20 dezembro 2008

PASSADO POLITICO GLORIOSO

A historia mostra que o Crato sempre se destacou no cenário político Estadual e Nacional. De todos os políticos cratenses o Dr. Wilson Gonçalves deve ter sido o que mais ocupou cargos públicos. Foi prefeito do Crato, Deputado Estadual, Deputado Federal, Vice-Governador do Estado, Senador da Republica e Ministro do Supremo.
Filiado ao PSD quando visitava o Crato era uma festa. Dois dias antes, o Hermes Lucas já estava soltando foguetões para avisar a gogozada, cognomino dos pessedistas do Crato. Sua residência localizada a Rua Bárbara de Alencar entre a Praça Cristo Rei e a Rua da Vala ficava cheia de correligionários e admiradores. O Maildes Rodovalho era um dos fies escudeiros do senador, talvez o mais leal de todos. Um belo dia quando os foguetões começaram a esplodir o Maildes passava pela Praça Siqueira Campos na direção da casa do senador entre xoto e carreira.
O deputado Derval Peixoto, adversário do senador, mas que mantinha um relacionamento cordial e civilizado vendo a pressa do Maildes chamou-o. Empertigado, com um jornal de circulação nacional na mão, perguntou: você quer ver a manchete do jornal? Leia o que diz aqui do seu amigo Wilson Gonçalves. O Maildes não era muito bom de leitura, apanhou o jornal, deu uma olhada por cima e devolveu dizendo, leia você mesmo, pode ler quero ver que noticia tão importante é esta. Então o Derval fez a ficção e leu a seu modo: O Papa excomungou o senador Wilson Gonçalves por ser maçom e corrupto. Não poderá ser votado para nenhum cargo eletivo pelos próximos 50 anos. A medida é extensiva aos eleitores. A desobediência a esta determinação do Vaticano é motivo para ex-comunhão e condenação direta para o inferno.
O Maildes ficou verde, amarelo, branco e depois de uma pequena reflexão e pausa, coçou o cangote e disse para o Derval. Você já viu que Papa mais fresco.

3 comentários:

  1. Prezado Morais
    Bons tempos aqueles em que o Crato elegia dois Deputados Estaduais e um Deputado Federal! Hoje os eleitores cratenses pulverizam seus votos em candidatos de fora e aí reside a principal causa do ocaso político do Crato. A continuar assim, só mesmo uma excomunhão do Papa aos eleitores infiéis que não escolhem como representante nas Cãmaras Federal e Estaudual um candidato da terra.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Esmeraldo

    O bom de tudo isto é que é verdade. A praça Siqueira Campos é testimunha dessas proezas. O bom humor dos cratenses e a paixão pela politica mostram o verdade do Derval e do Maildes frente a frente cada um se defendendo do seu jeito. Outra vez o Maildes, numa roda, soltou o vernaculo: A renda percapta do Crato melhorou muito depois que o Waltim assumiu. Um dos presentes disse: Maildes o que é renda percapta? Ele respondeu: renda percapta é, é, é, é, todos começaram a rir e ele soltou. È a puta que pariu.

    ResponderExcluir
  3. Morais: estou tossindo de tanto rir. O vexame que confunde é suplantado pela devoção original. Uma grande piada.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.