28 outubro 2008

DATAS COMEMORATIVAS


SÃO JUDAS TADEU

São Judas Tadeu, nascido em Caná de Galiléia, na Palestina. Seu pai, Alfeu, era irmão de São José e sua mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe.Teve um de seus irmãos, Tiago, chamado por Jesus para ser apóstolo. Ao todo São Judas tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. O relacionamento de sua família com Jesus Cristo, era muito próximo, inclusive no dia em que Jesus o mestre fora crucificado, permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima , até o final .

A Bíblia refere-se pouco á Judas Tadeu. Porém, segundo relatos, fora escolhido a dedo por Jesus, para apóstolo. Entretanto, a pregação e o testemunho de São Judas Tadeu, foi realizado de modo enérgico e vigoroso, convertendo vários povos ao cristianismo, mostrando então que sua adesão a CRISTO era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida.Foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana. Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.

Curiosidades acerca de São Judas Tadeu

•Santa Gertrudes e São Bernardo de Claraval entre muitos outros Santos, também foram fervorosos cultivadores do culto a SÃO JUDAS TADEU. Santa Gertrudes escrevendo sua biografia, conta que JESUS lhe apareceu aconselhando invocar São Judas Tadeu, até nos "casos mais desesperados". A partir de então, cresceu a fé do povo na especial intercessão do Santo, principalmente nos "casos impossíveis".

•Certa vez, Santa Brígida estava orando, quando teve uma visão de Jesus. Este lhe disse: “Invocai com grande confiança ao meu apóstolo Judas Tadeu. prometo socorrer a todos quantos por seu intermedio a mim recorrerem”.

•Conforme conta o historiador Eusébio, Judas Tadeu teria sido o esposo nas núpcias de Caná (bodas de Caná), isso explicaria a presença de Maria e de Jesus.

•Devido à notoriedade de Tiago na Igreja primitiva, Judas Tadeu era sempre lembrado como o irmão de Tiago

•No texto grego São JUDAS é chamado LEBEU que significa: "LEB" - CORDATO, BONDOSO, OU CORAJOSO. TADEU porém, vem da palavra siríaca "THAD" que quer dizer: MISERICORDIOSO, BENIGNO.

•O nome de São JUDAS foi muitas vezes substituído pelo de TADEU, por causa do nome de Judas Iscariotes, o traidor. Os próprios Evangelistas como São João, ao se referirem a São JUDAS TADEU, Apóstolo, diziam: JUDAS, não o Iscariotes ou o traidor.

•Apóstolo cujo nome lembra o "traidor" de JESUS, Judas Iscariotes, teve sua devoção esquecida durante muitos séculos. Mas a Providência Divina se manifestou no momento oportuno, para exaltar as suas qualidades e notável humildade, transformando-o no querido e poderoso Santo intercessor das "causas impossíveis", que consegue junto ao CRIADOR as graças necessárias, em benefício de todos aqueles que buscam e procuram o seu inestimável auxílio.(fonte de pesquisa: site angelfire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.