03 novembro 2007

Como se num boteco estivesse!


Aonde chegaríamos, no vaivém de conceitos e interpretações?
Não somos pássaros, numa rede de visgo...
Não sonho, nem desejo o especial... apenas vivo!
O poeta é como um poço....
Sua poesia é o espelho d'água deste poço
Quem olhar para o fundo,com intenção de desvendar sentimentos
verá seus próprios olhos refletidos!
Devemos deixar o pouco de tudo, ou o muito de nada
para quando a vida nos reencontrar
num boteco,nem que seja em Zanzibar!?
Estou fora de todos os conflitos...
A compreensão do mundo, mesmo sem decifros, instala a calma!
Meu coração pertence ao meu corpo, enquanto vida;
Meu coração pertence a quem eu quero, enquanto símbolo de vida!
A natureza só me faz poética, quando me apaixono!


Socorro Moreira

Foto: Foz do Arelho. Autor: João Ferreira



Como se tornar Membro ou Comentarista do Blog do Crato !





Olá, Pessoal,

Muita gente tem dúvidas de como fazer para se tornar um membro ou um comentarista do Blog do Crato. Este artigo pretende ensinar os procedimentos.

Existem 2 tipos de filiação ao Blog do crato:

01 - Membros
02 - Comentaristas

Em ambos os casos, é preciso que o pretendente tenha uma conta de e-mail no Google Mail ( GMAIL ),

www.gmail.com

Abra a sua agora mesmo. Isso descomplica tudo. A vantagem de abrir uma conta no Gmail, é que qualquer pessoa pode se tornar comentarista de qualquer blog.
Pelo fato de que o site que hospeda a maioria dos blogs é o site Blogger www.blogger.com
E o Blogger é do site Google. Por isso, é fundamental que para facilitar as coisas, se abra uma conta de e-mail no Gmail. É fácil, grátis e instantâneo.

Como se tornar Membro e quais as vantagens:

Os membros do Blog podem postar Artigos. Os comentaristas só podem comentar as notícias postadas pelos membros. Qualquer pessoa pode se tornar um comentarista, basta fazer abrir sua conta no Gmail.

Para ser membro, precisa de convite. Quem convida é o administrador do Blog.
O convite é um e-mail especial enviado pelo administrador ( no caso, por mim ), para o convidado. Geralmente para a conta do Gmail. Nesse convite, cotém um link que leva o convidado a confirmar os seus dados e pronto! novo membro na parada!

Nosso Blog tem um controle bastante seletivo de quem deve ser membro.
O objetivo é o controle responsável das postagens deixadas no Blog.
Já pensou se deixássemos qualquer pessoa postar artigos? Iria ser um mural pornográfico daquele tipo que tinha antigamente na baydeJbc...

O objetivo do Blog é o desenvolvimento da cidade, particularmente das artes e da cultura.
A preferência para o perfil de membro do Blog do Crato é de pessoas de grande capacidade intelectual, que saibam escrever bem, e de certo modo, que sejam referências dentro da cidade em termos de currículo de trabalhos feitos em prol da cidade.
Por isso, temos preferência pelos professores, líderes, grandes vultos, etc...

Obviamente, há muitas pessoas na cidade e mesmo fora dela que merecem ser membro do nosso Blog. Algumas pessoas não estão ainda conosco simplesmente por falta de contato, mas têm grande capacidade e muito a oferecer. Estamos sempre tentando encontrar essas pessoas e trazê-las pra cá.

Entretanto, qualquer pessoa pode fazer comentários, e muitas vezes, os comentários são mais inteligentes do que as postagens originais, e suscitam debates.

Então, mãos á obra! Inicie como comentarista e com certeza,os membros estarão todos de olho no que você escreve, e brevemente vc poderá se tornar um membro.

A conduta de qualquer um, membro ou comentarista dentro do Blog deve ser impecável. Vocabulário respeitoso. Aqui não são tolerados palavrões, a exemplo de outros Blogs. Creio que temos que dar bom exemplo, e há crianças que também lêm nosso conteúdo. Damos ênfase às artes e à cultura. Toda postagem nesse sentido e também em outros, como a preservação do patrimônio histórico, o desenvolvimento da cidade são muito bem-vindas.

Se vc não é membro, mas deseja publicar um artigo que julgue importante, envie o artigo diretamente pra mim. Envie para o e-mail logo abaixo:



Aguardamos sua presença!
Abra sua conta de e-mail no Gmail e venha participar. De uma maneira ou de outra...

Dihelson Mendonça
Administrador

Blog do Crato: - Aconteceu !!! - Samuel Araripe convoca os Artistas para uma reunião !


Amigos do Blog do Crato, especalmente a classe artística,

- Dia Histórico - ( primeiro passo ).

