07 agosto 2008

Comportamento: Bando de Ociosos Apostam em quem vai ganhar as eleições sem pensar no futuro do Crato...

Crato: Cidade de grupinhos medíocres da população que se fixa nos cantos de praças, por exemplo, na praça Siqueira Campos e ao invés de debater as propostas dos atuais candidatos e o passado de cada um e o que eles viriam a fazer pela cidade, preferem apostar muito dinheiro como idiotas, que A ou B vence as eleições no Crato. Tem gente que se exalta e chega a brigar por determinado candidato!

Gente, o momento atual é sério!
Estamos à beira de uma decisão das mais importantes para o município e vocês ficam aí a apostar no palitinho quem vai vencer eleição ? UM ABSURDO o que acontece nessa cidade com esses ociosos pra não dizer vagabundos, que sem nada pra fazer, preferem gastar o tempo apostando bobagens nas esquinas da cidade!

Por: Dihelson Mendonça

Compra e Venda de Computadores - Anuncie AQUI no Blog do Crato.

Compra e Venda de Computadores e Peças de Informática.

Anuncie aqui nos Classificados do Blog do Crato.
Ou envie mensagem para nosso e-mail:

blogdocrato@hotmail.com

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador Blog do Crato.

Outra foto do Rio Granjeiro - cortando a cidade de Crato - na década 30 do século passado

Foto do arquivo de Luciana Abath

Como já era esperado: Supremo rejeita barrar candidatos "ficha suja".


Como já era esperado por muita gente ( e aplaudido pelos corruptos ), o STF rejeitou o pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros que analisassem a vida pregressa dos candidatos para barrar registros de candidatura. Trazemos hoje a reportagem veiculada pelo UOL sobre o assunto. Na foto acima, o famoso personagem Justo Veríssimo, deputado corrupto criado pelo ator Chico Anísio para exemplificar aqueles em quem o povo deposita a sua confiança e são traídos nas eleições por gente que só quer "se locupletar" e se arrumar na vida...

O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou nesta quarta-feira (6) ação em que a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) pedia que juízes eleitorais analisassem a vida pregressa dos candidatos para barrar registros de candidatura. A decisão tem efeito vinculante, ou seja, deverá ser seguida pelas instâncias inferiores.

O STF seguiu entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, no dia 10 de junho, decidiu que apenas políticos com condenações transitadas em julgado (quando não cabe mais recurso) podem ser impedidos de disputar as eleições. Os apelidados "ficha suja", com processos em andamento, devem ter respeitado o princípio da presunção de inocência, ou seja, são inocentes até que não haja mais recurso.

Ministro Celso de Mello, relator, diz que ação da AMB é "inacolhível"

A votação

O relator do caso, ministro Celso de Mello, afirmou que "a proposta é inacolhível". "Ninguém se presume culpado se não após condenação transitada em julgado (quando não cabe mais recurso). É um direito básico, fruto de longa evolução nos direitos do homem", afirmou. Ele foi seguido por oito ministros- Menezes Direito, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Cezar Peluso, Ellen Gracie, Marco Aurélio e Gilmar Mendes. Já o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, apresentou voto favorável à ação da AMB, sob o argumento de que os direitos da sociedade se sobrepõem aos individuais. "O sujeito quer se tornar o Estado em ação, quer ser representante de uma coletividade. Deve ser observada sua vida pregressa", defendeu. O ministro Joaquim Barbosa foi o único a votar pela procedência parcial, para que fossem vetados apenas candidatos com condenações em segunda instância.

Presidente do TSE, Ayres Britto, votou para barrar "ficha suja"

Insegurança

Cármen Lúcia defendeu que, hoje, não há como se dizer que juízes não estejam analisando a vida pregressa para negar registros. Lewandowski, por sua vez, trouxe números do STF que mostram que 28,5% dos recursos criminais que chegaram à última instância foram providos, ou seja, as decisões anteriores foram alteradas. "Seriam mais de 1/4 de candidatos barrados injustamente", alertou o ministro. "Se considerarmos os habeas corpus concedidos, o número é bem mais expressivo", completou o presidente do STF, Gilmar Mendes. A sessão teve início às 14h20. Mais cedo, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, apresentou parecer favorável à ação. Ele defendeu que, se deve haver probidade e a moralidade no mandato, estes também devem influir na hora da concessão do registro.

