29 agosto 2008

TAJ MAHAL
J. Flávio


Um dia o primeiro primata desceu da árvore e viu-se diante de um meio que lhe era totalmente hostil. Sem a força do leão e do elefante, sem a velocidade do leopardo e a visão da águia, ainda hoje é um grande mistério como sobreviveu competindo com animais bem mais hábeis. Terá sido, certamente, a inteligência que o fez sobressair-se diante da destreza de tantos concorrentes e que muitos anos depois o levou a dominar a terra. Desde as cavernas , um espectro o assalta, o inexorável fim que o espreita a cada esquina da vida. Ao homem parece impossível compreender , como após um glorioso ciclo evolutivo, de domínio pleno do planeta, com avanços imensos na Ciência e na Tecnologia, ainda sejamos seres frágeis, quebradiços e mortais. A morte, assim, marcou profundamente todas as nossas civilizações. Os egípcios construíram pirâmides fabulosas, desenvolveram a arte da mumificação na esperança de se preservarem, junto com todos os objetos e servos ( que também eram sacrificados no funeral), para uma outra vida, um clone perfeito desta travessia terrestre. Os Sumérios enterravam seus mortos com todos os objetos da sua vida particular, no sentido de conservarem a sua identidade ad eternum. Os Gregos incineravam os corpos, mas com uma pompa toda especial para os guerreiros, cujas cinzas se guardavam cuidadosamente para a memória dos heróis. Os Hindus praticavam a incineração, no sentido algo inverso, de apagar, definitivamente ,as histórias pessoais, purificando-as de todos os pecados.
As mais diversas religiões desenvolveram preocupações especiais para com a perspectiva horripilante da chegada da mulher de vermelho que representa a morte na mitologia ocidental. Todas convergindo para um ponto: a vida terrena é apenas uma travessia à espera de um outro mundo, em outra dimensão,onde viveríamos em espírito, em energia ou um dia renasceríamos carnalmente. Os índios eram enterrados em posição fetal já prontos para o renascer. A morte , como um grande desorganizador cultural, necessita de rituais que juntem as pessoas, aplaquem o luto dos que ficam , criem uma condição segura para os sentimentos e afetos e ajudem no processo de confecção do significado. Assim, observando estes ritos funéreos, é possível entender profundamente os valores das mais diversas civilizações.
Quando se ergueram as pirâmides , quando os gregos guardaram cuidadosamente as cinzas dos guerreiros incinerados, quando o Príncipe Shah Jahan ergueu o Taj Mahal para sua esposa Mumtaz Mahal, não foi por mero acaso ou só por meras razões religiosas. Estava clara e evidente a sociedade de castas em que viviam. Ora privilegiando os poderosos , ora os guerreiros. Tentavam quebrar, de alguma maneira, a característica amplamente igualitária da morte. Impossível se conceber um fim exatamente igual para todos: reis e plebeus.
Assim é perfeitamente visível o esfacelamento destes ritos tradicionais na nossa Sociedade de Consumo. Nas sociedades mais primitivas e tradicionais prevalecia a acumulação dos homens, uma economia de subsistência com o primado do valor de uso, a riqueza de sinais e símbolos, a preocupação com as relações pessoais, o espírito comunitário, o papel do mito e do tempo repetitivo. Nas Sociedades Ocidentais modernas, predominam a acumulação dos bens, a riqueza em materiais e técnicas, uma economia com o primado do valor de troca, da mais-valia, a exaltação do individualismo, o papel da ciência, da técnica, do tempo explosivo. Longe da força produtiva, os velhos são marginalizados. A morte deixa de ser um processo natural e passa a ser uma mera questão técnica, um acidente de percurso que um dia será resolvido pela Ciência. Escondem-se os moribundos com vergonha, o luto passou a ser uma coisa do passado. A tristeza dos que ficam é proibitiva e sinal de fraqueza. Não há qualquer pedagogia para o enfrentamento do fim, basta ver que a morte é perfeitamente escondida das crianças. O encontro com a mulher de vermelho transformou-se quase numa contravenção.
Nada , pois, mais representativo dos dias em que vivemos que uma notícia estampada nos jornais esta semana. Os americanos inventaram formas mais glamourosas de enfrentar a despedida terrena. Por que ser enterrado, se você pode fazer parte das estrelas, de Recifes de Coral ou de Carvalhos milenares ? Isto mesmo, amigos, a Empresa Space Services, já com distribuidores na Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, EUA, França, Japão, México e Reino Unido, leva suas cinzas num foguete e as joga no espaço sideral. Ou, se você preferir, a companhia Eternal Reefs , enterra suas cinzas em Recifes de coral , no fundo do oceano. A outra novidade são os enterros ditos ecológicos. Segundo alguns ambientalistas, os sepultamentos são muito prejudiciais `a natureza, por isso propõem inumar as pessoas com caixões biodegradáveis e , para os mais exigentes, aos pés de carvalhos seculares. Já existem inúmeros cemitérios ditos “verdes”, nos EUA.
Até concordo com os ambientalistas. Sem nenhum problema utilizar urnas que se decomponham mais facilmente, já que o conteúdo delas é perfeitamente biodegradável. Pode também até parecer que com isto estamos tornando a idéia da extinção mais natural e palatável e menos angustiante.. No fundo, no entanto, creio que apenas estamos incorporando o Príncipe Shah Jahan e tentando reconstruir ,cada um a seu modo, um Taj Mahal particular. Apegados à matéria , parece que deixamos esfacelar toda esperança de transcendência. Preocupados com o fim da viagem, perdemos toda a possibilidade de curtir a travessia. Olhando fixamente para o marco de chegada, vamos perdendo a paisagem única que passa para sempre do outro lado da janela.

