17 outubro 2007

Efemérides do Cariri


Há 154 anos o Crato era elevado à categoria de cidade

Em 17 de outubro de 1853, portanto há 154 anos, o presidente da província do Ceará, Joaquim Vilela de Castro Tavares, sancionou a lei nº 628, pela qual a vila do Crato foi elevada à categoria de cidade. O centenário da data foi comemorada com a maior festa cívica da história cratense. Irineu Pinheiro, no livro Efemérides do Cariri, assim descreveu o acontecimento:

"1953, 17 de outubro - Comemoração festiva da elevação da vila do Crato à categoria de cidade (...). Solenizaram o povo e poderes público municipais o centenário do Crato como cidade com festas brilhantíssimas, às quais compareceram o srs. João Café Filho, vice-presidente da República; Raul Barbosa, governador do Ceará; Arnaud Baltar, presidente do Superior Tribunal de Justiça do Ceará; drs. Valdemar de Alcântara e Plácido Aderaldo Castelo, secretários, respectivamente, da Educação e Saúde Pública e da Agricultura; Paulo Cabral, prefeito de Fortaleza; dr. Ademar de Barros, ex-governador de S. Paulo e chefe do Partido Social Progressista; deputados federais e estaduais, representantes dos municípios cearenses do norte e do sul, etc. Visitaram milhares de pessoas a Feira de Amostras e a Exposição Agropecuária, provas de nosso adiantamento no comércio, indústria e criação de gado vacum e cavalar. "

Nota-se, pela grande quantidade e representatividade das autoridades políticas presentes ao evento, a importância política do Crato de então, importância esta que se vem perdendo ao longo dos últimos anos. Outra nota de pesar, é que esta tão importante data vem sendo olvidada, a ponto de passar praticamente despercebida entre a opinião pública.

8 comentários:

  1. é sempre bom para a preservação da memória da cidade a divulgação de suas grandes (e também pequenas) efemérides. Boa lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Ih, Rafa.....

    Com esse quasro aí das Efemérides do Cariri à semelhança de Irineu Pinheiro, vc fechou o tempo, cara!

    Beleza pura!
    Vamos ver se a gente consegue manter esse quadro de quando em vêz...

    Ah se o Huberto cabral ou J. Lindemberg de Aquino acessassem internet, quanta coisa aqueles homens se lembrariam...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Dihelson, e com essa fotografia que você colocou, o post ficou muito bom.
    A idéia é justamente essa: no dia em que uma data estiver aniversariando, ela ser lembrada. O livro de Irineu Pinheiro vai ser de granda valia para acompanharmos a nossa história mais antiga. Armando, com seu acurado trabalho de historiador, pode dar uma grande contribuição. Agora, se Cabral e Lindemberg dominasse essa ferramenta maravilhosa que é a informática, aí seria bom demais.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Os Rafaeis são inteligentíssimos! Como poucos, são profundos conhecedores das estórias da nossa história!
    Humildemente partilham seus conhecimentos, ganhamos com suas
    blog-aulas!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Pachelly como sempre muito generoso. Mas vejam que ele está também fazendo umas incursões muito boas no terreno da pesquisa histórica. Vejam a matéria que ele fez sobre os pioneiros da fotografia no Cariri, postada no blog Zoomcariri. O link para esta página é recomendado neste Blog do Crato.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Pachelly, é verdade, mas os Rafaéis são conhecedores das estórias, e principalmente das Histórias do cariri, rs rs

    O interessante nessa sua observação, tenha sido um lapso ortográfico ou não, é que eles são bons nas duas coisas, o que é muito importante, pois não só da História oficial, ou como pesquisadores dela, como também conhecem a fundo o outro lado, de coisas que bem poderiam ser classificadas como estórias, mas que um dia podem passar a ser História.

    Então eles são Historiadores e Estoriadores ao mesmo tempo.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  7. Dihelson, sempre bom nos teclados e nos trocadilhos. rsss...

    ResponderExcluir
  8. A essa altura do campeonato, meu caro Rafael, eu preferiria ser bom nos trocadinhos ao invés dos trocadilhos...

    rs rs rs

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.