28 outubro 2008

ELEIÇOES 2008 - 72% É POUCO.

Na Nova Republica, a base de apoio ao governo do Presidente Sarney, denominada Aliança Democratica, constituida por PFL e PMDB venceu as eleições de governadores em todos os Estados do Brasil em 1986. 100%. O PFL elegeu o governador de Sergipe e o PMDB elegeu os governadores dos demais Estados.
Alguém deve lembrar o confisco dos bois pelo governador de São Paulo Orestes Quercia na véspera da eleição! Que moral hem? O congelamento de preços já estava fracassado embora o povo não percebesse.
Fazer prognostico para eleições futuras com base no resultado da anterior é prematuro. Quem imaginava que Fernando Collor de Melo, prefeito de Maceio, eleito pelo PDS enrustido de PRN ia causar tamanho estrago? Saiu desfraldando a bandeira da moralidade e com a ideia de caçador de marajás impois uma fragorosa derrota nas eleições presidenciais inclusive deixando na rabada o presidente do PMDB, da Camara Federal e da Constituinte o mitologico Dr. Ulisses Guimarães.
A mudança é morosa e as vezes nem chega. Nas eleiçoes municipais de 1988 o PDS só venceu em uma capital, São Luís, se elegeu prefeita a senhora Gardenia Gonçalves esposa de João Castelo, esse que se elegeu novamente domingo pelo PSDB. Em 30 anos só mudou o partido, a prefeitura continua entre mulher e marido. O PDS do Paulo Maluf, depois de 30 anos de metamorfose virou PP que elegeu o mesmo numero de prefeitos do PT 554 e 555 conforme dados do TSE.
Estou fazendo um relato de fatos, os leitores deste blog na sua grande maioria não são tão jovens para não serem testemunhas deste período.
A conversinha que bastava botar a mão no ombro e tirar o retrato junto que estaria eleito vazou, passou longe. Se elegeu aquele que convenceu o eleitor com as suas propostas. Alguém tem duvida que parte dos petistas do Crato votou no candidato do PSDB? Eu não tenho. Foi a escolha da melhor proposta.
Eu tenho razão de sobra para exaltar o PMDB. Na minha cidade o meu candidato se elegeu para mais um mandato pelo PMDB. Eu sou um eleitor do PMDB. Estranho é os petistas vibrarem com o desempenho de um partido que não é o seu. O PMDB não é aliado do PT é um socio do Governo. O Presidente Lula governa a metade e o PMDB a outra metade. Tenho acompanhado a conduta do PMDB no Senado. Quando quer barganhar há um levante de quatro ou cinco senadores daqueles que são usados pelos chefes. Não passa nada. E o Governo se abre todo.
O que vemos é um presidente acuado, não vai a Salvador, Porto Alegre com medo do PMDB. Embora não se possa atribuir a derrota a sua ausência, pois esteve em Natal e São Paulo e não houve jeito.
Os petistas devem se alertar. Com esse crescimento todo. o PMDB pode aumentar a sua cota, aí veremos Sarney, Renan, Romero, Jader governando 2/3 e o Presidente 1/3 o que ainda é bastante.

16 comentários:

  1. Prezado Morais
    Acredito que o amigo esqueceu que em 1986, o PMDB praticou o que a grande imprensa, hoje totalmente tucana, classificou de "estelionato eleitoral". Todos estavam eufóricos com a aventura do Plano Cruzado, de triste memória. Agora a economia brasileira está estabilizada, mesmo com os efeitos da crise internacional. Há dez anos, uma pequena crise nos países eufemisticamente chamados de “Tigres Asiáticos”, serviu de desculpas para o fracasso da política econômica dos tucanos e seus féis escudeiros, os DEMO’s. É bem verdade que ela pode prejudicar muitos dos projetos em andamento e poderemos entrar numa recessão. Se países ricos da Europa estão sofrendo, quanto mais nós. Mas só não reconhece que a situação do nosso país mudou para melhor nos últimos cinco anos, quem não retira a viseira que lhe faz olhar apenas numa única direção. Penso que agora teremos mais seguranças para enfrentar a crise. Sofro ao ver a famigerada Rede Globo torcendo para que essa crise arruíne o Brasil, somente para ver a derrocada dos candidatos do PT e seus aliados.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais,
    gostei da sua análise. Parabéns pelos argumentos.
    Sinto uma angústia imensa quando vejo tantas pessoas sensatas embarcarem neste "oba-oba" laudatório a um presidente que fala pelos cotovelos e, via de regra, diz muitas besteiras.
    Lembro-me de uma declaração de José Américo de Almeida, contra o ditador Getúlio Vargas:
    "Um governo não se resume a um só homem providencial que comanda um povo anestesiado".
    A história se repete...
    A verdade é que o PT foi o grande derrotado das eleições municipais deste ano, considerando a derrota humilhante em São Paulo,além de ter ficado fora da disputa do Rio, perdeu o comando da maior cidade que governava, que era Belo Horizonte, e ainda se frustrou em cidades onde apostou alto como Porto Alegre e Salvador.
    Felizmente a opinião pública entendeu o panorama pós-eleitoral...

