24 abril 2008

EM BUSCA DA CRISE - Jânio de Freitas

Este texto do Jânio de Freitas foi publicado hoje, 24 de abril de 2008, em sua coluna na Folha de São Paulo. Como o Blog do Crato postou duas matéria sobre a tentativa de se criar essa crise militar, achei por bem publicar esta pois coincide com o que muita gente interpretou nos comentários de então e traz novas informações além do claro intento de desencadeá-la.

As portas estão abertas, e hoje haverá quem tente escancará-las, para um investimento fácil, no Brasil, além das aplicações nas suas Bolsas e nos seus juros. É o investimento em uma crise militar, no qualmais aplicadores, muito mais do que supõem os otimistas da democracia, entre civis. Por exemplo, no PSDB e no DEM-PFL, que pretendem tentar, logo mais, a convocação do general Augusto Heleno Ribeiro Pereira para outra palestra incandescente, desta vez no Senado, sobre a oposição de militares à política indigenista do governo.


Nessa iniciativa em que se unem os comandos dos dois partidos oposicionistas, a busca de oposição ao governo se confunde com a atitude de oposição à ordem institucional da democracia incipiente. No mínimo, é um ato irresponsável de desespero pelo aturdimento, decorrente da própria incapacidade de encontrar políticas inteligentes de oposição e, como conseqüência, perspectivas promissoras para os seus partidos.

Nada se salva na iniciativa, originária dos senadores Sérgio Guerra e Arthur Virgílio, presidente e líder do PSDB no Senado, em momento de contraditório esquecimento. Seu apoio à corrente das Forças Armadas ainda proveniente do regime militar, agora de volta à ação publicamente política, desconsidera um dado fundamental: foi o governo do PSDB que fez a demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol. E as razões pelas quais militares atacam a política indigenista do governo Lula advêm, todas, da modalidade que aquela demarcação deu, com a aprovação de Fernando Henrique e do PSDB, à reserva discutida por uns 30 anos.

O DEM-PFL não fica melhor. Sua nota de apoio ao ato no Clube Militar e ao general Augusto Heleno Pereira, que incluíram a exigência peremptória de que o governo faça a "mudança imediata" da política indigenista e suspenda a homologação da reserva, foi primária como teor e também irresponsável como propósito. Nem como oportunismo barato, em um partido que Lula carrear suas velhas bases nordestinas e nortistas, o açodamento teria sentido. A nota não chegou a um daqueles eleitores evaporados, e de outros não traria nem um voto para os demistas - que, se mais uma vez com esse caso, não justificam que a mídia os chame de "os democratas".


O requerimento de convocação do general, prometido para hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, refere-se a depoimento em sessão secreta. Nada mais vazio, em política, do que o sentido de secreto. A maioria dos presentes estará logo pronta a abastecer jornalistas (muito agradecido, pelo que me toca) de relatos do que foi dito e quem o disse na sessão secreta. O pormenor no requerimento é, digamos, uma concessão ao pudor. Mesmo porque Arthur Virgílio, em seu primeiro comentário à exaltada manifestação do general, ao apoio contraditório juntou a ressalva de que a manifestação militar era imprópria por ser pública e por ser no Clube Militar.

Secreta ou não, a pretendida convocação tem óbvia finalidade agitadora - nem haveria como ter outra. O general Augusto Heleno Pereira, tido como identificado com a velha linha dura, constitui-se em uma figura polêmica. Chegou ao noticiário por ocasião das investigações em torno do (ex) juiz Nicolau dos Santos Neto, quando foram descobertos quase 200 telefonemas desse hoje condenado para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, cerca de metade reconhecida pelo general como destinada a ele.

Em junho de 2004, o general Augusto Heleno Pereira assumiu a chefia da Força de Estabilização do Haiti (chamada Minustah), tropa composta pela ONU com 6.500 soldados de 12 países para deter a desordem posterior à derrubada, pelo governo Bush, do presidente (eleito) Jean-Bertrand Aristide. Em março de 2005, porém, foi lançado nos Estados Unidos e na Suíça o relatório "Mantendo a paz no Haiti?", do Centro de Justiça Global e da Universidade Harvard, com críticas severas envolvendo o comando do general brasileiro.

