24 outubro 2007

Roberta Machado: a arte que vem do barro


Segundo um tradicional esquema conceitual acerca dos estágios de desenvolvimento cultural da humanidade, a cerâmica, ofício de fabricar artefatos com barro modelado e cozido - é um importante e decisivo marco no processo civilizatório. Assim, por ser uma arte milenar e igualmente rústica, a cerâmica mantém, talvez por atavismo, características que remontam ao período neolítico: fazer artesanal, fins utilitários e lúdicos, e forte simbolismo, que nos aproxima do mítico e místico universo dos nossos antepassados. Desta forma, até hoje, a cerâmica exerce um certo fascínio nos apreciadores de arte e nos observadores em geral.
O Cariri cearense, pela sua própria diversidade cultural, resultado do entrelaçamento das raízes indígenas e ibéricas,- é locus proeminente na produção ceramista. Inúmeros artesãos ainda hoje preservam essa técnica que vem resistindo à inexorabilidade dos tempos e ao avanço da indústria que padroniza tudo através da fabricação em série.
Mas, regozijai-vos, oh amantes da pureza e do regionalismo!, alvissareiras notícias temos para dar!
A cada dia cresce o número de seguidores da cerâmica artística. No entanto, devemos nos limitar a um exemplo de cada vez.
Através de um simples comentário, postado neste blog, conseguimos acessar outro blog que registra e divulga um ateliê de cerâmica, integrado por um grupo de mulheres que leva a sério o trabalho e produz belíssimas peças. E o melhor: uma delas é cratense, já identificada no título.
O blog a que nos refirimos pode (e deve) ser acessado no seguinte endereço: garotasdobarro.blogspot.com. E quem quiser conhecer mais um pouco do trabalho de Roberta Machado, também pode dar uma esticada em minhasartes-roberta.blogspot.com.
Uma pequena amostra de sua arte pode ser vista nesta matéria.
E sobre a enfocada, deixemos que a mesma se apresente:

Nasci no Crato. Cresci andando entre os canaviais, tomando caldo de cana, comendo alfinim, lavando os cabelos com água de côco (tamanha era a fartura), pisando na terra fria pelo clima da serra e banhando-me em lindas cascatas de fontes naturais, onde ali se concentrava uma lama clara, com a qual me lambuzava da cabeça aos pés, transformando-me em uma boneca de barro gigante... como eu era feliz!!!
Só não sabia, naquele momento, que esse contato tão de perto com a natureza , entre cores e cheiros, deixou em mim a sede de continuar brincando. Foi, então, que encontrei o barro.
... E como sou feliz !!! "


Rádio Educadora do Cariri no Blog do Crato


Rádio Educadora do Cariri

Aqui está um player que eu criei para quem quiser escutar diretamente a Rádio Educadora do Cariri. O link oficial da estação parece ter algum problema, então, quem quiser sintonizar pelo Blog do Crato, basta usar o player abaixo. Vale lembrar também que o BLOG DO CRATO tem uma página especialmente dedicada à Rádio Educadora do Cariri. Visitem-na !

Link para a Rádio Educadora no BLOG DO CRATO:

http://www.instrumentalbrasil.com/portaldocrato/vicelmo.htm

Aqui está o player. Para escutar, basta clicar no botão de tocar:






Abraços,

Dihelson Mendonça
- Administrador do Blog do Crato -

Maria Café está de volta!



O Maria Café reabre em novo endereço, agora localizado à rua Nelson Alencar, 484, Centro (próximo à av. Duque de Caxias, em Crato). Mantendo seu estilo cult, e agora mais aconchegante ainda, é programação certa na agenda dos apaixonados pela boa música e pelo paladar diversificado e requintado de seu maravilhoso cardápio de cafés. E para quem perdeu a bela noite de reinauguração, no útimo dia 18, vale a pena conferir a novidade: INHÔ BATUTA, deliciosa batata gratinada, recheada com frango e batata palha. Imperdível paladar! A magia e originalidade do Maria Café fica por conta de Sabrina Souli e grande elenco: Greg, Joana, França e pelo expressivo convívio cultural de todos que acabam se aninhando por lá. Parabéns ao Maria Café em sua nova casa! Olha só Sabrina, guarda aí um Inhô Batuta pra mim!

Expediente: Maria Café. Segunda a Quarta - 11h às 20h; Quinta e Sexta - 11h às 22h; Sábados - 16h às 21h. Rua Nelson Alencar, 484 - Centro, Crato-CE.

TVCrato - João do Crato em show no Centro Cultural Banco do Nordeste.



Vale a pena conferir o show do João do Crato no CCBNB. O áudio ainda está original, mas já estou trabalhando na edição para sincronização do áudio captado diretamente pelo centro Cultural BNB.

Música: Dna. Ciça do barro Cru
Autor e intérprete: João do Crato

Músicos participantes:
Demontier DeLamone - Bateria
Francinée Ulisses - Contrabaixo
Aminadaber - Violão
Nivando Ulisses - Saxofone
Vocal: Irmãs Ulisses


Abraços.

Programação Centro Cultural Banco do Nordeste - CARIRI - Outubro


Ainda que no final do mês, recebi a agenda do CCBN- Cariri - Outubro
Vale a pena conferir:

Dia 25, quinta-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

15h História do Chorinho 180min.

BIBLIOTECA VIRTUAL

18h Noções Básicas de Utilização da Internet 180min.

ARTE RETIRANTE

Local: Crato (SESC)

20h Fhátima Santos: Eu, vocês e a música. 60min.



Dia 26, sexta-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

15h História do Chorinho 180min.

BIBLIOTECA VIRTUAL

18h Noções Básicas de Utilização da Internet 180min.

CULTURA MUSICAL

19h Fhátima Santos: Eu, vocês e a música. 60min.



Dia 27, sábado

CRIANÇA E ARTE

13h30 Sessão Curumim - Mamãe Virei Um Peixe. 80min.

15h O Menino Que Virou História. 50min.

16h Contação de Histórias: Aquarela. 60min.

17h Trenzinho da História. 60min.

19h O Menino Que Virou História 60min



Dia 29, segunda-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

Local: SESC Crato

Mostra Dois Gênios, duas saudades: Antonioni e Bergman

19h Luz de Inverno. 80min



Dia 30, terça-feira

100 CANAL

18h Zabumbeiros Cariris. 5min.

CURTA ANTES

18h05 Cine Zé Sozinho. 16min.

IMAGEM EM MOVIMENTO

Mostra Dois Gênios, duas saudades: Antonioni e Bergman

18h21 Luz de Inverno. 80min.



Dia 31, quarta-feira

ARTE E HISTORIA EM DOCUMENTO

15h Machado de Assis, Alma Curiosa de Perfeição. 60min

POESIA EM REVISTA

19h Cordel em Cena. 60min.