16 abril 2008

Amigos, estarei viajando hoje quarta, volto amanhã, quinta-feira...

Olá, amigos,

Estarei em Araripe hoje para ver o show do Hermeto Pascoal, de modo que a publicação dos comentários pendentes só quando eu voltar. Volto logo.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pessoas desaparecidas em Crato - Um mistério - Por AMILTON SOM

Carta do Leitor ( e Patrocinador ) Amilton Som:

Caro amigo Dihelson, nos ultimos 6 meses, estao desaparecidas aproximadamente 06 pessoas. As familias das mesmas, estao colocando fotos em boa parte do comercio do Crato, com a intençao de conseguir desesperadamente pistas dos seus entes queridos.
Gostaria de sugerir, que este conceiutado orgao ,cria-se um espaço para divulgar estas fotos, pois, seria mais um serviço prestado a comunidade.


atenciosamente

AMILTON SOM

Nota do Blog do Crato:

Caro amigo AMilton Som, procurarei depois as fotos dos desaparecidos a fim de postar aqui no Blog do Crato. Foi muito boa a sugestão. Obrigado.

Dihelson Mendonça

Essa foto vai pra história - O que esses dois estarão pensando ?

.
Fonte: Jim Young/Reuters.

Dr. Ebert Teles toma posse no Instituto Cultural do Cariri - ICC - Por George Macário

Terça-feira, 15 de Abril de 2008
DR. EBERT TELES TOMA POSSE NO ICC...



O Instituto Cultural do Cariri - ICC empossa seu novo sócio acadêmico...







DR. EBERT FERNANDES TELES
, na noite de hoje, assumiu a cadeira de número 33, da área de Ciências, que tem como patrono o legendário DR. JOAQUIM FERNANDES TELES, um dos maiores beneméritos da Região
do Cariri e do Crato, fundador do Hospital São Francisco de Assis, entre outras grandes e marcantes realizações...




NA RESPONSABILIDADE DE APRESENTAR
O NOVO MEMBRO DO ICC, o Dr. José Flávio Vieira, com a facilidade habitual de tratar as palavras, fez uma retrospectiva da medicina, inclusive, citando os primeiros relatos de atendimentos médicos e cirúrgicos no Cariri. J. Flávio, na verdade, deu uma verdadeira aula de história. Falou de grandes nomes da medicina cratense, a exemplo de Dr. Teles, Dr. Antônio Macário , Dr. Gesteira, Dr. Maurício Teles, Dr. Dalmir Peixoto, ainda vivo, com mais de 70 anos de medicina, entre tantos outros grandes profissionais que dedicaram uma vida inteira na arte da cura, a exemplo do próprio homenageado da noite.

Receberam, também, pessoalmente, a saudação do orador, por ocasião da presença na composição da mesa, dois dos mais respeitados profissionais da medicina caririense, o Dr. Humberto Macário de Brito e o Dr. José Ulisses Peixoto.









Em seu discurso de posse, Dr Ebert Teles "dissecou" a vida do patrono da cadeira que acaba de assumir. A história de um homem a quem a medicina, a política, a agropecuária do Estado do Ceará e, quiçá, do Brasil, devem muito, sobretudo, pelo que por ele foi realizado no passado, que, sem dúvida, é o resultado de muitas conquistas dos nossos dias atuais. Não podemos perder, jamais, esta referência,
sob pena de renegarmos a nossa própria trajetória e o nosso maior patrimônio, ou seja, o legado de homens que, verdadeiramente, construíram a nossa história.

Dr. Teles foi fundador do Hospital São Francisco e maternidade, foi Prefeito do Crato, Deputado Estadual e Federal... Um dos maiores líderes políticos em todas as épocas. Sua história, na noite de hoje, começa a ser resgatada, através do brilhante e minucioso relato apresentado por um de seus mais ilustres descendentes, o médico e novo imortal do ICC, Dr. Ebert Teles, um dos pioneiros na área da oftalmologia do Cariri. Dr. Ebert, apesar dos seus 83 anos, contando com mais de meio século de profissão, ainda continua, firme e forte, atendendo em seu consultório.


"SIMPLICIDADE..."


Apresentando seu testemunho pessoal, Dr. Humberto Macário falou aos presentes, sobre a personalidade do Dr. Teles. "O homem que conseguiu ser o que ele foi, que poderia se gabar da importância que tinha como médico, político influente e homem de posses... não perdia nunca a sua simplicidade, a sua humildade... Isto era o que fascinava a todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele". Dr. Humberto prosseguiu em suas palavras dizendo que a simplicidade do Dr. Teles é a mesma que se observa no colega e amigo Ebert Teles. E finalizou dizendo: " A simplicidade é o primeiro sinal do homem inteligente. A prepotência e a arrogância são sinais de burrice..."


HOMEM DE FAMÍLIA e de AMIGOS

Dr. Ebert Teles foi muito prestigiado, com a presença ilustre de grande parte de seus familiares, colegas médicos e muitos amigos. O evento contou, mais uma vez, com a participação honrosa do Presidente do Conselho Superior do ICC, Dr. Raimundo Oliveira Borges, aos 100 anos de vida, além da presença de grande número de acadêmicos, que foram recepcionar o novo sócio, empossado na noite de hoje.





O DEMOCRATO esteve presente à solenidade e se compromete para, em breve, divulgar a BIOGRAFIA COMPLETA, além da publicação de fotos e outras informações sobre a vida de Dr. Teles, um dos maiores cratenses da nossa história de 244 anos.

Parabéns ao Dr. Ebert Teles e família!
Nossas congratulações aos Diretores do ICC!

GEORGE MACÁRIO - Matéria publicada no blog co-irmão "O Democrato".