03 setembro 2008

Diocese ordena mais seis sacerdotes em Crato

Clique para Ampliar

Novos Padres foram ordenados em solenidade na Diocese, por Dom Fernando Panico. (Foto: Antonio Vicelmo)

Crato. A Diocese do Crato ordenou, como parte da programação da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha e do Dia de Santa Rosa, seis sacerdotes. Os novos integrantes foram formados pelo Instituto de Filosofia e Teologia do Seminário Maior São José do Crato e são oriundos de diversas paróquias. O ordenamento aconteceu durante a celebração realizada na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico.

Em sete anos de seu governo episcopal em Crato, dom Fernando Panico já ordenou, até o momento, 31 padres. A previsão é que aumente mais um, a partir da ordenação do diácono José Adauto dos Santos Alencar, natural de Campos Sales. A estimativa é que seja uma média de cinco sacerdotes ordenados por ano. No total, a Diocese do Crato possui 50 padres.

Os novos padres ordenados assumiram imediatamente as suas paróquias. “Eles vão servir a nossa Igreja romeira e missionária”, disse dom Fernando em sua homilia, lembrando que é tempo de conversão, de convicção e de compromisso para todos os fiéis. “Tempos de respondermos com sinceridade e prontamente ao apelo de Deus para sermos uma Igreja diocesana viva, jovem e santa”.

No rito da ordenação, os candidatos aproximaram-se do bispo e fizeram o propósito de cumprir a missão de “pregar o Evangelho, apascentar o povo de Deus e celebrar o culto divino, principalmente no Sacrifício do Senhor”. Durante o propósito, os ordenandos prometeram respeito e obediência ao bispo e seus sucessores.

Logo em seguida, dom Fernando Panico impôs as mãos sobre os eleitos e rezou a prece de ordenação, pela qual os diáconos se tornam efetivamente presbíteros, ou seja, sacerdotes. O rito de ordenação foi concluído com a vestição, quando os neo-sacerdotes receberam as vestes próprias de padres, e com a unção das mãos e a entrega do pão e do vinho.

Mudanças

Com a posse dos novos padres realizada no Crato, haverá modificação na estrutura da Diocese. O Padre Cícero Alencar Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Penaforte, que iria integrar a equipe de Formação Vocacional do Seminário São José, será Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, substituindo Padre Edson Bantim, que vai cursar Teologia Moral, em Roma, na Itália.

SAIBA MAIS

Sacerdócio

A Ordem Sacerdotal é um dos sete sacramentos do catolicismo que confere o poder e a graça de exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e de o desempenhar santamente.

Perdão

Pela imposição das mãos e pelas palavras do Bispo, este sacramento faz dos homens batizados sacerdotes, atribuindo-lhes os poderes de perdoar os pecados.

Mais informações:
Diocese do Crato
Rua Teófilo Siqueira, 609
Centro - CEP: 63100-010
(88) 3523.7819
(88) 3521.1110

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.