08 dezembro 2008

RUI BARBOSA - A FACE OCULTA (I)


Capítulo I

"O decreto de Rui foi assinado na calada da noite do dia 17 de janeiro. Os demais ministros só souberam de sua existência pelos jornais do dia seguinte. Obviamente explodiu uma crise ministerial. Era um escândalo de grandes proporções em qualquer tempo e em qualquer circunstância política. CONFERIAM-SE BENEFÍCIOS EXTRAORDINÁRIOS A PESSOAS ESCOLHIDAS SOLITARIAMENTE PELO MINISTRO DA FAZENDA, SEM SEQUER O PRESIDENTE DA REPÚBLICA TER SIDO CONSULTADO".

Vide livro "Os Cabeças de Planilha", de Luis Nassif
(aguardem o capítulo II)

José Nilton Mariano
Ilustrado por Dihelson Mendonça
.

6 comentários:

  1. Coitado do Rui quanto tempo já se foi. Porque não se fala de fatos mais recente. Exemplo: Ontem foi preso em São Paulo Enivaldo Quadrodo reu no caso do mensalão que enrolou Dirceu, Genoino e parte consideravel do PT. Estava com 360 mil euros na cueca, meias e cintura. Pelo menos não fez como o do Aracati, não informou que o dinheiro era proviniente da venda de coentro.

    ResponderExcluir
  2. Morais:

    Pelo menos para mim uma utilidade teve a exumação de Rui Barbosa, que está sendo feita pelo jornalista Nassif: procurei ler algo sobre o “Águia de Haia”.
    Primeira surpresa: segundo a Fundação Casa Rui Barbosa, esta instituição vem republicando a obra de Rui e, até agora, já foram republicados 137 tomos. Mas, deverá republicar, ao final, um total de 160 livros.
    A Fundação Casa Rui Barbosa fica na Rua São Clemente, 134, próximo à estação Botafogo do metrô no Rio de Janeiro. Seu presidente é José Almino de Alencar Neto, filho do ex-governador Miguel Arraes.
    Para acessar: www.casaruibarbosa.gov.br/

    Na navegação, li essas duas frases de Rui que me pareceram bem atuais:

    "O chefe de estado que da sua dignidade estiver penetrado seriamente, não atentará jamais contra uma decisão dos tribunais (Obras Completas de Rui Barbosa. V. 40, t. 6, 1913. p. 193);

    "Partidos sem princípios geram estadistas sem fé, os quais por sua vez constituem governos sem unidade moral, cujo interesse consiste em alimentarem a corrupção das suas maiorias, com quem vivem da permuta de favores, sem a fadiga da luta pelas idéias, pelo progresso e pela honra." (Obras Completas de Rui Barbosa.
    V. 15, t. 1, 1888. p. 38);

    Li, ainda. que na juventude Rui chegou a fazer restrições à Igreja Católica. Mas, ao fim de sua vida, escreveu:
    “Estudei todas as religiões do mundo e cheguei a seguinte conclusão:” religião, ou a Católica ou nenhuma.” (Livro Oriente, de Carlos Mariano M. Santos (1998-2004) – Art 5). Este mesmo Rui Barbosa foi elogiado pelo Papa João Paulo II, quando de sua visita a Campo Grande (MS), em 1991...
    Eis aí uma "dica" para os furibundos atacarem a memória do ilustre baiano...

    ResponderExcluir
  3. Morais:

    Ô racinha prá gostar de esconder as propinas nas cuecas. Abaixo a notícia completa que está correndo o mundo:

    "Preso réu do "caso mensalão" com 361,4 mil euros
    Segunda, 8 de dezembro de 2008, 22h00

    O dono da corretora Bonus-Banval e réu do caso mensalão, Enivaldo Quadrado, foi preso na madrugada de domingo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com 361.445 euros (cerca de R$ 1,2 milhão) não declarados no formulário entregue à Receita Federal. Ele escondia as notas nas roupas íntimas e em uma mala cheia de dinheiro.