O CAPRICHOSO BOI DOS CID



- Quem quiser que eu cante o boi

É de me dar quatro vitém,

A depois do boi cantado (bis)

Todos gostam muito bem.

“O Rabicho da Geralda”.

Quem se detiver um pouco no nosso processo de Colonização haverá de entender que o país foi, pouco a pouco ,ocupado na sua região costeira. A expansão em busca do nosso inóspito interior começou a acontecer , um pouco depois, por conta de do maior impulsionador de aventuras e descobertas deste mundo: a ambição. A mineração fez com que um sem número de garimpeiros adentrassem sertão afora, em busca de ouro e pedras preciosas. No dizer inesquecível do nosso grande Bilac, eles sequer percebiam, na sua busca, o verdadeiro tesouro : iam plantando um colar brilhante de pousos e vilarejos e plantando as pérolas de uma civilização futura. Do outro lado, de importância similar no Brasil, e bem superior em todo Nordeste brasileiro, a atividade pecuária , introduzida pelos colonizadores portugueses, expandiu-se interior adentro, tornando-se imprescindível às atividades econômicas da Colônia. Primeiro por conta da possibilidade de servir de transporte como veículo de tração, máxime nos engenhos de cana de açúcar, depois por servir de alimento básico à população e finalmente por ceder o couro , artefato indispensável ao modus vivendi da Colônia. A criação de gado se tornou entre nós a mais importante atividade de fixação do homem no campo. Nossos centros mais antigos de criatório vinham do Nordeste Canavieiro, se estendendo do Médio São Francisco até o Rio Paraíba , nas fronteiras do Piauí e Maranhão. O Boi, então, tão presente entre nós, nas nossas antigas sesmarias, passou a ser um companheiro próximo, quase um irmão do homem interiorano. E ele rapidamente se mitificou entre nós. Este ato, não poderia ser de todo imprevisível, já que o Boi estava fartamente presente na mitologia de vários povos. Animal sagrado no Egito e na Índia; Guardião do Labirinto de Creta; personificação de Zeus; a primeira letra do alfabeto hebraico é representada pelo boi. Nesta complexa e ambivalente simbologia o Boi representa o espírito macho combativo, o poder fertilizante, vezes ligada à sexualidade, vezes à força espiritual.

No Nordeste brasileiro, pois, é inequívoca a presença do boi na nossa Cultura. Nos nossos romances populares mais históricos e tradicionais pululam a sua figura : “O Boi Surubim”, “O Rabicho da Geralda”, “O Boi Espácio”, “O Boi Liso”, “O Boi Misterioso”; “O Boi Mão de Pau” e tantos incontáveis outros. A maior parte dos nossos folguedos populares, também, contam com a presença mitológica do Boi. Um dos mais importantes entremezes do nosso Reizado, é o boi. O Carnaval de Olinda possui vários bois famosos , como o emblemático “Boi da Macuca”. “O Boi-Bumbá” um dos mais portentosos folguedos brasileiros, uma manifestação típica brasileira, presentes em muitos estados do Nordeste, segundo alguns pesquisadores, nasceu no Piauí , coincidentemente um dos Estados brasileiros onde a atividade pecuária foi mais difundida no Século XVII e início do XVIII. Nos estados do Norte do Brasil, como Maranhão, Pará e Amazonas, o “Boi-Bumbá” é, de longe, a festa mais importante. Talvez muito por conta da atividade pecuária e, um outro tanto, pela profunda colonização advinda do Nordeste brasileiro, onde os cearenses, legitimados judeus brasileiros, se tornaram a parcela mais importante desta diáspora.

O ouvinte certamente já deve ter visto pela TV “A Festa do Boi de Parintins”ou “Festival Folclórico de Parintins”, uma verdadeira ópera aberta, que acontece num grande estádio, chamado de “Bumbódromo”, anualmente, em fins de Junho. A pequena cidade de Parintins , à margem do Amazonas, se entope de gente. O estádio mal consegue acomodar os mais de 35.000 expectadores. A TV transmite o espetáculo para todo o mundo. O Festival acontece desde 1965 , nestes moldes , envolvendo no ritual personagens inúmeros : O levantador de toada, o amo do boi, a Sinhazinha da Fazenda, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga e muitos outros, todos envoltos e embalados num figurino lindíssimo e num cenário de encher os olhos. A disputa se faz historicamente entre dois bois : “O Garantido” e o “Caprichoso” e toda a região se divide entre estas duas agremiações, com toda a rivalidade própria das torcidas de futebol.

