04 setembro 2008

No limite nos encontraremos

Nem precisa dizer que já não é o mesmo, pois é redundância. Quem diz alguma coisa só pode dizê-la na seta do tempo. O Crato, Juazeiro e Barbalha já não são as mesmas. Mas a rigor nunca foram as mesmas para ninguém. Quando criança é um todo incontrolável, convivendo junto a mais velhos com lembranças de um prédio que não mais existe e com os muito velhos é queixume puro, nada é mais igual. Então façamos assim: ninguém procura o mesmo. Isso significa que, também, não pode procurar aquilo que continuamente se transforma. E em sendo assim, como fica o Crato, Juazeiro e Barbalha?

Aí é outra coisa. Estamos falando do ponto geográfico e desde que o homem é homem a terra nem se expandiu ou se atrofiou. As distâncias sempre foram as mesmas, todas as três cidades estão nos mesmo graus de longitude e latitude. É neste cruzamento das coordenadas que todos nós nos encontramos. Ontem mesmo o Dihelson passou um tanto apressado com a expressão de quem foi resgatar algum título. Até pensei em cumprimentá-lo, mas a concentração era tamanha que literalmente seria atrapalhá-lo nas lidas. E o Armando Rafael? De óculos escuro. Compreendo é o sol, como poderia enxergar a sombra em que me encontrava?

Muito bem, o Crato está aqui, Juazeiro bem ali e Barbalha na légua de beiço. Mas não pense em ser dono destas volúveis criaturas do mundo. Elas hoje já são muito de ontem e se encontram de olhos para o amanhecer. Com tais amores é preciso saber muito bem o que é o amor. Amar é aceitar as transformações do ser amado. Como é sábio entender, o amor não envelhece, ele nunca se acaba, a gente é que se finda, mas ele não. Se hoje elas quiserem a nudez de suas ruas largas, se desejarem um shortinho, uma tanga ou mesmo uma folha de pitanga, quem há de não olhar e se alegrar de ter um amor deste.

E nós temos muitas alegrias. Não é?

DENÚNCIA - Animais estariam sendo maltratados no Zoonoses do Crato - Carta do Leitor !

Stela nos escreve:

S.O.S ANIMAIS!

VISITEI ESSE BLOG, NO INTUITO DE CHAMAR A ATENÇÃO DE VOCÊS PARA A PROTEÇÃO DOS ANIMAIS! É TRISTE SABER QUE NO ZOONOSES DESSA CIDADE TEM UM BANDIDO MALTRATANDO ANIMAIS, JOGANDO FILHOTES DE GATO NA PAREDE P/SACRIFICA-LO, MATANDO OS CÃES DE SEDE E FOME,E NINGUÉM FAZ NADA P/ IMPEDI-LOS! OBSERVEM ISSO E AJUDE PARA QUE ELES TENHAM PELO MENOS UM SACRIFÍCIO MENOS DOLOROSO, SIM PQ CHEGANDO LÁ SERÃO SACRIFICADOS COM CERTEZA!!! O PRESIDENTE DA SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS de nossa cidade não toma as devidas providência, por se tratar de um homem rude, sem instrução e sem apoio político. Conto com o membro do blog! ok, sr.Dihelson mendonça ?

Nota:

Se for mesmo verdade este tipo de denúncia, é mesmo incrível que ainda nos nossos dias exista ainda tal tipo de gente capaz de maltratar os animais dessa forma. E se esse "Animal" existir lá no centro de Zoonoses, farei tudo que estiver ao meu alcance, e creio que falo por muitos aqui no Blog do Crato, para que esse maldito seja despedido e afastado daquela instituição o mais breve possível. Farei alguns telefonemas.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Desfile cívico reúne 10 mil alunos no domingo - Por: Antonio Vicelmo

Dia da Independência

Clique para Ampliar

Alunos aproveitam últimos dias para ensaiar o tradiconal desfile de Independência (Foto: Antônio Vicelmo)


16 escolas públicas e privadas do Crato participam do desfile. Este ano, não terá o tradicional Grito dos Excluídos

Crato. Intensificados os ensaios para o desfile de 7 de Setembro, no próximo domingo. De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Educação do município, mais de 10 mil alunos de 16 escolas públicas e privadas do Crato participarão da parada em comemoração à Independência do Brasil. A concentração dos alunos e professores começará às 7h na Praça da Sé. O palanque oficial é armado na Praça Siqueira Campos. O desfile percorrerá as ruas Senador Pompeu, Monsenhor Esmeraldo, Dr. João Pessoa, Praça Siqueira Campos e, ainda, Miguel Limaverde.

