27 outubro 2007

Na próxima 4ª feira: Dia de Festas no Colégio de Santa Teresa

Na próxima 4ª feira: Dia de Festas no Colégio de Santa Teresa


Na próxima 4ª feira – 31 de outubro – a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus viverá um dia de festa, quando serão comemorados os 144 anos de nascimento e 92 anos de sagração episcopal de Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, 1º bispo de Crato.

Consta da programação, a ser cumprida naquela data, a instalação do Ceped–Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais Dom Quintino, destinado a resgatar e preservar a memória das Filhas de Santa Teresa de Jesus e seu patrimônio histórico-educacional.

Ocorrerá ainda, – no dia 31 de outubro – a reabertura da capela da casa-mãe da congregação. Esta capela – que tem como orago Santa Teresa de Jesus – estava ameaçada de desabamento devido à infiltração de água no terreno onde foi edificada. O templo foi restaurado mantendo toda a originalidade. Também será reaberta a Sala de Memória da Congregação, um pequeno museu que conserva objetos pessoais e documentos históricos dos fundadores daquela ordem religiosa: Dom Quintino e Madre Ana Couto.

Outros Eventos

A programação inclui ainda a celebração de uma missa e a sessão solene do Instituto Cultural do Cariri, às 17h00, no auditório do Colégio Santa Teresa, quando será empossado na Cadeira Dom Quintino, o advogado e diácono-permanente Policarpo Rodrigues Filho, por coincidência sobrinho-neto do 1º bispo de Crato.
Na ocasião serão prestadas quatro homenagens póstumas, a saber: ao Mestre José Lucas (artesão cratense, autor das ricas obras talhadas em madeira de lei existentes na capela de Santa Teresa); à professora Cléa Cabral e ao Mestre Genésio (responsáveis pelos desenhos e confecção dos antigos quadros de formatura – produzidos em madeira, de forma artesanal – para perpetuar as novas professoras, seus patronos e paraninfos) e ao fotógrafo Júlio Saraiva, autor das fotos e dos primeiros quadros de formandas do Colégio Santa Teresa de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.