25 janeiro 2008

DUAS CRÔNICAS DE PEDRO ESMERALDO

Crato precisa de novos líderes

Em priscas eras, Crato foi bafejada pela sorte. Seus filhos ilustres exerceram papel relevante na esfera sócio-político do país. Desempenharam com habilidade e bravura todas as causas referentes a independência e a liberdade. Deram a esta cidade destaque em ampla região nordestina. Iluminados pela força de energia positiva trouxeram melhoramentos, galgando com muita ênfase de um progresso acentuado.
À custa de seu trabalho ativo conseguiram trazer pequenas indústrias, enlarguecendo o caminho do emprego, que foi o pilar do adiantamento favorável ao crescimento equilibrado.
Anteriormente, esta cidade foi grande produtora da cana de açúcar apoiado, pelo reforço do trabalho de seus filhos, manteve-se o centro de apoio comercial da região do Cariri.
Hoje, não temos mais aquela energia física e mental, tudo isso causado pela fraqueza dos nossos líderes, pois com a queda da cana de açúcar já que não souberam orientar os agricultores para modernização técnica de fabricação da rapadura. Daí então Crato caiu no esquecimento político.
Observamos que devemos partir para outras atividades, após a queda da rapadura, devemos substituir pela criação do gado leiteiro. Para isto, basta empurrar o barco, que seremos contemplado com a força do trabalho. Com toda certeza sairemos desta dificuldade. Por certo, aliviaremos a economia afastando-se da pobreza com o fantasma do desemprego.
Se assim fizermos, com força de vontade, afastaremos essa velharia antiquada de nossa administração, substituindo por pessoas dignas seguindo com dignidade avançaremos uma economia ativa, cobrindo de glória, evitando o desequilíbrio financeiro desta região.
Afirmamos que ultimamente, temos muita dificuldade, tudo isto causado pelo desequilíbrio de alguns políticos que permanecem numa acefalia que não é bom falar.
Contudo não há motivos de esmorecermos, temos de lutar e partir para a guerra, com fé e perseverança chegaremos lá.

22/01/2008


Mensagem de Otimismo

Soltamos fogos após o encerramento da apuração de conjunto de votos que o eleitor cratense depositou nas urnas no ano de 2004. Vibramos pela queda de uma oligarquia arcaica que assolava esta cidade.
Por sua vez, voltaremos a repetir esse mesmo ato de rebeldia, se este prefeito continuar com alguns secretários indiferentes, ficando alheio ao desenvolvimento, prejudicando a administração no seu bom desempenho.
Observamos o povo revoltado e desanimado com essa equipe que, até agora, nada fez pelo desenvolvimento do Crato, Suas ruas esburacadas e calçamentos defeituosos impedem o trânsito livre e satisfatório. Para se ter uma idéia da situação dessas vias públicas, há ruas abertas e calçadas pelo ex-prefeito Ariovaldo Carvalho. Queremos afirmar que esses dignos chefes políticos fazem vista grossa e não cuidam de solucionar os problemas com determinação e equilíbrio de força.
Toda administração deve perceber que o bom andamento do seu trabalho depende de sinceridade e qualidade social. A nosso ver, o bom administrador deve ser assessorado por bons secretários, que sejam dignos e tenham amor ao trabalho e consideração aos seus correligionários.
Não esqueceremos jamais das diabruras do secretário de educação que, por pirraça, fechou a escolinha Maria Amélia do Sítio São José. Essa referida escola foi construída pelo ex-prefeito Pedro Felício, serviu de elo cultural de jovens e adultos livrando o pessoal do analfabetismo. Por isso esse secretário deveria ter mais atenção e procurar solucionar o problema, dando condições àquelas crianças estudarem em sua própria localidade.
Por essa razão, queremos lembrar ao ilustre homem público que devem ser colocados para assessorá-lo pessoas capacitadas e versáteis em sua área e não gente vindo de outra parte, sem entender nadinha “no assunto escolar”.
É necessário que haja uma mudança no quadro administrativo, extinguindo algumas secretarias, pois assim poderemos respirar melhor e elevar o Crato com o trabalho sério, determinado, avançado principalmente na educação e na saúde.
Infelizmente, esse prefeito prometeu mudar a face do Crato, não teve sorte na escolha de alguns secretários. Esperamos melhores dias, substituindo os mais fracos e que traga desempenho com trabalho eficiente.
Temos que dar condições favoráveis ao trabalhador cratense, trazendo pequenas indústrias que aliviem o homem do fantasma do desemprego.
Faça isso, senhor Prefeito, pois temos certeza de que, com coragem, futuramente alcançará grande alegria.

22.01.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.