26 junho 2007

O CARTEL DA MÍDIA CRATENSE E CEARENSE...





A mídia ( Rádio e TV ) sem dúvidas promove a ignorância através dos seus locutores medíocres, parte de um triângulo perverso formado pelos locutores de rádios, burros, sem a menor formação cultural, os proprietários de bandas de forró, e os proprietários de casas de shows. Esse triângulo da mediocridade, eu já venho denunciando há muito tempo.

Ontem aconteceu um fato inusitado, mas totalmente previsível, minha namorada, que é professora em uma escola pública, ao passar um trabalho de análise de texto para seus alunos, escolheu uma letra de Chico buarque de Hollanda para ser analisada.

Diversos alunos protestaram. Uns diziam:
-- Professora, isso é música de Velho!!

Ao que ela respondeu:
-- É música de um dos maiores autores nacionais.
-- Que música é essa, que ninguém nunca ouviu no Rádio ?
-- Porque não passa uma de aviões do Forró ??

...

Por aí se vê o quão perverso é esse triângulo, e pessoas de bem, pessoas que ainda tem a cabeça no lugar precisam tomar alguma atitude no sentido de salvar essa juventude, culturalmente, se é que ela já não está perdida...

Mas enquanto ações forem feitas aos pedaços, com showzinho aqui, pra 40 pessoas, isso não funcionará, porque a toda tarde, a mídia oficial ( rádio ), atinge milhares de pessoas de cada vez.

Acho que a atitude mais coerente, é cobrar dos meios de comunicação, se realmente há um CARTEL entre eles e os promotores de evento.

Por exemplo, porque na festa de exposição de Crato, que deveria ser o palco para apresentações dos valores locais, só apresentam porcaria?
Quem é o cabeça de melão que está por trás da expocrato ?? Quem ??
E assim, diversos eventos em conjunto.

É tempo da sociedade pensante dessa cidade se reunir e lutar contra as forças do mal desse Cartel.

O gosto do povo, é o gosto dos locutores de rádios, a quem o povo segue como gurus.
E os locutores de rádio estão de conchavo com os organizadores de eventos.
Quem é cego que não enxerga isso ??

falow!


.

3 comentários:

  1. Tu és doido home!
    Falar em programação cultural em nossa cidade, não só na Expo-Crato, é vexame! É vergonha! Não existe uma política cultural. Supervalorizam e superfaturam com atrações pobres e alheias às nossas! Atrações pára-quedistas que arrecadam o que deveria por direito ser investida em nossos valores artísticos. Lamentável a inversão de valores!

    ResponderExcluir
  2. A coisa é feia e vem se arrastando há muitos e muitos anos. Com a terceirização do evento a coisa tendeu a piorar muito. Claro que não se pode exigir que a Eventus tenha esta sensibilidade cultural. A culpa, na realidade, são dos promotores políticos da EXPÔ ( o Estado e o Município) estes sim têm obrigação de fazer Política Cultural! Quanto a toda indústria de mídia que consegue ser o Rei Midas ( transformar merda em ouro)e aí é que mora a Caixa Preta ! como combater isto ? Primeiro , os artistas locais não têm qualquer nível de organização, ficam como Carolina na janela.A organização facilita a luta e tira a pessoalidade do combate. Uma Instyituição minimamente organizada poderia utilizar a imprensa, articular-se politicamente, cutucar diretores e dirigentes de rádio, tentar sensibilizar locutores. Os artistas de Crato precisam se organizar neste sentido, basta de tanto choro e lamentação !

    ResponderExcluir
  3. Já eu penso que o poder público é sempre míope no sentido de valorizar a cultura. Cultura pra político cearense se resume a Reizado e Maneiro-Pau !

    Então, se dependesse da atual conjuntura, teríamos as porcarias que a expocrato todo ano apresenta, e no palco ao lado, os reizados e maneiro-pau.

    A secretaria de cultura do município entende por Arte apenas o Folclore.

    Os políticos e Secretários de cultura do Crato, bem como os locutores de rádio acham que BEETHOVEN é aquele cachorro do filme, e que WAGNER é a grafia incorreta de Raimundo Fagner.

    Sem contar ainda que desconhecem todo o universo da música Popular Brasileira, e pior, da música instrumental brasileira, essas eles nada conhecem.

    O Problema é de Ignorância mesmo!
    E entre a força e a arrogância, é tão forte a ignorância, tão cruel e tão tenaz, que a própria sabedoria, de quão saber tanto, não sabe o tanto quanto a ignorância é capaz!

    Devemos fazer uma associação? Sim, devemos. Mas devemos pressionar a mídia, na verdade, entrar em guerra contra ela. não somente a classe artística, mas a Sociedade pensante como um todo.

    Um abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.