    ResponderExcluir
  3. Caro Armando e Morais.
    Eu tinha essa idéias arcaicas do pefelê, trabalhei para o nosso governo tucano aqui do Ceará, vi de perto o que é o tucanato. Não sou filiado a nenhum partido político, mas como enxergo um palmo a frente do meu nariz, vejo que o Brasil mudou após o presidente que vocês chamam de falastrão. Admiro as idéias das esquerdas porque, como católico, vejo que elas possuem programas que se alinham com a justiça social da Igreja, baseadas no Evangelho. Não pode ser cristão quem não olha para os pobres.

    ResponderExcluir
  4. Meus caros Dr. Carlos e Prof. Armando.

    No que escrevemos eu e o Armando há quase que um consenso, pensamos muito parecido. O que tenho de discenso com O Dr. Carlos é que entendo que Presidente Lula andou pelo caminho oposto. Devia ter se aproximado mais das ideias do PT fortalecendo o partido para em seguida ir se afastando e se libertando dos demais partidos, em especial da chantagem Pmdbista. Veja a estrutura politica atual do Governo Lula:

    Roseana Sarney
    Lider do Governo no Congresso.
    Eleita pelo PFL ou Dem.

    Romero Jucá
    Lider do Governo no Senado.
    Eleito pelo PSDB ex-lider do FHC.

    Henrique Alves
    Lider do Governo na Camara Federal.
    Aquele que quando escolhido pelo PMDB para ser o candidato a Vice do Serra o presidente do Partido MICHEL TEMER disse: estamos indo comunicar nossa decisão a familia Marinho. E antes a ex-mulher deu uma entrevista falando de uma remessa de dinheiro para o exterior e sua candidatura deu com os bois nagua foi trocado por Rita Camata.

    Jose Mucio Monteiro
    Ministro da Articulação Politica.
    Ex-Vice Gov de Pernambuco do Moura Cavalcante da Arena.

    Não tem nada a ver com o PT. O Cristovam Buarque, tem alguem mais digno, honrado, e competente? Foi demitido por telefone e deixou o partido. Não é necessario ser um grande observador para saber que o PMDB não é esse balaio todo. Prejudica mais do que ajuda. A votação mais inportante do Governo Lula foi a CPMF quatro senadores do PMDB derrubaram sem avaliar as consequencias para o país. Repitiram a doze na votação da MP que criava a Secretaria do Mangabeira Unger. Se não rezar na sua cartilha dança e por isso o medo do presidente Lula. Esse raciocinio é que me leva a entender que não há motivos para petista comemorar o desempenho do PMDB.

    ResponderExcluir
  5. Acho bonito essa discursão de Carlos, Armando e Morais. Gostaria que nossos lideres petistas do Crato( Amadeu e Valdetario)formassem tb suas opiniões sobre esse comentario. Em eleições aqui no Crato, lembro-me que o MDB foi entregue de mão beijada a lideres arenistas, desde essa época meu pai David Brandão não acredita mais em politica. Como foi bonito a campanha da ZEBRA no Crato, cito alguns nomes daquela época; Eudoro, Josio, Geraldo Formiga, Geraldão, Valmir, Juvencio, David Brandão, Raimundo Bezerra, Camilo Edilson, Edilson Café,e gostaria que alguem lembrasse mais alguns nomes dessa epoca da ditadura e repressão. Ulisses Guimarães, Chagas Vasconcelos, Marcos Freire vieram ao Crato participár de comícios, isso sim, era uma esquerda de verdade.
    Mais taí nossa democracia, e o bom é que existe essas discursões.
    Parabens a todos, democracia é isso....

