26 outubro 2007

A necessária ação de qualificação ambiental do Rio Salgado

(Matéria divulgada no site: http://geoparkararipe.blogspot.com/)

Imagem da nascente do Rio da Batateira, que dá origem ao Rio Salgado, no sopé da Chapada do Araripe, no bairro do Lameiro, na sede urbana do Crato - Foto: José Sales

O Rio Salgado, principal afluente do Rio Jaguaribe, nasce em Crato, no Distrito do Lameiro, no pé da serra do Araripe, com o nome de Rio da Batateira. As águas cristalinas do Batateira, em sua nascente, vão sendo poluídas gradativamente em todo o seu traçado, já a partir da sede urbana do Crato, passando por Juazeiro do Norte e seguindo em direção à Missão Velha.
Faz-se necessária uma ação de qualificação ambiental do Rio Salgado. Primeiro: os esgotos sanitários e industriais do Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha estão destruindo aquele que pode ser considerado o mais importante recurso hídrico da Bacia Sedimentar do Araripe, afluente principal do Rio Jaguaribe, em sua origem. Segundo: toda a vegetação ciliar que o protege já foi quase integralmente extinta.
Dentre as vantagens desta recuperação ambiental, do Rio Salgado, destacam-se: a bandeira de preservação ambiental é hoje suprapartidária e muito mais quando vinculada à questão do saneamento ambiental. Segundo: esta mesma bandeira não é concorrencial entre os municípios citados, pois traria benefícios à todos. terceiro: por estar vinculada ao contexto do GEOPARK ARARIPE, credenciado pela UNESCO, ela traria os olhos da comunidade internacional à regiao e à cada um dos municípios em particular. Quarto: por todos estes aspectos, ela poderia viabilizar de imediato, um consórcio intermunicipal de interesses comuns em convenio de cooperação com o CONPAM, SEMACE e Secretaria das Cidades na escala estadual e outros na escala federal, com o Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente.




Um comentário:

  1. Armando,

    Reportagem muito oportuna! E olha que não é tão difícil assim, reverter o quadro! É só as autoridades e acomunidade se embuirem de uma simples consciência, de vontade e decisão, e o salgado passará a ser um doce rio! E ele por ele, retribuirá aos caririenses com sua vitalidade!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.