05 outubro 2007

O curta-metragem caririense "Cerca" foi selecionado em mostra mundial

Amig@s

Temos o prazer de comunicar que nosso curta "Cerca" (2006) foi selecionado na INDIE 2007 - Mostra de Cinema Mundial (Belo Horizonte-MG), na categoria "Cinema de Garagem - Estética do Sonho".

Veja programação: http://www.zetafilmes.com.br/indie/port/cg.asp?mostra=es
Parabéns ao Cariri!

CERCA, de Glauco Vieira, CE, 2006, 15´.
Sinopse: As imagens e os sons configuram essa viagem no mundo inconsciente de uma velha presa ao seu passado e à sua identidade peculiar. Com: Orleyna Moura & Dyanderson Gerald. Part. especial: Ricardo Saraiva e Thailytta Feitosa

foto: Allan Bastos, 2006


INDIE 2007 (ano ímpar): 139 sessões, 129 filmes, 23 paísesDialogue no Blog: www.zetafilmes.com.br/indie/blogindie

Instituto Cultural do Cariri dá posse aos novos Imortais

Festa bela! encontro de gerações, de ideais e de idéias que transcendem o tempo, para construir uma nova sociedade; Dar mérito a quem possui méritos verdadeiros; Reconhecer os grandes valores da nossa terra; Fazer continuar a chama de toda uma sequência de intelectuais do passado e do presente. Assim foi a festa de ontem, dia 04 de Outubro de 2007 no ICC - Instituto Cultural do Cariri, que deu posse a 30 novos membros, diplomando-os e empossando-os em novas cadeiras. Raras vezes, a intelectualidade do Crato esteve tão reunida num só lugar.

A solenidade transcorreu em clima de grande alegria. Era nítida a expressão de felicidade extrema dos novos membros ao receber tão valioso diploma, das mãos dos membros componentes da mesa, destacando-se Manoel Patrício de Aquino, presidente do ICC e o historiador Armando Rafael, vice. Como bem frisou o jornalista Huberto Cabral, "O Pêso deste diploma ocorre em vários sentidos!", ressaltando a importância que tem para cada pessoa que o recebeu, a responsabilidade da ocupação da cadeira de seus referidos patronos. E que patronos ilustres foram homenageados na noite de ontem!

O Instituto Cultural do Cariri - ICC, e toda a sociedade Cratense estão de parabéns, bem como os membros que ali estiveram naquele maravilhoso evento, onde estêve presente toda uma plêiade de pessoas que se admiram mutuamente, de intelectualidade, de requinte, e de beleza!

E o ICC já prepara a posse em breve, de mais algumas pessoas que ficaram de fora desta posse, pessoas essas que certamente, pelos seus méritos, não poderão ficar de fora do bonde da história.

Eis as primeiras fotos do evento da noite, mas estou construindo uma página com a maioria das fotos no meu próprio álbum do Flickr a ser postado o link aqui, mais tarde:


A Banda de Música Municipal abre a solenidade, com diversos hinos, e posteriormente, o hasteamento de bandeiras.


Preseidente e Vice-Presidente do ICC. Manoel Patrício de Aquino e Armando rafael.

Raimundo de Oliveira Borges


Manoel Patrício de Aquino e o cineasta Glauco Vieira



Prof. Alderico Damasceno e o Magnífico Reitor Plácido Cidade Nuvens.

Dihelson Mendonça ( Compositor e Pianista ), recebe o diploma das mãos do historiador Armando Rafael.

Antonio Vicelmo recebe o diploma das mãos do Reitor Plácido cidade Núvens.


Amarílio Carvalho recebe seu diploma


O cantor e Compositor Abidoral Jamacaru recebe seu diploma das mãos do Dr. Cícero Dantas.

Raimundo de oliveira Borges, vice-prefeita Fabíola Alencar e o historiador Armando Rafael.