Pois bem, amigos, aqui vem o mais interessante, “O Boi Caprichoso” , vencedor das últimas duas edições do Festival, foi fundado por cratenses da gema: Raimundo Cid, Pedro Cid e Félix Cid. Os três teriam migrado do município de Crato, passando pelos estados do Maranhão e Pará, até chegarem à ilha de Parintins, em 1913, onde fizeram uma promessa a São João Batista para obterem prosperidade no novo município. Isso foi moti­vado pelas influências recebidas pelos Cid durante a trajetória até a ilha, quando puderam conhecer vários folguedos juninos por onde passaram. Duas manifestações folclóricas chamaram a atenção: o Bumba-Meu-Boi, maranhense, e a Ma­rujada paraense.

Tudo isto é sintomático da força da cultura caririense, o coração cultural do Ceará. Os irmãos Cid, que não têm parentesco com nosso atual governador, refizeram ,caprichosamente distante, o mito do testamento do Boi :

“ E pra quem vai a língua

Do nosso Boi Cariri

--- Manda lá prá Parintins !



Bibiografia

Alcoforado, Doralice Fernandes Xavier

http://www.anpuh.uepg.br/xxiii-simposio/anais/textos/DORALICE%20FERNANDES%20XAVIER%20ALCOFORADO.pdf

ABREU, J. Capistrano. Capítulos de história colonial. 4.ed. Rio de Janeiro: Briguiet, 1954.

ALENCAR, José de. O nosso cancioneiro. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1952. v. 4.

AMARAL, Amadeu. Tradições populares. São Paulo: Instituto Progresso Industrial, 1948.

ANDRADE, Lauro Ruiz de. Bumba-meu-boi e outros temas. Fortaleza: UFC, 1985.

BRANDÃO, Théo. Os romances do ciclo do gado em Alagoas. In: ANAIS do I Congresso Brasileiro de

Folclore. Rio de Janeiro, 1973. v. 2.

CARVALHO, José Rodrigues. Cancioneiro do norte.

CASCUDO, Luís da Câmara. Tradições populares da pecuária nordestina. Rio de Janeiro: Ministério da

Agricultura, 1956.

CASCUDO, Luís da Câmara. Vaqueiros e cantadores. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d.

COSTA, F. A . Pereira da. Folk-lore pernambucano: subsídios para a história da poesia popular em

Pernambuco. Recife: Arquivo Público, 1974.

GALVÃO, Walnice Nogueira. O sertão e o gado. In: As formas do falso. São Paulo: Perspectiva, 1972.

LIMA, Jackson da Silva. O Folclore em Sergipe I: romanceiro. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: IN

1977.

LIMA, Nei Clara de. Narrativas orais: uma poética da vida social. Brasília: Editora da UNB, 2003.

NASCIMENTO, Bráulio do. O ciclo do boi na poesia popular. In: Literatura popular em verso: estudo.

Rio de Janeiro: MEC e Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973.

PRADO, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense.

QUEIROZ, Washington. Vaqueiros e cantadores: vivências e mitologia.

ROMERO. Sílvio. Folclore brasileiro: Cantos populares do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo:

EDUSP, 1985.

J. Flávio Vieira


SESC TRAZ DUO MUSICAL CATARINENSE AO CARIRI PELO PROJETO SONORA BRASIL

O SESC apresenta, neste final de semana, a segunda etapa do projeto Sonora Brasil que prossegue homenageando Heitor Villa-Lobos.

Na oportunidade será apresentado show do Duo Eberhardt e Llerena, formado pelos músicos catarinenses Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena.

A dupla tem formação seresteira por excelência e participa regularmente de concertos e festivais no Brasil e no exterior.

As apresentações acontecerão no sábado, 30/08 no Teatro do SESC Crato e no Domingo 31/08, no Teatro Patativa do Assaré do SESC Juazeiro e devem ter início às 20h, com entrada franca.

SERVIÇO

Projeto Sonora Brasil – II Etapa.

Show com o Duo Eberhardt e Llerena (Santa Catarina).

Sáb, 30 de agosto/2008, às 20h, no SESC Crato.

Dom, 31 de agosto/2008, às 20h, no SESC Juazeiro.

Entrada Franca.

Mais informações:

SESC Juazeiro

Rua da Matriz, 227. Centro, Juazeiro do Norte – CE.

Fone: 3512.3355.

SESC Crato

Rua André Cartaxo, 443. Crato – CE.

Fone: 3523.4444.

Hoje, Seta - Neto Menezes no Bar Reboco e Palha

Os Pensamentos do Dia - Filósofos e "não tão filósofos"...



Mensagens de Otimismo:

"Não importa quantos passos você deu para trás. Importa quantos passos você vai dar para frente!"

Décio Melhem

"Qualquer homem pode desejar alguma coisa; mas, só os ousados e destemidos alcançarão.
Renan

"O próprio sol nos mostra que cada dia é uma nova oportunidade que surge para todo aquele que deseja começar uma vida nova. A vida é só daqui pra frente..."

Dihelson Mendonça

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Floresta do Araripe - MP adota medida de proteção

Nota do BLOG DO CRATO:

"Até que enfim, o IBAMA faz alguma coisa em relação ao problema que é sabido por todos desse Crato. A pergunta agora é: Será que teremos que chamar as Forças Armadas para enfrentar esses Bandidos Armados que retiram madeira ilegal da Floresta do Araripe ?? Até quando as autoridades ficarão de braços cruzados vendo a nossa floresta ser desmatada ??"

