18 janeiro 2008

Carnaval do Crato: homenagem ao mestre Vitorino


Nesse clima de pré-carnaval misturado com o de pró-saudosismo que parece estar se instaurando entre os participantes deste blog (principalmente após a matéria postada por José Flávio), nada mais justo do que rendermos homenagem aos antigos foliões cratenses. São muitos, mas gostaria de começar por uma pessoa que deu (e ainda dá) uma grande contribuição para que o carnaval do Crato ainda seja lembrado como um dos mais alegres do Estado (apesar dos pesares, creio). Trata-se do mestre Vitorino, que manteve por longos anos a famosa e histórica Escola de Samba de Vitorino.
Ele continua vivo, alegre e com o fôlego de jovem folião que o fez conhecido e admirado por todos os cratenses.
Esta foto é recente. Foi feita na campanha eleitoral de 2006 e mostra o mestre em pleno vigor, fazendo aquilo que se tornou uma marca característica sua: animando o povo à frente da sua escola, tendo como palco as ruas do centro da cidade.
A propósito, o carnaval de rua do Crato, com seus blocos, corsos e escolas de samba, merece um capítulo à parte. O desfile das escolas de samba ainda resiste, apesar de todas as dificuldades e descasos.
Aqui vale uma pergunta: como andam os preparativos para o carnaval do Crato? De certo, sabemos que o Carnaval da Saudade, na sua terceira edição, acontecerá no dia 26 de janeiro, no Crato Tênis Club. Mas, de resto, nada mais foi divulgado sobre a programação momesca na terra de Frei Carlos.
Quem tiver mais informações, please...

5 comentários:

  1. RAFAEL,

    Procure com Cabral ou Heron Aquino(leia-se Crônica Carnavalesca), a história de uma Escola de Samba que era a concorrente de Vitorino. Era de um senhor chamado ZÉ SABINO. Com certeza cabral sabe dessa história.

    Dedê

    ResponderExcluir
  2. RAFAEL,

    Procure com Cabral ou Heron Aquino(leia-se Crônica Carnavalesca), a história de uma Escola de Samba que era a concorrente de Vitorino. Era de um senhor chamado ZÉ SABINO. Com certeza cabral sabe dessa história.

    Dedê

    ResponderExcluir
  3. Dedê, você sempre tem dado boas sugestões. Mas, vou lhe provocar: cadê suas colaborações? Sabemos que você tem uma produção literária e jornalística que ainda continua inédita. Que tal socializá-la? Tá na hora.
    Um grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Rafa, só através de sua matéria pude conhecer o Mestre Vitorino de quem há muito ouvia falar. Dái a importância de matéria como estas e de um historiador como este!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O mestre Vitorino é uma das figuras mais emblemáticas do nosso Carnaval.Ligado à mais fina boêmia cratense, no Carnaval nosso mestre se sentia em casa. Não lembro do Zé Sabino, já me dei conta de Escola de Samba com o Vitorino e suas famosas e desinibidas passista. Parabéns ao Rafale pela lembrança !

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.