09 fevereiro 2008

Vote nas novas enquetes na seção ao lado !

Amigos visitantes,

Votem nas novas enquetes na seção do lado direito.
.

Novas Enquetes: Volta ao Calçamento na praça da Sé e Construção da estátua da SANTA !


Olá, Amigos,

O Blog do crato está com novas enquetes no ar. Há rumores na cidade de um projeto que pretende, a exemplo de outras cidades culturalmente importantes, de que o asfalto que circunda a praça da sé seja removido, e que seja feito calçamento de paralelepípedo. Rumores há até de que esse calçamento deveria se estender por outras praças da cidade, interligando a parte central.

A pergunta é:
Vc é contra ou a favor da volta ao calçamento da praça da sé ?

Acima: foto do Dep. Ely Aguiar.

E nossa segunda enquete se refere à imagem de uma santa que se pretende construir no Crato.
O Dep. Ely Aguiar já conseguiu até parte da verba para a construção de um monumento dedicado à Nossa Senhora ( De Fátima, na opinião dele ). A questão é: Será que o Crato tem mesmo vocação religiosa pra isso? Isso não seria apenas uma tentativa de competição com Juazeiro do Norte e o seu Padre Cícero ? O Crato tem vocação religiosa ? ( só se começa agora, após 300 anos )... Não há projetos mais dignos à Sociedade cratense e o melhor emprego desse dinheiro ao invés de se construir esse monumentos desta espécie ? Porque não investir no turismo ecológico ou outros investimentos ? E porque afinal de contas, já que a padroeira do Crato é Nossa Senhora da Penha, não parece estranho que a imagem que se pretende construir seja a de Nossa Senhora de Fátima ?

E finalmente, mas não menos importante: Porque a Igreja, a maior interessada no assunto ainda não se pronunciou sobre o assunto ? Isso não é estranho ??

Da minha parte, como cidadão, posso expressar apenas a minha própria opinião, de que sou totalmente contrário a essa construção. O Crato não tem vocação religiosa para peregrinações, isso parece um pouco como querer "forçar a barra" pra competir com Juazeiro do Norte. Acho o Dep. Ely Aguiar, meu caro amigo, muito bem intencionado nas suas ações em favor do Crato, mas sou obrigado a discordar desse ponto de vista dele e da criação deste monumento. Se for pra construir alguma coisa ao meu ver assim excêntrica, eu preferiria a antiga idéia do elevador "Lacerda" ligando o Alto do Seminário à parte baixa, mas mesmo essa, eu ainda acho uma idéia igualmente excêntrica.

???

Vamos às opiniões de todos.

.

Jornal O POVO - coluna CARIRI 10/fev.

CARIRI
Tarso Araujo

DE CRATO A JUAZEIRO
Crato e Juazeiro do Norte bem poderiam disputar o título de "A cidade mais poluída do Cariri". Nos últimos dias centuplicou a poluição sonora. Além dos carrões de propaganda, agora são dezenas de bicicletas e até carrinhos manuais vendendo CDs piratas pelas ruas dessas cidades, num verdadeiro desrespeito às leis. Nossas ruas viraram um mercado persa! Mas a poluição não fica só aí: temos aqui a visual (no centro das duas cidades) e até a química. Esta último no rio Granjeiro, que corta a cidade de Frei Carlos. Bem que o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, poderia ser convidado para vir ao Cariri e mostrar como acabou a poluição visual e sonora na maior cidade do País.

ANOTE: PROJETO CARIRI
Iniciado em 2002, o Projeto Cariri foi fruto de um termo de cooperação técnica e científica celebrado entre o Iphan e a Urca, com o objetivo de catalogar o patrimônio imaterial do Cariri. Para esse fim, um escritório técnico do Iphan foi instalado e mantido até meados de 2007 nas dependências da Urca. O trabalho contou também com a parceria da Diocese de Crato e prefeituras municipais da região. Agora, o Iphan está divulgando o resultado das pesquisas em bonito catálogo, com o subtítulo "Região do Cariri - patrimônio de todos". Pena que, nesse catálogo, as parcerias com a Urca, Diocese de Crato e prefeituras sequer são mencionadas...

BARBALHA
A Terra dos Verdes Canaviais será centro - entre 27 e 31 de maio próximo - do VII Encontro Cearense de Historiadores da Educação. O tema do certame é: "Vitrais da Memória - Lugares, Imagens e Práticas Culturais". Palco do encontro: o centro histórico de Barbalha.