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Caminhão com carga ilegal de lenhas retiradas clandestinamente da Chapada do Araripe foi apreendido. Veículo continua no pátio do Ibama, no Crato (Foto: Antônio Vicelmo)

Recomendação do MP especifica que as autorizações para manejo devem ser concedidas apenas pelo Ibama

Crato. O Ministério Público Federal do Ceará adotou, em menos de 24 horas, duas medidas importantes para a preservação da Floresta do Araripe. A primeira medida foi a recomendação para o Ibama manter em pleno funcionamento o seu escritório regional no Crato. A unidade neste município, que atende a Área de Proteção Ambiental do Araripe, evolvendo cerca de 30 cidades dos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, estava ameaçada de fechamento, o que provocou uma reação de funcionários, políticos e empresários do Cariri. Na época, o eventual fechamento do órgão foi objeto de reportagem do Diário do Nordeste.

Esta semana, o Ministério Público Estadual assinou outra recomendação, advertindo que “somente o Ibama deve conceder autorizações de desmatamento e de planos de manejo florestal sustentável na APA da Chapada do Araripe e na Floresta Nacional do Araripe-Apodi”. A advertência é contra a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) que autorizou mais de 40 desmatamentos e planos de manejos para aquela região.

O Ministério Público orienta que somente o Ibama está apto para conceder estas autorizações e recomenda a adoção de medidas no sentido de que o Ibama assuma, plena e efetivamente, a competência para conceder autorizações de desmatamento e de planos de manejo florestais sustentáveis em locais situados nos limites das duas áreas. O escritório regional do Ibama, com sede no Crato, ainda não recebeu oficialmente nenhuma orientação sobre o assunto. No entanto, o chefe da Unidade, Francisco Sales da Silva, informou que o Ministério Público Federal com sede em Juazeiro do Norte, solicitou uma relação dos planos de manejo florestais atualmente situados na Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e na Floresta Nacional do Araripe, com a indicação do respectivo detentor e da situação atual de cada um, em exploração, ou suspenso, com a indicação de data.

Planos de manejo

O Ibama autorizou apenas oito planos de manejo. Destes, alguns detentores de autorização respondem a processo por crimes ambientais. Eles foram denunciados ao Ministério Público Federal. O chefe do Ibama no Crato dispõe de uam vasta documentação, inclusive fotos, que foram entregues à Justiça. Sales denuncia que foi devastada uma área de 700 hectares na Chapada do Araripe e isso já constitui um crime ambiental. O Ibama continua fazendo, com freqüência, apreensões de caminhões carregados com lenhas retiradas clandestinamente da Chapa do Araripe. O último flagrante aconteceu recentemente, e o veículo com a carga ilegal continua no pátio do escritório do Ibama no Crato.

A recomendação do Ministério Público determina um prazo de 20 dias úteis para o cumprimento destas medidas. A recusa da recomendação ou a omissão na remessa de informações acerca do assunto à Procuradoria da República, no município de Juazeiro do Norte, pode acarretar a adoção das medidas legais cabíveis, principalmente no que se refere à propositura de ação civil pública e à apuração da responsabilidade civil, administrativa e penal em razão de atos ilícitos eventualmente praticados.

Denúncia

Em procedimento administrativo, existente na Procuradoria da República no município de Juazeiro do Norte, há dados enviados pelo Ibama que confirmam a autorização, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para exploração de recursos florestais nos municípios de Crato, Barbalha, Jardim, Nova Olinda e Santana do Cariri, em locais possivelmente inseridos nos limites da Floresta Nacional do Araripe–Apodi e da APA da Chapada do Araripe. Uma forma de coibir os crimes ambientais na região do Cariri.

SAIBA MAIS

Código Florestal Brasileiro

O artigo 19, parágrafo 1º, inciso II, da Lei Federal nº 4.771/1965, conhecida como Código Florestal Brasileiro, de acordo com a redação que lhe foi conferida pela Lei Federal nº 11.284/2006, estabelece que compete ao Ibama, e não aos órgãos e entidades estaduais de proteção ao meio ambiente, aprovar a exploração de florestas e formações sucessoras, tanto de domínio público como de domínio privado, nas unidades de conservação criadas pela União, como é o caso da APA da Chapada do Araripe e da Floresta Nacional do Araripe-Apodi.

Suspensão

A Procuradoria da República, em Juazeiro do Norte, por meio do procurador da República Rodrigo Telles de Souza, recomenda que a Semace não conceda novas autorizações e suspenda todas as autorizações de desmatamento e de planos de manejo florestais sustentáveis em locais situados nos limites da Floresta Nacional do Araripe-Apodi e, principalmente, da APA da Chapada do Araripe, ou nas respectivas áreas circunstantes, enviando ao Ibama os procedimentos administrativos correspondentes para fins de revisão.

