28 outubro 2008

Fundação ganha prêmio nacional

Casa Grande

Clique para Ampliar

Alemberg Quindins recebeu uma das cinco premiações nas Categorias Nacional de Experimento (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS)

O diretor da Casa Grande, Alemberg Quindins, recebeu o Prêmio Valores do Brasil, no fim de semana

Nova Olinda. Mais um reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, aconteceu com a entrega do Prêmio Valores do Brasil. A solenidade de entrega da premiação ocorreu em Brasília, no último fim de semana, com a presença dos diretores da entidade, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. Ele recebeu uma das cinco premiações nacionais, dentro das Categorias Nacional de Experimento, na área de “Educação e Geração do Conhecimento”. O reconhecimento é voltado para o gestor da instituição, no sentido de dar visibilidade às pessoas que criam projetos no Brasil que fazem a diferença. Foram mais de 10 mil instituições inscritas nas categorias regional e nacional.

Para Alemberg, o resultado foi uma grande surpresa. O Banco do Brasil, dentro da comemoração dos 200 anos da instituição, fez uma busca em todos os recônditos do País para encontrar as diferenças. No Ceará veio a Fundação Casa Grande. Mais dois Estados nordestino, o Rio Grande do Norte e a Bahia tiveram trabalhos premiados. Além deles, o Paraná e Rio Grande do Sul.

O título do experimento foi “A Escola de gestão cultural da meninada do sertão”. Esse foi o segundo grande prêmio ofertado exclusivamente ao diretor da entidade. O primeiro deles, de uma instituição americana, a Ashoka, pelo reconhecimento aos empreendedores culturais no mundo. Segundo ele, esse prêmio tem uma significativa importância, por o BB ter feito uma espécie de radiografia dos projetos em todo o País.

Dentro da categoria regional ele ressalta as premiações de instituições localizadas em áreas de florestas. A Fundação Casa Grande comemora, em 2008, 16 anos. A instituição já chegou a ser agraciada com vários prêmios de reconhecimento nacional e internacional, pelo trabalho que desenvolve nas áreas social e educacional com crianças e adolescentes do município de Nova Olinda.

Outros prêmios

Entre os prêmios, a Medalha do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Farroupilha, um reconhecimento por meio da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Este ano, pelo trabalho na área de empreendedorismo social, recebeu o prêmio do Afroreggae, do Rio de Janeiro. Também obteve premiação da Time Warner, nos Jogos da Boa Vontade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A grande maioria da clientela da casa é formada por filhos de agricultores.

O projeto auxiliou no reconhecimento de Nova Olinda como uma das cidades com potencial turístico em toda a região Nordeste.

Durante a solenidade, na última sexta-feira, foi exibido o vídeo “Meu Olhar”, de apresentação da Fundação, feito por um dos integrantes da instituição, Rodrigo Alves, de 11 anos. O prêmio destaca, para o diretor, a geração da tecnologia do conhecimento e passa a visibilizar metodologias de gestão.

Este ano a instituição deverá, praticamente, dobrar o número de crianças e adolescentes na instituição, com a inclusão de um Programa de Esportes. Para englobar esse trabalho passará por toda uma estruturação. A Casa Grande conta com a Escola de Comunicação da Meninada do Sertão, o Teatro Violeta Arraes – Engenho de Artes Cênicas e o Memorial do Homem Kariri.

Durante o mês de outubro, Alemberg e os meninos da Abanda, formada por Aécio, Samuel, Helinho, e Rodrigo percorreram várias cidades da Itália, incluindo Roma, no intuito de realizar oficinas, shows e palestras, como forma de apresentar o trabalho desenvolvido no Interior do Ceará. Para o próximo ano, já estão programadas viagens para Cabo Verde e Portugal. Na bagagem irá uma exposição fotográfica sobre o Cariri, do fotógrafo Augusto Pessoa, tendo como centro a Fundação. Também serão feitas palestras e shows. No fim do ano entra no circuito novamente a Itália. Em seguida, a Alemanha.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

SAIBA MAIS
Prêmio Valores do Brasil

O Prêmio Valores do Brasil tem por objetivo reconhecer, premiar, estimular e difundir iniciativas de relevante valor social e/ou científico no âmbito do desenvolvimento do País, em seus diversos aspectos. Com essa iniciativa, o Banco do Brasil busca incentivar o desenvolvimento econômico e social do País e promover a cultura da sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental em todos os segmentos da sociedade. É aberto a toda empresa ou profissional que atue no Brasil e desenvolva projetos relevantes na área de responsabilidade econômica e sócio-ambiental. É divido em duas categorias, a Nacional e Regional e oferece premiação em dinheiro. Foram premiados projetos nas áreas dos Biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Mais informações:
Secretaria da Fundação Casa Grande/ Memorial do Homem Kariri
Rua Ratisbona, 564, Crato
(88) 3521.8133

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. Reconhecidamente Alemberg e Rosiany recebem mais e mais homenagens pelo seu magnífico trabalho junto a Fundação Casa Grande. As suas visões de um trabalho sério e futurista mostra o quanto é possível mudar o quadro de absurdo em que se encontra a nossa criançada e juventude. Acho até que eles devem e muito serem seguidos pelas instituições de ensino, particulares ou públicas, que estão totalmente perdidas na orientação dos seus alunos. A mídia de massa, através dessa música de péssima qualidade e as drogas, estão acabando com os nossos jovens. Não se pratica mais esportes, não se cria mais bons músicos, poetas, escritores. O futuro dessa geração é muito triste. Já vemos adolescentes serem levados para clínicas de recuperação por conta do crack que está tomando conta do Cariri e diversas outras formas de vícios. Eu particularmente acho que as instituições de ensino são muito omissas nesse sentido. Não estão nem aí para o problema que muitas vezes está dentro da sua sede. Então, devemos mesmo é aplaudir e nos guiar pelo belo exemplo que Alembergue e Rosiany tem mostrado ao mundo.
    Parabéns pra vocês.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.