31 agosto 2008

GOLPE NO PEDAÇO?

Golpe de Estado, em resumo, é a tomada do governo fora das regras de sucessão e manutenção do poder. No Brasil os golpes de Estado são conhecidos e suas práticas exaustivamente estudadas pelos historiadores. Normalmente estas rupturas de processo ocorrem sob tensões sociais, quando setores conseguem manipular a opinião pública numa escala em que a manutenção do poder se torna insuportável. Os exemplos mais clássicos foram a instalação da república, a revolução de 30, a deposição de Getúlio em 45 e o Golpe de 64. No entanto tentativas frustradas sempre ocorreram ao longo do século XX sendo a maior frustração aquela em que Getúlio suicida-se para desespero dos golpistas.

Não parece que o país reúna uma situação de tensão social que sustente uma ação golpista. No entanto a prática de levantamento da opinião pública é constante, especialmente através da mídia. Hoje o centro da tensão, no entanto, é política, especialmente a política que envolve a própria noção de Estado "Mostesqueiriano". O poder executivo ultrapassa os limites do poder legislativo através de medidas provisórias e o poder judiciário, através do STF ultrapassa simultaneamente os poderes legislativo e executivo. Voltou-se à república dos "sábios" dos "doutos" que sob o manto medieval de suas vestimentas, decidem sobre tudo, até sobre o território nacional. Agora sobre algemas, noutro dia sobre aborto e segue a substituição dos poderes.

Os presidentes do STF se tornaram, por isso mesmo, agentes de visibilidade dos poderes econômicos e político. O atual presidente Gilmar Mendes não passa um dia que se apresente como o verdadeiro detentor de todos os poderes. Hoje mesmo diz que chamará o presidente da república "às falas". Um coloquialismo de esquina que não honra quem pronuncia a frase arrogante e nem a liturgia do cargo. No mesmo dia os principais jornais do eixo Rio-São Paulo, abrem suas manchetes para o fato. Gilmar Mendes atua como correia de transmissão de uma reportagem da revista VEJA.

Correia de transmissão, o motivo deve ser esclarecido. A revista publica na edição de final de semana uma denúncia de ação ilegal de escuta pela ABIN. O Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres teriam sido grampeados. Fonte da notícia não esclarecido, documentação da matéria não apresentada, os órgãos denunciados desmentem a notícia. Então se trata de suspeitas e suspeitas devem ser resguardas para a investigação.

No entanto, é aí que o golpe, na velha prática histórica brasileira se manifesta. Toda a mídia que tem peso estampa e denuncia a ABIN. Gilmar Mendes puxa as orelhas do presidente de um outro poder. Provoca uma situação de confronto. No mesmo dia, o senador Heráclito Fortes, convoca uma tal de Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso. Uma comissão mista que já quer ouvir o Diretor da ABIN Paulo Lacerda e o General Jorge Félix. O presidente do Senado já se manifestou. Nesta semana tem golpe em todos os textos. Claro que haverá a manifestação do contragolpe, isso é sempre necessário nestas questões políticas.

Pelo que se pode vislumbrar, a operação pode ser mais provinciana. Como estão presentes personagens importantes das organizações Daniel Dantas, inclusive a VEJA, é possível que tudo se organize para derrubar Paulo Lacerda e atar os braços da Polícia Federal na investigação SATIAGRAHA. É possível, mas no Brasil golpe é fato recorrente. E de qualquer modo as instituições já estão combalidas, especialmente o Senado e o STF (este por excesso de protagonismo político).

FESTA DA PADROEIRA, Nossa Senhora da Penha.

Imagens da festa da Nossa Padroeira, para quem é do Crato e mora longe, matar um pouco da saudade!
Estas imagens estão dedicadas com carinho a minha grande amiga, SOCORRO MOREIRA!

"Viva Nossa Senhora da Penha... Viiiiiva"!


Os fiéis e a igreja Matriz.

Celebrações ao ar livre!

A praça repleta em adoração à Penha!

Fé e devoção!

Noites de leilões!

Quem dá mais, quem dá mais... dou-lhe uma, dou-lhe duas... e, a galinha vai para...

Pra recordar quando nossos pais nos levavam ao carrossel.