Mais informações:
Ibama - Francisco Sales da Silva
R. Professor Joaquim Fernandes Teles, s/nº - Crato
(88) 3523.1999 / 3521.1529 / 3521.5138 / 3521.1906

Reportagem de Antonio Vicelmo para o Diário do Nordeste
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CRATO: VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA TEM SEU DIA "D" PRÓXIMO SÁBADO, DIA 30

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Com o envolvimento das equipes de Saúde da cidade do Crato, será realizado no próximo sábado, o dia "D" da Campanha de Vacinação contra a Rubéola. A campanha nacional se prolonga em todo o País até o dia 12 de setembro. A Secretaria de Saúde preparou as equipes para receberem a população de homens e mulheres, na faixa etária de 20 a 39 anos. A meta é chegar a 36.382 pessoas vacinadas. A Rubéola é uma doença viral, aguda e altamente contagiosa. É de extrema gravidade durante a gestação, pelo risco de má formação crônica que o feto e recém-nascido podem apresentar. A finalidade da campanha é interromper a transmissão do vírus da doença. Em 2007, foi registrado um surto no Ceará com 342 casos registrados em 22 municípios. Somente este ano já foram confirmados 47 casos. Portanto, torna-se importante buscar a prevenção através da vacina. No Ceará, mais de 2,7 milhões de homens e mulheres serão vacinados. Essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar indivíduos adultos. Os homens são o principal foco da campanha contra a rubéola. Isso porque, em anos anteriores, os públicos-alvos foram crianças e mulheres. Também terá continuidade o trabalho de vacinação contra a paralisia infantil, em todo o município, podendo ser vacinadas nesta segunda etapa as crianças que ainda não receberam a segunda dose da vacina. As equipes de apoio estarão disponíveis para atender as crianças de 0 a 5 anos. A meta da imunização é vacinar 11.603 crianças.

Matéria publicada no Blog Tarso Araújo.
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MARANGUAPE VENCE CRATO E VAI PARA A PRIMEIRA DIVISÃO




Com uma rodada de antecedência, o Maranguape conseguiu o seu retorno à elite do futebol cearense, a Primeira Divisão, ao vencer o Crato por 1x0, ontem à noite no estádio Moraisão. O gol do acesso foi marcado pelo atacante Danilo Pitbull aos 14 minutos e 43 segundos do segundo tempo.

Com o triunfo, o Maranguape chegou aos 21 pontos e sete vitórias e não poderá ser mais alcançado por nenhum dos concorrentes, o que confirmou a conquista antecipada.

A vitória do Maranguape foi conseguida com muito sacrifício, visto que o Crato foi um adversário difícil, do início ao fim do jogo. Nos primeiros 15 minutos, a partida transcorreu muito equilibrada, mas a partir daí, o Crato foi para cima e o Maranguape procurou explorar os contra-ataques. Assim é que as melhores oportunidades para o time casa abrir o placar só aconteceram a partir dos 41 minutos. Nesse tempo, o zagueiro Carlinhos acertou uma cabeçada no canto, mas o goleiro Romero foi buscar no solo. Danilo Pitbull e Teles também perderam gols no final do primeiro tempo. No segundo tempo, aos 14min43segs, Danilo Pitbull driblou um zagueiro e encheu o pé, no ângulo: 1x0. A torcida invadiu o campo e comemorou no final da partida.

Eis os detalhes: Maranguape 1x0 Crato. Local: Estádio Moraisão. Árbitro: Marcos Sampaio. Assistentes: Thiago Brígido e Marcos Xavier. Maranguape - Jonanthan Kipper; Emerson, Netinho, Carlinhos e Teles (Joãozinho); Non, Leandro, João Neto e Julinho (Danilo Queiroz); Danilo Pitbull e Júnior Mota (Wilson). Técnico: Júlio Araújo. Crato - Romero; Dodó, Cleyton, Everaldo e Thiago (Robério); Maksuel, Denilson, Daniel (Jônatas) e Valmir; Assis e Téo (Diego). Técnico: Oliveira Lopes. Renda: R$ 2.252,00. Público: 613 pagantes. A última rodada será realizada no dia 31/08 às 15h30 e será: Guarany x Maranguape; Trairiense x Tiradentes; e Crato x Maracanã.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
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Galeria de fotos - Dr. Heládio - Nossa Terra...Nossa Gente...

O nosso prezado Doutor Heládio nos enviou uma série de fotos com temas relativos à nossa terra e nossa gente, que o Blog do Crato faz questão de publicar. Aliás, diga-se de passagem, o Dr. Heládio já está convidado a participar do nosso outro website destinado à fotografia no Cariri idealizado e conduzido por Pachelly Jamacaru e eu, chamado ZoomCariri, cujo endereço eletrônico é:

www.zoomcariri.com


A criatividade inspirada no Regional:


Arquitetura e Folclore de nossa Barbalha:

A fé do nosso sertanejo:


A História colonial de nossas crenças:



Fotos: Dr. Heládio Duarte
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Vale a pena Registrar - Fatinha Gomes - Cantora, compositora e musicista cratense