Eis um trecho:


"A Minustah tem dado cobertura à campanha de terror da polícia nas favelas de Porto Príncipe. E mais impressionante do que a cumplicidade com abusos da Polícia Nacional do Haiti são as acusações de violações de direitos humanos perpetradas pela própria Minustah". Seguiam-se casos, com dados. O general, como esperado, refutou as críticas. Mas provocara um incidente internacional, alguns meses depois de chegar ao Haiti: atribuiu a violência no país ao então candidato democrata à Presidência dos EUA, John Kerry, que criticara a derrubada de Aristide. O general, como foi dito à época, "recuou das declarações".

Com apenas um ano e dois meses no Haiti, o general Augusto Heleno Pereira deixou o comando. Sua explicação pessoal para a volta, ao chegar, foi de pedido seu, por ter "ficado bastante " (a tropa e os brasileiros estão até hoje no Haiti). No discurso de passagem do comando, fizera emocionado agradecimento à família pela "força dada diante das críticas injustas".

Com sua manifestação para a platéia do Clube Militar, o general Augusto Heleno Ribeiro Pereira reabriu portas para o que pode ficar como polêmica mal posta, masquem prefira involuí-la para crise.



FONTE: COLUNA DO JORNALISTA JÂNIO DE FREITAS NO JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO

Importante - PT DO CRATO RACHA NA DECISÃO DE NÃO TER CANDIDATO PRÓPRIO

A decisão do diretório municipal do PT no Crato em não lançar candidatura própria à sucessão do prefeito Samuel Araripe rachou o partido. Em pré-convenção realizada no último domingo, a plenária decidiu apoiar o candidato do Partido Verde, o vereador licenciado André Barreto Esmeraldo, atual Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado.

Segundo o ex-vereador e pré-candidato do PT à Prefeitura do Crato, Valdetário Brito, “o encontro foi tenso e recheado de acusações infundadas”. Ele afirma que o grupo liderado por Amadeu de Freitas, ex-vereador em Crato e atual superintendente do Incra no Ceará, articulou um encontro em que pudesse manobrar e tomar decisões precipitadas.

Para Brito, a decisão de não ter candidato próprio desarma o PT para a disputa no processo. Para ele, retirar a candidatura e não amarrar qualquer projeto político do partido é atirar no escuro. Ainda segundo o dirigente petista preterido no embate em torno da candidatura própria, a decisão foi tomada a partir de interesses pessoais. Valdetário Brito acredita que está em curso um processo de promessas de cargos para Amadeu de Freitas caso André Barreto vença as eleições. “Houve alijamento da minoria do partido e a base está sendo enganada”, diz.
A proposta derrotada, apresentada pelo Campo Majoritário, era que os partidos que compõem a base aliada aos Governos Cid e Lula, no caso PT, PC do B, PV, PSB e PMDB se unissem para eleger os nomes através de uma pesquisa. Valdetário defende a tese de que, assim, o PT poderia sair na cabeça de chapa, uma vez que seu nome teria a menor rejeição entre os candidatos desse bloco.
O ex-prefeito Walter Peixoto (PMDB) e o deputado estadual Sineval Roque(PSB) liderariam a rejeição no campo das oposições, portanto, sobrariam apenas dois nomes para sair pela base de apoio a Cid: André Barreto e Valdetário Brito.
O dirigente petista diz que, ao aprovar apoio a André Barreto, foram sepultadas todas as possibilidades do PT influenciar nas eleições municipais do Crato. O grupo de Valdetário Brito ameaça não apoiar a candidatura de André: “Não subiremos no palanque com O PV” afirmou Roberto Oliveira, vice-presidente do PT no Crato e membro do Campo Majoritário, que vai pedir ao diretório estadual anulação do encontro.
O líder comunitário James Brito, membro da executiva municipal do PT , questionou as opiniões de Valdetário. “A tese de Valdetário era dúbia, pois se vai haver uma pesquisa, se ele perder, teria o PT que apoiar quem sabe até mesmo Sineval Roque ou Walter Peixoto” afirmou, para acrescentar que “se a tese fosse de candidatura própria era só defender a candidatura e uma articulação para trazer outros partidos” finalizou.

