03 maio 2008

O Trem do Cariri é uma Realidade, mas.........e a segurança ??


Passada a euforia, vem a Cautela...

Da mesma forma como noticiamos ONTEM aqui no Blog do Crato que o Trem do Cariri é uma realidade, e que é um grande projeto de integração regional, a bem da verdade, é preciso que se respondam algumas questões fundamentais. O questionamento que trago hoje, sem querer de forma alguma estragar a festa daqueles que batalharam para o projeto é:

E A SEGURANÇA AO REDOR DOS TRILHOS ???

Sim, porque, como já disse o Professor Wilson Bernardo, nas capitais, e em todos os lugares aonde existe o metrô de superfície, existem também medidas de segurança para a população. Como se vai impedir que por exemplo, as crianças não sejam atropeladas pelo Trem do Cariri ? Alguém sabe responder ? Quem garante que não existirão acidentes envolvendo um trem que não é cercado por paredes altas que dificultariam o trânsito de pessoas próximo aos trilhos ? Não seria interessante se no projeto constasse que serão construídos também muros de isolamento para que as pessoas não sejam tragadas por esse trem ? Essa é mesmo uma questão fundamental que eu espero sinceramente que alguém possa nos responder. Porque da forma como está, não sai da minha cabeça a pergunta:

- Quem será também a primeira vítima do Trem do Cariri ? uma criança, um bêbado, um automóvel ?

Vamos pensar direito quanto a essa questão, que é de fundamental importância!
Foto: UOL.
.

Cartas dos Leitores - Parabéns - Por: Lucieldo Moreira

"Quero parabenizar ao nobre colunista Dihelson Mendonça, pelos relevantes serviços que o mesmo está prestando à sociedade caririense como um todo, através desse canal que é o BLOG DO CRATO, pois nele podemos de maneira coerente e sem ferir nem A nem B, expor situações das mais diversas. Sempre apelo para a comunidade do CRATO no ORKUT, mais as vezes temos que engolir muitos desaforos por conta de interpretações erradas de certos internautas. Peço ao nobre colunista que não se deixe envolver por políticos, pois com certeza, tamanha besteira irá trazer um grande prejuizo no quesito credibilidade, coisa que há pouco tempo aconteceu com um cidadão cratense que usou a mídia publicitária para benefico próprio o que achei por demais lamentavel.
LUCIELDO MOREIRA
CORRETOR DE IMÓVEIS
CRATO / CE"

Nota do Blog do Crato:

Prezado Lucieldo,

Obrigado por suas considerações. Tenho acompanhado sua luta também lá na comunidade "Crato" do Orkut em prol da cidade. É sempre um grande prazer receber palavras de incentivo a esse trabalho voluntário que fazemos aqui no Blog do Crato porque acreditamos que a cidade precisava de um veículo que pudesse integrá-la. Eu bem que gostaria de fazer desse site algo bem, bem maior mesmo. Talvez com a contratação de profissionais da mídia, repórteres, cinegrafistas, nós conseguíssemos retratar aquilo que seria nosso lema "O que Acontece na cidade". Sei das nossas limitações, porque eu sou um só, e tenho inúmeros trabalhos paralelos. Mas tenho um grande amor por essa cidade, assim como você, que é um cidadão moderado que não defende nem A nem B, e que deseja acima de tudo que os problemas sejam solucionados, ou por A ou por B. Esses problemas sempre existirão. As administrações existem para resolver os problemas que aparecem. Não existe cidade sem problemas. O problema está em não se resolver os problemas da cidade. E é nisso que eu acredito muito que a pressão da mídia, a sensibilização do povo, as reivindicações, enfim, a cidadania, palavra bela, possa mudar os rumos de um povo. Nunca tivemos na história dessa cidade veículos que chegassem tão perto das pessoas como a mídia eletrônica está nos proporcionando. É bom, porque passamos a fiscalizar, cobrar e também AJUDAR com nossa humilde parcela, as pessoas que pretendem fazer algo de bom pelo Crato.

Quem tem a mídia, tem o poder!
Se o povo se aglomera em um veículo da mídia e passa a PARTICIPAR mais, teremos governos participativos. E nesse ponto é que reside a minha grande ambição, que é de tornar o Blog do Crato no principal veículo da confluência do povo do Crato na internet, fazendo a ponte entre aqueles que precisam ter seus problemas solucionados e aqueles que efetivamente podem solucionar esses problemas, mas sem se envolver em questões partidárias. Questões administrativas sim, qualquer que seja o administrador da cidade. Partidárias não. Isso fica para outros sites. Aqui, eu tento prezar a notícia, e que esta venha de todos os lados. É muito difícil isso, pois vivo sendo bombardeado por todos os partidos exatamente acusando de "pender" para o outro lado. E isso é até bom, porque se TODOS acusam de tender para o outro lado, é sinal que a verdade está no centro disso tudo. Ou seja, de nenhum lado.

Um grande abraço,
E que dias melhores venham para essa cidade!
E mostremos problemas, apontemos as soluções.

Dihelson Mendonça

.