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Fatinha Gomes brota naturalmente do Sopé da Serra do Araripe e traz consigo a garra e a essência dos povos indígenas. Nascida nas frias casas de taipa, dormindo a luz de Candeeiro e aspirando cheiro da terra molhada desse Sopé. A partir de 1997 passa a se dedicar ao estudo prático e teórico musical. Estudou violão com o músico Cleivan Paiva, logo em seguida teve aulas vocais com o professor de música Ricardo Correia, esteve também no coral da SCAC (Sociedade de Cultura Artística do Crato). Já em meados de 2000 estudou teoria em partitura na Escola de música de Padre Ágio, mas sempre se utilizou predominantemente da musicalidade que traz a flor da pele, da intuição e da sua sensibilidade para compreender e vivenciar a música. Brinca com o violão e costuma dizer que "é o adorno do palco mais sensual, musical e amigo que existe para ela". Atualmente é aluna do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri, tem cursos na área de cinema, fotografia, teatro, dança,faz parte do Grupo de Pesquisa e Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos-GPEACC /CNPq, elaborando projetos junto ao IEC Instituto Ecológico Cultural da Universidade Regional do Cariri e sendo pesquisadora da Cultura Nordestina.

Sonha um dia ter essa sua nordestinidade espalhada ai mundão a fora e nunca vai desistir.

Performance Poética

VANÚZIA TAVARES

Vanúzia Tavares, é pernambucana, natural da cidade de Exu e cratense por doação. Sua poesia é povoada de imaginação com boas doses de veneno cotidiano, onde discorre sobre vários temas sejam eles românticos , filosóficos ou de cunho social. Seu lado poético despontou a partir da necessidade de expressar seu ponto de vista a cerca da realidade, e de todas as coisas transitórias que assusta e afaga o seu eu - lírico. Sua poesia é nova na região, pois até 2005 eram compostas como uma forma de satisfação pessoal, uma vez recitada para alguns amigos veio a idéia de ser lançada ao público. A partir de então recitava uma vez ou outra em bares entre amigos e para que estivessem dispostos a ouvir nos corredores da URCA, mas sua maior participação foi na semana de Pedagogia (2007), onde dividiu o cenário poético com a poetisa caririnse Rapunzell.

( Em relação à apresentação realizada ontem dia 28 no SESC Crato ).

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Notícias da Urca - Universidade Regional do Cariri - Edição de 27/08/2008

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR – SECITECE
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA


URCA INAUGURA CENTRO UNIVERSITÁRIO
DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS DA SAÚDE

Inaugurado, na tarde desta segunda-feira, na Universidade Regional do Cariri
(URCA), o Centro Universitário de Práticas Integrativas da Saúde. O reitor da
instituição, professor Plácido Cidade Nuvens, fez a entrega oficial do Centro,
com a presença da vice-reitora, professora Otonite Cortez, a pró-reitora de
Desenvolvimento Universitário, Antônia Cileide, e a Pró-reitora de Extensão,
Arlene Pessoa, além de coordenadores de departamentos, alunos e funcionários.
O novo espaço será destinado ao atendimento ambulatorial de alunos,
professores e funcionários da Universidade, além de reunir projetos
importantes, como o Amigos da Melhor Idade, já acompanhado pela Universidade,
através do Departamento de Enfermagem, nos bairros Seminário, Alto da Penha e
Gisélia Pinheiro (Batateiras), promovendo também a Saúde do Adolescente e
Saúde do Trabalhador, ao mesmo tempo promovendo o ensino público e de
qualidade através da Urca.

Os estudantes do curso de Enfermagem atuarão no Centro desenvolvendo suas
habilidade de forma prática. Estão na coordenação do Centro as professoras
Maria Eugênia Almeida Coelho e Maria de Fátima Esmeraldo Figueiredo. O reitor
da URCA destacou a importância do trabalho como forma de atingir setores de
universalização da saúde, com melhores condições de prestação de serviço ao
quadro de servidores da universidade. Os alunos que irão desenvolver
atividades no Centro passarão por uma seleção, para desenvolver os trabalhos
de extensão, e serão inseridos numa escala de atendimento. Por meio do Centro
serão repassadas orientações relacionadas às DST/Aids, Gravidez e Sexo na
Adolescência, dentre outras orientações no âmbito da saúde.

REITOR PARTICIPA DE REUNIÕES NO MEC E
COM MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA,
SÉRGIO REZENDE, EM BRASÍLIA

O reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade
Nuvens, o Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Waltécio de Oliveira
Almeida, e a Pró-reitora Especial de Supervisão, Integração e Qualificação,
Antônia Ladislau, encontram-se em Brasília. Na manhã desta quarta-feira, os
representantes da URCA participam de um evento, no Ministério da Educação,
sobre Painel de Oportunidades nas Políticas Públicas do MEC para as
Universidades Públicas Estaduais e Municipais. O Painel é realizado através do
Ministério da Educação e Associação Brasileira dos Reitores das Universidades
Estaduais e Municipais (Abruem).

