30 dezembro 2007

Hoje no DN - Arquitetura do Crato em livro

MEMÓRIA HISTÓRICA


Clique para Ampliar

Reprodução de foto da Rua Grande, na década de 20, no Crato. Atualmente, conhecida como Rua Dr. João Pessoa (Foto: Antônio Vicelmo)

Clique para Ampliar

Casa onde morou a heroína Bárbara de Alencar, no século XIX, no Crato, ao lado da Igreja Matriz

Engenheiro Waldemar Arraes mostra, em livro, como a arquitetura das cidades recebem influências diversas


Crato. “Durante muito tempo a cidade do Crato teve a sua economia voltada para a agricultura, o que não permitiu o acúmulo de grandes capitais. Não tivemos e nem temos um patrimônio exuberante de reconhecido valor arquitetônico e estético dentro dos cânones tradicionais. Porém, este patrimônio tem grande importância para nossa comunidade, pois ele é o aspecto visual da história do município, a autobiografia do sistema econômico e das instituições sociais”.

O comentário é do engenheiro e arquiteto Waldemar Arraes de Farias Filho, que acaba de lançar o livro “Crato, Evolução Urbana e arquitetura de 1740 a 1960”. O livro, de 271 páginas, editado pela Gráfica Expressão, em Fortaleza, amplia a história do Crato, contextualizando para o resgate da memória do País, com seus principais fatos, sob a ótica da arquitetura.

A obra é um documentário histórico, ilustrado com fotos antigas, que conta a história do Brasil, desde o descobrimento, até os dias atuais, passando pelos estilos colonial, neo-colonial, neoclássico, art nuveau, art déco e modernismo.

Waldemar Arraes justifica que “a cada época, a arquitetura é produzida e utilizada de modo diverso, relacionando-se com a forma da estrutura urbana em que se instala. A arquitetura está sempre presente em nossas vidas de uma forma sutil, evocando lembranças e sentimentos”, comenta ele.

Contextualização

O trabalho de arquiteto é contextualizado dentro da história do Brasil, com destaque também para a arquitetura de Fortaleza, Aracati e Icó, citando fatos históricos que influenciaram mudanças econômicas, sociais e religiosas e, conseqüentemente, a visão do urbanismo das cidades.

Relaciona como as construções em seus mais variados estilos tiveram influências culturais e econômicas.

Antônio Vicelmo
Repórter

Mais informações:

´Crato, Evolução Urbana e Arquitetura´, livro de Waldemar Arraes de Farias Filho

(88) 3523.2390
.

Um comentário:

  1. Trabalhos como este, do arquiteto Waldemar Arraes de Farias Filho são muito importantes para a memória do país e para a valorização da arquitetura.

    Tenho interesse em adquirir um exemplar. Gostaria de ser contatado pelo e-mail eniopadilha@eniopadilha.com.br.

    Obrigado

    Eng. Ênio Padilha
    Brasília-DF

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.