O JULGAMENTO

Os advogados da AMB apresentaram seus argumentos em favor da ação. Já o advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, pediu que a ação seja negada. Para ele, a proposta da AMB levaria a uma maior confusão jurídica, por trazer critérios subjetivos.

Entenda o pedido da AMB

Na ação (uma ADPF, sigla usada no meio jurídico para argüição de descumprimento de preceito fundamental), a entidade questionou a Lei de Inelegibilidade e a interpretação do TSE, que permitem a candidatura dos chamados "ficha suja", os candidatos com processos em andamento na Justiça. Na prática, uma resposta positiva do Supremo à ação em nada mudaria a forma com que atualmente os juízes eleitorais analisam os registros. Nas eleições deste ano, dezenas de candidatos já tiveram seus registros negados pela análise de vida pregressa. Além disso, a entidade ressalvou que, diante de processos sem condenação definitiva, caberia à Justiça eleitoral analisar caso a caso a gravidade das condutas. Considerando a relevância do tema, o relator do caso, ministro Celso de Mello, resolveu não decidir a liminar sozinho e levou a ação ao plenário, para que todos os ministros a analisassem. A data do julgamento foi marcada com base no prazo final para que juízes eleitorais de primeira instância decidam sobre os pedidos de registro, 16 de agosto.

"Lista suja"

A questão virou polêmica após o anúncio de que o TSE divulgaria uma lista contendo todos os candidatos com processos pendentes. O tribunal recuou, mas a AMB publicou a apelidada "lista suja" no último dia 22 de junho. O juiz Paulo Henrique Machado, coordenador da campanha "Eleições Limpas" da AMB, afirmou que o conceito de presunção de inocência é "relativo", ao defender a publicação da lista. A afirmação foi questionada por especialistas, entre eles o jurista Dalmo Dallari. A lista também foi questionada por juristas, advogados e candidatos, ainda mais depois que reportagem do UOL revelou que um dos candidatos à Prefeitura de São Paulo não teve seu nome incluído, mesmo respondendo a processo.

Fonte: UOL - Universo OnLine
.

Crianças são acometidas pelo calazar no Crato

Clique para Ampliar

Técnico da Funasa aplica a injeção de Glucantime em uma das crianças atingidas pelo calazar. O medicamento é distribuído gratuitamente pelo Estado. A população deve ficar em alerta para os sintomas (Foto: Antônio Vicelmo)

Clique para Ampliar

A incidência de calazar em seres humanos preocupa autoridades no município do Crato, no Cariri

Crato. Notificados três novos casos de leishmaniose, conhecida também como calazar visceral neste município. Dois deles ocorreram na mesma residência, situada na ladeira do Tamanqueiro, acesso ao bairro do Seminário. O terceiro caso, considerado mais crítico, foi identificado na Rua Sagrada Família, transversal às proximidades. Trata-se de outra criança, com apenas 8 meses. Segundo sua bisavó, Socorro Veneranda, não está afastado o risco de morte, diante do grave estado de saúde do bebê. Ontem à tarde, a criança retornou ao Hospital São Francisco, para receber nova medicação.

Equipes técnicas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Prefeitura Municipal e Centro de Zoonoses estão realizando intensa campanha educativa nas áreas com notificação da doença.

A coordenadora regional de Saúde do Estado, Maria de Lourdes Alencar, esclarece que, apesar da concentração de casos numa mesma área, não está havendo epidemia. Ela chama a atenção para os cães que, segundo destaca, “são os principais hospedeiros do protozoário causador do calazar”. O mosquito Lutzomyia longipalpis se alimenta dos animais infectados e, posteriormente, transmite a doença para animais sadios e para o ser humano.

