14 agosto 2008

Cego Aderaldo - Um Cratense Notável !


Aderaldo Ferreira de Araújo – Cego Aderaldo.

Nasceu em Crato, em 24 de Junho de 1878 e faleceu em Fortaleza em 29 de Junho de 1967. Filho de Joaquim Rufino de Araújo e Maria Olímpia de Araújo. Foi um poeta que se destacou por seu raciocínio rápido improvisando rimas, em Quixadá, pouco depois de perder a visão em um acidente. Quando sua mãe faleceu, Cego Aderaldo decidiu viajar pelo sertão nordestino fazendo rimas. Sua desenvoltura no desafio o consagrou definitivamente. No dia que sua mãe faleceu, saiu cantando sua dor pelas ruas para arrecadar recursos e efetuar o sepultamento: improvisou !


Oh meu Deus do alto céu,
Lá da celeste cidade,
Ouça-me cantar a força
Devido à necessidade,
Aqui chorando e cantando,
E mamãe na eternidade.

Perdoe, minha mãe querida,
Não é por minha vontade:
São as torturas da vida
Que vem com tanta maldade,
Chorarei meus sentimentos,

De vê-la na eternidade.
Aconselhado por amigos a se casar por ser só e precisar de companhia metrificou:
Já pensei em me casar,
É bem verdade não nego,
Mais com minha experiência,
Batata quente não pego
Quem enxerga leve chifres
Quando mais eu que sou cego.

Morreu em Fortaleza aos 89 anos sem nunca ter se casado e deixou 24 filhos adotivos.



Texto enviado por Antonio Alves de Morais
.

CRATO: SENTENÇA NEGA REGISTRO DA CANDIDATURA DE WALTER PEIXOTO

A juíza Geritsa Montezuma, da 27ª Zona Eleitoral do Crato, negou o pedido de registro do candidato do PMDB a prefeito, Walter Peixoto, acatando recomendação do Ministério Público Estadual. Foi indeferido, também, o pedido de registro do candidato a vice-prefeito na chapa de Walter, Ailton Brasil (PP).
A decisão da juíza teve como base a ação de impugnação feita pelo promotor eleitoral do Crato, Elder Ximenes. Walter é acusado de improbidade administrativa quando foi prefeito do Município do Crato (2002-2006). Walter teve as contas dos anos de 2001, 2003 e 2004 desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Câmara de Vereadores e deixou de aplicar, segundo o promotor Elder Ximenes, o mínimo de recursos estabelecidos pela Constituição Federal na área de educação.
A Justiça Eleitoral não aceitou os argumentos apresentados pelo advogado de Walter Peixoto. A juíza Geritsa Montezuma decidiu pelo indeferimento da candidatura de Walter Peixoto que, através de escritório de advocacia de Fortaleza, irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O MPE apresentou em suas alegações que Walter Peixoto encontra-se com contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios - TCM (irregularidades insanáveis) e não aceitas pela Câmara de Vereadores relativos aos anos de 2001, 2003 e 2004.
A situação de Walter Peixoto permanece inalterável, na prática, pois não houve trânsito em julgado da sentença. Caberá ao TRE confirmar ou não a sentença.

Fonte: Blog do Tarso - Tarso Araújo
.

Alô Pessoal - Cheiro de Bicho Morto na Água Mineral aqui no Cariri ? Quem mais nesta semana ??


Parece estranho se postar um tópico com esse título, mas é que um amigo meu já trocou o garrafão de Água Mineral ***** ( não posso revelar o nome ainda ) 2 vezes já nesta semana e a água continua com um gosto estranho, como de algum bicho morto. Esse meu amigo para verificar se era a água, desmontou o sistema e não constatou nada de errado, e comprou de outra marca. O gosto ruim sumiu. Voltou a comprar da marca anterior, e eis que imediatamente o gosto ruim voltou.

Deixei essa história de lado, e para minha infelicidade, aqui em casa foi comprado um garrafão de água mineral ontem também, dia 13 de agosto, da marca que o amigo comprou, e a água está mesmo com um gosto meio vago de algum bicho morto. Sem saber se isso é somente comigo e com meu amigo, que mora noutra parte da cidade, eu gostaria de saber se mais alguém da região enfrentou nessa semana algum problema com esse gosto ruim com garrafões de água mineral. Porque se for... é um dado alarmante, e merece a intervenção imediata da vigilância sanitária.

Abraços,

Dihelson Mendonça
.

Espetáculo "Uma Flor de Dama" - 25 de Agosto - Teatro do SESC - Crato.