O desfile será aberto pela Banda de Música Municipal, seguida pelo Tiro de Guerra, Cavalaria e Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) da Polícia Militar, Guarda Municipal, projetos Saúde e Brigadistas do Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros e Grupo de Acampamentos. Em seguida, haverá a apresentação das escolas públicas e particulares.

“Os diretores de escolas estão empenhados em oferecer um bonito espetáculo”, diz o secretário de Educação do Crato, José Valentim Dantas. O Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) está oferecendo apoio às escolas estaduais que participarão do evento. A orientação, segundo a coordenadora, Eliane Estrela, é abrir espaço para a participação das escolas, como meio de garantir que mais alunos participem deste ato cívico em homenagem ao País.

Grito dos Escluídos

Este ano, o desfile cívico não contará com a participação do tradicional Grito dos Excluídos, uma manifestação popular carregada de simbolismo, que desde 1995 participa do 7 de Setembro para mostrar que não basta uma independência politicamente formal. O grupo dos excluídos é formado por trabalhadores rurais sem terra e desempregados. Eram os últimos a desfilar e os mais aplaudidos pela multidão. “Ao invés de um patriotismo passivo, que se limita a assistir o desfile de armas, o Grito propõe um patriotismo ativo, disposto a pôr a nu os problemas do País”, diz o líder sindical Expedito Guedes, acrescentando que o 7 de Setembro é o momento ideal para o exercício da cidadania e, sobretudo, para reivindicar a verdadeira independência que, segundo Expedito, ainda não ocorreu.

Zona Norte

A programação do Dia 7 de Setembro, em Sobral, já está pronta. São esperadas a participação de 50 instituições educacionais da rede pública e privada. O desfile acontecerá na Praça São João e a concentração na Praça Quirino Rodrigues. O início do desfile está marcado para às 8h, com passagens do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e Escoteiros.

Mais informações:
Secretaria de Educação do Crato
Rua Álvaro Peixoto, s/nº
PABX: (88) 3523.3784
seduccrato@bol.com.br

Reportagem: Antonio Vicelmo para o Diário do Nordeste
.

Show Lenynha in Blues

.

I Encontro dos índios Kariri começa nesta quinta no Crato

Atenção terá transporte para representantes algumas entidades, saindo às 8 horas, da URCA. Informo que na localidade dificilmente "pegará celular" Claro. Chegando em Monte Alverne é só perguntar aonde moram os Kariri.

Encontro dos índios Kariri começa nesta quinta no Crato

A questão indígena toma corpo na região do Cariri e índios estão em processo de organização e fortalecimento de sua identidade, neste sentido será realizado o I Encontro dos Índios Kariri no Cariri. O evento tem como objetivo contribuir para o resgate da história e agilização do reconhecimento antropológico pela Funai, além de discutir outras questões pertinentes ao índio, como: Educação Indígena, Territorialidade e políticas públicas. O encontro ocorrerá nos dias 04 e 05 de setembro no sitio Poço Dantas, no Distrito de Monte Alverne, na cidade do Crato. Além dos Kariri do Município está confirmada a participação dos Kariri da cidade de São Benedito e está sendo mantidos contatos com Índios de Crateús. Na cidade do Crato já existe uma sala de aula indígena, os índios recentemente estiveram participando do III Encontro dos Índios Kariri, na Aldeia Carnaúba, em São Benedito, além participar da Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do Ceará, neste dia 26 do corrente.

A Universidade Regional do Cariri, através da Pró-Reitoria de Extensão e IEC estão dando o suporte nas articulações institucionais e o Centro de Educação da URCA presta serviço de assessoria pedagógica. A Secretaria de Educação do Município mantém a sala de aula indígena com fornecimento de material e pagamento da professora. Os Kariri ainda conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Casa Lilás, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher Cratense e Rede Educação Cidadã – RECID.

Serviço:
I Encontro dos Índios Kariri no Cariri

(88) 9248-0873 Ana Débora – Professora Indígena
(88) 3102-1200 – Proex – URCA
(88) 9248-5255 Alexandre Lucas

JOÃO CACHORRO - Por: Aglézio de Brito

O cachorro ganhou a fama de ser o melhor amigo o homem. Talvez porque esse animal não exige, não critica, não guarda rancor e sempre recebe o seu dono com alegria estampada na cauda, por mais que o homem esteja carregado de maldades e seja inimigo do restante da humanidade.