O médico veterinário Ricardo Pierre adverte que os animais infectados, geralmente, apresentam emagrecimento, apatia, ferimentos no corpo, principalmente no focinho e na orelha, conjuntivite, diarréia e crescimento das unhas. Em qualquer suspeita, as pessoas devem ativar imediatamente o sistema de saúde para o recolhimento do animal.

O grande problema, segundo os técnicos do Centro de Zoonoses, é a reação do proprietário do animal. Geralmente, eles escondem o cachorro para não ser feito o exame de sorologia (diagnóstico e identificação de anticorpos e ou antígenos no soro). “O apego ao animal põe em risco as pessoas, principalmente crianças que convivem com os cachorros”.

A leishmaniose visceral, segundo os técnicos, é a forma mais perigosa da doença. Se não for tratado, é fatal. Os sintomas incluem febre, perda de peso e crescimento anormal do baço e do fígado. Foram estes sintomas que levaram a dona de casa Ismênia Saraiva a levar a filha de apenas um ano ao médico, que diagnosticou a doença como calazar.

Dias depois, os mesmos sintomas foram apresentados na filha mais velha de Ismênia, de 7 anos. Ambas foram hospitalizadas e, segundo os médicos, não correm risco de morte, mas continuam tomando injeção de Glucantime, que é distribuída gratuitamente pelo Estado.

Este é o 6º caso de calazar registrado somente neste ano, no Crato. No ano passado, foram notificados 16 casos. A chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Crato, Lídia Feitosa, adverte que a situação é preocupante, mas está sob controle. “Todas as equipes da área de saúde estão mobilizadas na campanha”, afirma ela.

O panfleto distribuído pelos técnicos adverte: “Esta é uma região com transmissão de calazar”. Portanto, todo caso suspeito deve procurar atendimento nos Postos de Saúde. O tratamento é gratuito e deve ser iniciado o mais cedo possível. A expectativa dos técnicos é que a população se conscientize da gravidade da doença, ficando em alerta e fazendo a prevenção necessária.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter


Mais informações:
Secretaria de Saúde do Crato, (88) 3523.9400
Coordenadoria Regional de Saúde, (88) 3102.1254/ Centro de Zoonoses, (88) 3521.2698


INCIDÊNCIA NO ESTADO

Aumento de casos preocupa autoridades no Interior

Juazeiro do Norte. Os casos de leishmaniose visceral assustam no Interior do Estado, pela crescente urbanização e a expansão de áreas endêmicas. Este ano, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), já foram notificados, até o mês de junho, 131 casos de calazar, 69 deles confirmados com três óbitos, dois deles na Capital do Estado e um em Caucaia. Dos 184 municípios do Estado, 32 registraram casos.

A média de casos registrados no Ceará, de 2001 a 2007, é de 4.037 e 173 óbitos. Desde o ano 2000 a 2007, registrou-se uma média de 407 casos a cada ano, com exceção do ano de 2006, em que foram registrados 782 confirmações da doença. Pela maior ocorrência, os casos são considerados um grave problema de saúde pública nas áreas urbanas das grandes cidades. O Nordeste é a região onde há o maior número de registros.

Com casos ainda não encerrados, os municípios com maior número registrado no ano passado foram Fortaleza, Caucaia, Sobral e Barbalha. De acordo com dados da Sesa, já foram registrados este ano em Fortaleza 30 casos, 17 em Sobral e oito em Barbalha. Outro dando preocupante da Secretaria de Saúde diz respeito ao aumento da incidência em crianças abaixo de 4 anos. São 50% dos casos. Há um aumento proporcional em pacientes com mais de 60 anos, com uma proporção maior para pessoas do sexo masculino.

O supervisor do Núcleo de Controle de Vetores da Sesa, Ernani Carneiro, destaca a preocupação em conter os avanços da doença com um trabalho exaustivo de monitoramento dos municípios. Ele destaca o aumento considerável da cobertura do trabalho. No ano passado, foram examinados 152.256 cães. Em 10.442 foi constatada a leishmaniose e mais de 7 mil foram mortos. Até primeiro trimestre de 2008 foram examinados 30.727, com 946 contaminados.

