13 abril 2008

REAL AERONORTE POUSANDO NO CRATO - Por: José do Vale



O cariri cearense faz parte da história nacional desde o século XIX. Aliás, isso quer dizer que desde sempre, uma vez que o nacional brasileiro passou a existir de fato neste século. Em outras palavras o que era nacional e fazia parte da evolução histórica do mundo sempre esteve presente na região. Independente de no início a cidade do Crato ser muito acanhada, também o era o império brasileiro inteiro. Então o fato é sempre estivemos pari passu com a dinâmica do mundo. O que surpreende não é o fato, mas a geografia onde tal ocorria. O cariri fica no centro do hinterland nordestino (assim a chamava Padre Gomes) distante do arco do litoral do qual se afasta na média de 650 quilômetros ou mais.


Os modernos meios de transporte, como o trem e caminhões, facilitaram enormemente este papel da região. A avidez por meios rápidos foi total. Nada diferente do que ocorreu em todas as populações do século XX, mas de muito maior significado, foi o advento do avião, das fabricantes dos mesmos e a conseqüente aviação comercial e militar. Até hoje ainda repercute na cidade do Crato o histórico do seu filho Brigadeiro Macedo, dada a importância que teve no nosso imaginário tanto subjetivo como objetivo (algo que considerar sobre o bombardeio aos retirantes do Caldeirão?). Mas o tema mesmo é o avião e sendo avião fazer um guisado composto de memória e pesquisa.

Gledson, sua vírgula de barba sob o lábio inferior. A camioneta, ou sopa, ou o que nome se tenha, que era exclusivamente para idas e vindas ao Aeroporto Nossa Senhora de Fátima bem no cimo da chapada do Araripe. Isso numa época em que as chuvas atolavam os veículos que pretendiam subir a ladeira das guaribas. Quem há de esquecer a freqüência com que Cândido Figueiredo, magro, risonho, alegre com a vida, subia até o aeroporto para pegar mercadoria. Pois bem, Cândido é responsável pelo maior mito automobilístico que até hoje guardo: um Cadilac Rabo de Peixe, conversível, verde claro. E João que furo nos demos, porque não conseguimos guardar até hoje aquele carro do teu pai? Você o teria fotos do mesmo? Envie para o Dihelson que ele publica neste tapete persa em que se tornou a rede do blog do Crato. Mas o Dihelson é isso mesmo: tem mania de grandeza como o Crato.


Aos mais antigos que eu e meus contemporâneos sabe o que me veio na memória? O Coringa da Real Aerovias e depois Real Aeronorte posto bem na frente da aeronave. O símbolo da companhia era um corcunda que eu não associava ao baralho, remetia-me ao romance de Victo Hugo. Dizem que o coringa se originou de duas lendas: uma em que um dos fundadores da Real e sua verdadeira alma, o comandante Lineu Gomes, ex-piloto da TACA, gostava de jogar baralho e o coringa valia qualquer coisa, era a sorte no baralho. Ele teria comprado a primeira aeronave da companhia no carteado. Mas outra versãoque o coringa era uma referência a um funcionário corcunda da empresa que era uma espécie de mascote da sorte do próprio Lineu.

A Real teve uma história não muito longa: durou 14 anos, de 1946 até 1960. Aliás, esta é a natureza das companhias aéreas: quantas gigantes não sucumbiram nos últimos 60 anos? No entanto sua história é fantástica: chegou a ter em sua frota 116 aeronaves, sendo classificada pela IATA na sétima posição do ranking mundial. A empresa se expandiu comprando outras e se associando a gigantes, terminando por formar um consórcio sob a bandeira dela. Ela é uma das primeiras empresas brasileiras a de fato fazer rotas internacionais regulares, como Miami e Chicago no ano de 1956. Foi uma aviação pioneira na travessia do Pacífico, quando recebeu quatro Constellations, inaugurou um vôo para o Japão, isso numa época em que se voava naquela imensidão sem horizontes com um sextante e fazendo duas escalas a partir dos EUA: Honolulu e Ilha Wake.


A Real também foi a primeira a ter vôos regulares para Brasília ainda em sua fase de construção (1957). Chega o ano de 1960, a companhia comemora seu aniversário com cifras impressionantes: 12 milhões de passageiros transportados, rotas para sete países e uma das melhores estruturas do país (escola própria para formação de suas equipes, mais de um milhão de horas voadas etc.). Neste ano três desastres abalam a empresa. O primeiro deles ocorreu em fevereiro, uma aeronave vinda de Campos no Estado Rio de Janeiro choca-se com um avião militar americano que vinha de Buenos Aires para o Galeão. Morrem 26 pessoas na aeronave da Real e 35 no avião americano. A investigação da Aeronáutica apontou que a culpa teria sido do piloto americano, mas a investigação independente da US Navy culpou as condições de controle do tráfico aéreo brasileira, eximindo os dois pilotos. Esta história faz parte das referências primeiras para o exame do recente desastre da Gol.