SESQUICENTENÁRIO
Amanhã, dia 11, comemoram-se os 150 anos das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, na França. No Cariri, esta invocação da Virgem Maria tem muitos devotos. Existem, na região, várias réplicas da gruta de Lourdes. Como as construídas no Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato (a primeira da região), e no Santuário Diocesano de N. Sra. das Dores (em Juazeiro do Norte), ambas de autoria do escultor italiano Agostino Balmes Odísio. Destaque ainda para as grutas existentes na Catedral de Crato, igreja de São Miguel de Juazeiro do Norte e no pátio interno da Faculdade Católica do Cariri.

FALOU O MESTRE
É de Oswald Barroso esta afirmação: "O Cariri não é apenas uma região privilegiada, é uma espécie de caldeirão cultural... os vários Nordestes, o do sertão, o da mata, o do agreste, o da praia, o da serra, com suas diferentes culturas, estão reunidos no Cariri. Nele se podem encontrar marcas da cultura ibérica medieval, com seus acentuados traços mourísticos; da cultura negro-africana, com suas danças e batucadas; da cultura ameríndia, com sua magia anímica, caldeadas com elementos modernos das mais diferentes proveniências".

VAYA COM DIOS
Aos 98 anos, morreu no último dia de janeiro, em Juazeiro do Norte, o professor Aldenor Benevides. Ele era de Pacatuba. Na juventude, foi marinheiro e viajou pelo mundo inteiro. Um dia conheceu a Terra do Padre Cícero e por ela se enamorou. Viveu ali os últimos 60 anos de sua vida, tendo destacada participação em movimentos culturais daquela cidade.

CENTENÁRIO
Juazeiro do Norte comemorará no próximo dia 30 de abril o centenário de nascimento de Felipe Néri da Silva. Ele foi um empresário que, na presidência da Associação Comercial de Juazeiro do Norte, prestou relevantes serviços àquela cidade. Morreu prematuramente, em 1960, na queda de um avião na Baía da Guanabara.

BATIZADO DO PADRE CÍCERO
Um banner colocado à entrada da capela batismal da catedral de Crato - informando que ali o Padre Cícero foi batizado - apareceu rasgado. A solução é colocar uma placa de inox tornando mais difícil a ação dos vândalos. Permanece, entretanto, no interior da capela um quadro com a fotocópia tirada da folha 61 do Livro de Batizados de 1843 a 1845, onde consta: "Cícero, filho legítimo de Joaquim Romão Batista Meraíba, e de sua mulher Joaquina Ferreira Castão. Nasceu em 23 de março de 1844 e foi batizado pelo pároco solenemente com santos óleos nesta cidade do Crato em 8 de abril do mesmo ano. Foram seus padrinhos seu avô paterno Romão José Batista e Antônia Maria de Jesus, do que para constar mandei fazer este assento em que me assino. Manuel Joaquim Aires do Nascimento".

MOSTEIRO
O Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória - das monjas beneditinas contemplativas - existente em Juazeiro do Norte, teve sua origem em 1982, na cidade de São Cristóvão, Sergipe. No entanto, devido às instalações serem muito antigas, ocorreu a deterioração do prédio, obrigando as religiosas a procurarem outra cidade. Em julho de 2002, as monjas viajaram a Crato, sendo acolhidas por dom Fernando Panico, que lhes indicou a cidade de Juazeiro do Norte como a mais apropriada para a instalação do novo mosteiro. Hoje, ele está na Terra do Padre Cícero. Um prédio enorme, imponente, localizado no bairro Novo Juazeiro.

UVAS DO CARIRI 1
No século XIX, o famoso padre Inácio Rolim, misto de religioso, educador e cientista - fundador de Cajazeiras (PB) e ali venerado como santo - passou uma temporada no Lameiro, nas cercanias de Crato, onde plantou, com grande êxito, trigo e uva. Ele enviou o resultado de suas experiências ao presidente da Província do Ceará, afirmando que no Lameiro "em se plantando, tudo dá". Os estudos do padre Rolim caíram no esquecimento.

UVAS DO CARIRI 2
Agora, o empresário Gilberto Mendonça Filho plantou dois hectares de uva no sítio Belmonte, no Lameiro, e está obtendo duas safras por ano. Com um detalhe: a uva é extremamente doce, com cachos cheios e pouca acidez, bem superior à produzida no vale do São Francisco, em Pernambuco. Segundo Gilberto Mendonça Filho, sua plantação poderia chegar até três safras/ano. Mas ele prefere manter a boa qualidade dos frutos com apenas duas safras.

90 ANOS DE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA

Continuam as festividades dos 90 anos do Pe. Ágio, hoje Monsenhor! O encerramento será amanhã dia 10 pela manhã. Vamos prestigiar. Vida longa esse a grande homem, que muito lembra Mahatma Gandhi em gesto e aparência, pois também tem a "Alma Grande"!

Foto: Pachelly Jamacaru