As pessoas, conforme o supervisor, devem ficar atentas quanto aos sintomas da doença e procurar os serviços de saúde. O desmatamento e a urbanização são os principais fatores de crescimento, mesmo em cidades de médio e pequeno porte. O homem sai do campo em virtude dos quadros de seca e continua o desmatamento. “Os vetores vão em busca dos centros urbanos”, explica.

Área endêmica

Segundo o coordenador de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Juazeiro do Norte, Francisco Riomar Magalhães, o município é considerado área endêmica de calazar. Em 2006, foram registrados 52 casos e nenhuma morte; em 2007, 33 casos e um óbito e este ano já houve registro de 16 casos.

“É uma endemia em expansão e preocupante por ser uma doença que mata, se não tratada”, diz ele. Foram examinados até o momento 5.171 cães e 52 positivos, em 12 bairros. A campanha vai se estender para outras áreas da cidade.

Os bairros João Cabral, Frei Damião e São José são os três de maior índice, onde serão priorizados para borrifação. A maior parte dos óbitos foi registrada no frei Damião. Também vem sendo realizada a vacinação e captura dos cães.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

Mais informações:
Secretaria de Saúde do Estado, Fortaleza (CE)
(85) 3101.5123
Núcleo de Controle de Vetores
(85) 3101.5442

Matéria conjunta de Antonio Vicelmo e Elizângela Santos - Publicada no Jornal Diário do Nordeste.

DICA: Não se prenda à página principal... Temos mais de 2.000 artigos já escritos

Não se prenda à página principal...



O Blog do Crato é constituído de mais de

2000 artigos já escritos.

São mais de 50 escritores, mais de 23.000 visitas mensais, milhares de fotografias, vídeos, etc...
No final desta página existe um link para as postagens mais antigas, que chegarão até a mensagem número 1, sempre em ordem decrescente.

Se o leitor gosta mesmo da cidade de Crato e da região do cariri, certamente que se interessará em percorrer todo o Blog e ver as maravilhas já escritas por aqui.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Como era o Rio Grangeiro na década de 30

Rio Granjeiro: transformação das belezas naturais em ambiente poluído. É uma pena...



Um rio da Amazônia ou do Pantanal?
Não. Esta foto mostra o Rio Grangeiro, cortando a cidade de Crato, na década 30 do século passado. O local da foto é mais ou menos onde hoje fica a confluência da Rua Santos Dumont com Rua Almirante Alexandrino, nas proximidades do Posto Antônio Almino de Lima.
A destruição feita pelos homens transformou a bela paisagem acima num esgoto fétido a céu aberto (o atual canal do Grangeiro). Até onde vai a insanidade humana...

Abaixo uma poesia de José Alves de Figueiredo sobre o Rio Grangeiro, quando existia o Rio Grangeiro...

Rio Grangeiro
Este Rio que passa aqui gemendo
E vem da serra envolto a mil cipós,
Anda a gemer desde que me entendo,
Desde que se entenderam os meus avós.

É um rio de amor que vem trazendo
O cristal que regala a todos nós,
Seu gemido, é segredo que eu desvendo,
Pois nele fala o Crato em terna voz.

Cantem outros o encanto de outros rios,
Como fez com o Tejo vate luso,
Que eu cantarei em doces murmurios.

Do Grangeiro esta voz que eu sempre acuso
Como um lamento, um canto de amavios,
Uma harmonia de deuses que eu traduzo!

J. Alves de Figueiredo
(publicado no jornal 'Folha da Semana' 17.10.1953)

Matéria enviada por: Amilton Silva

Nota:

É difícil acreditar que essa foto tenha sido tirada perto de onde seria o encontro da Almirante Alexandrino com a Santos Dumont...em todo caso...


Placar Histórico - 1950 - "Dois a Hum e Meio" Por A. Morais.

.

