Natural de Aracati, muito cedo radicou-se em Crato, ao lado dos seus irmãos Agnelo (também professor) e Alderi (funcionário dos Correios, já falecido).
Alderico é pessoa querida pelos seus inumeráveis amigos e admiradores, e respeitada por todos os cratenses, pela grande contribuição dada à educação local.
Ensinou História e ministrou Educação Física em vários educandários da Terra de Frei Carlos, com destaque para o Colégio Estadual Wilson Gonçalves, onde lecionou ao lado de grande nomes do magistério cratense, a exemplo de José do Vale Feitosa.
Foi também professor da Faculdade de Filosofia, sendo um dos fundadores do Curso de História, e, posteriormente, da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde continuou como professor do encampado curso de História e do curso de Ciências Econômicas.
Mestre Alderico, como é chamado por vários dos seus declarados discípulos (a exemplo do Prof. Dr. Micaelson Lacerda, aluno universitário de Alderico e hoje Chefe do Departamento de Economia da URCA),- depois de aposentado, ( compulsoriamente. Senão, ainda hoje estaria na ativa), continua altivo, participando de quase todos os atos cívicos de nossa cidade.
No momento desta foto, no último dia 29 de setembro, estava participando da convenção municipal do Partido Verde, vestindo uma providencial camisa esmeralda. Alguns dias depois, em 4 de outubro, foi um dos primeiros a chegar na sede do Instituto Cultural do Cariri, onde deu-se a solenidade de posse dos novos sócios daquele sodalício. Convidado para integrar a mesa-diretora dos trabalhos, foi um dos mais aplaudidos. Prova inconteste de reconhecimento e carinho da comunidade cratense a este verdadeiro “paternon” da nossa vida sócio-cultural.
Para culminar este singelo tributo, reproduzo uma história que já foi publicada na "Coluna É", de autoria de Neno Cavalcante, no jornal Diário do Nordeste:
Quando era técnico de uma dos principais agremiações do futebol cratense, na década de 50, em jogos cujo palco era o Estádio Wilson Gonçalves, localizado por trás de onde hoje é o Campus do Pimenta da URCA,- Alderico só comandava seu time vestido, impecavelmente, de paletó e usando gravata, além de portar um inconfundível guarda-chuva.
E para que o guarda-chuva...
Mestre Alderico confirmou a mim o que Neno Cavalcante já tinha revelado: o providencial objeto não era para se precaver de uma imprevista chuva, mas para indicar aos seus comandados o lugar onde deveriam estar postados ou para onde deveriam (contra)atacar o adversário.
Salve, Salve, Mestre Alderico!