James Brito confirmou que André Barreto em conversa com dirigentes do PT teria ressaltado que não abre mão e será candidato a prefeito do Crato nas próximas eleições.

O Jornal do Cariri procurou ouvir Amadeu de Freitas sobre as declarações de Valdetário Brito de que ele teria manobrado a pré-convenção do PT e aprovar a tese da não-candidatura própria, mas não houve retorno às ligações feitas.

Fonte: Matéria publicada no site: Ceará Agora
Segunda fonte: Tarso Araújo
.

Vicentinho - O Deputado Vírus - Alguém conhece alguma vacina ?


Esse é o Cara!
Já bloqueei e-mails, já pus no Anti-virus, e não consigo me livrar desses boletins que o Vicentinho manda periodicamente. Nunca o vi mais magro nem quero receber! Se alguém souber de algum anti-virus contra esses boletins do Vicentinho, me avisa por favor!

DM

Contos do Vigário que você não deve cair na Internet

Toda hora chega!
Aqueles e-mails absurdos que muita gente cai.
Ao receber coisas do gênero, não toque, não abra, Apague imediatamente!

Tipo:

===================================================
INTIMACAO PARA COMPARECIMENTO EM AUDIENCIA !&#8207

PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO N.º 324/2008

Assunto: INTIMAÇÃO PARA COMPARECIMENTO EM AUDIÊNCIA, relativa ao procedimento investigatório em epígrafe, em tramitação nesta Regional, conforme despacho em anexo.

Vai na onda!
===================================================


Tipo:

"Seu e-mail ganhou na Loteria Nacional do Reino Unido"

*REFERENCE NUMBER:UK/786543X4/28*
*BATCH NUMBER:034/099/YX46*
*TICKET NUMBER:005-4432-971-878*

*FINAL NOTIFICATION *
*We are pleased to inform you today 24th April 2008 of the result*
*of the winners of the UK NATIONAL LOTTERY ONLINE PROMO PROGRAMME,*
*held on April 2008 .You won the sum of £1 000,000.00 GBP*

*file XYL/26510460037/06. *

*To file for your claim, please contact our claims agent; *
*Agents Name:Mr.West James*

Email:info_claimsagentuk@btopenworld.com

Vai na onda!
===================================================


Tipo:

================================================
AS FOTOS QUE EU PROMETI ...

OIiieee...!! tudo bem? pois é eu sumi...
mas eu não esqueci de te mandar aquelas nossas fotos vc lembra né?! agora estão ai tabom... !?!?

Beijãoooo.... !!!
Anexo:: Fotos02.jpg... (45kb)

Vai na onda!
=================================================


Tipo:

Paixão,

As vezes fico noite toda pensando, até perco o sono imaginando o que seria da minha vida agora se eu tivesse conversado com você sobre isto.

Então resolvi sair das sombras e me declarar, para isso criei um cartão.

Iniciar a apresentação.
De quem te ama demais.
Clique AQUI para iniciar a apresentação.

Vai na onda!
===============================================


Tipo:

====================================================
Prezado Cliente,

Estamos fazendo algumas mudanças de segurança em nossos servidores, por esse motivo as contas do lote GY 58759 estão pendentes de atualização de dados cadastrais para o seu acesso ao InternetBanking Caixa.
Para realizar a atualização, basta clicar no link abaixo e preencher os dados solicitados.

Para realizar a atualização acesse:
https://internetbanking.caixa.gov.br/SIIBC/siwinCtrl?siwAction=8&atualizar=5

Agradecemos a coompreensão!