Por volta de 1950, naquele Campeonato Regional, ficaram para disputa final Varzea-Alegre e Quixará, (Farias Brito). O placar era 2 a 1 para Varzea-Alegre e o juiz se encarregou de mantê-lo assim. Anulou gol, expulsou jogador, até que houve um penalti a favor do visitante, que ele não podia deixar de marcar. A bola da disputa era daquelas costuradas a mão e ainda por cima tinha um manchão estragado. Quando o jogador cobrou o penalti, ela estourou; o couro da bola entrou na baliza e a camara de ar passou por fora raspando a trave. Aí, o juiz aliviado marcou "meio gol" e a seleção varzeaalegrense, sagrou-se campeã com o historico escore de " dois a hum e meio.

Texto para Reflexão - A EMPRESA IDEOLÓGICA UNIVERSITÁRIA PÚBLICA - Por Prof. Bernardo Melgaço.

A EMPRESA IDEOLÓGICA UNIVERSITÁRIA PÚBLICA

Eu conheço uma instituição que no momento sofre de uma grave crise de identidade. Isto porque em sua constituição atual ela funciona como uma pequena empresa, um sistema político partidário e está inserida num ambiente universitário. Em sua estrutura de pequena empresa desorganizada observa-se que as ações são executadas apenas no nível operacional sem nenhuma estratégia de longo e médio prazo. Em outras palavras, ela funciona porque seus membros sabem o que fazer no dia-a-dia. É como um barco que navega apenas pela orientação e força do vento que sopra – não há comando e nem comandante! Todos nós sabemos que numa empresa capitalista a administração superior visa gerar lucros porque é a sua finalidade primeira. E para alcançar esse objetivo precisa utilizar todos os conhecimentos atualizados e técnicas modernas de gestão para administrar bem sem comprometer o capital e a missão da empresa. Entretanto, nessa empresa ideológica universitária pública a finalidade primeira não é o lucro (que bom!), mas ganhos sociais e acadêmicos promissores. E para alcançar esse objetivo maior precisa ter em suas bases conceituais princípios estratégicos tais que orientem os outros dois níveis que são o tático (médio prazo) e o operacional (curto prazo). E além disso, precisa ter no seu comando pessoas altamente qualificadas capazes de liderar grupos com características diversificadas tanto na sua formação humana quanto política-acadêmica. Todavia nessa empresa que conheço isso não foi possível porque a escolha de seus gestores não foi por mérito, mas por voto partidário e alianças extra-acadêmicas. Ou seja, a cabeça que governa o corpo sofre de uma esquizofrenia grave. Isto porque possui duas personalidades: acadêmica e política partidária. E o lado esquizofrênico partidário sofre de múltiplas esquizofrenias porque está em luta consigo mesmo no comando da personalidade – quem vai ser dominante ou responsável na trama partidária (Donatela ou Flora)?

Assim sendo, diz o ditado: “no comando onde tem cabeças esquizofrênicas todos mandam e ninguém governada nada”. Essa instituição – infelizmente! – precisa de um tratamento psiquiátrico – urgente! Ela precisa de doses homeopáticas e alopáticas de um remédio chamado UNIDADE, para sanar a sua grave doença de dupla visão: acadêmica-política partidária. Isto porque a visão partidária obscurece aqueles que vieram da sombra (ou SOMBRA) e não conseguem sentir a luz da sabedoria. O “mal” que contamina essa instituição problemática é que a cabeça não percebe que na sombra partidária não se governa e não se enxerga nada. Faz-se necessário, muita luz acadêmica com compreensão, organização, ética, verdade, respeito, amizade, sociabilidade, inteligência, filosofia, ciência, visão global, polidez, diplomacia, sinceridade e camaradagem com todos os seus membros - atores principais no grande palco da vida acadêmica! E segundo o ditado popular: “na casa onde não tem visão (pão) todos brigam e ninguém tem comando (razão) – só escuridão, fragmentação e confusão!”.

Prof. Bernardo Melgaço da Silva – bernardomelgaco@hotmail.com

Isso é Arte ? - Centro Cultural Banco do Nordeste.

Clique na imagem para ampliar:



Enviado por: Agenda Cultural do Cariri

Carta do Leitor: Zé Nilton é entrevistado pela Rádio Universitária

Blog do Crato e Rádio Chapada do Araripe são elogiados no programa do Nélson Augusto da Rádio Universitária de Fortaleza .



