21 outubro 2007

RadioBlog - Programa Café Brasil - O Fino da MPB !

A BOA MÚSICA BRASILEIRA -
( Antes que seja tarde... )


Olá, amigos,
Estamos com uma nova edição do programa Café Brasil, que vai ao ar pela RadioArte www.portaldojazz.com todos os sábados a partir das 18:00, e traz sempre os grandes momentos da Música Popular Brasileira de todos os tempos.

Estou deixando o programa começar sozinho, pra vcs terem menos preguiça em escutar, mas amanhã, retorna ao modo "silencioso" ( pra não encher a paciência de muitos ).

E viva a música Popular Brasileira!

O programa tem 1 hora de duração, apresentando sempre os grandes nomes da MPB, além das novas tendências musicais.


Abraços,

Dihelson Mendonça

=> Para parar de tocar, clique no plauer abaixo:




Lupeu, entre aspas

E o poeta nascido nas terras "Cariri", Lupeu Lacerda, deu as caras num blog literário aqui da Bahia. Vão lá. E dêem um saque em sua entrevista.

Crato e Nossa Senhora de Fátima



Texto: Armando Lopes Rafael
Fotos: Carlos Rafael Dias

A cidade de Crato, desde seu início, sempre foi profundamente marcada pela presença da Virgem Maria!
Ao fundar a Missão do Miranda – embrião desta cidade – com o objetivo de pregar a fé católica aos indígenas, o capuchinho italiano Frei Carlos Maria de Ferrara o fez de modo simbólico. Ergueu, no centro da aldeia, uma humilde capelinha de taipa, coberta com folhas de palmeiras e a dedicou – de maneira especial – a Nossa Senhora da Penha, a São Fidelis de Sigmaringa e à Santíssima Trindade. Na ocasião, a imagem ali venerada foi uma pequena estatueta da Virgem Maria, com o poético nome de Mãe do Belo Amor...
Em 13 de maio de 1917, alvorecer do século XX, Nossa Senhora escolheu o lugarejo de Fátima, em Portugal, para divulgar – por meio de três crianças – uma mensagem. De Fátima difundiu-se pelo mundo inteiro esta mensagem de conversão e esperança! Também em Crato a mensagem de Nossa Senhora de Fátima teve grande repercussão. Já 25 anos depois dessa aparição, num mundo de precária comunicação, o historiador maior desta cidade, Irineu Pinheiro – no seu clássico O Cariri, na página 272 – registrava: “No dia 3 de outubro de 1942 à tarde, trouxeram em procissão da Sé para o novo templo (igreja de São Vicente Ferrer) em andores, as imagens de São Vicente Férrer e Nossa Senhora de Fátima, em meio de fogos, vivas e palmas entusiásticas”.
Noutro livro, Efemérides do Cariri, Irineu Pinheiro assim descreve a visita, em 1953, da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Crato: “Foi a maior manifestação religiosa a que assistiu o Crato desde sua fundação...”.
Fruto dessa visita, entre tantas coisas, foi a inauguração, em Crato, do Aeroporto de Fátima (em plena Serra do Araripe) e o início da construção da Igrejinha de Fátima, localizada na Rua Nossa Senhora de Fátima, no Pimenta.

Em 1967, o Prefeito de Crato, Humberto Macário de Brito, construiu um monumento a Nossa Senhora de Fátima, no velho Aeroporto (fotos), de autoria do renomado escultor jardinense, José Rangel. Estivemos lá neste domingo e fotografamos o monumento abandonado. Neste 2007 – quando se comemora 90 anos das Aparições de Fátima – bem que a administração municipal poderia relocalizar este monumento no bairro do Pimenta, onde fica a única paróquia da Diocese de Crato que tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima.

Açude do Umari


Foto: Emerson Monteiro

Cantora Paulista grava Compositores Cearenses !