Vai na onda!
===================================================

Tipo:

Essa é Boa:

SPC:

Caro cliente você possui uma restrinção e você tem até o dia 15 de Abril para regularizar sua situação em nossos serviços. Consta que você possui uma pendencia de R$ 2.303,57




Vai na onda!
====================================================


É, mas tem muita gente que ainda cai nesses contos-do-vigário.
Essas pessoas que criam esses vírus deveriam ir para a cadeira elétrica!
É contra esse tipo de gente que não pode haver LIBERDADE.

Abraços,

Dihelson Mendonça
.

A DANÇA MIDIÁTICA DO MÊS DE ABRIL - Por José do Vale Pinheiro Feitosa

Os meios de comunicação escolheram um par de notícias para agitar o mês de abril. Há quem diga que a mídia não escolhe, ela é escolhida pela notícia que mais vende. Mas este argumento não cola. A mídia dançou com um casal de gênero distinto. Um para ser apedrejado e um outro para amedrontar. O primeiro o casal Ana Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni e o segundo a Crise Americana.

LINCHA!

O fio condutor do linchamento do casal Ana Carolina e Alexandre Nardoni começa no governo de São Paulo e parece encerrar-se na disputa eleitoral para a prefeitura da capital.

O governo deixou a polícia agindo de modo destemperado: sucessivas perícias ao local; o espancamento de Ana Carolina por outras presas e os anúncios marqueteiros diários dos policiais, se esclareceu 70%, depois 90%. Parecia um ato falho que vinculava o linchamento do casal aos números dos índices do IBOPE que demonstraram o sucesso da mídia. De modo espetacular, a polícia anuncia os resultados da perícia e das investigações, justamente no dia do aniversário de Isabella, caso ainda estivesse viva. Foi uma insensatez que, inclusive, confunde o devido processo. Por último os políticos em disputa pegam carona no linchamento, indo assistir à missa do Padre Marcello Rossi, com a presença de 700 mil pessoas. Anotem os políticos em pleno aproveitamento de clamor público: Governador José Serra, Prefeito Kassab e Lu Alckmin. Agora os surfistas do prestígio público: Padre Marcello Rossi, Xuxa, Ivete Sangalo e Hebe Camargo.

A sociedade nacional assistiu perplexa, raivosa e assustada ao que no dia-a-dia se revelou nos noticiários. Tudo para provocar emoção, para turvar a claridade do dia e para fazer que surgissem os instintos mais primitivos da alma humana. Resultado, no dia do espetáculo policial e midiático e nos dias subseqüentes, desesperados e vítimas da sociedade, buscam exorcizar a própria desgraça com o ódio sobre o outro. Esta é a matriz do fascismo, o verdadeiro ovo da serpente.

CRISE DO MUNDO UMA OVA: CRISE AMERICANA

Os americanos fizeram de tudo para se manter na crista após a segunda guerra mundial. Quem não sabe que a crise imobiliária é uma crise deles? Todos sabemos, mas isso durará pouco, daqui a pouco a crise será de todos e provocada por outros que não os americanos.

Em primeiro ato transformam as conseqüências em causa e apontam o dedo para uma origem global. Com a premissa de uma crise estrutural da própria civilização estão pregando a tachinhas na mente de cada um. A primeira é que a crise, tanto de inflação de alimentos (ou seja, falta comida para os que estão vivos neste momento) quanto a de energia, metais ou outras commodities depende do mercado futuro especulador. A segunda diz que a crise decorre do consumo crescente de países como a China e o terceiro que o planeta está no seu limite em relação à civilização.

Esse é o modo torto com que os americanos se vêem e vêem os outros. Aliás, é até compreensível, todo mundo a crise como se fosse o centro do mundo. A lição é: ninguém é o centro, mas todos têm um centro. Agora faz sentido toda a imensa pressão pelo aquecimento global e o filme de Al Gore: sentido político para os americanos. Faz sentido o medo que outras nações, especialmente aquelas em desenvolvimento, atinjam patamares mais elevados de vida. Faz sentido para os especuladores cobrarem mais dos americanos pelo que têm, os especuladores, de vida boa.