    ResponderExcluir
  6. Dr. Luis

    Eu, o Dr. Carlos e o Prof. Armando somos assim como tres irmãos. Podemos até não nos entendermos em tudo, mas nos nossos arranca rabos há sempre um com o pé atras mediando o respeito, a admiração e a amizade que temos uns pelos outros. Eu e o Armando costumamos entrar quando a coisa está ficando muito "vermelha" tratamos de descolorir um pouco e é aí que o Dr. Carlos se esforça para impor as suas brilhantes ideias.
    Por falar em arranca rabos eu tenho sido testemunha de uns dos amigos Davi e Raimundo Brandão. Só falta pegar fogo. Sou amigo e admirador dos dois.
    Abraça.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Morais
    Como me esforço em vão, não é mesmo? Mas vou lhe pedir uma coisa, já que somos amigos, tire esse Dr da frente do meu nome. Trate-me por você. Acrescento apenas uma coisa ao seu comentário anterior: realmente Lula abriu um leque de alianças e se não fosse assim, já teria sofrido um golpe, pois os lideres do PEFELÊ (atual DEMO) e do PSDB são golpistas. E com a cobertura da Folha (o jornal do Serra, no dizer de Lustosa da Costa), da rede Globo e Veja estão sempre fazendo um esforço muito grande, criando coisas inexistentes para verem se cola e assim darem o golpe. Se Lula não contasse com 80% de aprovação do seu governo, não sei o que seria.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro amigo Carlos:
    Respeito sua admiração pelo atual presidente e acho que ela decorre da sua boa fé, da sua preocupação com as classes menos favorecidas, com seu ideal de humanismo.
    Respeito seu posicionamento.Mas, permita-me rápido comentário.
    Parece que vivemos em dois mundos diferentes.
    De um lado, setores importantes da sociedade se preocupam com uma administração que teve alguns acertos (como na manutenção da política econômica do governo anterior) mas que vem torrando dinheiro com programas assistencialistas-eleitoreiros fazendo passar a impressão de que está apenas ajudando a pobreza.
    Do outro lado, do lado dos apoiadores do governo, parece que nada do acima acontece. E da parte do presidente - continuam os destemperos e desacertos verbais, o tom intimista e coloquial, os improvisos emocionados ou irados, vistos em perspectivas diferenciadas. Alguns acham que o que é denunciado como erro é apenas invenção da imprensa golpista.
    Seria tudo invenção da imprensa?
    Seriam apenas fofocas dos "golpistas" dos partidos da oposição (DEM, PSDB, PPS e Psol) e algumas lideranças do PMDB, a exemplo de Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos que não aprovam o clientelismo do "é dando que se recebe"?
    Por que não incluir entre os golpistas os ministros do Supremo Tribunal Federal-STF que indiciaram 40 ladrões denunciados por formar a " organização criminosa" do escândalo do Mensalão?.
    E por que os "injustiçados" (como José Genoino, Silvinho Pereira, Duda Mendonça,Delúbio,Marcos Valério, José Dirceu, Gushiken, dentre outros) não conseguiram provar sua inocência?
    E por que alguns - João Paulo Cunha,Valdemar Costa Neto,João Magno, dentre outros - renunciaram para não serem cassados? (como aconteceu com Roberto Jefferson e José Dirceu)
    Algum dia, ainda se mostrará o relevante papel da imprensa brasileira, (especialmente à "Folha de S.Paulo", "Estado de S.Paulo", Rede Globo e as revistas Veja, Época e Istoé), por não terem se vendido a um governo que tentou calar a mídia com um projeto (amplamente divulgado)igual ao que Chávez usa para calar a imprensa na Venezuela.
    A repercussão foi tão negativa que o governo recuou...lembra-se?
    Deixemos imprensa, partidos de oposição e o Judiciário se posicionarem contra alguns desacertos a exemplo da contratação de milhares de funcionários (em cargos de confiança e só para filiados do PT) que descontam 10% por mês dos vultosos salários para o Partido dos Trabalhadores...
    Tenhamos espírito crítico. Aplaudamos os acertos. E critequemos os desacertos...

    ResponderExcluir
  9. Agora estou numa duvida daquelas. Se chamar Dr. Carlos o homem não gosta, se chamar Carlos é dificil a identificação e se chamar de Lagartixa posso levar uns cascudos na proxima vez que o encontrar.

    Voltando ao Lula, não se pode ser extremado. Nem o Janio com a renuncia nem o Getulio com o suicidio. Tambem não se pode fazer tudo, para se manter no poder, perder a decencia e justificar: eu faço mais o outro tambem fez. Assim como se dois erros desse um acerto. Em termos de Carater e etica base das propostas de Lula e do PT de antes, a historia mostra um nivelamento igual nos governos FHC e Lula.

