23 fevereiro 2008

Coluna CARIRI,do jornal "O Povo" - por Tarso Araújo

Em 2009 os católicos caririenses vão relembrar 50 anos do falecimento de Dom Francisco de Assis Pires, 2º bispo da diocese de Crato. Ele morreu em 10 de fevereiro de 1959, após governar a diocese por 27 anos (1932-1959). Era baiano, tio do ex-governador e ex-ministro Valdir Pires. Dentre as realizações de dom Francisco estão: Hospital São Francisco, Colégio Diocesano, Patronato Padre Ibiapina (hoje sede da reitoria da Urca), Palácio Episcopal, Liceu Diocesano de Artes e jornal "A Ação" que circulou até a década 70. Devem-se, ainda, a ele a criação de 9 paróquias e ordenação de 47 sacerdotes. Um gigante da fé e da caridade!

ANOTE: EPOPÉIA BARBALHENSE
Barbalha, uma cidade de 60 mil habitantes, tornou-se o centro de referência na área de saúde do Cariri. Lá funcionam uma faculdade de medicina e os hospitais São Vicente de Paulo e Santo Antônio, estes atendendo a população de 90 municípios (localizados no Sul do Ceará e fronteiriços dos estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí). Quando escreverem esta epopéia barbalhense, ganhará destaque o nome de Madre Edeltraut Lerch. Trata-se de uma freira alemã que dirigiu por mais de 40 anos o Hospital São Vicente de Paulo. Quando ali chegou - final da década de 60 - a religiosa beneditina encontrou o hospital com um único médico; uma cidade acanhada, cujas estradas de acesso eram de terra. Hoje, Barbalha tem um setor de saúde de Primeiro Mundo...

DOM FERNANDO
Todo o clero da diocese de Caruaru (PE) esteve hospedado, de 2ª feira, dia 18, até 5ª feira última, dia 21, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, localizado no bairro Granjeiro, em Crato. Ali, o bispo de Caruaru - dom Bernardino Marchió - e seus padres participaram de retiro espiritual pregado pelo bispo de Crato. O encontro foi intercalado por visitas a locais sagrados do Cariri como o Santuário N.Sra.das Dores, igreja de São Francisco, Capela do Socorro e colina do Horto (todos em Juazeiro do Norte). Na capela batismal da catedral de Crato (onde o Padre Cícero foi batizado) os padres pernambucanos renovaram os votos sacerdotais. Após o retiro, dom Fernando Panico viajou para Roma, de onde só regressará no próximo dia 10 de março.

SHOPPING POPULAR
Foi apresentado à direção do BNB o projeto do futuro Shopping Popular de Crato. O projeto - orçado em 2,8 milhões de reais - poderá ser financiado pelo Banco do Nordeste e centralizará num único local o comércio de ambulantes de Crato. O shopping terá 335 boxes, 4 lojas âncora, 2 praças de alimentação, rampas de acesso, escadarias, elevadores, um corredor central e 2 laterais. Será construído na Rua Santos Dumont, vizinho as instalações das futuras Lojas Americanas de Crato.

IRMÃ NELI
Aos 82 anos, Irmã Neli Sobreira - uma das figuras mais conhecidas de Juazeiro do Norte - dirige (há 55 anos) o Dispensário Nossa Senhora das Dores, no bairro Limoeiro. Ali, ela tem um grande trabalho de promoção social junto às camadas mais pobres da população, com prioridade para a educação infantil e orientação aos jovens e mães de família. Deve-se à Irmã Neli as gestões (junto ao bispo de Crato) que resultaram na transformação da igrejinha construída por padre Climério Macedo na igreja-matriz da nova Paróquia de São José do Limoeiro.

RESGATE
Padre David Moreira - misto de músico e cientista - um dos maiores valores do clero caririense, teve a memória resgatada. Em 2004, foi publicado o livro "Padre Davi Moreira, vida e obra". Agora, foi a vez de editar um CD com 8 composições dele. Nesses dois resgates os créditos são de monsenhor Ágio Augusto Moreira, irmão do padre David.

