31 maio 2008

São João do Crato em Fortaleza promovido pela AFAC - Associação dos Filhos e Amigos do Crato.

Crônica - É hora de construir a união - Valdetário Brito

Há muito o Crato perdeu o rumo da história. Já faz "luas" que o nosso município não tem um grupo político forte e comprometido com o desenvolvimento da nossa terra. Alguém lembra o nome do último Prefeito do Crato que deu continuidade a sua carreira política elegendo-se Deputado ou outro cargo importante? Observemos Juazeiro do Norte, Caruaru, Campina Grande, Petrolina...todos estes municípios se tornaram metrópoles em função de, por longos anos, terem seus aguerridos e combatentes grupos políticos trabalhando em prol das suas cidades. O Crato há muito não consegue consolidar uma grupo com esta mesma finalidade Como conseqüência observamos, inertes, nossa Princesa do Cariri definhar, perder importância política e econômica dentro do contexto regional. É urgente que a classe política bem como a sociedade organizada reflitam sobre este ponto e procuremos, todos juntos, uma forma de nos agruparmos para, assim, trabalharmos pelo progresso do nosso município.

Creio que estamos entrando numa nova órbita de desenvolvimento em que o Brasil cresce de forma sustentável graças à política econômica defendida pelo governo Lula, e que o governo do Ceará, em perfeito alinhamento com o governo federal, também sorverá dessa fonte. O Crato precisa também entrar nesta órbita. Nunca o momento foi tão favorável.

É imperioso que as forças políticas se agreguem. Que possamos ter unidas num mesmo palanque personalidades de peso como o Governador Cid Gomes, os Deputados José Guimarães, Ciro Gomes, Eunício Oliveira, o Senador Inácio Arruda, o Presidente Lula e tantos outros que têm demonstrado interesse por nosso desenvolvimento. Somente com a união de todas estas forças é que colocaremos o Crato num novo ciclo de crescimento econômico, com distribuição de renda, geração de emprego, melhoria nas condições de moradia, saúde, educação, segurança pública e respeito ao meio ambiente.

Preciso é que nós, políticos, deixemos as nossas vaidades de lado e pensemos mais no Crato. Que minimizemos as nossas divergências ideológicas e maximizemos os nossos pontos convergentes. O Crato é muito maior que a soma de todos nós.

Temos um grande potencial. Somos um gigante entorpecido. Temos um imenso potencial agrícola, as melhores terras, água em abundância. Temos um potencial turístico descomunal, uma gente amiga e acolhedora, a Chapada do Araripe com suas riquezas, somos sede de Universidade, temos um comércio e um parque industrial fortes, uma sociedade de bom nível cultural... o que nos falta? Apenas um grupo de comando. Despertemos.

Valdetário Brito.

Médico e membro do DM do PT

e-mail valdetariobs@ig.com.br


Nota do Blog do Crato:


Um "anônimo" me acusou de querer diminuir a fonte deste artigo propositalmente porque se tratava de um artigo do PT. Para mostrar que não tenho nada contra o mesmo, repostei o mesmo agora com uma fonte que pode ser lida até pelos cegos. Só que como já dizia o velho Millor Fernandes, os piores cegos são os que acham que estão vendo...
( Abraços, Dihelson Mendonça ).
.
VÁ AO TEATRO E SE DIVIRTA!!!
31 de maio e 1º de junho de 2008
No Teatro Rachel de Queiroz - Crato - Ceará - 20h




Apoio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria Municipal de Cultura

Foto do Dia - Rua Bárbara de Alencar vista do Largo da Reffesa

.

Foto acima: Visão da ladeira da Rua Bárbara de Alencar, vista a partir do Largo da Reffesa. Note-se à direita, a esquina do Hotel Villa Real.

Por: Dihelson Mendonça

Meio Ambiente - Fonte da Batateiras será controlada


"Foto Acima: Uma das inúmeras nascentes da cidade de Crato" - D. mendonça

Meio ambiente


Um acordo histórico, firmado entre segmentos variados no Crato, disciplina o uso das águas da Fonte Batateiras

Crato. Dentro de 90 dias serão retirados todos os canos que captam água na fonte Batateiras para abastecimento residencial, clubes sociais e irrigação. A Prefeitura do Crato vai desapropriar uma área de 3 hectares em torno da fonte e construir uma caixa coletora que fará a distribuição da água para os consumidores mediante uma solicitação de outorga do serviço.

