05 agosto 2008

Documentários são produzidos pelos alunos do Projeto Verde Vida

O núcleo de audiovisual do Projeto Verde Vida através da Iniciativa Ações Culturais para Povos Rurais inicia a montagem de dois curtas-metragens.

Dois documentários começaram a ser finalizados pelos alunos do Projeto Verde Vida, através de incentivos da Petrobrás e Criança Esperança. A iniciativa Ações Culturais para Povos Rurais tem o objetivo de produzir, ao final, 10 curtas metragens realizados pelo núcleo de audiovisual do Projeto. Os primeiros curtas iniciaram o processo de montagem neste mês de agosto.

O documentário A Última Badalada, dirigido por Paloma Lopes e Allyson Leite e produzido por Karina Valdevino e Diogo Brasil conta a história de vida de Maria Ferreira da Silva conhecida pela comunidade de Ponta da Serra como Dona Maricô. Esta mulher que há mais de 25 anos anuncia, através do sino da igreja Matriz da Ponta da Serra, o falecimento de alguém e festas do padroeiro da comunidade.

“Este vídeo teve o intuito de mostrar à comunidade de Ponta da Serra quem realmente toca o sino da igreja Matriz. Pois, por aqui, muitos não sabem que Dona Maricô pratica tal ato com livre e espontânea vontade”, relata Paloma Lopes uma das diretoras do documentário. “Para cada ocasião as badaladas do sino tem um toque especifico”, complementa Allyson Leite.

O Curta Farinhada na Malhada é o segundo documentário que está em fase de edição. Este curta-metragem foi dirigido e produzido por Girlândia Vieira e Rosicleide Santos, ambas as alunas do núcleo de audiovisual do Projeto. A Farinhada acontece anualmente, em agosto, no Sítio Malhada localizado na Ponta da Serra, na Casa de Farinha da Associação Comunitária. A atividade já é uma tradição local e fonte de renda para os moradores da comunidade, todos os membros da associação estão diretamente envolvidos no trabalho da farinhada. O documentário evidencia o crescimento da produção de farinha da região do Cariri, além de destacar esta atividade econômica com sendo um elemento agregado dos membros da comunidade local.

“A importância de desenvolver este vídeo foi mostrar o resgate da cultura da farinha, expondo-a e valorizando-a através das atividades desenvolvidas pela comunidade do Sítio Malhada. Tive a intenção de mostrar que por aqui temos produtos de qualidade”, comenta Girlândia Vieira.

A primeira exibição pública

O documentário A Última Badalada terá sua primeira exibição na inauguração do Teatro Frei Beda que acontece este mês na sede do Projeto Verde Vida. Na ocasião, o evento contará com apresentação da Banda Catingueira, circo e dança. Este ano o Projeto Verde Vida agregou a iniciativa Ações Culturais para Povos Rurais, atendendo a mais de 200 crianças e adolescentes no distrito Ponta da Serra à 15km da cidade de Crato/CE. As atividades desenvolvidas no Projeto são oficinas de música, dança, artes plásticas, artesanato, audiovisual, idiomas, capoeira, arte circense e educação infantil.

Projeto Verde Vida

O Projeto Verde Vida existe desde 1994 e se tornou uma Organização não-governamental legalmente fundada em 1998, sob a iniciativa de Marcos António Xenofonte de Almeida que durante 10 anos desenvolveu trabalhos com crianças de rua em Recife. A idéia do Projeto Verde Vida surgiu através de observações do cotidiano das crianças do distrito da Ponta da Serra que até então se encontravam fora da sala de aula para trabalharem com os pais na roça ou permaneciam estudando, mas, com baixo rendimento escolar.

Hoje o Projeto tem o patrocínio da Petrobras Distribuidora, por meio de convênio realizado com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Criança Esperança, parceria da Rede Globo com a Unesco. Ao longo de seus 14 anos de existência, a ONG Verde Vida vem recebendo patrocínio da organização alemã Aktionskreis Pater Beda. Além de parceiros como a Prefeitura Municipal do Crato, o Serviço Social do Comércio (SESC) por meio de seu programa Mesa Brasil e da Associação Audiovisual do Crato (AAC).

Hosana Régia Quinderé
Assessoria de Comunicação
Projeto Verde Vida – Ponta da Serra – Crato-CE
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.