A cantora paulista Anna Canario, uma das maiores revelações dos últimos tempos na cena da MPB, possuidora de uma voz privilegiada, afinadíssima, e de um repertório dos mais variados, que inclui Jazz, Pop Americano, Bossa Nova, MPB, Salsas e Boleros, acaba de gravar seu mais recente trabalho, intitulado "Brasilização", CD que reúne músicas de compositores cearenses, tais como Dihelson Mendonça, Haroldo Ribeiro, Luciano Franco, além de vários outros. Com seu novo álbum e sua interpretação, Anna já ganhou diversos prêmios e festivais. Anna Canário, que é uma das artistas Brasileiras mais requisitadas na internet para download de suas músicas no disputadíssimo site CNET, está em franca ascenção. Para quem ainda não conhece o talento dessa paulistana, basta dizer que ela tem trabalhado em vários segmentos da música, tais como orquestras, casas noturnas, participou como back vocal em inúmeros CDs de pessoas muito conhecidas de todos. Em 1983, viajou para Tokyo (Japão), com a banda Brasil Samba Show, tendo participado de diversos eventos. Participou do Festival de música japonesa realizado pela TV ASAHI, saindo como vencedora do primeiro prêmio. O seu recente "Brasilização" conta com os arranjos do seu marido, o grande maestro e pianista Edson Távora, filho do inesquecível maestro cearense Edson Távora, falecido recentemente.
Com o CD Brasilização, Anna Canário prova que veio para ficar...

Música:
Seu Olhar
Autoria ( Haroldo Ribeiro e Dihelson Mendonça )



Música:
Morena Samba
Autoria ( Dihelson Mendonça e Haroldo Ribeiro )
Letra: Sílvia Bezzato

Nota do compositor:
"Bem, isso é também para desmistificar algo que construíram a meu respeito de que eu só comporia ou tocaria música Clássica. Criou-se um estereótipo de que, porque eu toco Bach, Mozart, Chopin, eu não saberia compor por exemplo, bossanova. Na verdade, estes estilos populares são muito mais simples para mim, e não representam grande desafio, haja visto que sem falsa modéstia, de música popular, possuo mais de 100 composições escritas, faltando apenas divulgar. E a bossanova rolou solto aí nessas composições. Viva o Brasil...viva o Tom, Edu, Chico, Johnny Alf, viva a nossa música Brasileira de qualidade exportação !"

Abraços!

Dihelson Mendonça ( feliz da vida com o resultado e sucesso da Anna ! ).

O Tempo e o Tempo...



Para todos aqueles que gostam de ver as transformações do tempo, eis duas fotos que tirei neste ano. Uma no começo do ano, e outra hoje, cerca de 9 meses depois.
Vejam só que transformação temos na região do Cariri por causa da estiagem.
Tentei aproximar as fotos, o local é o mesmo. !!

Clique nas fotos para ampliar !

Abraços.

Dihelson Mendonça

NOTÍCIAS DA SEMANA - Coluna "Cariri", de Tarso Araújo, Jornal O Povo de hoje

DIHELSON O tecladista e compositor Dihelson Mendonça foi homenageado, na última quinta-feira, pelo Rotary Club do Crato. O evento aconteceu na sede do clube, com presença de sócios e convidados. Dihelson é considerado um dos grandes nomes da nossa música já tendo inclusive tocado com Hermeto Pascoal e Gilson Peranzzetta. Pesquisador da música, vem travando uma luta inglória pela melhoria da programação e da qualidade musical nas emissoras de rádio.

ANOTE: MESTRE ALDERICO Do alto dos seus bem vividos 88 anos, Alderico de Paula Damasceno dedicou mais de 60 anos ao magistério na cidade de Crato. Ele é pessoa querida pelos milhares de ex-alunos, inumeráveis amigos e admiradores. Alderico foi professor da Faculdade de Filosofia, sendo um dos fundadores do Curso de História. Depois, ensinou na Urca, no curso de Ciências Econômicas, onde foi aposentado compulsoriamente. Lecionou ainda Educação Física em vários educandários cratenses, com destaque para o Colégio Estadual Wilson Gonçalves. Foi também técnico de futebol de times cratenses, os quais dirigia vestido impecavelmente de paletó e gravata, portando um inconfundível guarda-chuva. Uma figura, o Mestre Alderico!