Como já nos lembrava Carlos Rafael, de que "A união faz a força", e creio muito na força desse Blog do Crato, como espaço democrático de discussões dos problemas e soluções para a nossa cidade, trago-lhes uma incrível notícia. Finalmente o milagre de que tanto discutíamos aqui aconteceu! - A boa nova é que me encontrei com o prefeito Samuel Araripe lá no cemitério ( calma... foi por ocasião do dia de finados ), e ele abraçando-me, falou mais ou menos nesses termos quando inquirido sobre levar os artistas até ele:

"Dihelson, pode convocar os artistas. Faça essa ponte entre mim e os artistas! você vai ficar encarregado disso! Vamos sentar na mesa e discutir entre o orçamento de que dispomos, e o que é possível realizar pelo poder público. Acho que o caminho é por aí, e esse será o passo inicial. "

Como diz o velho ditado:

"Quem fala assim, não é gago!"

Eu percebi na solidez, na firmeza das palavras de Samuel Araripe, que ele deseja mesmo um encontro com os artistas, até porque os espaços inaugurados estão aí, e precisa-se de uma Agenda Cultural de verdade, algo bem mais que uma mera programação de carnaval, São João, Padroeira e Natal. Nesse momento, precisa-se de um gesto sério e de uma Agenda que contemple o ano inteiro com editais, escolhas democráticas sem clientelismos, e o preenchimento perene dos espaços com atitudes sérias, e senti que agora a coisa finalmente vai. Não podemos perder essa oportunidade. Notei que ele não se dirigiu a nenhum artista em especial, ele falou em direção à classe artística sem distinção de arte. Também revelou que estava muito feliz porque estêve agora em Brasília nesta semana ( após a entrevista concedida ao Blog do crato ), e conseguiu uma verba muito boa para a realização de 2 projetos de grande porte aqui na cidade do Crato, e de um terceiro que será divulgado depois.

Pois é...

Acho que agora o caminho a seguir é reunirmos os artistas, devo estar me comunicando com muita gente até a semana que vem, e vou marcar a tal reunião no gabinete do Samuel. Ele está à disposição. Vou levar lá quem quiser ir lá com propostas sérias e projetos viáveis de elaboração de uma agenda cultural para os espaços que já se dispõe na cidade, formulação de editais, e idéias para coisas concretas. Acredito também que é tempo de todos darmos as mãos no sentido desse esforço conjunto, esquecendo diferenças políticas, ideológicas e até ciúmes bobos que alguns possuem entre si...

Agora é com todos.
"E quem não puder com o pote, que não pegue na rodilha."

Não quero nem saber também daqueles artistas marginais que querem permanecer dando uma de garoto rebeldezinho pra fazer charme, sendo contra tudo e contra todos. Aqui no Crato, infelizmente existe um tipo assim que se prolifera desde os anos 70, fazendo oposição pela oposição, como se a rebeldia fosse o charme do Lixo ou do Luxo, ou como se para ser culto, necessariamente se precisasse ser contra tudo e todos. Woodstock já passou. "No novo tempo, estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos..." como já dizia a música de Ivan Lins. Esses, se não mudarem de pensamento, não irão discutir os rumos da cultura. O bonde da história vai passar, e acho que algumas pessoas tem de parar de olhar para seus próprios umbigos, e pensar no coletivo, nos destinos da cidade.

É hora de parar com as molecagens e sentar-se à mesa como gente civilizada e crer que alguma coisa pode ser feita. Se há uma coisa que eu nunca admiti foi oposição pela oposição. Sempre fui partidário da idéia de se ouvir os dois lados das coisas e dar razão a quem tem razão, e o Blog do Crato sempre deverá ser um instrumento para criticar o que estiver errado e elogiar o que estiver correto. Vamos levar esse clima de otimismo para a reunião e ver o que Samuel tem para a classe artística. Isso se chama BOA FÉ. Esse esforço deverá ser coletivo e mover todos os setores culturais. Devemos agir dentro da democracia, e nessa hora em que a cultura e o nome do Crato como "A Capital da Cultura" precisa ser resgatado, vamos somar forças, e vamos à luta! Desta feita, não com espadas e paus, mas com idéias, tolerância, educação, e sobretudo inteligência!

Desengavetem seus projetos!
Isso já deveria ter acontecido há muitos anos...
Mas antes tarde, do que mais tarde.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto recebe OMC 2007


Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto recebe OMC 2007

Ordem do Mérito Cultural 2007

O Palácio das Artes será palco da cerimônia de condecoração, que será realizada às 17h.

A solenidade da Ordem do Mérito Cultural deste ano será realizada em Belo Horizonte , na próxima quarta-feira, dia 7 de novembro, às 17h, no Palácio das Artes. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, fará a entrega das insígnias aos homenageados.

Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a condecoração é uma homenagem do Governo Federal a cidadãos e instituições que, de maneira significativa, destacaram-se na prestação de serviços à Cultura do país.

