27 outubro 2008

Se for preciso


.:.
É preciso tolerar.
É preciso desarmar o coração.
É preciso desmotivar a ação
beligerante de mãos que matam.

Não é preciso odiar.
Não é preciso tanto rancor.
Não é preciso viver sem o ardor
recalcitrante de olhos céticos.

É preciso dizer sim.
É preciso dizer não.
É preciso ser comedido
quando a vida parece um talvez.

Não é preciso fingir.
Não é preciso ser tolo.
Não é preciso ser o consolo
ultrajante do confesso pecador.

É preciso.
Não é preciso.
E se preciso
ou não preciso,
não se aflija:
o tempo dirá tudo.

(Nijair)

Fortaleza, 11 de fevereiro de 2007.


22h33min (no ônibus, viajando para o Crato)

6 comentários:

  1. Amigo Nijair,

    Conhece o CaririCult ?

    É o site Cultural da cidade. Lá nos publicamos poesia, dentre outras coisas. No início éramos quase iguais, publicávamos assuntos sobre a cidade, tava muito misturado, até que eu combinei com o Luiz Carlos Salatiel, que é o administrador que o BLOG DO CRATO seria mais de Notícias e crônicas sobre fatos REAIS, e o CARIRICULT seria mais um site Cultural, muito embora algumas vezes nada impeça que aqui possa ser postado um pequeno poema e lá possa ser postado algo referente à cidade.

    Vejo que você postou 3 poemas em seguida.

    Sabia que EU hoje, a fim de não postar poesia aqui, postei um poema MEU lá no Caricult para seguir nossas próprias normas ? Desculpa pegar no seu pé assim, parece até isso, mas não é. É que há um conjunto de regras que a gente procura seguir, e sei que vc compreenderá, pois sendo da caserna, possui grande disciplina no cumprimento e nas ações. Apenas não conhecia essas regras.

    O Endereço do CaririCult para a Poesia é:

    www.cariricult.blogspot.com

    Ou

    www.cariricult.com

    Vc também irá achar uma maravilha. A maioria das pessoas daqui está lá também, só que postando coisas de cultura, sem notícias.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Sem problema... A cada dia uma nova descoberta e uma nova regra. Isso nos tira a liberdade e nos castra a vontade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Não, Nijair,

    Não é a cada DIA uma nova regra não...elas sempre existiram. É que vc talvez chegou há pouco tempo e não sabia ainda de todas, mas tudo vem para o bem.

    Em todo website existe um conjunto de regras chamado NETIQUETA. Vou depois colocar a netiqueta do nosso site em local bem acessível a todos para evitar que nossos usuários passem por esses constrangimentos desnecessários. Peço-lhe minhas humildes desculpas por não tê-lo informado há mais tempo, mas creio que vc deve ter visto que de todos os escritores aqui, e que são muitos, praticamente não existem muitos poemas. É como eu disse, o Cariricult é o nosso espaço de Poesia.

    Vou enviar daqui a pouco um e-mail para o Salatiel incluí-lo no grupo de membros, assim, lá trocaremos nossos poemas, como todo mundo faz.

    Basta dizer que eu mesmo só posto meus míseros poemas lá para dar o bom exemplo a todos daqui. A poesia é arte sublime e está em tudo, por isso existe o cariricult. Aqui, desde a diferenciação, que ocorreu há mais de 1 ano, nós passamos a tratar mais de assuntos realistas e notícias, embora as crônicas sejam totalmente permitidas, desde que não muito extensas.

    Um grande e Sincero abraço,
    Não fique chateado por isso.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Dihelson, acho que eu também estou cometendo o mesmo erro do Nijair, só que ainda maior, ele posta poesias da autoria dele, e eu não. Desculpa eu não sabia.
    Bjo grande,
    Mônica Araripe.

    ResponderExcluir
  5. Não, amigos, entendam!

    Não é proibido poesia não... apenas temos que ter o cuidado de não postar demais. Tudo demais é veneno! Não sejamos radicais em querer parar de postar poesia. O problema de se administrar um Blog é quando tudo passa a ser demais. Nao podemos ter só notícias nem só crônicas nem só poesia.

    Tudo tem a medida certa.

    Mônica, se você gosta de poesia, peço que conheça o website de Socorro Moreira, na minha humilde opinião, a maior poetisa viva que já tive o prazer de conhecer. Socorro é poesia em forma de pessoa. É mesmo um privilégio para todos nós ter uma pessoa com a Socorro Moreira. Ontem mesmo escrevi um poema dedicado a ela.

    Veja o seu Blog:

    www.socorromoreira.blogspot.com

    Bjus!
    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Fico grato pelo convite e muito me agrada poder divulgar meus textos noutro site... Só espero poder continuar postando aqui também, em menor número, as poesias.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.