Dica: Evite ser Roubado pelas operadoras de telefone.

Sendo que as operadoras de serviço telefônico do Brasil só perdem mesmo em desonestidade para os assaltantes do morro do Rio de Janeiro, estou repassando dicas para que possamos tentar escapar de ser surrupiados por esses criminosos do telefone.

A dica de hoje é a seguinte:

Auxílio à lista...Telefone 102... não!!!E SIM...... 0800
310 102 (Consulta Gratuita) DIVULGUEM..... É IMPORTANTE!!!
UTILIDADE PÚBLICA. Vejam só como não somos avisados das
coisas que realmente são importantes... NA CONSULTA AO 102
PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO. SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO
AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO GRATUITO PARA ATENDIMENTO À
LISTA.LIGUE 0800-310-102 - É O MESMO SERVIÇO, SÓ QUE
GRATUITONão ligue mais para o 102, que é um roubo!!! Se
você já sabia,ótimo!!! Não custa divulgar para muitas
pessoas ficarem sabendo.Atenção: funciona até mesmo do
celular!

Fonte: Hildeberto Aquino.

É DE UVA...



Clodoveu Macambira aparentava uma saúde de ferro. Montado no alto dos seus sessenta e lá vai pedrada , mostrava-se rijo que só noivo naqueles tempos em que ainda existia lua de mel. Ninguém conseguira imaginar que o homem já estava de passagem comprada. Um belo dia, como bom jóqui gastronômico, passou a perna numa panelada e só se apeou na Botica de Janjão. Empanzinado, de nada adiantaram o chá de macela e jalapa, antes da lua despontar por trás da Serra da Jurumenha, Macambira estava com Deus. Figura querida em Matozinho, vereador por mais de cinco legislaturas ininterruptas, seu enterro foi uma apoteose, com direito e incelença, a encomendação de padre e a um porre fenomenal dos seus amigos mais chegados. E foi de um destes camaradas de noitada – Jojó Fubuia – que arrancamos esta história : as peripécias de Clodoveu além túmulo. Jójó conta, com toda a convicção deste mundo, que naquele mesmo dia sonhou com o companheiro de farra chegando aos céus e prestando contas com o porteiro celestial . O que vai aqui narrado é, pois, um resumo do que Fubuia , entre um gole e outro, nos contou. Vendemos a história pelo mesmíssimo preço que a adquirimos. Reclamações, suspeitas, dirijam-se ao autor do relato que pode ser encontrado, diariamente, no seu escritório particular no “Bar do Giba”.

Fubuia diz ter visto Macambira, algo atrapalhado, chegando na entre – sala celeste, em meio àquela paisagem quase que polar. Anjos tocando trombetas em meio às nuvens branquíssimas , inúmeras pessoas espalhadas pelo ambiente em atividades várias, aparentemente aguardando a sua vez. Tirante o som estridente e periódico das trombetas, tocadas na chegada de cada novo candidato às hostes celestiais, nosso vereador conseguiu ouvir um som baixo, mas que lhe pareceu bastante familiar. Tratava-se de uma banda de forró, com suas cantoras gasguitas. Mas esta porcaria no céu ? – pensou o matozense. Só algum tempo depois, um senhor de barbas ruivas sentado próximo à porta, descobriu o segredo.

-- Esta música vaza do inferno, toca dia e noite, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. É por isto mesmo que aquilo lá é o inferno, meu senhor !

Clodoveu sentou-se numa beira de nuvem e ficou observando o movimento. A um canto, um velho de cabelos brancos esperava com paciência com uma resma de papéis nas mãos , aparentemente há muitos anos. De um outro lado, um outro rapaz de meia idade, carimbo na mão, ia identificando um sem número de folhas em branco. Um pouco afastada do birô de entrada, uma senhora de uns 50 anos, empunhava um telefone e não parava um só momento de discar e de balbuciar palavras incompreensíveis. Nosso matozense, por outro lado, observou que três recém-chegados, falaram rapidamente com São Pedro e entraram no céu sem burocracia e sem mais delongas. Macambira logo imaginou que devia tratar-se de santos e beatos, embora não tivessem qualquer aparência disso. Aguardou ainda uns dois dias, cubando o movimento, temendo aproximar-se do porteiro , sem saber ainda a senha de entrada. Criou , por fim coragem, e se dirigiu ao nosso primeiro papa.