Ainda podemos encontrar qualidade em algumas de nossas rádios. A quem interessar possa, foi maravilhosa a entrevista do cratense músico, instrumentista, compositor e dublê de professor Zé Nilton Figueiredo ao Programa Pessoal do Ceará, produzido e apresentado pelo grande Nelson Augusto, pesquisador e radialista, na Rádio Universitária, da UFC, em Fortaleza(CE), na sexta-feira passada, dia 01/08/2008. Confesso que tive um grande orgulho do Crato quando sintonizei a Rádio Universitária em Fortaleza, e vi a beleza do trabalho desse grande músico cratense Zé Nilton, sendo veiculado para o seleto e exigente clube de ouvintes do radialista e pesquisador Nelson Augusto. Durante todo o programa, nosso amigo Zé apresentou seu novo trabalho – Música a Contrapelo, citações da modernidade – de forma simples, aberta, singela e alegre, como ele sempre se apresenta. Em uma hora de programa Zé Nilton discorreu sobre a música, os músicos e a produção musical do Cariri, de forma que ninguém ficou de fora nessa conversa. Falou, também do que cada um dos grandes músicos da nossa região está fazendo. Fez elogios a todos.

Foi enfático quando falou que, no Cariri, há um movimento musical vivo e muito atuante, seja na perspectiva de shows seja na renovação de nossa música, no aparecimento dos novos músicos e instrumentistas, na perspectiva do festival ocorrido recentemente, além de novos canais de propagação musical, como a Rádio Chapada do Araripe, que vem prezando pela música de qualidade. O Nelson Augusto falou durante a entrevista que acompanha os movimentos e a efervescência cultural do Cariri através do Blog do Crato e da Rádio Chapada do Araripe, e que não só conhece como é fã do trabalho do músico Dihelson Mendonça. Quase no final do programa, entrou na entrevista o músico e cineasta cearense Rodger Rogério, que na década de 80, ao lado de Fagner, Ednardo, Belquior, Zé Ramalho e tantos outros músicos de renome, contribuiu para a criação da moderna música cearense e brasileira a partir da ousadia do Pessoal do Ceará. Ali, os dois foram protagonistas de riquíssimos comentários sobre a produção musical do Ceará. Rodger inclusive teceu grandes elogios ao disco de Zé Nilton, falou que já conhecia o seu trabalho e o convidou para um grande show que aconteceu naquele dia no Restaurante Ponto de Luz, no Porto das Dunas, em que participaria também o grande compositor Fausto Nilo entre outros músicos cearenses.

É gratificante ver o reconhecimento dos nossos músicos e ouvir a nossa boa música sendo veiculada aqui na capital e sendo reconhecida como de grande valor. Parabéns ao grande Zé Nilton e a todos os músicos que estão aí resistindo bravamente e fazendo o melhor para o enriquecimento da música caririense e brasileira.

Por: Wilton Dedê.

Nota do Blog do Crato para a Rádio Universitária:

Prezados amigos,

Gostaria de cumprimentar o nosso querido Nélson Augusto, que há muitos anos faz um trabalho brilhante para a cultura cearense em diversos setores das artes, inclusive incentivando os talentos com seu famoso prêmio NELSON´S , o qual, de certa feita, tive a honra de ser um dos agraciados em uma das suas diversas categorias promovidas. E também, cumprimentar a Rádio Universitária, que de longe, é a melhor estação de rádio do Ceará e certamente, uma das melhores do mundo, dado o seu alto padrão de qualidade e abrangência das diferentes vertentes artísticas que bem emolduram a cultura regional e universal. A Rádio universitária faz por merecer que sempre estejamos a reverenciá-la por seus profissionais competentes, todos com a qualificação que em tese, toda estação de rádio que se preza, deveria possuir. No mar de mediocridade, besteirol e forró pornográfico a que o povo cearense está submetido por poderosos homens que construíram um cartel da mídia para bestificar e burrificar as pessoas, a Rádio Universitária surge como uma verdadeira luz de esperança, que há de guiar para que as pessoas acordem dessa maldição promovida pelas bandas de forró eletrônico que tanto tem destruído o forró autêntico, que seria a verdadeira música que simboliza o povo nordestino. Não poucos já se engajam nessa campanha que muito lutará para extirpar esse câncer da música chamado forró eletrônico. Portanto, meus amigos, lutemos juntos para combater esse monopólio de bobagem que a mídia quer enfiar goela abaixo do povo cearense. Parabéns à Rádio Universitária, desde o zelador do prédio ao quadro de diretores. Parabéns ao Nélson Augusto, Calé Alencar, e a todos os locutores que muito dignificam essa estação e a tornam verdadeiramente a melhor estação de Rádio do Ceará.