FARIAS BRITO A opinião é de monsenhor Ágio Augusto Moreira e está na página 15 do seu livro Padre Davi Moreira: vida e obra. "A mudança do antigo nome de Quixará para Farias Brito é por mim considerada uma aberração. A atual denominação foi dada pela Câmara em 1953, em homenagem ao filósofo cearense Raimundo Farias Brito. Infelizmente, quem teve tal idéia não foi muito feliz na escolha. Agora se pergunta: que teria feito esse filósofo para merecer tamanha homenagem? Qual é o vínculo econômico ou político ou mesmo de família entre a cultura do município e do filósofo?"

CARIRIAÇU Mudar o nome das cidades é arte difícil! Qual a justificativa da mudança do nome de São Pedro do Cariri para Caririaçu? O nome antigo - poético e regional - era muito mais bonito. Até hoje muita gente não se conformou com essa troca de nome. Bem fez a população do município de Antenor Navarro, na Paraíba, que realizou um plebiscito e retornou à primitiva denominação da cidade: São João do Rio do Peixe. A propósito, pouca gente sabe hoje que o antigo nome de Campos Sales era Nova Roma...

FALOU A informação foi divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados): o pólo calçadista do Cariri conta com 162 empresas e é, de longe, o maior do Ceará, pois supera o da Região Metropolitana de Fortaleza que tem apenas 81 empresas calçadistas.

CARIRIANAS A TV Assembléia, de Fortaleza, a exemplo do que fez recentemente com o Padre Cícero, produzirá em breve novo documentário, agora sobre o Beato José Lourenço. A produtora Ana Célia está fazendo os contatos preliminares com vista às filmagens (...) O artista Carlos Salatiel passou uns dias entre os monólitos de Quixadá, atuando como ator do filme "Siri-Ará" produzido por Rosemberg Cariry (...) Já se encontra em Crato a cerâmica Portinari, fabricada em Santa Catarina, que será colocada - a partir do próximo mês de janeiro - no piso da Catedral de N.Sra. da Penha (...)

COMPETÊNCIA Após seu afastamento da direção do Museu de Paleontologia da Urca em Santana do Cariri (onde realizou excelente trabalho), o geólogo Alexandre Feitosa Sales fixou residência em Crato. Com doutorado em paleontologia na USP, ele é um dos maiores conhecedores de museologia no Ceará. Excelente nome para coordenar os trabalhos de reorganização do Museu Histórico de Crato.

RETROCESSO A notícia teve grande repercussão no Cariri. O escritório regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na cidade de Crato, poderá ser extinto. Essa possibilidade é apontada pelo chefe do escritório, José Eraldo de Oliveira Costa, explicando que a decisão poderá ser confirmada pela presidência do órgão em Brasília até o fim deste ano. A pergunta paira no ar: como ficará a fiscalização de parte da Floresta Nacional do Araripe (Flona), bem como a defesa do meio ambiente em mais 28 municípios do Cariri?

MEMÓRIA Onde andam aqueles antigos quadros de formatura existentes até a década 60 na sala-de-visita do Colégio Santa Teresa de Crato? Produzidos em madeira de lei, de forma artesanal, esses quadros eram confeccionados, todo final de ano, com fotos das novas professoras, seus patronos, paraninfos e autoridades religiosas. Verdadeiras relíquias históricas, essas peças artísticas precisam ser preservadas. Para tanto, já existe uma sala de memória na casa-mãe da Congregação das Filhas de Santa Teresa.

ABACAXI Pequenos produtores rurais do município de Crato receberam capacitação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais visando ao plantio de abacaxi no distrito de Santa Fé, onde o solo é praticamente igual ao de Santana do Cariri. A Ematerce será parceira no projeto, orientando na seleção de mudas e na obtenção de financiamentos junto aos bancos oficiais.

EXPOSIÇÃO Começou na última sexta-feira uma exposição de obras de Josely Carvalho no Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri na cidade de Juazeiro do Norte. A artista foi convidada para expor na região a partir de um projeto idealizado por Ana Mae Barbosa, arte-educadora professora doutora aposentada da USP e uma das pioneiras da arte-educação no Brasil e Fábio Rodrigues, arte-educador professor doutor, titular da Universidade Regional do Cariri, que serão os curadores da exposição. Josely Carvalho é uma artista plástica e pesquisadora de vanguarda que trabalha com instalações diferenciadas, onde soluções eletrônicas e digitais se mesclam a materiais artesanais ou industriais, como por exemplo, telhas, tijolos e madeira.