04 fevereiro 2008

A voz do Granjeiro

José Alves de Figueiredo*

Este rio que passa aqui gemendo,
E vem da serra envolto em cipós,
Anda plangente desde que entendo,
Desde que se entenderam meus avós.

É um rio de amor que vem trazendo
O cristal que regala a todos nós.
Seu gemido é segredo que eu desvendo,
Pois nele fala o Crato em terna voz.

Cantem outros o encanto de outros rios,
Como fez com o Tejo o vate luso,
Que eu cantarei em doces murmúrios

Do Granjeiro esta voz que sempre acuso
Como um lamento, um canto de amavios,
Um lamento de deusa que eu traduzo!

* "José Alves de Figueiredo nasceu no Crato, em 28 de abril de 1878 e faleceu na mesma cidade, em 6 de fevereiro de 1961 (...). Autodidata, depois de freqüentar a escola primária, empregou-se numa farmácia, da qual seria mais tarde proprietário. Foi dono de um grande sítio de lavoura no sopé da Serra do Araripe. Foi vereador em mais de uma legislatura, chegando a exercer mandato de prefeito municipal do Crato na década de 20. Ainda em 1901 fundou e dirigiu o jornal Sul do Ceará(...). Publicou: O Beato José Lourenço (1935) e Ana Mulata (1958), sendo postumamente editados, pelo Instituto Cultural do Cariri, seus Versos Diversos (1978), com prefácio de J. Lindemberg de Aquino (...)."

Sanzio de Azevedo (soneto e texto publicados na revista Itaytera, nº 27, 1983)

... E o Granjeiro que não existe mais



Belos versos para um rio que não existe mais.
Este é o sentimento que toma conta de qualquer cidadão cratense que tenha o mínimo de sensibilidade ou consciência ambiental.
O que já foi um límpido e caudaloso rio, onde as donas-de-casa lavavam roupas, as crianças tomavam banho e os homens pescavam,- é hoje um fétido canal a céu aberto, um pútrido esgoto que se constitui no mais vergonhoso atestado de subdesenvolvimento de uma cidade.
Devemos, pois, cobrar de todos os candidatos a prefeito desta cidade um compromisso, firmado em cartório, para com a despoluição do rio Granjeiro. (Carlos Rafael)

Feriado: Bancos ficarão fechados nesta segunda e terça-feira.


As contas de consumo que vencem nos dias 4 e 5 deste mês poderão ser pagas no dia 6/02.

Os bancos ficarão fechados Segunda-Feira (4) e na terça-feira (5), feriado de carnaval. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento voltará ao normal a partir do meio-dia na Quarta-feira de Cinzas (6).

Em nota, a Febraban lembra que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencem nos dias 4 e 5 deste mês poderão ser pagos no próximo dia útil - 6 de fevereiro, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais.

A federação lembra ainda que os clientes podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos e equipamentos de auto-atendimento, ou ainda nos correspondentes bancários, como lotéricas, Correios e outros estabelecimentos comerciais.

Fonte: Agência Brasil

.

Carnaval para o Povo, pelo Povo e com o Povo !


- O que acontece na cidade ?

Ontem, dia 03 de Fevereiro, Domingo, houve a abertura do Carnaval de rua do Crato, no largo da Reffesa. A festa foi bastante planejada e executada pela secretaria de cultura do município, tendo à frente a secretária Danielle e a primeira dama Mônica Araripe. Segundo o prefeito Samuel Araripe, em entrevista a ser publicada posteriormente aqui no Blog do crato, esta é uma tentativa de retomar os antigos carnavais de rua do Crato, e o cumprimento de um dos seus compromissos de campanha. A festa foi dividida em 2 partes principais, no início para as crianças, onde foi animada por Lenynha Linard acompanhada pelo tecladista Ibertson Nobre e posteriormente, houve um outro espetáculo, mais direcionado ao público adulto, onde prevaleceu os grandes sucessos de carnavais dos anos 80, 90, e sucessos atuais. O público no local estava muito animado, e a alegria contagiante. A segurança, feita por inúmeros policiais garantiu o clima tranquilo do evento, e devo aqui cumprimentá-los pois estão fazendo um trabalho impecável no sentido de proteger o cidadão que deseja brincar pacificamente. A festa terminou às 23:00 para não perturbar o sossêgo dos moradores da vizinhança. Mas a festa acontecerá todas as noites até a terça-feira.

Eis algumas fotos do evento de ontem, Domingo:


Acima, o palco "Crato Amado - Viva a Alegria". Na foto, Lenynha Linard animando o início da festa...

Muita gente bonita...


Pessoas de todas as tribos se divertiram num clima de paz e harmonia...

Estão de parabéns todos os que trabalham na segurança do local, garantindo a paz e tranquilidade daqueles que desejam brincar um carnaval de rua saudável.

E aí está o comandante do som, o grande Duclier!

No palco, a secretária Danielle e Lenynha Linard.


Na foto acima, o grande entusiasta do evento, o prefeito Samuel Araripe, numa "bela" foto...

E na foto acima, uma dupla dinâmica que certamente não deixa a alegria acabar: A primeira Dama Mônica Araripe e o "Tio Bibi", que, com a voz bastante rouca, mesmo assim não deixou a peteca cair...

Espero que o povo do Crato não deixe morrer essa idéia da retomada do carnaval de rua da cidade neste e nos anos subsequentes. Hoje, Segunda-Feira, às 18:00 haverá o desfile das escolas de samba da cidade.

Participe! - Vamos prestigiar o carnaval de rua do Crato, para que um dia que não esteja longe, nossos foliões não precisem se deslocar para o litoral a fim de brincar um bom Carnaval, alegre e sadio.

Fotos: Dihelson Mendonça
.