O reitor participa de reunião com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio
Rezende. A finalidade é apresentar projetos e ações referentes ao Museu de
Paleontologia de Santana do Cariri e na linha da paleontologia. Também estarão
presentes à reunião representantes do Museu do Homem Americano, da Serra da
Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí, além do Memorial do Homem Kariri,
da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. O professor Plácido estará
acompanhado do pesquisador da área da Paleontologia, Alex Kellner e do
pró-reitor, Waltécio Almeida. Dentro das ações a serem desenvolvidas no
Museu, serão apresentados os projetos de conclusão do Centro de Apoio aos
Pesquisadores, no valor de R$ 560.931,70, e o de infra-estrutura da
Pterolândia, orçado em mais de R$ 2,2 milhões, dotado de área de lazer, com
réplicas de dinossauros e pterossauros, e local destinado a estudos.

URCA TEM INSTALADA
ASSEMBLÉIA ESTATUINTE

Realizada, na manhã desta terça-feira, 26/08, no Salão de Atos da Universidade
Regional do Cariri (URCA), a instalação da Assembléia Estatuinte da
instituição. O reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, fez a
convocação oficial dos integrantes dos trabalhos, iniciado na tarde de ontem,
salientando a importância da participação de todos neste momento no qual passa
a Universidade. A vice-reitora da URCA, Professora Otonite Cortez,
Pró-reitores, funcionários, alunos e representantes de instituições
representativas da região, com a Área de Proteção Ambiental da Chapada do
Araripe (APA-Araripe), e o bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, compareceram
à solenidade. O reitor destacou o momento como a concretização de um
compromisso firmado. Os estatutos e regimentos da URCA datam de 1986. Plácido
lembrou este como um momento de declínio político do poder autoritário no
País. Ele destacou a relevância da participação de todos na criação de um
documento estruturado, que reflita a base de reestruturação da análise
sociológica, que corresponda aos anseios da comunidade acadêmica. “O Estatuto
vai ser o eixo normativo da URCA”, completa o reitor.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato , 27 de agosto de 2008.
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A Nota Fiscal - Dr. Valdetário

A NOTA FISCAL

Paulinho era um bom garoto. Honesto e trabalhador. Verdade que não ligava muito pros estudos. Desde muito cedo começou a trabalhar. Queria ser gente grande e tinha sede de aprender os segredos do mundo dos negócios. Sem estudos e sem posses começou sua vida de "aprendiz de empresário" trabalhando num mercadinho localizado num movimentado trecho comercial da cidade. Ali seria sua escola. Ali aprenderia todas as táticas de venda e um dia montaria seu próprio negócio. Passou cinco anos naquele ambiente que para Paulinho era a sua universidade, cercado por verdadeiros "mestres" na arte de vender.

Então Paulinho, já se sentido seguro, fez um acordo com o seu patrão e resolveu iniciar carreira solo. Recebeu uns trocados e sumiu do trecho. Montou uma pequena venda num bairro mais afastado da cidade e ali começou a acalentar seus sonhos. Se com o Silvio Santos deu certo, comigo também dará, pensava o bom garoto. Uma vez ou outra o Paulinho fazia uma visita aos seus antigos mestres, sempre recebendo apoio moral e demonstrando progresso nos seus negócios. Até que um dia o Paulinho deixou de aparecer. Seis meses depois ressurge o jovem. Agora sem o sorriso no rosto, sem brilho no olhar, mais magro e cabisbaixo. Foi abordado por dois dos seus antigos "mestres". Dando-se a seguinte conversa:

- E aí Paulinho, quanto tempo! Como é que andam os negócios? - Perguntou o Zeca Balaio, seu antigo patrão e professor.

- Não tenho boas notícias. – Respondeu o aprendiz, no maior desconsolo. É quando vai chegando o Mário Maromba, outro "ex-mestre", entrando também na conversa.

- Paulin, você ta triste "ome"! O que foi que aconteceu?

- Meu negócio desandou, quer dizer, deu pra trás. Quebrei. – Responde o pobre moço, totalmente desolado.

- Como isso aconteceu? – Pergunta o Zeca.

- Caí na besteira de só comprar e só vender tudo com nota fiscal ...

- Como é rapaz?! Repita essa história. – Exclamou o Mário. - Quem foi que lhe deu essa orientação absurda?

- O contador. – Responde Paulinho.

- O contador? ! – Indaga, espantado, o Zeca Balaio.

- Que cabra mais irresponsável, rapaz! Um profissional! Se fosse um leigo vá lá; mas um profissional! Que cabra mais inconseqüente! – Revolta-se o Mário.

- Como é o nome desse sujeito? Pra gente denunciar no Sindicato. – Quer saber, furioso, o Zeca.

- Deixa pra lá. O que passou, passou. – Responde Paulinho.

- De jeito nenhum! Temos que tomar nossas precauções. Esse tipo de gente não pode ficar solto assim no mundo. É um perigo para os nossos negócios. Chega de impunidade nesse país. Pra tudo há um limite. Temos que colocar a casa em ordem. – Discursa, com ar de bom patriota, o Zeca.

- É, o Zeca tem toda razão. Todos nós temos que pagar por nossos erros – Acrescenta, revoltado, o Mário.

Paulinho permanece calado, mas atento ao que dizem seus mestres.

- Olha, Paulin, já lhe disse e torno a repetir: jamais, veja bem, jamais queira saber de uma nota fiscal. A nota fiscal só serve para complicar a vida do comerciante. – Orienta, em tom professoral, o Zeca Balaio.

