03 dezembro 2007

Diário do Nordeste - caderno Regional - Fortaleza, 3 de dezembro de 2007

CARIRI

ICC completa 54 anos de fundação


Clique para Ampliar

Raimundo Borges, fundador do ICC, entrega Diploma de Sócio ao filho, Roberto Borges (Foto: Antônio Vicelmo)

Crato. Com o hasteamento de bandeiras, posse de novos acadêmicos e lançamento do hino oficial foram comemorados os 54 anos de Fundação do Instituto Cultural do Cariri (ICC). Na oportunidade foram empossados 35 sócios, dentre os quais se destacam escritores, jornalistas, poetas, professores, cineastas e historiadores nas seções de Letras, Ciências, Folclore, Artes e Ofícios. Entre os presidentes, um dos fundadores, o advogado Raimundo de Oliveira Borges, com 100 anos de idade, que entregou o diploma de sócio a o seu filho Roberto de Souza Borges.

“Nosso Instituto está revigorado com a adesão de novas inteligências”, disse o Vice-presidente da entidade, Armando Lopes Rafael. E completou: “É sangue novo que se agrega ao trabalho do Instituto na busca de transformar esta instituição numa importante casa da cultura caririense. A partir de agora, o trabalho do Instituto terá como escopo a realização das atividades costumeiras e usuais de qualquer academia, como as reuniões periódicas, além publicação da revista Itaytera".

O presidente Manoel Patrício de Aquino destacou que, nos seus 54 anos, o Instituto Cultural do Cariri tem realizado importante papel em defesa da cultura do Crato e da região, com a publicação da revista Itaytera, edição de livros e fundação do Clube dos Amigos do Folclore, atual Fundação do Folclore Mestre Eloi; promoção do Seminário de Desenvolvimento do Cariri; criação da Associação dos Jornalistas do Interior (Aceji); palestras e conferências e, finalmente, a construção da sede, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal.

Patrício destacou ainda o recente movimento vitorioso, para abrir as portas do ICC aos novos valores com a finalidade de fortalecer e expandir ainda mais a cultura caririense.

Cratense Dada Petrole ganha "Oscar" de Fotografia na Alemanha...


O projeto do cratense Dada Petrole chamado "Moderatrix Cariri" foi condecorado como um dos melhores trabalhos de Design dos paises de lingua alemã do ano de 2007. Esse premio é o oscar do design entre os paises de lingua alema (alemanha, suiça e austria). O trabalho foi o único premiado em fotografia entre os 619 concorrentes (no geral 2.000) na sua categoria (no geral 2.000) e ficou ao lado de grandes outros trabalhos em diversas mídias. A fotografia e a concepção do "Moderatrix cariri" foram nomeados e condecorados. ..Melhor nao podia ser!

Segundo o próprio Dada Petrole:
"Tenho o prazer de lhes passar essa informação, pois essa vitória nao é so minha, é do Cariri, do Ceará e do nosso Brasil."

As fotos estão expostas em Berlim, vao pra Munique, depois Hamburgo e Colônia. Em abril será publicado o livro Sushi 2007, com os trabalhos vencedores do ADC 2007, depois disso irao ser expostos também em outros países.

Nota do Blog do Crato:

"Parabéns, grande Dada Petrole por mais essa conquista, que muito dignifica o nome do cariri no mundo. Como caririenses, queremos lhe estender toda a alegria e o entusiasmo daqueles que torcem pelo povo e pela cultura do Cariri. E creio que falo em nome dos 32 ou 34 membros que escrevem no Blog do Crato, e dos milhares que o lêem mensalmente."

Foto: do website oficial de Dada Petrole.
Visite: www.petrole.de

.