--- São Pedro, a benção ! Cheguei antes de ontem e queria saber como faço para entrar no céu. Estive observando e vi que tem pessoas que entram rapidamente e outras ficam esperando por aqui, sem entrar. Qual o critério, meu santo ?

--- Clodoveu, de comum acordo com Jesus, resolvemos estabelecer regras para a entrada. Aqui se é admitido dependendo da profissão. Viu aqueles dois que entraram bem rápido ? Um foi o Senna, o outro João do Pulo, ambos bem rápidos nas suas atividades profissionais.

-- E aquele outro de roupa branca ? Entrou zunindo e por uma porta lateral...

--- Aquele era médico...trabalhava num hospital público...

--- Mas meu santo, esse povo passava um século para atender um paciente , o senhor não sabe das filas do SUS ?

--- É meu amigo, mas médico tem lá suas prioridades, você tem que admitir isso... eles têm uma entrada especial , entram pela porta dos fornecedores.

--- E por que aquele velho do cabelo branco, com aquela ruma de papel não entra ? --- Quis saber Macambira.

--- Aquele velho é um juiz e já deu entrada no processo de admissão no céu, mas você sabe como a justiça é lenta, não é mesmo, que sabe daqui uns oito anos... ?

---- São Pedro, e aquele rapaz que não pára de carimbar papel, quando vai poder entrar ?

---- Aquele, Clodoveu, era funcionário público, se aposentou sem nunca ter trabalhado e vai ter que pagar um pedágio de pelo menos 30 anos , antes de ser admitido.

Macambira , então, observou mais uma vez a senhora, de telefone no ouvido, sem parar um momento sequer de soletrar palavras incompreensíveis e resolveu saber do porteiro.

--- E a telefonista, por que não entra logo ? Uma profissão tão cansativa e chata ?

--- É, meu caro vereador, mas esta senhora era telefonista do Serviço de Atendimento ao Consumidor da TIM, chegou aqui já há uns cinco anos, e só vai poder entrar quando conseguir cancelar a linha do seu próprio telefone...

Clodoveu, então, após tomar pé em todos os critérios admissionais celestes, preocupou-se. Afinal fora vereador durante toda a vida. Sabia que resolvera com celeridade algumas pendências, principalmente em período eleitoral, mas não se podia atender com presteza a toda demanda.

--- Bem, meu bom Pedro, agora chegou a minha vez, fui vereador a vida inteira lá embaixo, quanto tempo vou ter que esperar ?

--- Meu amigo, que nada, você pode entrar imediatamente, por aquela porta lá do fundo...

--- Obrigado, São Pedro, obrigado, vou agradecer tudo a Jesus !

--- Jesus, Clodoveu ? Jesus que nada ! Agradeça ao capeta, que político, meu filho, tem cadeira cativa nas labaredas do inferno... e não esqueça , viu ? “Chupa, chupa, chupa qué de uva!”

http://simborapramatozinho.blogspot.com/

J. Flávio Vieira

Espetáculo - As Presepadas de Zé Orebe - Teatro SESC Crato - Dia 16 de Agosto.

Sesc Crato :: show 1+1 com Alexandre Cavallo e Christiano Galvão

Unifor premia obras e trabalhos literários inéditos

CONCURSO

Clique para Ampliar

Fernando Siqueira recebeu o certificado de melhor obra das mãos do professor Randal Martins Pompeu (Foto: J. Luís)

Como uma forma de estimular a produção literária, o Prêmio de Literatura Unifor escolhe os melhores de 2007

Chegando em 2008 à marca dos 35 anos, a Universidade de Fortaleza (Unifor) realizou, ontem, no Teatro Celina Queiroz, a entrega do Prêmio de Literatura Unifor 2007. Promovido pelo segundo ano consecutivo, o concurso tem como objetivo estimular autores de textos inéditos. A iniciativa amplia o espaço de formação humana da Unifor, aproximando-a, cada vez mais, das artes e da cultura.

Com premiação para criação literária no gênero conto, o concurso teve 228 inscritos, dos quais 20 foram classificados na área de trabalhos inéditos e um na área de obra inédita. O grande vencedor do concurso com obra inédita foi Fernando Antônio Siqueira Pinheiro, com o livro “Ao Lado do Morto”. “A literatura resistira a tudo, inclusive à internet e à globalização. A sociedade não poderia transmitir seu conhecimento sem a literatura”, afirmou após receber o certificado do concurso.

Como premiação pela classificação, Fernando ganhou o certificado, uma passagem aérea Fortaleza/ Washington/Fortaleza para uma visita à Biblioteca Nacional do Congresso Americano, além da publicação de seu trabalho em 400 exemplares.

