18 agosto 2008

Notícias da Semana no Cariri - Por Tarso Araújo

MINSTÉRIO PÚBLICO
O Ministério Público Estadual se transferiu, literalmente, para o Cariri esta semana. Aconteceu no Memorial Padre Cícero o IV Encontro do Ministério Público, com a presença de promotores de Justiça de todo o Ceará. Nas palestras temas como eleições, trânsito, Lei Maria da Penha, conduta ética e garantias constitucionais. A abertura se deu na quarta-feira, 13, e o encerramento na última sexta-feira, 15. A coordenação foi do promotor Elder Ximenes.

SEDE NOVA
O Ministério Público em Crato está de sede nova. Foi inaugurada na última quarta-feira, com a presença da procuradora geral de Justiça do Estado, Socorro França. No bairro Pimenta, funcionarão as promotorias públicas e o Departamento de Defesa do consumidor (Decon).

CULTURA
O espetáculo As Presepadas de Zé Ozébe, dirigida e produzida por Mauro César, esteve durante toda esta semana que passou em várias cidades do Cariri. Crato, Juazeiro, Caririaçu e Nova Olinda, foram algumas delas. A peça fala de um personagem bem enrolado em mentiras, que a cada minuto que passa se complica mais. Um texto bem apurado do dramaturgo Cacá Araújo.

TUDO CERTO
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) em Juazeiro do Norte, Manoel Santana, pode agora respirar aliviado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por 6 votos a zero, deu sentença favorável ao registro de sua candidatura. Santana agora pretende intensificar a campanha em bairros e comunidades carentes.

SEMÁFOROS
O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro já tem assegurada a instalação de mais quatro semáforos modernos em cruzamentos considerados perigosos. A informação foi prestada pelo diretor do órgão, Hamilton Macedo, acrescentando tratar-se de uma parceria firmada com o Detran. Segundo ele, a escolha dos locais foi feita com a participação de engenheiros de trânsito que estiveram em Juazeiro elaborando um projeto de sinalização. Os novos semáforos deverão ser instalados em até dez dias nos seguintes cruzamentos: avenida Castelo Branco com a avenida Humberto Bezerra (confluência dos bairros Tiradentes e Pirajá); avenida Ailton Gomes com a Plácido Aderaldo Castelo, na direção do Parque de Eventos; avenida Castelo Branco com a rua das Flores, próximo ao estádio Romeirão e na avenida Ailton Gomes com a Carlos Cruz, na Via Férrea.


CIDADANIA
A ONG Onda Social está articulando um programa a ser veiculado em uma emissora de rádio do Cariri. A idéia é divulgar a cultura da região, abrir debates sobre os movimentos sociais e política.

DESAFIO JOVEM
O Projeto Desafio Jovem Cariri, sediado no Sítio Teotônio, em Crato, que há oito anos atua na recuperação de dependentes de drogas e álcool, já tendo tratado com êxito mais de 300 pessoas de toda a região, passa por uma profunda crise. Um grupo de entidades e pessoas se organiza para tirar o Desafio Jovem da crise. Boa oportunidade para a sociedade caririense demonstrar gratidão com uma entidade que tanto faz bem às pessoas.


BATE-PAPO

ARTESANATO
Esteve recentemente em Juazeiro do Norte, o técnico da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), Flávio Sampaio, iniciando o trabalho de cadastramento de artesãos do Cariri no Programa Nacional de Artesanato. O objetivo do programa é fazer com que o artesão tenha mais oportunidades de comercializar seus produtos, sem a presença do atravessador. O cadastro será disponibilizado na Internet para entidades, empresas e pesquisadores. Já foram cadastrados em torno de 70 mil artesãos cadastrados no Estado do Ceará.

IMPUGNAÇÃO
O ex-prefeito do Crato, Walter Peixoto (PMDB), está às voltas com problemas jurídicos. A juíza eleitoral Geritza Montezuma acatou pedido de impugnação da candidatura de Peixoto, feito pelo Ministério Público. Agora, terá que recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Walter Peixoto teve três contas de sua última administração (2001/2004) com parecer do TCM para desaprovação e acatadas pela Câmara Municipal.

Por Tarso Araújo - Para Jornal "O Povo"
.

Um comentário:

  1. SOBRE A PESQUISA DO IBOPE EM JUAZEIRO DO NORTE, QUEM TIVER O CUIDADO DE OLHAR OS DADOS DA PESQUISA E NÃO SÓ O RESULTADO, VAI VERIFICAR QUE CINQUENTA E CINCO POR CENTO DOS ENTREVISTADOS NÃO VOTARIAM EM QUALQUER CANDIDATO APOIADO POR RAIMUNDÃO.
    ORA, SE EXISTE UMA INTENÇÃO DE VOTOS DE CINQUENTA E CINCO POR CENTO EM DR. SANTANA, CANDIDATO DE RAIMUNDÃO, DAS DUAS UMA: OU A PESQUISA NÃO É SÉRIA, OU O POVO DE JUAZEIRO NÃO SABE QUE DR. SANTANA ESTÁ SENDO APOIADO - E FINANCIADO -POR RAIMUNDÃO.
    MORAL DA HISTÓRIA: VAI VOTAR EM UM NÃO SABENDO QUE É APOIADO PELO OUTRO!
    ACORDA JUAZEIRO: QUE MUDANÇA É ESSA?

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.