    Segundo a Polícia Federal, parte do dinheiro público que foi usado para pagar a parlamentares em troca de apoio ao governo federal saiu da corretora. Quadrado é acusado de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

    Ontem, após retornar de uma viagem à Europa, ao preencher um documento da Receita Federal, ele informou que não portava valores superiores a R$ 10 mil ou o equivalente, em moeda estrangeira. Mas durante uma abordagem policial, a fraude foi descoberta.

    Quadrado teria dito que o dinheiro foi empréstimo de um amigo português e seria usado para comprar e revender carros no Brasil. A Receita Federal já determinou o confisco das notas de euro encontradas.

    Segundo a PF, o preso foi encaminhado ao sistema prisional de São Paulo, onde permanecerá à disposição da Justiça. Se condenado, ele pode pegar de um a cinco anos de cadeia.

    Mensalão
    O caso do suposto mensalão chegou ao conhecimento público depois que o ex-deputado federal Roberto Jefferson afirmou que parlamentares recebiam valores mensais para votar a favor de projetos de interesse do poder Executivo. O Supremo Tribunal Federal aceitou denúncia contra 40 pessoas.

    O dinheiro viria das contas do publicitário Marcos Valério, que o repassaria ao tesoureiro do PT, Delúbio Soares. A verba para o pagamento do mensalão seria arrecadada de empresas estatais e de empresários, principalmente por meio de contratos publicitários, pelas empresas de Marcos Valério.

    JB on line

    ResponderExcluir
  4. MANUAL DO PETISTA EMPEDERNIDO
    Por Gravataí Merengue

    Você é um petista sem muito senso crítico? Você é daqueles que chega ao ponto de negar até mesmo a existência do Mensalão? Você não cede um milímetro, nem quando rola flagrante, com direito a filmagens, gravações, narração de Sílvio Luiz e comentários de Juarez Soares?
    Então preste atenção nas dicas deste Manual:

    1 - Negue
    Como diria Maria Bethânia: Negue! Tem foto? Ah, você duvida. Filmagem? Bah, quem acredita nisso? Confissão? Xi... Certeza que forçaram o cara a dizer aquilo ou há algum interesse espúrio. A tática da negação é usada há séculos e você não pode ficar fora dessa! Aliás, você NÃO FICA fora dessa.

    2 - Culpe a Imprensa
    Ok, não dá para simplesmente "negar"? Então não fiscalize o fato, mas sim a imprensa. Se a denúncia é contra o PSDB/DEM, você divulga o escândalo e discute o caso em si; quando a denúncia é contra o PT, você discute a forma como a imprensa trata os acontecimentos. Um truque e tanto, não?

    3 - Eleições
    Uma forma de refutar acusações consiste em algo relativamente simples: diga que se trata de época eleitoral, ano eleitoral... E mesmo quando estamos em "anos ímpares", você pode dizer que é um aquecimento para o ano eleitoral vindouro. Não falha nunca! O Maluf sempre usa essa tática - usá-la seria uma forma dos petistas prestigiarem o talento estratégico desse aliado.

    4 - Eterna Vítima
    O PT está no Governo Federal. O PT controla os principais fundos de Pensão. O PT controla a Petrobrás. O PT é, portanto, o controlador de boa parte da grana nacional. MESMO ASSIM, toda e qualquer manifestação contra o partido deve ser vista como uma ameaça à população carente, uma agressão aos desprotegidos, um insulto aos descamisados etc etc etc.
    5 - Teorias Conspiratórias
    Este tópico é mais ou menos como o anterior, mas o PT não se vale apenas do eterno papel de vítima, mas também da capacidade criativa de seus dirigentes associada à receptividade mental de seus seguidores. Se foi possível convencê-los de que Fidel Castro é firmeza, convenhamos, é café pequeno contar alguma historieta do arco da velha para cercar os lourenços com estrelas vermelhas no peito.

    6 - Adote "Teses Inimigas"
    FHC, nos seus oito anos de Governo, montou uma base aliada um tanto "heterodoxa", bem como usou expedientes não exatamente republicanos para aprovar a Emenda da Reeleição. Na época, os petistas saíam às ruas com faixas "FORA FHC" (sem vírgula e sem exclamação, pra ficar uma coisa mais autêntica). O que faz o PT no poder? A mesma coisa. E como se defende? Entre outras baboseiras, usando as mesmas teses: "governabilidade", "todo mundo sempre fez isso" etc.