A vencedora da categoria trabalhos inéditos foi Carmélia Maria Aragão, com o conto “O gato de Alice”. Ela recebeu como prêmio uma passagem para o Rio de Janeiro, onde deverá visitar a Biblioteca Nacional do Estado. As viagens deverão ocorrer até o dia 30 de agosto de 2009. Os demais classificados, além de receberem o certificado, terão também seus textos publicados numa coletânea impressa pela Unifor, denominada “Contos”.

Afora os autores, convidados, familiares, professores e alunos, estiveram presentes à solenidade o professor Randal Martins Pompeu, vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, representando o magnífico reitor da Universidade de Fortaleza; a professora Fátima Fernandes Veras, vice-reitora de Ensino de Graduação; o professor José Almeida Júnior, vice-reitor de Pesquisa e pós-graduação em exercício; a professora Erotilde Honório, Diretora do Centro de Ciências Humanas; Maria Célia Felismino, coordenadora do Prêmio de Literatura Unifor; além de outros professores, representantes da Academia Cearense de Letras e membros da comissão julgadora do Prêmio de Literatura Unifor.

De acordo com Randal Pompeu, a premiação é um momento no qual os escritores cearenses recebem o devido reconhecimento. “Os trabalhos passaram por rigorosa seleção. O resultado foi estimulante para que continuemos com o trabalho. A Unifor não poupou esforços para que o talento literário encontre espaço”, afirma. O professor adiantou ainda que, a partir de setembro, a Unifor já estará divulgando o edital da próxima edição do concurso.

Para levar mais brilho ao evento, o Grupo de Dança da Unifor presenteou os convidados com a apresentação do balé “Flocos de Neve”.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.

8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará [ Brasil ]


Prezado Sr./Sra.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realizará, de 12 a 21 de novembro de 2008, a 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará. Para a curadoria deste evento foi convidado o escritor Floriano Martins que, conjuntamente com sua equipe, elaborou um plano conceitual e estrutural em torno do tema central "A aventura cultural da mestiçagem", que prevê um amplo convívio entre as culturas de línguas espanhola e portuguesa, compreendidas por 30 países situados em quatro continentes. Assim sendo, vimos através desta divulgar o plano conceitual e estrutural do referido evento, para o qual solicitamos ampla difusão, considerando o fator essencial de integração entre as culturas de línguas portuguesa e espanhola que aqui se procura alcançar. Desde já nos colocamos ao inteiro dispor para quaisquer outras manifestações de interesse em sua participação. Os nossos mais sinceros agradecimentos por sua compreensão e cumplicidade no sentido de estimular uma maior integração entre nossas culturas.

Atenciosamente,

A Curadoria
floriano.agulha@gmail.com

Isenção de ISS para Artistas de Fortaleza. bem que poderia ser no Cariri também...

Fortaleza, 08 Agosto de 2008.

Caríssimos Colegas Artistas e Técnicos,

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (SATED/CE) tem a satisfação de compartilhar mais uma importante conquista para a classe artística. Finalmente, foi assinado pela Procuradoria da Justiça o parecer que aprova a ISENÇÃO do ISS (Imposto Sobre Serviço) para Artista Local, no município de Fortaleza. Vale ressaltar que para ter direito a este benefício, é necessário que o artista faça a sua inscrição na SEFIN (Secretaria de Finanças) e entregue um requerimento solicitando a sua isenção (segue em anexo modelo). O Decreto de Lei Nº 11.591 de 01/03/2004 (http://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br ) especifica o tópico referente a esta isenção, que foi proposto pelo Deputado Artur Bruno. Entretanto, mesmo vigente desde 2004, somente alguns artistas tiveram acesso e muitos não tinham o devido conhecimento. No início de 2007, o SATED/CE buscou mais informações sobre o assunto e procurou a Secretaria de Finanças para fins de esclarecimentos. Fizemos contato com o Auditor Fiscal Francisco Arruda, que reforçou a importância da lei, e então propagamos a notícia para a toda a classe artística fortalezense. Contudo, muitos colegas foram mal atendidos e desenganados, por conta de um equívoco na redação da lei, que não deixava claro se a isenção era para o 'artista' ou para o 'espetáculo'.


l Decreto de Lei Nº 11.591, de 01/03/2004
Institui o Regulamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN.
l Regulamento do ISSQN – Capítulo II / Seção III – Art. 6º

Fundamenta o serviço dos artistas.

l São isentos do imposto:

VIII – Os espetáculos teatrais, musicais, circenses, humoristas, de dança e folclore, realizados por artistas locais...

