28 novembro 2007

História do Cinema Mundial



Uma dica aos interessados na Sétima Arte. Estaremos realizando um minicurso sobre história do cinema mundial, nos dias 4, 5, 6 e 7, no Centro Cultural BNB, em Sousa-PB. Abordaremos os principais períodos da historiografia, desde o primeiro cinema (1895-1915), passando pelas vanguardas dos anos 1920 (expressionismo alemão, impressionismo francês, montagem soviética, surrealismo), seguindo pela gramática clássica do cinema griffitiano (americano), chegando no cinema moderno (neo-realismo italiano, nouvelle vague e cinema novo brasileiro), até a discussão de algumas vertentes contemporâneas. Tudo isto acompanhado de muitos trechos de filmes que exibiremos, incluindo as primeiras imagens dos irmãos Lumière e de Georges Méliès, além de material complementar de leitura (textos). A inscrição é gratuita.

Mais informações: CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - SOUSA - Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro Sousa-PB / Fone: (83) 3522-2980 (De terça à sábado, no horário de 13:00 às 21:00) - Imago Mundi, blog: http://glaucovieira.blogspot.com/

.

Obituário: Morre o radialista ZÉ Cirilo. - Mensagem pela Internet

O radialismo caririense perdeu hoje um dos seus maiores ícones: O grande Zé Cirilo, que desde os primórdios da era radiofônica manteve-se um grande entusiasta desse meio de comunicação. Se poderíamos nomear alguém que realmente passou a vida inteira ao lado de um transmissor de rádio, essa pessoa seria o Zé Cirilo. Tive o prazer de ser seu amigo, de passar noites e noites conversando sobre princípios de transmissão de radiofrequência, cálculo de bobinas, antenas de toda espécie, etc etc... noites maravilhosas que passei ao lado de alguém que tanto pude admirar, de um mestre dos primórdios da era do rádio. O sepultamento do corpo será hoje às 15:00 no cemitério do Crato.

Minha mensagem para meu amigo Zé Cirilo:

"Amigo Zé Cirilo, transmito-lhe daqui da terra, através das ondas da internet que você, como visionário que era, nos ajudou a construir com seu trabalho grandioso. Transmito-lhe essa singela mensagem para onde quer que você agora se encontre, esse recado que é meu e de todos os seus amigos que muito lhe estimam, muito lhe admiram. Você que em muitas conversas, compartilhou do amor que temos em comum pelo RÁDIO e pela era do rádio.

Transmito-lhe daqui uma mensagem de paz, de alegria e de vida eterna, agora que vc já se encontra em outra dimensão do universo.
Como diríamos na nossa gíria de Rádio-Amadores que somos: Amigo Zé Cirilo, um 73/51 à você, extensivo à todo o seu QTH familiar. Que Deus lhe ilumine e lhe estenda o seu manto sagrado, de amor e paz. Estaremos ainda aqui na terra por uns tempos, sempre em QAP e QRV. Cambio final e desligo."

Por: PT7-DMS Dihelson Mendonça - Rádio-Amador desde 1982
.

Amarílio Carvalho vai publicar livro


Jornalista, escritor e poeta, Amarílio Carvalho publicará em breve algumas de suas anotações, com o sugestivo título de “Rabiscos & Rebuscadas”. Nascido em Crato, há mais de 80 anos, ele sempre viveu na Princesa do Cariri. Há décadas é revisor da Tipografia do Cariri. Sócio do Instituto Cultural do Cariri (ocupa a Cadeira Waldemar Garcia), Amarílio atuou no Grupo Teatral de Amadores Cratenses a partir de 1942. Um dos grandes conhecedores da sétima arte no Cariri – produziu programas sobre o cinema para a Rádio Araripe e Rádio Educadora – ele é polivalente, tendo atuado como juiz e técnico de futebol, além de ser um dos fundadores da Liga Cratense de Desporto. Uma grande figura, esse Amarílio Carvalho...

Por: Tarso Araújo - Editor de Notícias do Blog do Crato.
Foto: Dihelson Mendonça

Prefeitura acolhe trabalhadores rurais com atraso no recebimento do seguro safra

Trabalhadores rurais do Crato ocuparam Segunda-feira o saguão principal da prefeitura municipal. Durante a ocupação aconteceu uma reunião entre representantes dos trabalhadores e da Prefeitura. Os trabalhadores reivindicavam o pagamento do Seguro Safra que está atrasado, prejudicando quase dois mil trabalhadores no Crato e mais de 30 cidades no Ceará. De acordo com o secretário de agricultura do Crato Dr. Nivaldo Soares o atraso no pagamento do seguro safra é de responsabilidade do Governo Federal. Por telefone o coordenador geral do programa garantia Safra informou que o atraso no pagamento se deu por conta do novo formato de pagamento a ser feito pela Caixa Econômica Federal. No início de dezembro o pagamento será feito pelo Governo Federal acabando com o sofrimento dos trabalhadores rurais. A Prefeitura efetuou ontem a entrega de cestas básicas para os trabalhadores rurais do Crato prejudicados com o atraso no pagamento do seguro safra.


Por: Tarso Araújo - Editor de notícias do Blog do Crato.

Previsão do Tempo e foto da cidade



Previsão do tempo: Fonte: Climatempo
Foto: Um dos pontos de referência da cidade: A banca de revistas do Juciê, localizada no calçadão. Foto: Dihelson Mendonça

.