O Cantor João do Crato recebe seu diploma


Destaque para nosso companheiro de Blog, poeta e escritor Carlos Rafael Dias. Na foto, vê-se ainda o prof. Miguel Costa Barros, Cineasta Glauco Vieira e espôsa, o músico Hugo Linard e leninha Linard, além de outros confrades.

Manoel Patrício de Aquino, Sr. Edésio Batista e sua espôsa.


Reitor Plácido Cidade Núvens e Dr. Cícero Dantas.



Escritor, Cronista, e fotógrafo Emerson Monteiro.

...

Em breve, link para todas as fotos do evento.
Quaisquer erros de edição, favor nos contactar por e-mail.
Reportagem e fotos: Dihelson Mendonça

.

MANTENDO A CAMPANHA DA CULTURA

PREFEITO SAMUEL ARARIPE ALGUNS TELEFONEMAS SERÃO SUFICIENTES PARA MUDAR A HISTÓRIA DE SUA CIDADE. LIGUE PARA O DIHELSON, RAFAEL, SALATIEL, ZÉ FLÁVIO, VICELMO QUE ESTES CHAMAM OS DEMAIS. Eles criarão a base profissional e social para que a cidade tenha um coletivo pensando num plano estratégico para tornar a hegemonia da cultura do Cariri e com este vetor completar a consumista e esgotada cultura do litoral: sol, praia, cerveja, caranguejo e forró eletrônico. Ou melhor dar alma ao que se pretende a cultura do Ceará.
O Dihelson no seu espírito irrequieto e objetivo, aquele tipo de gente que deixa os políticos doidos, mas têm o dom da "FAZEÇÃO" como dizia o Darcy Ribeiro, já apresentou como formar uma agenda, negociá-la e tocar o barco prá frente. O Rafael com sua experiência de ex-Secretário já tem os calos formados sobre as ilusões, os conflitos de interesses, a pobreza orçamentária e a ignorância minguada dos órgãos estaduais e federais em relação ao Cariri. O Rafael é um realista, sabe que a humanidade não será salva por qualquer ET, que nós seremos aquilo mesmo que fazemos conosco. Então o Rafael tem o espírito COSTRUTIVISTA. O Salatiel que lhes querem uma carreira política, é muito mais que isso, é sujeito além de sua faixa etária, corre em todas as idades, tem o espírito de todas as gerações, é ao mesmo tempo um núcleo duro da cultura local e um ser que se conecta com o universal. O Salatiel tem o dom da UNIVERSALIDADE. O Vicelmo no primeiro sopro de vida já era irreverente. Queria saber porque tanta alegria no quarto em que viera ao mundo se seria mais uma boca para comer. Irreverente, mas realista, jornalista, aquele narrador de Javé que escreve como a alma desta cultura anda desde que ele, o irreverente, veio ao mundo. O Vicelmo é o NARRADOR do Cariri. Zé FLávio é curador, tanto cura a patologia física, como guarda a matéria prima que junta a piçarra com o carrapicho, o canto de cerca com a reforma agrária. O Zé Flávio é o CURADOR.
PREFEITO SE O SENHOR TIVER COM SEU CARTÃO DE CELULAR SEM CRÉDITOS, AVISE QUE JUNTO OUTROS DA TERRA POR AQUI E COMPRAREMOS UNS CRÉDITOS NA BANCA DA ESQUINA. SE É ISSO LOGO LOGO ESTES TELEFONEMAS PODERÃO SER DADOS. Quando o senhor menos esperar, terá em sua volta tudo aquilo que um administrador espera para realizar um negócio. Estamos falando que o negócio é a alma do cariri, traduzida por nós em cultura, torná-la evidente entre nós e depois conquistar o Ceará. Pois como dizia, o senhor tem tudo que esperava: um NARRADOR desta história de gente, um CURADOR que traduz o que ela é; um CONSTRUTIVISTA que pode arrumar as peças do quebra cabeça, um FAZEDOR que mal termina de falar já tá doido para acontecer e um UNIVERSALISTA, que dar sentido a isso tudo na humanidade deste planeta.
PREFEITO SÓ O SENHOR TEM ISSO TUDO.