    7 - Neoliberalismo "de Esquerda"
    O PT usa políticas assistencialistas (uma invenção do fascismo), adota táticas não exatamente meigas para compor sua base governamental, mete-se em todo tipo de escândalos e AINDA POR CIMA emprega exatamente a mesmíssima política econômica anterior. Mas não há neoliberalismo. Por quê? Porque... HÁ MAIS ASSISTENCIALISMO! A desculpa do PT para não se dizer "de direita" consiste em defender os programas de origem fascista (não é piada nem sacanagem, a origem É MESMO FASCISTA). Em suma: para não se dizer "neodireita" os petistas endossam um programa da direita mais extrema, antiquada e autoritária. E o mais engraçado é que os programas JÁ EXISTIAM, e foram obviamente ampliados e melhorados.
    Importante: Toda e qualquer opinião, manifestação ou mesmo piscadela oposicionista deve ser chamada de "golpista". É contra o Lula? Então é golpista. Simples assim. Eu sei que vocês andaram com faixas de "FORA FHC" (com essa pontuação, mesmo). Mas dane-se. Quem é contra FHC é democrata, quem é contra Lula é golpista.

    ResponderExcluir
  5. Reciclar, esta é a palavra chave. É preciso que acabemos com essa conversa fiada de que "é fácil atacar quem já morreu...quem não pode mais defender-se" ou mesmo essa cultura conformista e saudosista do "quanto tempo já se foi".
    Se tomarmos por parametro tal raciocício,deveríamos, também, esquecer e apagar da memória os crimes praticados por Maluf, Geisel,Fleury, Collor, Azeredo, Médice, Byron Queiroz e outros e - porque não ? - esquecer o próprio "holocausto", penitenciando-nos ante Hitler. Afinal, crime é crime, seja em que gradação ou graduação apresente-se.
    Quem tem medo de fantasmas ???
    Ninguém pode negar que Rui Barbosa foi um grande intelectual, uma referencia internacional do Brasil, nosso adorado herói de infância (e em nenhum momento o jornalista Luis Nassif pôs isso em dúvida ou a isso referiu-se, tanto no livro como nas palestras que faz Brasil afora).
    Só que, agora, estamos a descobrir a sua "face oculta": um político corrupto, interesseiro, que beneficiava amigos e a eles de associava quando da divisão do butim, que teve uma evolução patrimonial incompatível com os ganhos, que era dado a receber presentes pelos favores prestados e, enfim, um grande e autêntico picareta.
    Toda grande nação, para se afirmar como tal, necessita ter sua história passada e repassada a limpo. Em resumo, reciclar-se. Por qual razão o Brasil deveria ficar de fora ???
    Quem tem medo da verdade ???

    ResponderExcluir
  6. 1) Esperemos todos que, num átimo de honestidade mas que necessário, a Fundação Casa Rui Barbosa, ao republicar a obra do próprio, presenteie seus futuros adquirintes com as "novidades", os pequenos "detalhes" agora descobertos e expostos ao público. Se não o fizer, evidentemente que a obra apresentar-se-á incompleta, será um engôdo.
    2)As citadas "duas frases de Rui" (brilhantes) se encaixam perfeitamente em seu perfil intelectual;
    mas...como "na prática a teoria é outra", o "modus operandi" do político Rui desconstrói, arrasa e desmonta o intelectual Rui e nos remete à velha máxima: faça o que eu digo, não faça o que eu faço.
    3)Com relação à prisão efetuada pela Polícia Federal, a ordem expressa do presidente Lula àquela eficiente instituição é essa mesmo: "encanar" (botar atrás das grades) todos aqueles que cometerem ilícitos (não temos mais a nauseabunda figura do "engavetador geral da República"). Agora, se a Revista VEJA e o Ministro Gilmar Mendes tomarem as dores do indigitado...
    4)Aos frequentadores do blog, um importante lembrete: guardem bem, memorizem, grifem em sua agenda, escondam debaixo do colchão o endereço citado (Rua São Clemente, Botafogo-RJ). Teremos novidade, a respeito.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.