10 outubro 2008

Trabalho de artista questiona reforma na Praça Siqueira Campos
















O que é isso? É uma exposição de pinturas e desenhos do artista visual, Alexandre Lucas que está em exibição no Olhar Casa de Artes localizada na Praça da Sé, 91. A exposição estava no Centro Cultural do Banco do Nordeste, no mês de agosto deste ano.
Lucas é um dos poucos artistas que fazem arte conceitual e tem um discurso político e social nos seus trabalhos. Ele Aproveitou os cartazes de divulgação da exposição O que é isso? Para fazer arte contemporânea, produzindo outro trabalho, uma Intervenção Urbana, nome dado ao trabalho que se utiliza do espaço urbano para discutir a cidade e a vida. Alexandre Lucas afixou cerca de 30 cartazes divulgando a sua exposição nos maderitos da Praça Siqueira Campos, a qual se encontra em reforma, no entanto, a frase “O QUE É ISSO?” se destacava nos cartazes. Os cartazes foram colocados na noite do dia 29 de setembro e já na manhã do dia 30 a maioria já tinham sido arrancados. De acordo com o artista isso sinaliza que o trabalho gerou um incomodo e um questionamento e acrescenta que essa intervenção urbana teve o propósito de questionar o destino dos recursos públicos na reforma de uma Praça que aparentemente não precisava ser reformada e frisa que o nome de um determinado deputado é indevidamente posto no local contrariando o princípio jurídico da impessoalidade. O desdobramento do trabalho ocorreu no site de relacionamentos do Orkut, na comunidade do Crato no tópico “O que é isso? Praça Siqueira Campos”, onde diversas pessoas acabaram interagindo com o a Intervenção sem nem saber. Os internautas tiveram a oportunidade de discutir sobre o trabalho, criticar a obra, alguns fizeram a defesa tanto da obra como do artista, questionaram o que é arte e o que não e a relação da arte com a cidade.

A exposição O que é Isso?
A Exposição O que é Isso? Reúne cerca de 40 obras entre pinturas e desenhos a maioria com técnica mista, em que o artista que é daltônico mexe com composições de cores e trabalha a percepção visual. Nesta série existe um discurso engajado embutido de questionamento do conceito de arte e do conceito da idéia dentro de uma obra de arte. De acordo com a italiana Gabriella Federico, curadora da exposição é possível perceber nas pinturas abstratas de Lucas "sensações, fruindo levemente entre as cores pálidas,elegantes e sinuosas e acrescenta Alexandre descreve um sonho decorando a mente e o lugar, aonde chegue a sua arte", conclui a italiana.



Intervenção Urbana
Intervenção Urbana é o termo utilizado para definir manifestações artísticas geralmente localizadas no centro de grandes metrópoles. Exemplos de intervenções urbanas são dos mais diversos: Podem ser esculturas,grafites,cartazes, cenas de teatro ao ar livre, entre outras. Esse tipo de arte se caracteriza por ser inusitada, por se apresentar sempre a céu aberto, e por ter um caráter ideológico, político, ou social. Geralmente atacam a vida corrida dos grandes centros urbanos. Mas as intervenções urbanas também têm outros alvos, como a marginalização da arte, problemas sociais, ambientais e outros assuntos correntes na sociedade moderna. A intervenção urbana se difere dos outros tipos de arte por ser vanguardista e não se limitar a padrões específicos.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre


Serviço:
Exposição O que é isso?
Artista: Alexandre Lucas
Período: 30 de setembro a 16 outubro
Local: Olhar Casa das Artes – Praça da Sé, 91
Blog: http://www.olharcasadasartes.blogspot.com/
Telefone: (88) 3521-1590

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.