Serão agraciados com a OMC 2007 cantores, atores, escritores, cineastas, compositores, artistas plásticos e outros profissionais que colaboram em larga escala para a promoção e a difusão da cultura brasileira. E, ainda, instituições e iniciativas que se destacaram no cenário nacional. Também receberão homenagens póstumas personalidades que contribuíram para a riqueza cultural do país.

Neste ano em que se comemora o centenário de nascimento de Oscar Niemeyer, o MinC promove o arquiteto à classe Grã-Cruz, a mais alta graduação da Ordem do Mérito Cultural. Pelo mesmo motivo, um dos quatro eixos temáticos ressaltados nesta edição é Arquiteturas, Cidades e Territórios.

Além deste tema, foram ressaltados nomes ligados à proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, à arqueologia brasileira e às experimentações e técnicas inovadoras na área da convergência tecnológica. Confira, a seguir, os homenageados, os agraciandos e as iniciativas que serão condecoradas em 2007:

Grupos e Instituições


Associação Cultural Cachuera!
Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
Clube do Choro de Brasília
Escola de Circo Picolino
Grupo Nós do Morro
Museu Paraense Emílio Goeldi
Programa Castelo RÁ-TIM-BUM

Personalidades

Abdias Nascimento
Álvaro Siza Vieira
Bárbara Heliodora
Cacique Raoni
Céline Imbert
Cildo Meireles
Claude Lévi-Strauss
Jean-Claude Bernardet

Jorge Ben Jor
Judith Malina
Kanuá Kamayurá
Lia Robatto
Luís Otávio Souza Santos
Luiz Mott
Moniz Bandeira
Marcello Grassmann
Oscar Niemeyer
Ronaldo Fraga
Selma do Coco
Sérgio Britto
Tônia Carrero
Tostão
Vânia Toledo

In Memoriam

Cartola
Dodô e Osmar
Glauber Rocha
Grande Otelo
Hélio Oiticica
Hermilo Borba Filho
Lina Bo Bardi
Luiz Gonzaga
Orides Fontela
Solano Trindade
Tom Jobim
Walter Smetak


Matéria: Calé Alencar
Fotos: Pachelly Jamacaru - Arquivo Pessoal


XXI SEMANA DE ESTUDOS CLASSICOS NA UFC



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE LETRAS/ DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS
NÚCLEO DE CULTURA CLÁSSICA
XXI SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS

OS TRABALHOS E OS DIAS NO MUNDO ANTIGO

INICIO: De 10 a 14 de dezembro de 2007
Das 8h às 12h (conferências)
Das 13h30 às 15h (sessões de comunicações)
Das 15h20 às 17h (mini-cursos)

LOCAL: Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas
Centro de Humanidades da UFC (conferências)
Salas do bloco didático do Curso de Letras
(comunicações e mini-cursos)
Avenida da Universidade, 2683.
INSCRIÇÕES: 05 de novembro a 10 de dezembro de 2007, sem apresentação de trabalho, e de 05 a 23 de novembro, com apresentação de trabalho. Taxa: R$15,00; R$7,00 (alunos da UFC) (conta para depósito: Banco do Brasil agência 3653-6, conta corrente 134141-3 em nome de Ana Maria César Pompeu, Coordenadora do evento)

Enviar ficha de inscrição preenchida e cópia do comprovante de depósito para o e-mail amcpompeu@ibest.com.br ou amcpomp@ig.com.br , para o endereço que está na ficha de inscrição ou para o Departamento de letras Estrangeiras da UFC. Departamento de Letras Estrangeiras do Centro de Humanidades da UFC, Anexo I, Av. da Universidade, 2683. CEP. 60.020.180 Fortaleza, Ceará. Telefone 33667612

Coordenação: Profa. Dra. Ana Maria César Pompeu


CARTA AO SENHOR REITOR DA UECE



Carta para Senhor Reitor UECE

Meu nome é Joserlandio Gomes da frança. RG. x00003x0x11x6. CPF. 4x3x1x9x3-x0. Residente a rua. Tereza Cristina, 1846, vila São Gerardo, casa 41. Benfica. Fortaleza.CE. Licenciado em letras português/literaturas pela universidade Regional do Cariri. Aluno regular do curso de letras português/espanhol na UECE matricula n° 0912595. Ingresso como graduado 2005.2.

Dei entrada com os programas das disciplinas cursadas pela URCA no dia 05 de outubro de 2005, (protocolo 96, funcionaria Gislene) sob orientação da então coordenadora Sra. profª Coema. Orientação que me foi dado “será necessário cursar somente as disciplinas de espanhol visto que você tem o curso de letras completo”, foi percebido que a grade curricular da universidade de origem tem disciplinas equivalentes, outras com credito a menos, porém serão todas aproveitadas.


... continua na nossa seção crônicas, na aba lateral direita, devido ao tamanho da postagem superior a 70 linhas na página principal.