    ResponderExcluir
  10. PREZADOS AMIGOS ARMANDO E MORAIS
    ARMANDO
    Que eu tenho boa fé, disso sei, mas não sou ingênuo. Acredito nas pessoas até prova em contrário. Gostaria que vocês lessem o artigo do Sr. José Nilton Mariano Saraiva, que é funcionário aposentado do BNB e filho do ex-vereador do Crato Pedro Saraiva, que foi postado hoje no Blog do Crato. Você como ex-funcionário daquela valorosa instituição deve conhecê-lo. Pois bem, para quem não sabe, esse cidadão escreveu dois livros sobre os desmandos de um ex-presidente do BNB no governo dos tucanos (FHC), (Você sabe de quem se trata e não me diga que gostou da gestão dele). Segundo me informaram, ele remeteu esse seu livro a todos os deputados e nunca ninguém se mexeu e nem se levantou uma palavra se quer contra esse cidadão. Soube também que escreveu várias denúncias e remeteu ao jornal “O Povo”, porém nenhuma foi publicada. É assim a grande imprensa brasileira. Você soube que Lula recentemente recebeu um premio na Espanha? Soube pelos blogs e no jornal “Diário do Nordeste” apareceu a notícia numa pequena notinha de rodapé, com uma foto 3X4 de Lula. Além desse, houve vários outros prêmios internacionais que jamais foram divulgados pela nossa grande imprensa. Nunca acreditei no mensalão. História totalmente inverossímil. Como se comprar deputados do próprio partido para votarem matérias de interesse do governo? O que houve foi caixa dois, atitude condenável, mas prática habitual em todos os partidos, desde os tempos em que o velho PSD e a UDN nem existiam. Interessante é que houve um deputado que declarou haver recebido 200 mil reais para votar pela reeleição de FHC e não houve nenhum comentário nesses jornais que você sita como sérios. “Naquilo que a grande imprensa inventou chamar de ‘mensalão”, quem estava por trás de tudo era a figura sinistra do Daniel Dantas, a quem conheci, quando aluno da antiga Escola Politécnica da Bahia. Era um gênio. Mas usou sua excessiva inteligência para praticar o mal. E conta com o apoio dos magistrados das nossas cortes superiores, como ele mesmo declarou, ao ser preso. Quanto ao Bolsa Família, que você intolerantemente chama de bolsa esmola, ela obriga os beneficiários a colocarem os filhos na escola. São 14 milhões de crianças matriculadas e cuja freqüência, atualmente de 98%, é exigência para recebimento do benefício. As estradas vicinais da zona rural estão todas conservadas, pois há transportes para os alunos. Com isto foi reduzido o índice de analfabetismo. Houve também a eletrificação do campo através do programa “luz para todos”. Conheço uma região do Estado de Pernambuco, cujos moradores reivindicavam energia há mais de quarenta anos e somente agora, com um operário no poder foi possível eles terem esse importante benefício. Se o programa é eleitoreiro como você gosta de dizer, porque os outros antecessores não o fizeram? Vai-me dizer que eles não gostariam de ter votos? Qualquer programa feito para erradicar a pobreza é criticado por quem está de barriga cheia. Gostaria que você escutasse o advogado fortalezense Airton Barreto, filho de uma tradicional família da classe média, mas que há mais de trinta anos decidiu morar no Pirambu para viver com os pobres e sentir todo tipo de injustiça que esses sentem. Atualmente ele cuida da ONG EMAÙS, para ajuda à pobreza, implantada por ele no Ceará há uns vinte anos. Da mesma forma Lula se preocupa com os pobres, porque foi pobre e sabe o que é passar fome. E isso nós não sabemos.

    Prezado Morais
    Pode se acostumar a me chamar de Carlos. Se disser Lagartixa, não vou fazer como fiz com os saudosos Orlando Beija-flor e Cesar Alencar.

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo Carlos,
    Com o intuito de evitar choques ideológicos, a sabedoria popular sacramentou o termo “gosto não se discute”. Assim sendo, e pela estima e admiração que tenho por sua pessoa – e porque nossa divergência se limita unicamente ao atual governo federal – encerro meus comentários sobre o atual presidente, em respeito a nossa amizade que vem dos bancos escolares do tradicional Colégio Diocesano. Você é sempre educado e cheio de benquerença. Não vale a pena perder isso por algo que se extinguirá no dia 31 de dezembro de 2010.
    Mas – perdoe minha teimosia – não tenho como negar: creio que gosto se discute sim. Ele é um acúmulo de cultura, de tradição, de senso de reflexão, de capacidade de criticar, de senso crítico. Tudo isso acura, ou atrofia o nosso gosto.