Em junho de 1960 uma aeronave Convair 340 da Real realizando uma aproximação noturna do aeroporto Santos Dumont no Rio, chocou-se com o mar, morrendo 49 passageiros e 4 tripulantes. Este faz parte dos grandes desastres em número de vítimas da aviação comercial brasileira no século XX. Não tive como comprovar, foi impossível achar a lista de passageiros, mas acho que neste acidente morreu um comerciante do Crato, cujo nome me foge à memória agora, o qual era dono de um posto de gasolina Texaco bem no final da rua da Vala. O terceiro acidente foi na Serra do Cachimbo no Pará, numa rota entre Manaus e Cuiabá, quando o avião começou a perder altura, a tripulação ainda jogou a carga fora, mas não conseguiu evitar o choque com a serra.

A Real é vendida por mais de dois bilhões de cruzeiros para a VARIG numa transação que envolveria "forças ocultas", as mesmas que logo a seguir estaria na renúncia do Presidente Jânio Quadros segundo explicações dele mesmo. A transação de compra foi rápida e VARIG assumiu toda a malha e as aeronaves e logo os cratenses começaram a observar nova bandeira comercial em seu aeroporto. Aquilo também marcou a transitoriedade das empresas filhas dos homens e como eles mortais: Lineu Gomes estava no fim da vida.Pig da Real Aerovias com o Corcunda na ponta.

Notícias do Cariri - Coluna Tarso Araújo - Domingo, 13 de Abril de 2008

Notícias do Cariri - Coluna Tarso Araújo - Domingo, 13 de Abril de 2008

OBRA SEM FIM

O governador Cid Gomes, dom Fernando Panico e o prefeito Raimundo Macedo se reuniram em Fortaleza para tratar da conclusão do Centro de Apoio ao Romeiro, cuja construção se arrasta há mais de 20 anos, em Juazeiro do Norte. Será feita consulta ao BNDES para ver a possibilidade de financiamento para a conclusão da obra.

ANOTE: MIGUEL ARRAES
Residentes em Crato, as irmãs de Miguel Arraes - o legendário cearense nascido na cidade de Araripe - relembram 60 anos do ingresso dele na vida pública. Em 1948, Arraes foi nomeado secretário estadual da Fazenda de Pernambuco. Em 1950 e 1958, ele se elegeu deputado estadual. Em 1962, foi eleito pela primeira vez governador de Pernambuco, porém não concluiu o mandato sendo deposto pelo Golpe Militar. Teve passagens por algumas prisões brasileiras, seguindo para a Argélia em 25 de maio de 1965. Após 14 anos de exílio, voltou ao Brasil beneficiado pela anistia. Foi eleito deputado federal em 1982 e, em 1986, elegeu-se mais uma vez governador de Pernambuco. Em 1990, foi novamente deputado federal. Em 1994, voltou ao governo de Pernambuco pela terceira vez. Em 2003, assumiu mais um mandato como deputado federal. Faleceu no Recife, no dia 13 de agosto de 2005.

ENGENHO TUPINAMBÁ 1
Segundo o presidente da Fundação Pró-Memória de Barbalha, médico-historiador Napoleão Tavares Neves, os primeiros desabamentos nas instalações físicas do Engenho Tupinambá ocorreram já na década 1990. Erguido há 150 anos, o Tupinambá foi o mais importante engenho de rapadura do Cariri. Nem em Pernambuco se encontra nada parecido com sua arquitetura.

ENGENHO TUPINAMBÁ 2
Em 2000 foi feita uma proposta para restaurar as instalações do Tupinambá e transformá-lo no Museu da Rapadura do Cariri. Tudo ficou só na proposta. Deteriorado e abandonado, o Tupinambá foi ocupado por três famílias de "sem-teto" que ali vivem de forma promíscua. Continua, apesar de tudo, sendo uma construção única, um símbolo dos tempos gloriosos da aristocracia rural do Cariri, quando formava um conjunto imponente, com amplos salões de almanjarra (onde se atrelavam os bois), moenda, fornalha e cozimento, e incluía a casa do "senhor de engenho".

CARIRIANAS
Este ano, a Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, chega aos 80 anos. Iniciado em 1928, por iniciativa do então vigário padre José Correia Lima, esse festejo é hoje a maior manifestação da religiosidade popular no Cariri (...)

Criados pelo ex-reitor André Herzog, serão implantados, pela atual administração da Urca - na cidade Barbalha - no próximo dia 19 de maio, os cursos de graduação em Artes Visuais e Teatro. As primeiras turmas terão 20 alunos em cada curso (...)

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Ícaro de Sousa, confirmou a criação do curso de Nutrição para o Campus UFC-Cariri, que funciona em Juazeiro do Norte (...)