- É, Paulin, se ela não lhe prejudica hoje com certeza prejudicará no futuro. Isso é uma coisa básica. – Ensina o Mário.

E assim a fila anda.
Dr. Valdetário.
Crato (CE), 27.08.2008

Banda paulistana oferece oficina no Projeto Verde Vida

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O Projeto Verde Vida através da iniciativa Ações Culturais para Povos Rurais conta, esta semana, com a oficina Cultura Pop ministrada por a banda paulistana Bazar Pamplona. As aulas teóricas e práticas proporcionaram aos alunos um contato com o mundo da música independente paulistana em uma filosofia de "faça você mesmo". MySpace, YouTube, vídeos-convite e a própria experiência da banda, que em maio deste ano lançou o primeiro cd de forma independente, serão temas das conversas e atividades práticas. A oficina de Cultura Pop obteve como produto final a realização de um vídeo convite, totalmente produzido pelos aprendizes do Projeto Verde Vida.

Hosana Régia Quinderé
Assessoria de Comunicação
Projeto Verde Vida – Ponta da Serra – Crato –CE

www.projetoverdevida.com.br
www.bazarpamplona.com.br

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Banco do Nordeste realizará o I Festival BNB do Vídeo Infantil



Banco do Nordeste realizará o I Festival BNB do Vídeo Infantil

Com o tema "Minha Cidade, Meu Mundo", o objetivo do Festival é estimular a criação e difusão de vídeos realizados com utilização de mídias móveis, por crianças na faixa etária de seis a doze anos, residentes na região metropolitana de Fortaleza; inscrições podem ser feitas de 1º a 30 de setembro na recepção do CCBNB-Fortaleza

FORTALEZA, 27.08.2008 - O Centro Cultural Banco do Nordeste realizará o I Festival BNB do Vídeo Infantil. Com o tema "Minha Cidade, Meu Mundo", o objetivo do Festival é estimular a criação e difusão de vídeos realizados por crianças na faixa etária de 6 (seis) a 12 (doze) anos, residentes na região metropolitana de Fortaleza, com utilização de mídias móveis (câmeras digitais, filmadoras portáteis, aparelhos de telefonia celular etc.). O evento possibilitará, ainda, a inclusão social e oferecerá oportunidades de informação e educação, através de oficinas e encontros com cineastas e educadores. As inscrições para o Festival deverão ser feitas no período de 1º a 30 de setembro, na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), de terça-feira a sábado, de 10h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h.

Durante o período de inscrição, o CCBNB-Fortaleza oferecerá, gratuitamente, quatro oficinas de vídeo (criação, edição e produção) voltadas para o público infantil, onde crianças na faixa etária de seis a doze anos poderão aprender sobre o processo de criação, edição e produção de um vídeo. As oficinas acontecerão aos domingos (dias 7, 14, 21 e 28 de setembro), de 13h30 às 17h30.

Exibição no Dia da Criança

No próximo dia 12 de outubro, dentro da programação especial do CCBNB-Fortaleza em torno do Dia da Criança, será realizado, às 16 horas, um evento para exibição pública e gratuita dos 20 (vinte) vídeos selecionados, com a participação das crianças autoras. Cada um dos 20 selecionados receberá troféu e certificado de participação, além de ter seu vídeo incluído nas programações dos Centros Culturais BNB, em Fortaleza, Cariri (CE) e Sousa (PB). A critério do Banco do Nordeste, os vídeos selecionados serão editados em DVD e distribuídos para exibição na rede pública de TVs Educativas e também fornecidos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas e videotecas comunitárias. Os participantes selecionados poderão ser posteriormente convidados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, para relatarem, a outros grupos de jovens e ao público em geral, a experiência de realizar seus vídeos.

Procedimentos para inscrição

A ficha de inscrição está à disposição na portaria do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza e no portal do BNB na Internet (www.bnb.gov.br/cultura). O participante deverá estar atento ao preenchimento completo da ficha de inscrição, incluindo as seguintes informações: nome completo, filiação, endereço residencial, telefone(s) para contato, endereço de e-mail, descrição do equipamento utilizado, título do vídeo, resumo das idéias desenvolvidas no vídeo e declaração de liberação de direitos autorais para o BNB, com finalidades exclusivamente não-comerciais. Cada participante pode concorrer com apenas um vídeo, com duração máxima de cinco minutos. É livre a escolha do equipamento com o qual será realizado o vídeo. Serão aceitos vídeos coloridos ou monocromáticos, sonorizados ou não. A comissão julgadora do I Festival BNB do Vídeo Infantil será composta por 05 (cinco) profissionais da área de audiovisual e atividades artísticas infantis, contratados ou indicados pelo Banco do Nordeste. Os nomes dos integrantes da comissão julgadora serão conhecidos somente após a divulgação do resultado, no próximo dia 12 de outubro.

Informa: Centro Cultural banco do Nordeste
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Baladinha com o Bazar Pamplona no Coletivo Malungo



Baladinha com o Bazar Pamplona no Coletivo Malungo
Sábado 30/08
22H
GRÁTIS

SESC INFORMA - II ETAPA DO SONORA BRASIL!!!!!