URCA
Ufa! Terminou, enfim, a greve de cem dias dos professores da Universidade Regional do Cariri, talvez a mais longa da curta existência da Urca. Foi o maior desafio enfrentado pela nova administração da Urca, que completou 7 meses. Agora, a dupla Plácido/Otonite pode arregaçar as mangas. Vamos dar crédito a eles! Afinal ainda dispõe de 3 anos e 5 meses. A comunidade caririense torce pelo trabalho do novo reitor. Os esforços devem ser centrados na ampliação de novas ações da querida Urca...

SÃO JOSÉ
Este ano, a data de São José, 19 de março, cairá na 4ª feira da Semana Santa. Por conta disso os festejos a esse santo, na região do Cariri, foram antecipados. O novenário ocorrerá de 28 de fevereiro a 9 de março. Em 2008 a festa a São José, no bairro Limoeiro em Juazeiro do Norte, promete ser a maior do Cariri.

EXCÊNTRICO
O Prof. Aldenor Benevides, recém falecido em Juazeiro do Norte, deixou protocolado no Cartório Machado seu último desejo: "Por ocasião do meu sepultamento, e por motivo subjetivo e muito particularíssimo que passo a expor, tenha meu cadáver por travesseiro uma rapadura de cana-de-açúcar para tornar mais agradável e convidativo o banquete dos irmãos vermes". Ana Célia e Francisco Fechine Macedo, testamenteiros do prof. Benevides, cumpriram o seu último pedido.

CARIRIANAS
Suyane Moreira, a famosa top model nascida em Juazeiro do Norte, faz parte do elenco da novela "Caminhos do Coração", da Rede Record (...)


O Ministério Público Federal em Juazeiro do Norte apresentou denúncia à Justiça Federal contra 8 pessoas por uma série de crimes ambientais contra a Floresta Nacional do Araripe. 7 dos indiciados são de tradicional família do município de Jardim (...)


No vestibular do Campus da UFC-Cariri o curso de Medicina que funciona em Barbalha teve o mais alto índice de competição de todo o Ceará. Com um detalhe: nenhum candidato oriundo de escola pública foi aprovado (...)

Alexandre Sales em destaque - por Armando Rafael

As boas coisas devem ser divulgadas. Leiam abaixo duas notícias sobre o competente geólogo Alexandre Magno Feitosa Sales, professor da URCA
1
No próximo mês de agosto será realizada em Oslo, Noruega o Congresso Mundial de Geologia (IGC 2008). Pela primeira vez esse encontro dedicará um simpósio de três dias ao tema: “Patrimônio da Terra e Sociedade”. Para presidir esse simpósio foram convidados três geólogos: dois do Geopark da Noruega e um brasileiro, o cearense Alexandre Sales. Geólogo e professor da Urca, Alexandre Sales, é doutor em Paleontologia. Após ter dirigido o Museu de Paleontologia em Santana do Cariri, ele desenvolve, atualmente, trabalhos com turismo cientifico e educação patrimonial, coordenando projetos na Urca. Alexandre Sales participou da equipe que implantou o primeiro geopark das Américas, o Geopark Araripe, reconhecido com o selo da Unesco em 2006.

2

A região da Serra da Bodoquena, no Estado de Mato Grosso do Sul, onde está localizado o município de Bonito, poderá ser sede do segundo geopark do Brasil. Para as providências iniciais, haverá nesta 2ª feira, dia 25, haverá encontro com presença do governador e secretários de estado para debater a criação do Geopark de Bonito. . O Prof. Alexandre Sales, do curso de Ciências Biológicas da Urca foi convidado pelo Ministério da Cultura e IPHAN, para proferir palestra sobre a experiência de implantação do Geopark Araripe, implantado no Sul do Ceará. Ele aproveitará sua ida ao Mato Grosso do Sul para participar também, como convidado, de outro e evento técnico-cultural: "Roteiro da Expedição Laguna – 2008", a ser realizado na cidade de Bela Vista, quando serão reeditados os caminhos das tropas brasileiras nas principais batalhas da Guerra do Paraguai.