Por: Dihelson Mendonça
Pianista e Compositor

www.blogdocrato.com

Crato, 07 de Agosto de 2008.

Notícias da URCA - 07 de Agosto de 2008

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR – SECITECE
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

CURSO DE ENFERMAGEM DA URCA
OBTÉM NOTA MÁXIMA NO ENADE

O Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) recebeu nota
máxima, cinco (5), no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade),
divulgado ontem para todo o Brasil, mostrando também o grande desempenho das
universidades públicas de todo o País. Com isso, a URCA se destaca entre as
poucas universidades a obterem a nota máxima em um dos cursos da instituição,
fortalecendo a visão de ensino de qualidade nas universidades públicas. A
universidade, por meio do Departamento e Coordenação de Enfermagem, parabeniza
os alunos e professores pelo excelente resultado, o que mostra uma vitória
representativa para a conquista obtida, superando as dificuldades.

URCA REALIZA ENCONTRO
PEDAGÓGICO NO CAMPUS DE IGUATU

A Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus de Iguatu abre, a partir das
19 horas de hoje, o Encontro Pedagógico, que terá a participação de 134
docentes, dos cursos de Direito, Educação Física, Economia e Enfermagem. A
palestra de abertura será proferida pelo Professor Patrício Melo, Diretor do
Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da instituição. Durante o evento,
que acontecerá no auditório do Colégio São José, onde atualmente funciona o
Campus, haverá avaliação e planejamento dos cursos, além de um encontro com os
orientadores de monografias e pesquisas científicas. Atualmente o campus da
URCA, em Iguatu, conta com 1.062 alunos e tem como presidente da Comissão
Gestora do Campus o professor José Ivo Ferreira de Sousa. O evento será
encerrado nesta sexta-feira.


REITOR PARTICIPA DE REUNIÃO DE
ENCAMINHAMENTO DE CONCURSO PARA
PROFESSOR SUBSTITUTO, NA CAPITAL

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade
Nuvens, participa, hoje pela manhã, em Fortaleza, de reunião com o Secretário
da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira. O
objetivo é tratar de encaminhamento do concurso para professor substituto na
Universidade, como forma de suprir as carências do quadro docente. À tarde,
estará participando de reunião na Fundação Cearense de Apoio ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

GOVERNADOR APRESENTA PROJETOS
EM REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL

O Reitor Plácido Cidade Nuvens, estará participando nesta sexta-feira, dia 08,
de reunião do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia, e Inovação, às 10
horas, do qual é presidente o governador do Estado, Cid Gomes. A primeira
reunião do Conselho acontece na Sala de Reunião do Gabinete do Governador, no
Palácio de Iracema. Serão debatidas questões como a posse dos novos
conselheiros representantes da Universidade Federal do ceará (UFC) e da
Universidade Estadual do Ceará (UECE); apresentação, pelo governador Cid
Gomes, dos projetos estruturantes do Governo do Estado, como o da Refinaria,
Siderúrgica, Mineração, Cinturão Digital e outros. Também haverá discussão
sobre a participação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação,
Educação Superior e Profissional no Desenvolvimento do Ceará, além de outros
assuntos de interesse do Conselho.


Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br
Elizangela Santos (88) 9915.3450
e-mail: elizangelacariri@gmail.com
Crato, 07 de julho de 2008

.