05 setembro 2008

OceanAir retomará dois vôos para Juazeiro

Nota do Blog do Crato : "Até que enfim...."""""

Transporte aéreo

Clique para Ampliar

Aeroporto Regional Orlando Bezerra ainda enfrenta burocracia para ter ampliação de área

Juazeiro do Norte. Novos vôos serão anunciados pela empresa aérea OceanAir a partir do mês de outubro. Com isso, a região passa a contar com quatro vôos, já que a única empresa em operação até o momento é a Gol. No mês de maio deste ano os usuários da região foram surpreendidos com o cancelamento de quatro vôos da OceanAir, no dia 12 de maio. O retorno do transporte aéreo contará com duas aeronaves MK28, com capacidade para 100 passageiros, cada uma. O destino será Guarulhos – Brasília – Juazeiro – Fortaleza, com horário ainda a ser definido, e Brasília – Fortaleza – Juazeiro - Brasília – Guarulhos.

A OceanAir está programando uma solenidade para anunciar os novos vôos, bem como justificar o motivo pelo qual cancelou os vôos no primeiro semestre deste ano. A explicação dada anteriormente foi que a OceanAir passaria por uma reestruturação. Segundo o superintendente regional da Infraero, Edson Fernandes, a empresa poderá receber novo nome, passando a se chamar Aviança Brasil. A empresa chegava a atender uma demanda de 9 mil passageiros.

Audiências públicas

Após esse primeiro momento, várias reivindicações passaram a ser feitas por meio do Ministério Público, no sentido de providenciar mais vôos para atender ao crescimento da demanda de passageiros. Várias audiências foram realizadas em Juazeiro do Norte e Fortaleza, no sentido de adequar as condições do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes às exigências burocráticas e técnicas para conseguir que novos vôos passassem a operar no Cariri.

Uma das preocupações até o momento para serem iniciadas melhorias no Aeroporto, tanto na pista quanto na ampliação do terminal de passageiros, é quanto a adequação em cartório do documento de doação pelo Estado da área territorial do Aeroporto à Infraero. “Temos que regularizar para que a Infraero venha assumir definitivamente o Aeroporto”, diz o superintendente. O ajustamento legal, conforme o superintendente, se torna necessário, para que a Infraero possa começar os investimentos.

O orçamento de, pelo menos, R$ 20 milhões para o terminal de passageiros deverá ser pleiteado pela Infraero por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Quanto aos R$ 10 milhões de verbas incluídas pela bancada parlamentar da região, Fernandes acredita que já estão praticamente perdidos, por conta dos impasses gerados por questões burocráticas.

Esse dinheiro seria utilizado para a melhoria da pista, adequando aos pousos de naves de grande porte.

“Até o momento, mesmo com a doação da área, juridicamente muito pouco foi feito”, ressalta o superintendente. Ele ainda diz que o Estado, conforme o próprio governador Cid Gomes já anunciou por meio de entrevista, não tem mais nada a ver com o aeroporto, mas os ajustes legais são necessários para haver essa isenção.

Mesmo com todas as dificuldades aparentes, Edson Fernandes destaca a atuação do Ministério Público na defesa dos interesses dos consumidores e na agilização das questões, antes emperradas pela burocracia, para que a população não sofra com a deficiência do transporte aéreo na região. Ele avalia que Estados vizinhos também são beneficiados com o único aeroporto situado no Interior do Ceará.

FIQUE POR DENTRO

Confira os horários de vôos para o Cariri

O Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, teve redução de vôos no dia 12 de maio. Desde então, oferece apenas as seguintes opções de viagens:
Gol - 01h40 (desembarque, vindo de Fortaleza); 4h35 (embarque - Fortaleza);
Gol - 15H30 (desembarque de Brasília /Recife); saindo às 16 horas (Juazeiro-Recife-Brasília).
Novos vôos a serem anunciados pela OceanAir: Guarulhos-Brasília-Juazeiro-Fortaleza / Brasília-Fortaleza-Juazeiro-Brasília-Guarulhos.

Mais informações:
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Avenida Virgílio Távora, 4.000, bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3572.0700 / 3572. 2118


Matéria do Jornal "Diário do Nordeste".

Um comentário:

  1. Está de parabéns toda a região do Cariri com a retomada dos vôos da OceanAir. Nossa região está crescendo e precisa desse tipo de iniciativa. Assim como necessitamos de melhorias nas rodovias e ferrovias da nosa região.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.