O SEGREDO
A novidade corre de boca em boca pelo Cariri! O bispo de Crato, dom Fernando Panico, fará uma revelação - até agora guardada sob o mais absoluto sigilo - no próximo dia 22, na cidade de Juazeiro do Norte. As especulações sobre a revelação são muitas. Mas, sabe-se apenas que o anúncio será feito com a presença do governador Cid Gomes e de alguns bispos do Ceará. Dizem que o assunto dessa revelação tem origem no Vaticano. Esse segredo não seria a elevação da igreja-matriz de Nossa Senhora das Dores à condição de Basílica?

BOAS INTENÇÕES
O deputado Ely Aguiar tem muitos planos para a cidade de Crato. É dele, por exemplo, a idéia de construção do portal de entrada da cidade, na rodovia Padre Cícero. Também é dele o projeto de edificação - na Cidade de Frei Carlos - de um gigantesco monumento a Nossa Senhora de Fátima. Que, por enquanto, continuam só nos planos...

MUDANÇA
Depois de mais de quarenta anos, quando comandou - na Rádio Educadora - as duas edições diárias do Jornal do Cariri, Antônio Vicelmo está deixando a emissora da diocese de Crato no início de maio vindouro. Ele se transfere para a Rádio Araripe de Crato, passando a comandar o departamento de jornalismo desta emissora, que foi a primeira a ser instalada na da região do Cariri e no interior do Estado do Ceará.

GOL DE PLACA
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido pelo Ministério da Educação é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Juazeiro do Norte aparece como o grande campeão do estado do Ceará nos exames do Enem de 2007. A Terra do Padre Cícero obteve média de 53,25 batendo Fortaleza que teve 50,93. As escolas juazeirenses que mais se destacaram nesse exame foram: Cefet (70,79), Colégio Paraíso (69,48), Colégio Módulo (67,94), Colégio Salesiano (63,16) e Colégio Batista (60,68).

A TERRA DA MÃE DE DEUS
Chega amanhã a Juazeiro do Norte a escritora Luitgarde Barros. Vem comemorar 35 anos do início de suas pesquisas para a dissertação de mestrado na USP, posteriormente consagrada em livro com o título de A Terra da Mãe de Deus. A partir do livro de Luitgarde, Juazeiro passou a ser conhecida, também com esse nome. A exemplo de Barbalha (A Terra de Santo Antônio) e Missão Velha (A Terra de São José)...

Por: Tarso Araújo, membro do Blog do Crato. Jornal "O Povo".

.

...COMPORTAMENTO PARA LAMENTAR MESMO!




Comportamento parlamentar ou...

A VITÓRIA DOS AGENTES DE SAÚDE DO CEARÁ NÃO CONTOU COM O EMPENHO DE PARLAMENTARES QUE SE DIZEM...

REPRESENTANTES DO POVO E DO CRATO...

A Assembléia Legislativa aprovou em votação no último dia 04 de abril, mensagem do Executivo que propõe a incorporação de aproximadamente 9 mil agentes comunitários de saúde ao quadro suplementar da Secretaria de Saúde. A votação foi sob forte pressão da categoria, que ocupou as galerias e a entrada do Plenário 13 de Maio. A matéria foi aprovada com o apoio unânime dos 35 parlamentares presentes.

OS DEPUTADOS QUE NÃO PARTICIPARAM DA VOTAÇÃO:

Os deputados Gony Arruda, Osmar Baquit, Luiz Pontes, Rogério Aguiar e Vasques Landim (todos do PSDB); Sineval Roque(foto) e Antônio Granja (ambos do PSB); Ana Paula Cruz, Lucílvio Girão e Sávio Pontes (todos do PMDB) e Perboyre Diógenes (PSL). O projeto propondo a incorporação dos agentes foi encaminhado pelo governador Cid Gomes (PSB) àquela Casa no início de março, com pedido de urgência na tramitação. (DIÁRIO DO NORDESTE)

DEPUTADOS QUE NÃO FORAM SIMPÁTICOS AO PROJETO...

Os parlamentares se revezaram na tribuna para manifestar apoio à categoria. Os coordenadores das associações dos agentes de saúde se posicionaram em local estratégico, e passaram a incitar os colegas que estavam nas galerias cada vez que um deputado ocupava a tribuna do Legislativo. Enquanto Adahil e Heitor Férrer foram aplaudidos, parlamentares como Lula Morais (PC do B), Ely Aguiar(foto) e Welington Landim (PSB) e outros, não receberam tratamento tão amistoso. (DIÁRIO DO NORDESTE)

...COMPORTAMENTO PARA LAMENTAR MESMO!

Fonte: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


Acesse:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=526584

Por: GEORGE MACÁRIO - Matéria do Blog "O Democrato".


Nota do Blog do Crato:

Quero fazer aqui o papel de "advogado do diabo" e dar uma chance ao outro lado da história, para os nobres colegas da oposição não nos chamarem de "parciais". O Blog do Crato ,pelo menos está de portas abertas e atento a qualquer esclarecimento que venha da parte dos nobres parlamentares, para que estes possam se defender, e esclarecer à população o porquê desses fatos. Nos colocamos inteiramente à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários. Nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com e telefone 088-3523-2272 crato - CE.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
.
.