Isso tudo não faz sentido para o Brasil. Agora é encontrar quem encontre o nosso centro neste clima do Tio Sam com dedo apontado para nós.

Hoje no DN - Bispo oficializa nova basílica no Ceará

Santuário N. Sr.a das Dores

Clique para Ampliar

Santuário em Juazeiro do Norte será a segunda basílica do Ceará. A primeira é em Canindé

Dom Fernando Panico confirmou a elevação do Santuário N. Sra. das Dores, em Juazeiro do Norte, para Basílica

Crato. O bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, confirmou a notícia antecipada pelo Diário do Nordeste, na edição do dia l6. O Santuário de Nossa Senhora das Dores, localizado em Juazeiro do Norte, foi elevado a Basílica Menor, um título honorífico concedido pelo papa a igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos, entre os quais, veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração. No caso de Juazeiro do Norte, segundo dom Fernando, é um reconhecimento ao fenômeno das romarias em torno da figura do Padre Cícero Romão Batista.

Ao fazer a divulgação do decreto papal criando a Basílica, o bispo esclareceu que esta determinação não tem nenhuma ligação com o processo de reabilitação do Padre Cícero. Dom Fernando usou uma expressão bem sertaneja para acabar com as especulações em torno do assunto. “Podem tirar o cavalinho da chuva. A reabilitação é outro processo totalmente diferente”, comentou ele.

Ao afirmar que “não se pode alimentar fantasia”, complementou: “Este título não significa que Juazeiro vai ser sede de Diocese, ou que vai ser criada a Diocese de Juazeiro”. Também não é verdade que o bispo vai morar naquele município. Ele garantiu que, se um dia chegar a notícia da reabilitação, os romeiros tomarão conhecimento pela palavra do bispo e não pela imprensa como aconteceu agora.

O bispo anunciou que a instalação oficial da Basílica está prevista para o dia 15 de setembro, no encerramento da festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro. Ele advertiu que cabe a este município receber melhor os romeiros, mas a Basílica pertence à Diocese do Crato, que abrange 48 paróquias. Dom Panico também explicou que a palavra Basílica vem do grego. Significa “Casa do Rei e, consequentemente, a casa da rainha, que é N. Sra. das Dores”. Ao apresentar esta definição pediu maior participação dos fiéis nos atos litúrgicos da Igreja Católica e na vida da comunidade.

Mais informações:
Secretaria da Igreja Matriz, em Juazeiro do Norte
(88) 3511.2202
Secretaria de Turismo e Romaria
(88) 3511. 4040


Fonte: www.diariodonordeste.com.br
.

O Crato - últimas fotos.

.
Acima: Vista do bairro Pimenta. Nota-se a igreja N. S. Fátima.

E acima, outro foto tirada do mesmo local: Vê-se o LICEU.

Abraços,

Fotos: Dihelson Mendonça
.

Show de João Nicodemos - Hoje, Quinta-feira no SESC Crato !

Para quem gosta da boa Música.
Chorinhos e Afins :



Show musical com João Nicodemos, Jair Santos e Aécio Diniz, instrumentistas que buscam inspiração na música brasileira para desenvolver seus talentos. Neste trabalho será apresentado uma coletânea de grandes sucessos do Choro, numa homenagem aos choristas e ao público que cultiva o bom gosto musical. Trata-se também uma comemoração alusiva ao Dia Nacional do Choro, 23 de Abril, que é a data de nascimento de Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha, um dos seus maiores criadores.

João Nicodemos é um artista que se utiliza de diversas linguagens para dar forma e expressão à sua poética. Tem participado ativamente da vida cultural do Cariri há muitos anos fazendo shows musicais, criando trilhas para teatro, publicando poemas e atuando em vários eventos artísticos e culturais.

O show "Chorinhos e Afins" e a Performance Poética "livro das perguntas" acontece no SESC Crato no dia 24 de Abril, quinta-feira, às 19h

Entrada franca!!!