente 200 anos.

Uma peça valiosa cujos traços lembram o trabalho de Aleijadinho — escultor, entalhador e desenhista mineiro Antônio Francisco Lisboa, considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais e das artes plásticas no Brasil. Enquanto retocava imagens, quadros e outros objetos antigos, a egípcia se apaixonava pelo Cariri que, segundo afirma, é uma terra diferente. “Aqui a gente consegue conviver com a modernidade e o medieval. Os grupos folclóricos, os hábitos e costumes do povo nos remetem à antigüidade” diz a restauradora Gabi.

Outro ponto que chamou a atenção da restauradora foi a arte caririense, a criatividade e o talento dos artistas regionais. Gabi ressalta também que o caririense é reservado, isto é, retraído, discreto, prudente e cauteloso no relacionamento com as outras pessoas.

Universo próprio

Maria Gabriela Federico nasceu no Cairo, capital do Egito, mas morou durante muito tempo em Roma, a “cidade eterna”. Depois, Gabi deixou o velho mundo, com mestrado em Restauração de Objetos Antigos, para esculpir o seu próprio universo no Brasil. Terminou escolhendo o Cariri, mais precisamente o Crato, para montar a sua oficina de sonho, criatividade e reconstituição do passado para viver o presente. Atualmente, mora na Praça da Sé, onde um dia o frei Carlos Maria de Ferrara, conterrâneo de seus pais, fundou a cidade do Crato, em 1745, construindo a primeira capela que tem como padroeira Nossa Senhora da Penha, restaurada por Gabi.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter


HISTÓRIA

1745 é o ano em que Frei Carlos Maria de Ferrara fundou a cidade do Crato, onde construiu a primeira capela que tem como padroeira Nossa Senhora da Penha, restaurada por Gabi

Mais informações:
Casa de Artes Olhar
Praça da Sé, 91
Crato - Ceará
Restauradora Gabriela Federico
(88) 3521.1590

Reportagem:
Antonio Vicelmo para o Diário do Nordeste
.

Asfaltamento agora no Bairro São Miguel

Prossegue a segunda etapa do Asfaltamento das ruas do Crato.

O município do Crato dá continuidade aos trabalhos de asfaltamento em vários bairros da cidade. São cerca de 60 ruas asfaltadas, conforme a coordenação do programa de asfaltamento. O bairro São Miguel continua sendo beneficiado com os serviços. Começando exatamente no dia 07, a rua 7 de Setembro passará por melhorias. O projeto contempla 110 ruas do Crato. Um novo aspecto urbanístico tem sido dado ao município, com a renovação asfáltica em algumas ruas e novo asfaltamento em outras, interligando vias de grande fluxo de veículos ao centro da cidade.

Fonte: Tarso Araújo.