    Espero reencontra-lo em novembro – na costumeira missa que sempre assistimos quando você e Magali vêm ao Crato, celebrada por nosso ex-mestre Dom Newton Holanda Gurgel, na capelinha da Rua José Pinheiro Esmeraldo – quando ali participamos, confiantes, na renovação do sacrifício do Cristo Jesus.
    Temos muita coisa em comum, a começar pelo fato de sermos católicos praticantes. Existe motivo maior do que isso para nos aproximar.
    Uma única coisa atraiu minha atenção no seu comentário acima: a epopéia de Airton Barreto e a Comunidade Emaús. Como poderei informar-me mais sobre o assunto?
    Cordial abraço,
    Saúde e bem estar.

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo Armando

    Você deve ter pensado que fiquei com raiva, mas não. É que sou enfático na defesa dos meus pontos de vistas. Observe que nunca critiquei o fato de você ser monarquista, e acho isto muito bonito de sua parte. Por isso respeito e muito as suas idéias. É claro que nossas divergências não abalarão nossa amizade. Realmente temos pontos comuns, como nossa formação cristã. Quanto ao Emaús é uma ONG francesa, fundada pelo sacerdote Abbé Pierre. Aqui em Fortaleza ela recolhe doações de eletrodomésticos danificados e inservíveis, e qualquer tipo de materiais, como porta velha, mesas cadeiras. O EMAÚS tem uma equipe de favelados do Pirambu que recolhe esses donativos, outra equipe que recupera os equipamentos e os materiais, deixa-os funcionando, como se fossem novos e prontos para serem vendidos. Todo sábado ocorre um feirão num galpão que eles possuem e às oito horas da manhã em ponto, uma multidão se aglutina na frente da loja para adquirir esses materiais. O produto da venda serve para pagar às pessoas que prestam esse serviço. Além disso, mantém creches e ajuda às crianças do bairro. O Airton Barreto é um advogado, que juntamente com sua mulher fizeram uma "opção preferencial" pelos pobres, como dizem os padres. E eles se mantém com a profissão dele como advogado. E advogado dos moradores do bairro do Pirambu, recebendo somente o percentual que é destinado ao um advogado quando vence uma causa. Ele tem um irmão médico, Adalberto Barreto, um dos mais conhecidos psiquiatras de Fortaleza, que dá lhe dá muito apoio, prestando assistência social aos favelados. Conhecemos Airton através do ECC, pois ele dá palestras contando sua experiência de vida. Quando você vier a Fortaleza, poderemos ir lá para conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Carlos Eduardo Esmeraldo.

    Saudações Franciscanas.

    Li o texto no qual sou tratado de intolerante, sectario e intrasigente. Veja bem, alem da postagem inicial fiz mais tres comentarios. Em nenhum momento mensiono o Governo FHC nem faço qualquer mensão favoravel ao PSDB. Votei no Lula na primeira eleição justamente por causa dos desmandos do governo do PSDB. A partir do momento que FHC passou a ser justificativa para todo erro ou acusação do Governo atual desistir porque dois erros nunca irão dar um acerto. As criticas se centraram no excesso de prestigio que o PMDB recebe do presidente que deveria ter olhado com mais atenção para o PT. O Geraldo Brindeiro prestou um grande desserviço ao Pais, nunca denunciava ninguem. Hoje a gloriosa Policia Federal prende, o Dantas a justiça solta imediatamente e os delegados são afastados junto com toda diretoria da ABIN pelo Ministro da Justiça. Estranho. Por fim ninguem é dono da verdade. O futuro irá mostrar que futuro teve esse leque de coligações.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Morais
    Que a paz de Cristo reine entre todos. Agora vamos dormir em paz e que Deus nos acompanhe. Bons sonhos!

    ResponderExcluir
  15. Feliz de quem pode dormir como gente normal na hora certa...que saudades dos meus tempos de PAZ...hoje eu nem sei se vou dormir ou se vou acordar, tamanha a quantidade de coisas a fazer!

    Bom sono, Bons Sonhos!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  16. Dihelson
    Deixa de besteira,rapaz.
    Quem muito trabalha
    a tudo atrapalha,
    recoste a cabeça e durma em paz.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.