Fotos: Pachelly Jamacaru
" Direitos reservados"

Carta do leitor - Antonio Morais

Hoje, abri o BLOG DO CRATO e vi a postagem de uma foto de São Raimundo Nonato padroeiro de minha terra Várzea-Alegre. Este BLOG é de responsabilidade do Dihelson Mendonça que já o definir uma criação abençoada de Deus e detentor de uma extraordinária capacidade na divulgação de nossa região. Talvez seja o maior deles. Aquela imagem pertenceu a Raimundo Duarte Bezerra e sua esposa Tereza Maria de Jesus, portanto a papai Raimundo. Ficava num altar improvisado num quarto da residência onde eram celebradas as solenidades religiosas ha mais de 150 anos. De mão em mão aquela imagem foi passando e por fim a minha avó Josefa Alves de Morais, madrinha Zefa, doou para a Casa de Saúde São Raimundo propriedade do seu neto Dr. Pedro Satiro. Onde andam os fiés Varzealegrenses? A fé do povo em são Raimundo está acabando? Porque não houve um só comentário? Porque a festa não é mais na igreja e sim nas barracas? O fato é que estão desprezando a doutrina cristã e adotando a doutrina político partidário. Quem são os responsáveis por bendizer uns e maldizer outros ou vice-versa? Ouvir dizer, gostaria que não fosse verdade, que ano passado o Governador do estado pernoitou em Várzea-Alegre, foi hospede da casa paroquial e no dia seguinte a salva matinal foi cancelada para não perturbar o sono do governador. Onde se quer chegar? Em 1921 houve os primeiros desentendimentos entre igreja e paroquianos em Várzea-Alegre. O padre Jose Alves de Lima decidiu vender o patrimônio de São Raimundo e a reação dos paroquianos foi imensa surgindo então o primeiro foco de protestantes desta terra. Ninguém tem coragem de contestar as atitudes de alguns pastores, mas fica a advertência: “não vivemos mais na época do faz o que digo e não o que faço.

Antonio Morais
.

ZoomCariri - O Site da Fotografia no Cariri - Convida Entusiastas da Fotografia

.

Alô amigos,

Com um ano de existência, o ZoomCariri comemora convidando mais e mais fotógrafos e entusiastas pela arte da fotografia a participar do nosso website.
Visite, comente, divulgue. Participe:

www.zoomcariri.com

Pachelly Jamacaru
Dihelson Mendonça
.

Carta do Leitor - Música para o Crato - Carlos Zoffo

Olá, amigos.
Bom Domingo! Recebi essa letra aqui para uma música que seria uma homenagem ao Crato, enviada pelo Carlos Zoffo, onde ele assim escreve:

"O blog e a radio , idéias geniais e autênticas, uma forma única de linkar toda essa cultura contida dentro do vale do cariri.... Estou enviando uma letra de minha composição em homenagem a Cidade do Crato, onde cursei aulas de violão na SCAC com o professor Álvaro e de piano com a professora Diana Pierre, posteriormente com o guitarrista Batista, o meu Pai foi arrendatário do "Aquarius" e promoveu durante um bom tempo varios shows com artistas regionais e renomados, vcs estão de Parabens com essa atitude on-line...um abraço para todos..
Carlos Zoffo"


CRATO



VOCÊ JÁ DECLAROU
AMOR A UMA CIDADE
POR TUDO QUE VIVEU E AMOU!!!
POR TUDO QUE VIVEU E AMOU!!!

ENTÃO ME ESCUTA
COM O CORAÇÃO
QUE É VERDADE
O QUE EU TENHO PRA TE CONTAR

AS LEMBRANÇAS
DAS FESTAS!!!, DO CARNAVAL!!!,
DOS CLUBES!!!, DOS BARES!!!
DA PRAÇA FRANCISCO ZABULON

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR
NO PARAÍSO
E VIVER NO PARAÍSO
É DEMAIS
E É COMPARADO A TAL QUAL
PORQUE SE É FELIZ, EU QUERO SER FELIZ, EU POSSO SER FELIZ


EI BABY ME DE A SUA MÃO
VAMOS SAIR PRA CAMINHAR
PELA CHAPADA DO ARARIPE
E NOS BANHAR NAS AGUAS CASCATAS
E SONHAR......
QUE SE É FELIZ
EU POSSO SER FELIZ
EU QUERO SER FELIZ

CRATO....CRATO....CRATO.....

Carlos Zoffo
.