Igrejas antecipam festejos a São José

Fé e devoção

Clique para Ampliar

Crianças participam de procissão, no Crato, em louvor ao pai adotivo de Jesus (Foto: Antônio Vicelmo)

Além do carisma que São José desperta entre os católicos, persiste a crença de que ele favorece as chuvas no Estado

Crato. Todas as paróquias das Diocese da Igreja Católica que têm São José como padroeiro estão antecipando a festa para antes da Semana Santa. O vigário da Sé Catedral do Crato, Edmilson Neves, justificou que a antecipação tem como objetivo concentrar as atenções dos católicos para os atos litúrgicos da Semana Santa que visa recordar a Paixão de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém no Domingo de Ramos.

Em Missão Velha, cujo padroeiro é São José, a festa será realizada no dia 9 de março. A abertura será no dia 1º, com o carregamento do pau da bandeira, uma tradição que conta com a participação de milhares de pessoas. O padre João Bosco Lima, vigário da cidade, informou que a festa tem como tema principal “São José, o missionário que percorre os caminhos de Deus”. Em Juazeiro do Norte, a festa também foi antecipada para o dia 9. Na paróquia de São José do Crato, o evento será no dia 15, coincidindo com o Domingo de Ramos.

Equinócio

Tradicionalmente, a Festa de São José é celebrada no dia 19 de março. Além do carisma que o santo desperta entre os católicos, por ser o pai adotivo de Cristo e um símbolo da unidade familiar, persiste a crença de que a data define o inverno no Estado.

A data coincide com a passagem do equinócio, ponto da órbita da Terra em que se registra igual duração do dia e da noite, o que sucede nos dias 21 de março e 23 de setembro. Neste período podem ocorrer chuvas que são atribuídas pelos católicos aos poderes de São José.

Este ano, não está havendo muita preocupação com as chuvas. O inverno no Cariri, segundo os agricultores, não está “economizando chuvas” para as plantações. Mesmo assim, não faltam orações para São José que, segundo os católicos, é também um exemplo de pai.

A Sagrada Família levava uma vida modesta, em meio a uma numerosa parentela, constituindo um lar nem pobre, nem rico, ganhando o pão de cada dia com o suor de seu rosto, respeitando as leis administrativas e sociais de seu povo.

A devoção a São José se espalhou no século XV. Em 1479, ele foi colocado no calendário romano com sua festa a ser celebrada em 19 de março. O papa Leão XIII o declarou patrono da justiça social. Já o papa Pio XII estabeleceu uma segunda festa para São José, a festa de “São José, o trabalhador” no dia 1º de maio.

São José é considerado pelos devotos como padroeiro dos carpinteiros. É representado na igreja como um homem velho com um lírio na mão ou com Jesus, lhe ensinando o ofício de ser carpinteiro.

Mais informações:
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Travessa Padre José Marques, 113, Iguatu
(88) 3581. 1221

fonte: www.diariodonordeste.com.br
.

Blog "O DEMOCRATO " está de volta...



É com grande satisfação que anuncio a volta do Blog O DEMOCRATO do nosso amigo George Macário. É preciso que as pessoas de bem dessa cidade e região possam estar unidas como se diz na rádio educadora, na difusão do útil, do bem e da verdade.

Salve, George!
Viva o Blog O DEMOCRATO. Vida longa e próspera.

http://odemocrato.blogspot.com

E agradecemos por seu gentil artigo elogiando o Blog do Crato.
Muito obrigado, amigo !!

Dihelson Mendonça

.