Para solucionar este impasse, propusemos que houvesse uma retificação, esclarecendo sobre a real intenção da lei de agraciar o artista local. O processo foi encaminhado para a Procuradoria e por lá ficou quase um ano. O Parecer Jurídico Nº 02/2008 da SEFIN (segue em anexo as quatro páginas), concluiu que:

l 'o artista local não tem ônus tributário sobre a prestação de serviço de espetáculos ou shows'.

É importante, agora, que todos nós façamos valer nosso direito. Convidamos todos os colegas de Fortaleza para requerer a sua isenção como Artista, na Secretaria de Finanças (Rua Gal. Bezerril, 755, Centro - Fortaleza/CE). Lembrando que, para requerer a isenção, tem-se que fazer a inscrição no cadastro do ISS..

l Qual a documentação necessária para se inscrever no Cadastro do ISS, como pessoa física?

· Cópia autenticada do CPF.

· Cópia autenticada do documento de identidade.

· Comprovante de endereço: IPTU, LUZ, TELEFONE ou ÁGUA.

· Cópia da carteira de habilitação profissional.

l Para quem já possui a inscrição no cadastro do ISS, qual a documentação necessária para requerer a ISENÇÃO de Artista?

· Cópia do CPF e Identidade.

· Cópia da Carteira de Habilitação Profissional.

Ex: Carteira da Ordem dos Músicos, Sindicato dos Artistas, etc...

· Cópia do Comprovante de Endereço

Últimos seis meses (fevereiro/2008 e julho/ 2008) da Conta de Água, Luz ou Telefone.

Obs 1: O requerente deverá residir no município de Fortaleza, há pelo menos seis meses.

Obs 2: A isenção será apenas a pessoa física, e não a pessoa jurídica.

Obs 3: O requerente deverá providenciar sua inscrição municipal antes de requerer a isenção.

É importante ressaltar a colaboração do Deputado Artur Bruno, do Auditor Fiscal Francisco Arruda, do Gerente da Célula de Gestão do ISS, Ney Lopes Barbosa, que contribuíram para a concretização desta importante conquista demonstrando interesse à questão e dando total apoio ao SATED/CE. Aproveitamos a oportunidade para convidar todos para o 'SEMINÁRIO: CULTURA E DIREITO', que será realizado nos dias 08 e 09 de Setembro, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, debatendo os temas: Tributação, Previdência Social, Leis de Incentivo, Lei do Artista, Mídia e Propriedade Imaterial.. Realização: SATED/CE e FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CULTURA.

Sucesso a todos!!!
Atenciosamente,

Oscar Roney - (85) 3251-2106
SATED/CE - Presidente

Carta do leitor - Homenagem a Maildes Siqueira.

Maildes...

Hoje, 13 de agosto de 2008, 18:00 horas de mais um dia como outro qualquer.
cinco anos de saudade, cinco anos de tristeza, cinco anos de espera. espera para esquecer você mamãe, pois só a esquecendo posso continuar vivendo sem tê-la comigo. Nossas alegrias infindáveis, nossos sofrimentos eternos, nossas dores e nossa vida juntas. Foi bom. Foi bom? foi tudo. Não quero nunca que ninguem te esqueça, em especial o Crato, cidade o qual você fez amigos, fez o bem, e tambem recebeu o mal. Veio a política amaldiçoda e te levou de nós, aliás te arrancou de nós.

Vendo hoje o blog do Crato, pois acompanho por causa do blog de Mônica (aprendi a gostar dela por causa de mamãe), tentei fazer com que todos não esquecessem a minha Maildes. A dor é imensa, pela primeira vez não vou estar com o meu pai, ao seu lado, nesse dia tão complicado para nós(eu,minhas irmãs e meu pai). Peço que de alguma maneira que você minha mãe querida seja sempre lembrada em todos os blogs, que levam pessoas tão distantes e queridas até nós.
Omtem dia dos pais. Hoje dia de Maildes. Amanhã aniversário do meu paizinho, "o joinha". que hoje amarga uma grande solidão. Nossa casa (independente de "prefeitura") sempre foi uma grande festa. Festa de amor, de fraternidade, de alegria e bem estar. Fomos muito felizes, e para mim essas lembranças eu guardo num cantinho especial do meu coração, que agora chora a dor de não poder pegar, abraçar e dizer simplesmente: "te amo mamãe".

Sandra Siqueira Bilhar
.