Não existe no mundo uma pessoa constantemente assim: tolerante, humilde, compreensiva. Mas o cachorro é. Por isso ele detém essa fama, de amigo fiel.

Paradoxalmente, homem nenhum aceita sem comparado ao cachorro. Umas das grandes ofensas praticadas contra o homem é chamá-lo de cachorro.

Ora, se o cachorro é o melhor amigo do homem, a recíproca deve ser necessariamente verdadeira e, se assim o é, por que o homem se ofende quando o chamam de cachorro?

“Seu” JOÃO CACHORRO, motorista de táxi de Belém do Pará, rompe este preconceito. Ele, ao transportar o passageiro, entrega-lhe o seu cartão, com o número do telefone e o nome pelo qual é conhecido: JOÃO CACHORRO.

Quando lhe interrogam para saber se ele não se incomoda em ser chamado de João Cachorro, ele retruca: “Se uma pessoa telefona para o posto de táxi e perguntar por “João”, talvez ninguém saiba de quem se trata. Todavia, se perguntar por “João Cachorro, todo mundo sabe quem é. João, simplesmente João, é substantivo comum.”
João Cachorro é o motorista de táxi, um dos mais requisitados de Belém. João Cachorro é o seu “marketing”, é o seu nome. João, há muitos joãos perdidos no anonimato, na insignificância do desconhecido. Não conheço uma só pessoa famosa que seja conhecida simplesmente por João. O próprio santo, que é João, tem de ter o Santo antes do nome: ”São João”. Ninguém conhece o super atleta João, se não se acrescentar “do Pulo” ao seu nome.

João, para ser conhecido como o Papa, teve de receber o acréscimo “Paulo II” João, sem um adjetivo, não é ninguém. Ninguém sabe de quem se trata.

Conheci muitos Joãos, porém não somente como Joãos: João Capão, João Só, João do Vale, João do Padre, João do Crato, João Fenelon, João de Quinha, João Vasques, João Louro, João Leite, João de Xisa.

Quanto mais exótico for o agnome, mais conhecido é o João.

João Cachorro talvez seja o mais típico pós nome para João. Mas João Cachorro, apesar do preconceito léxico-social, é um homem bom, leal, trabalhador e, sobretudo, autêntico, pois convive com esse apelido com a mesma lealdade autenticidade e alegria do cachorro que o cognominou.

Por: Aglézio de Brito
.

Neste sábado, Casa Grande no Programa Ação



Globo e Futura exibem Programa Ação com Casa Grande
A edição vai ao ar neste sábado, dia seis de setembro, às 7h40 na Globo, e no dia seguinte, às 7h no Canal Futura.
Entrevista com Joquinha Gonzaga: sobrinho de Gonzagão e neto de Januário
Joquinha falou para o programa Forró Pé de Serra e site da Fundação Grande, falando da sua carreira, os ensinamentos deixados por seu Tio Luiz Gonzaga e a gravação do seu DVD no Teatro Violeta Arraes- Engenho de Artes Cênicas.


Passagem da banda Bazar Pamplona pelo Teatro Violeta Arraes teve a participação de Os Cabinha

Vestida com a camiseta da Casa Grande, a banda paulistana convidou Os Cabinha para uma participação especial no show realizado pelo projeto Arte Retirante, do CCBNB Cariri


:: Mariana Albanese ::
Assessoria de comunicação
Fundação Casa Grande - Nova Olinda - CE

PRÉ-MOSTRA CENA CARIRI

O SESC convida a todos os espetáculos nos segmentos teatro e dança, produzidos na região do Cariri (Juazeiro, Crato, Barbalha e demais cidades que compõem a região), a participarem da pré-mostra Cena Cariri, que deverá selecionar 05 espetáculos na categoria adulto para participarem da X Mostra SESC Cariri de Cultura. Também poderão inscrever-se espetáculos nas categorias infantil, rua, circo, esquetes e alternativos que poderão ser indicados pela comissão curadora para participarem da referida Mostra.

A pré-mostra acontecerá no péríodo de 22 a 26 de Setembro de 2008, e as propostas poderão ser entregues até o dia 17 de Setembro/2008.

Veja maiores informações no convite em anexo, como também a ficha de inscrição que você mesmo pode baixar e imprimir.

Inscreva seu trabalho !!!
.

BlogHumor - Por Antonio Morais

A verdadeira bravura está em chegar em casa bêbado, de madrugada, todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter o peito pra perguntar: Vai varrer ou vai voar?

!!