A prioridade inicial é para a fonte Batateiras, a mais prejudicada pelo grande número de canos que sai da boca da nascente. Esta prática, segundo os ambientalistas, além de diminuir a vazão da fonte, interrompe o fluxo natural da água. O riacho que passa por dentro do Sítio Fundão, reserva ecológica reconhecida pelo governo do Estado, secou, em conseqüência do uso irracional da água do manancial.

O Ministério Público deverá realizar requisição do uso da força pública, especialmente da Polícia Militar, para fazer a segurança dos agentes que irão fazer a retirada dos canos, devendo a requisição ser emitida no mínimo 10 dias antes do início das fiscalizações, segundo atesta o documento firmado entre as partes.

A partir de agora, estão proibidos também, na fonte Batateiras, o banho, lavagem de roupas e outras atividades poluidoras, de modo a garantir que a retirada de águas não ocorra acima dos volumes outorgados e especialmente para proteger o volume da vazão.

Este foi o resultado de uma audiência pública realizada no Teatro Salviano Arraes, com a presença de ambientalistas, proprietários dos terrenos onde estão localizadas as fontes, representantes de órgãos ligados ao meio ambiente e Prefeitura Municipal. No fim da audiência, presidida pelo promotor de Justiça do Crato, Elder Ximenes, foi assinado um Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC), fixando prazos para o cumprimento das determinações acordadas. As exigências serão estendidas a todas as fontes do Cariri, segundo garante a coordenação da APA do Araripe.

AJUSTE DE CONDUTA

Trabalhos devem começar em 15 dias

Crato. O promotor Elder Ximenes disse que ninguém estava obrigado a assinar o Termo de Ajuste de Conduta, mas todos eram obrigados a cumprir a Lei. Os órgãos compromissados com o documento têm um prazo de 15 dias para iniciar os trabalhos.

A primeira providência é a indicação das fontes que devem ser desapropriadas. A Cogerh deverá, no prazo de 30 dias a partir da assinatura do Termo, instalar os equipamentos necessários à divisão das águas outorgadas da fonte Batateiras, cuja caixa de distribuição já foi construída pela Prefeitura do Crato. Cabe a Cogerh instalar o “barrilete” e os registros de modo a possibilitar que os outorgados instalem corretamente seus canos para captação das águas, garantindo a vazão ecológica liberada para os rios.

O Ministério Público não deixou brechas para desculpas. Até os recursos para a viabilização dos projetos estão garantidos. Caso não haja verba suficiente para as desapropriações judiciais, deverá o município do Crato, no prazo de 120 dias a contar da assinatura do Termo, enviar à Câmara de Vereadores projeto de Lei que contemple o aporte de recursos necessários, incluindo a previsão nos orçamentos vindouros, conforme permitido pela legislação, inclusive eleitoral.

A Prefeitura do Crato deverá apoiar a ação, fornecendo os veículos e o pessoal adicional necessários à retirada dos canos colocados irregularmente.

O documento recomenda também, num prazo de 120 dias a partir da assinatura Termo, elaboração de plano de recuperação das matas degradadas nos entornos das nascentes, apresentando em até 5 dias após a elaboração, cópia do referido plano ao Ministério Público e divulgando-o para a comunidade. As ações de recuperação da área, inclusive replantio de mudas, deverão ter início no prazo de 30 dias após a entrega do Plano, cabendo ao município do Crato fornecer as mudas necessárias.

Mais informações:
Área de Proteção Ambiental do Araripe
Praça Filemon Teles, bairro Pimenta, Crato (CE)
(88) 3521.5138


Fonte: Diário do Nordeste
.

A Apresentadora Maria Dudah e a Atriz Ana Paula Vieira homenageiam o Blog do Crato.



Foi uma grande surprêsa ver este vídeo, fornecido por nosso amigo Joilson Cariri, onde a simpática apresentadora Maria Dudah, que apresenta um excelente programa de TV, sempre trazendo convidados especialíssimos, como nesse caso, a famosa Atriz Ana Paula Vieira fizeram essa homenagem ao trabalho que tenho desenvolvido aqui no Blog do Crato. Minhas amigas, muito grato pela homenagem, e por "acertarem" meu nome: Dihelson Mendonça, rs rs . Um Beijão, OH, pra vocês, muita PAZ e Felicidade ! Fiquem com Deus!

Maria Dudah ??????????
Acertei o seu nome também, grande figura simpátiquérrima !!


Dihelson Mendonça
.